Profissionais de Belford Roxo são capacitados para melhor atender às mulheres vítimas de violência     

Cerca de 15 profissionais, entre pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e advogados do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (CEAMBEL) participaram durante esta semana de um curso de capacitação no CEAM Baixada. O evento que terminou na sexta-feira (14) teve o objetivo de fazer com que os profissionais atendam da melhor forma possível às mulheres vítimas de violência. No próximo dia 25, das 14h às 17h, mais uma capacitação vai acontecer na sede do CEAMBEL, que fica na Avenida Joaquim da Costa Lima 2.490, bairro Santa Amélia.

Entre os conteúdos que foram abordados no curso de capacitação, estão o papel junto aos centros de atendimento e ao CEAM  Baixada, os procedimentos para a acolhida da usuária ao equipamento, o acolhimento técnico, manuseio da ficha de atendimento, avaliação técnica em casos de abrigamento, entre outros assuntos.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Ana Lúcia Silva Corrêa, a pastora Aninha, o objetivo do curso é fazer com que os profissionais atendam da melhor forma possível as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. “O CEAMBEL oferece orientações jurídicas de advogados, consultas com psicólogos e acompanhamento de assistentes sociais. Somos procurados pelas vítimas que muitas das vezes, por vergonha ou por medo, demoram a nos procurar e/ou a denunciar seus parceiros. A vítima recebe toda atenção necessária e um acompanhamento permanente e, esta capacitação, é de suma importância para melhor desenvolver os nossos trabalhos”, ressaltou.

O CEAMBEL funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As mulheres, vítimas de violência, são encaminhadas diariamente ao órgão, através da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar. Grande parte dos casos são de violência doméstica e sexual, passando por problemas sentimentais e materiais. A mulher que chega ao CEAMBEL é acolhida na recepção e recebe informações sobre o que é o serviço e o atendimento realizado na unidade. Após esses esclarecimentos, é oferecido o atendimento com os especialistas (bacharel em direito, psicólogos e assistentes sociais).  

Para a secretária-adjunta da pasta, Geovana Nazário de Oliveira, foi relevante ter participado do curso de capacitação. “Estamos adquirindo muitos conhecimentos para colocarmos em prática no dia a dia do atendimento e no acolhimento às mulheres”, disse. Os CEAMs são espaços de atendimento social, psicológico e orientação jurídica com o objetivo de promover o fortalecimento da mulher, o resgate de sua cidadania e a cessação da situação de violência.

CLIN realiza plantio de mudas em área utilizada co...
Táxis passam por vistoria anual em Queimados