Tradição da Folia de Reis se mantém viva em Belford Roxo

A tradição da Folia de Reis, uma manifestação cultural religiosa, que relembra a atitude dos três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus, não está esquecida em Belford Roxo. No próximo domingo (14), a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, vai promover o 10º Encontro de Folia de Reis. O evento vai acontecer de 9h às 18h, na Praça do Cruzeirinho, no bairro Nova Aurora, e vai contar com 10 grupos que vão se apresentar para o público mostrando a sua cultura. Vão participar do encontro grupos Belford Roxo, Nova Iguaçu, Paracambi, Duque de Caxias, Mesquita e até mesmo de Vassouras.

De acordo com o secretário de Cultura, Bruno Nunes, com o encontro, Belford Roxo, quer manter a tradição folclórica. “O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, mas as apresentações começam dia 24 de dezembro e vão até 20 de janeiro, quando se comemora o Dia de São Sebastião. É muito importante manter esta tradição com a nossa população”, enfatizou o secretário. 

Fernando Antônio da Silva e Luiz Ricardo são coordenadores do encontro. De acordo com Fernando, que faz parte do grupo “Boas Novas de Belém”, que tem cerca de 40 integrantes, a Folia de Reis é uma tradição que passa de pai para filho. “Estamos no nosso décimo encontro. Tenho orgulho de dizer que hoje, o meu neto conhece e sabe o que é a Folia de Reis. A tradição é importante para nossa cultura”, explicou Fernando.  

Dilson Messias, de 77 anos e Ataíde de Souza, de 57, o Nego da Folia, são os integrantes mais antigos do grupo Boas Novas de Belém, com quase 50 anos de Folia de Reis. Segundo eles, o grupo surgiu após a morte de seu fundador há cerca de 17 anos. “É uma tradição que passa de geração para geração. Desde o Natal visitamos as casas fazendo orações, falando da importância dos Santos Reis e levando a Boa Nova”, explicaram.

Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu comemora aniv...
AGORA É LEI: RESTAURANTES SELF-SERVICE NÃO PODEM C...