Exposição em Belford Roxo ensina sobre Biomas

Uma aula com informações sobre as diferentes comunidades de seres vivos aconteceu de um jeito diferente em Belford Roxo. A 1ª Exposição de Biomas Brasileiros, realizada no último fim de semana, abordou sobre os biomas brasileiros e suas características e levou informação através de palestras, exposições e música ao vivo. A intenção era despertar o interesse da reciclagem nas pessoas que passaram pelo evento realizado pela artista plástica e educadora Antônia Portella.

Os seis biomas terrestres e um marinho, a Mata Atlântica em Belford Roxo e a fauna foram uns dos assuntos abordados durante as palestras ministradas pela bióloga Dra. Márcia Aguiar e pelo presidente da ONG ambientalista Rede Ecológica Greenbelt, Ediel Caldas. O evento também contou com uma exposição de 100 barbies que usavam roupas recicladas. A ONG Tecendo e Executando Ideias Ambientais (TEIA) também esteve presente no evento.

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

O prefeito Waguinho fala da importância do processo seletivo da saúde para o município

Mais 143 candidatos estão sendo convocados no processo seletivo simplificado da Secretaria de Saúde de Belford Roxo, realizado em julho passado. Eles estão sendo chamados por etapas e devem comparecer no dia e hora marcados na sede da Secretaria de Saúde, na Avenida José Mariano dos Passos 948, bairro Prata, sempre das 9h às 16h. O não comparecimento do candidato dentro do prazo estabelecido na publicação implicará em sua eliminação do processo seletivo. A listagem poderá ser vista no site da prefeitura: http://prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/JORNAL-16.09.2017.pdf.  

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

Detran Presente faz 2.451 atendimentos em Belford Roxo

Belford Roxo sediou no último sábado (16/09) mais uma edição do Detran Presente, que ofereceu diversos serviços aos moradores do bairro Wona e adjacências, que tiveram a oportunidade de renovar a carteira de habilitação; tirar carteira de identidade e fazer licenciamento anual, entre outros. Foram feitos 2.451 atendimentos no Centro Educacional Líbano Brasileiro. O evento contou com a participação do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, e  dos secretários Márcio Canella (Casa Civil) e Daniela Carneiro (Assistência Social e Cidadania).

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Belford Roxo implanta mais um Ecoponto

Dando continuidade a implementação de Ecopontos para destinação de óleo de cozinha usado na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belford Roxo realizou a instalação de mais um ponto na última quarta-feira (13), na Paróquia São Sebastião, sendo a segunda a receber o projeto entre as igrejas participantes e que irá atender a todo bairro da Prata.

Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Belford Roxo ganha nesta quarta (13) mais um Ecoponto

Projeto dará destinação à óleo de cozinha usado

 

Pensando na preservação do meio ambiente e na conscientização da população, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belford Roxo implementa nesta quarta-feira (13), o 4º Ecoponto para a destinação de óleo de cozinha usado na Paróquia São Sebastião, bairro da Prata.Na última segunda-feira (11),foi a vez da Escola Municipal Paulo Freire, a primeira a receber o projeto que irá atender toda a região do bairro Santa Maria. Antes já haviam ganhado o projeto a sede da Secretaria de Meio Ambiente e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Dentro das unidades escolares, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação.

 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, o Ecoponto em Santa Maria faz parte da educação ambiental na região. “É importante despertar essa conscientização ambiental principalmente nas crianças.Com a orientação correta da Secretaria, dos pais e da escola, elas aprenderão a realizar essa destinação”, disse o secretário que informou ainda que a Paróquia São Sebastião receberá o próximo Ecoponto na próxima quarta-feira (13).De acordo com os coordenadores do projeto, Sérgio Ramos e Aliene Muniz o Ecoponto vai servir como opção para destino do óleo de cozinha. “O óleo deverá estar dentro de recipientes plásticos para que a destinação seja realizada de maneira adequada”, informaram.

 

A diretora da escola, Simone Pinheiro aprovou o projeto. “É bom que haja um local adequado para a destinação do óleo de cozinha usado da região, pois muitas pessoas não sabem o que fazer com o óleo usado e podem acabar descartando de maneira imprópria no ambiente”. De acordo com o professor da unidade João Carlos, o projeto Ecoponto dentro das escolas é importante para que as crianças possam aprender desde pequenas a cuidar do meio ambiente. “Temos tendência em consumir óleo ao extremo, então é importante que as crianças já comecem a aprender aonde devem realizar essa destinação”, disse João.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

DETRAN PRESENTE OFERECE EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE GRATUITA EM BELFORD ROXO.

Mutirão de serviços será realizado no bairro Wona. Emissão da primeira via de identidade é gratuita

 Os moradores de Belford Roxo que ainda não possuem carteira de identificação poderão retirar seus documentos de forma gratuita durante o Detran Presente. No próximo sábado (16.09), o mutirão de serviços está de volta à Baixada Fluminense, das 9h às 16h. O município de Belford Roxo receberá a 16ª edição do programa, que será realizado no Centro Educacional Líbano Brasileiro (Avenida Joaquim da Costa Lima, nº 6.402 – Wona), das 9h às 16h. Os agendamentos para os serviços já estão abertos no site do Detran – www.detran.rj.gov.br.

Continuar lendo
27 Acessos
0 comentários

Durante desfile, Waguinho anuncia construção de mais uma creche em Belford Roxo

A execução do novo hino do município foi a novidade no encerramento da Semana da Pátria em Belford Roxo. O desfile, na Avenida Floripes Rocha, no Centro, contou com a participação de 13 escolas municipais, duas estaduais e uma particular, levando cerca de 2.000 alunos para a avenida. Durante o evento, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, anunciou para o mês que vem o início da construção de uma creche para 180 crianças no Bairro das Graças. O tema da Semana da Pátria deste ano foi:  “Semeando Educação e Cidadania: Juntos Construindo um Novo tempo.

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Prefeito Waguinho anuncia construção de creches e novas escolas durante desfile cívico em Heliópolis

As pessoas não se precisam, elas se completam". A frase de Mário Quintana foi destaque  da Escola Municipal Capela São José, durante o segundo dia de desfile cívico escolar, promovido pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação. O poeta gaúcho foi lembrado pela maioria das escolas, durante apresentação na Avenida José Henrique de Melo Lima, antiga Rua Existente, em Heliópolis. O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, não arredou os pés do palaque e permaneceu no evento até o encerramento no final da tarde de hoje (5). "Belford Roxo está no caminho de um novo tempo e a educação passa por uma transformação", disse o prefeito, anunciando para os próximos meses o início da construção de 15 creches e cinco novas escolas. Uma delas será aqui, no bairro Cantão (sub-bairro de Heliópolis), onde nasci e cresci. "Estamos em fase de licitação", divulgou, arrancando aplausos do público presente.
Continuar lendo
35 Acessos
0 comentários

Belford Roxo já disponibiliza nova nota fiscal eletrônica

Contribuintes de Belford Roxo já contam desde o dia 1º de setembro com a nova Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e). A nova nota fiscal eletrônica foi regulamentada pelo decreto nº 4.336 de 16 de agosto de 2017 e visa simplificar a vida dos prestadores de serviços, dos cidadãos e das empresas da cidade. Pessoa Jurídica prestadora de serviços, Pessoa Jurídica responsável Tributária, Contador, demais pessoas jurídicas e as pessoas físicas, poderão acessar todas as funcionalidades do sistema, no site da Prefeitura Municipal de Belford Roxo, através do link: http://nfse.prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br/.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Moradores de Belford Roxo ganham coletores de lixo

Visando melhorar a coleta de lixo do município e acabar com pontos onde os lixos eram deixados nas calçadas pelos moradores, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem colocando coletores de lixo (latões) padronizados nesses locais, evitando assim que o lixo se espalhe e ao mesmo tempo facilitando a coleta. A Secretaria já distribuiu cerca de 120 coletores em diversos bairros como o Centro, São Bernardo e Santa Amélia. O lixo depositado nos coletores é recolhido dentro da programação normal que é dia sim e dia não em algumas localidades e diariamente em outras.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Prefeitura começa a revitalizar área para construir praça no bairro Heliópolis

A Prefeitura de Belford Roxo iniciou a limpeza de uma área na Rua Monsenhor Solano Dantas (antiga Guarani), na localidade conhecida como Cantão, em Heliópolis. No terreno, que estava abandonado, será construído uma praça com jardins laterais, pista de caminhada, brinquedos. A previsão é que até o final do ano a obra seja concluída.

                Moradora do bairro há mais de 10 anos, a dona de casa Fernanda Lima, 25,  lembrou que no local funcionava uma espécie de “parquinho”, onde as crianças se divertiam.  Sem manutenção, a área foi ficando abandonada e os brinquedos foram destruídos pela ação do tempo. “Recentemente tinha muito lixo espalhado  e a iluminação era precária.Agora creio que irá melhorar e meus filhos terão uma área de lazer”, disse Fernanda, que é mãe de João Vítor Lima, 11, e está grávida de cinco meses de Enzo.

                O prefeito Wagner Carneiro visitou a área recentemente com os secretários Paulo Sérgio Correa Luna, o Mano (Conservação) e Obras (Bruno Paes Leme). No local, Waguinho ouviu reclamações da população a respeito do abandono. “Já começamos a limpeza e a próxima etapa será entregar esta área de lazer revitalizada para os moradores”, concluiu.

                O pequeno João Vítor não conteve a alegria ao ver os funcionários da Secretaria de Conservação limpando a área. O garoto subiu nas manilhas, se equilibrou e ficou feliz em saber que a área será revitalizada. “Agora terei um local para brincar com meus amiguinhos.  Será muito bom”, resumiu timidamente.      

Vila Entrerios

       A Prefeitura está concluindo a obra de recapeamento da Rua Congregados, na Vila Entrerios. No bairro foram feitas intervenções em mais de 20 ruas, como a Patriota,  Pedro Elifas, Nações, Pátria, Lisboa, Largo da Piam, Americana, Baipina, Marujo, Civilização, Batajos, Boiobi, Misericórdia, Voluntários da Pátria e Brasil, além de um beco, 70 metros de passagens transversais e 25 metros de outro largo.

 

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Waguinho visita obras em Itaipu e promete escola, creche e posto de saúde para o bairro

 “Obrigado, por nos tirar da lama”. A frase em tom de euforia e alívio é do aposentado Nelson Chagas, 77 anos, ao abraçar o prefeito Wagner Carneiro , o Waguinho, durante uma visita do chefe do Executivo à Rua Urucurana, no bairro Itaipu, Belford Roxo. A via de 750 metros está em fase final de pavimentação. Waguinho esteve no local com o secretário de Conservação, Paulo Sergio Correa Luna, o Mano, que explicou os detalhes da obra. O prefeito prometeu ainda construir uma escola, creche e posto de saúde no bairro.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

Prefeitura começa pavimentação de ruas do Parque Fluminense

O brilho nos olhos do serralheiro Valdeir Domingos, 58 anos, dá o tom de euforia dos moradores da rua Iracema, na localidade conhecida como Rodo, no Parque Fluminense. Cansados de esperar por obras, Valdeir e a filha Liliane Souza de Oliveira, 25, agora acreditam em mudança, pois a Prefeitura começou a sanear e pavimentar as ruas Iracema, Aritana e Jaciara, além da Travessa Iracema. O prazo de conclusão é de 60 dias.

Continuar lendo
49 Acessos
0 comentários

UPA Bom Pastor já realizou 600 atendimentos em apenas 24 horas

Cerca de 600 pessoas foram atendidas nas primeiras 24 horas de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Pastor em Belford Roxo, nos setores de clínica geral e pediatria. Reinaugurada na última segunda-feira pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, a unidade, que fica na Estrada de Belford Roxo s/n, no bairro Bom Pastor, ganhou novas instalações e modernos equipamentos.

Continuar lendo
59 Acessos
0 comentários

Prefeito Waguinho reinaugura UPA Bom Pastor à população de Belford Roxo

Assim que soube da reabertura da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Bom Pastor, no bairro de mesmo nome, em Belford Roxo, a dona de casa Adelaide Maria Rodrigues, de 41 anos, não pensou duas vezes e levou a filha, Rebeca Vitória, de 7, ao setor de pediatria. Com séria crise alérgica, a menina não conseguia dormir direito há pelo menos dois dias. “Graças a Deus agora posso contar com o atendimento de urgência na minha cidade. Não tínhamos hospitais e a dificuldade de ir para outros locais era grande. A Prefeitura está de parabéns pela reinauguração desta unidade”, disse a primeira paciente da UPA 24 horas.

Continuar lendo
84 Acessos
0 comentários

Campanha de prevenção à hanseníase e a tuberculose estará em Nova Aurora, nesta segunda, 21

A informação e a prevenção são as melhores formas de se evitar uma doença.  Foi pensando assim que a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, com apoio da Ouvidoria da Saúde, está realizando a Campanha de Prevenção à Hanseníase e à Tuberculose. A ação está acontecendo durante o mês de agosto em vários pontos da cidade e faz parte da comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase e a Tuberculose.

Continuar lendo
52 Acessos
0 comentários

UPA Bom Pastor será reinaugura nesta segunda, 21, em Belford Roxo

Fechada há um ano, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Bom Pastor, no bairro de mesmo nome, em Belford Roxo, será reinaugurada na próxima segunda-feira, dia 21, às 10h, pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho e pelos secretários Municipal da Casa Civil, Márcio Canella, e de Saúde, Silvano Ferreira e pelo secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Júnior. A reabertura da unidade, que fica na Estrada de Belford Roxo s/n, é uma reivindicação da população, que conta também com o Hospital Infantil, no bairro Areia Branca, que foi reinaugurado em julho passado.

Continuar lendo
95 Acessos
0 comentários

Waguinho assina termo que vai agilizar demandas da saúde

O fornecimento de medicamento em Belford Roxo ficará mais fácil a partir da instalação da Câmara de Resolução de Litígios em Saúde (CRLS), que passará a funcionar no município, após o acordo de cooperação que foi assinado na última terça-feira entre o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, o procurador-geral do município, Ricardo Tonassi, o procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, o Defensor Público Geral, André Castro, e o secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Júnior. O encontro aconteceu na sede da Defensoria Pública, no Centro do Rio e contou com várias autoridades. A iniciativa vai permitir, entre outros benefícios, que demandas relativas à assistência médica em Belford Roxo, sejam atendidas no município, evitando que se transformem em ações judiciais.

De acordo com o prefeito Waguinho, o projeto é um grande avanço para o município e vai beneficiar toda a população.  “A instalação da Câmara de Resolução de Litígios em Saúde, vai permitir que o município torne mais rápido e fácil o fornecimento de medicamentos e realizações de internações, exames, consultas e cirurgias na rede pública”, disse o prefeito.  Para o procurador-geral de Belford Roxo, o órgão vai dar mais agilidade às necessidades da população. ”A Câmara de Resolução de Litígios em Saúde vai buscar uma solução administrativa para a oferta de medicamento, exames médicos e internações, por exemplo, sem que precise chegar à justiça”, disse Tonassi.

A CRLS também vai facilitar o agendamento de procedimento cirúrgicos e transferências. O órgão é uma iniciativa da Procuradoria do Estado (PGE- RJ), da Defensoria Pública do Estado (DPRJ) e as secretarias de Saúde do Estado e do município, foi criada em 2013 e reúne representantes das Defensorias estadual e federal e de secretarias de saúde. Em cerca de quatro anos, a CRLS atendeu 43 mil pessoas, conseguindo resolver 22 mil casos, uma taxa de cerca de 50%.

Continuar lendo
73 Acessos
0 comentários

"Operação Guarda Presente nas Escolas”, chega a sua terceira edição em Belford Roxo

Cerca de 200 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da E. M. José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo, estão tendo aulas de cidadania e prevenção. É que as crianças, com idade entre 10 a 12 anos, participam do projeto “Operação Guarda Presente nas Escolas”, que vai acontecer até o dia 31 de agosto na unidade. Promovido pela Prefeitura, através da Guarda Municipal, o projeto, que tem o objetivo de orientar e prevenir os alunos da rede municipal contra o uso de drogas, está em sua terceira edição e já beneficiou cerca de 400 alunos da rede.

Além desta prevenção, as crianças recebem noções de ética, cidadania, segurança, meio ambiente, bullying e história do município. Nas aulas, os alunos interagem com os agentes da Guarda Municipal e chegam a relatar experiências que vivenciam em família. Sem contar que os pais e responsáveis participam bastante e ajudam os filhos a desenvolverem a capacidade de diferenciar o certo do errado. “A Operação Guarda Presente nas Escolas” já atendeu aos alunos do Ciep Municipalizado Constantino Reis e da E.M. Heliópolis. Ao final do curso, os participantes recebem certificados de conclusão. Além deste projeto, a Guarda Municipal de Belford Roxo conta com a ronda escolar, onde acontece o patrulhamento em 37 escolas da cidade que ficam em área de risco.

O inspetor de projetos da Guarda Municipal e um dos responsáveis pela “Operação Guarda Presente”, Thiago Silva, a ação, preventiva, visa formar agentes multiplicadores em suas comunidades e cidadãos que saibam dizer não às drogas. De acordo com o também inspetor de projetos da guarda, Egidio Soares, para atender melhor aos alunos, o projeto passou por um processo de reformulação dos materiais pedagógicos. “Estamos mais didáticos, utilizando ações lúdicas e nos adequando a realidade social de nossas crianças”, explicou.

Continuar lendo
52 Acessos
0 comentários

Senador Eduardo Lopes prestigia encontro do PRB juventude na Baixada Fluminense

O primeiro Encontro do PRB Juventude da Baixada Fluminense foi realizado no último sábado (12), na Câmara MunIcipal de Belford Roxo. O objetivo de mobilizar os participantes e conscientizá-los que podem ser agentes transformadores do ambiente político foi atingido. Desde cedo jovens vindos de vários municípios em que o movimento tem representação chegavam.

Continuar lendo
58 Acessos
0 comentários