A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias iniciou nesse mês de junho a construção do "CEMITÉRIO MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS".

Localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, próximo ao Km 122, em uma área pública de 40.000 m².

 Desde que assumiu o governo, o prefeito Washington Reis busca uma solução para trazer de volta a dignidade e o respeito àqueles que sofrem na hora de enterrar seus entes queridos. Duque de Caxias tem hoje cinco cemitérios que foram entregues pelo ex-prefeito José Camilo Zito para serem administrados por um grupo de empresários, que desde então exploram o serviço, cobrando em média 4 mil reais por um sepultamento.

A batalha da Prefeitura de Duque de Caxias para trazer de volta à administração municipal os cinco cemitérios ainda segue os trâmites jurídicos. Enquanto o processo segue na justiça, o prefeito Washington Reis tomou a iniciativa de construir o Cemitério Vertical Público do

município de Duque de Caxias, para dar fim a exploração, o desrespeito pelo qual passa a população e a irresponsabilidade daqueles governantes que entregaram o patrimônio público à administração privada.

 

O novo cemitério será totalmente vertical e não terá nenhum sepultamento em cova rasa. Dessa forma não haverá contaminação do solo e nem mesmo do lençol freático. Todos os resíduos gerados serão devidamente tratados conforme legislação ambiental vigente. O cemitério vertical é 

considerado hoje como uma das soluções mais viáveis para as novas construções de cemitérios no mundo. Os cemitérios tradicionais ocupam grandes espaços impactando em maior proporção o solo e os corpos hídricos. Com o crescimento urbanístico, a escassez de terrenos públicos 

ficou evidente, sendo importante essa iniciativa de construção de cemitérios verticais. Esses edifícios proporcionariam um padrão estético que não provoca impacto visual negativo, proporcionando, pelo contrário, um ambiente arborizado e harmonioso. As vantagens para a construção de cemitérios verticais são inúmeras destacando o fato que o projeto é implantado de uma forma que os lóculos ficam localizados acima das camadas superficiais do solo, evitando a contaminação destas e dos recursos hídricos.

 

Quanto a alegação de que o espaço onde está sendo construído o Cemitério Público Municipal sofreu desmatamento e ocupa área de manguezal, o próprio Instituto Estadual do Ambiente esclareceu a imprensa que a área é aterrada e que a vegetação que havia no local era composta por leucena (espécie invasora), confirmando que a legislação ambiental não foi desrespeitada. Quanto a área de mangue, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que o projeto segue as normas estabelecidas como área limite da APP Mangue, estando afastado cerca de 300 da área de manguezal.

 

O cemitério foi projetado para realizar 20 sepultamentos por dia (média) com capacidade total de 21.000 gavetas. Sua estrutura física contará com 08 capelas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, áreas administrativas, 200 vagas de estacionamento de veículo de passeio e 5 vagas específicas para ônibus que transportam os parentes e amigos.

 

Também foi projetada uma passarela no local que ligará os pontos de ônibus em ambos os sentidos da rodovia.

 

Um ponto importante do projeto é a área reservada próximo as capelas onde existirão áreas verdes com canteiros e bancos que além de baixo custo para a execução propiciarão ambientes confortáveis e harmônicos para contemplação dos familiares e amigos enlutados.

 

Outro fato é a criação de uma área ecumênica onde poderão ser realizadas cerimônias religiosas.

 

Em relação aos custos com o sepultamento, o prefeito Washington Reis garante que será totalmente gratuito, independente da classe social, bastando apenas ser morador do município.

 

Outra questão importante é que na construção do empreendimento público está sendo utilizada mão de obra própria da Secretaria Municipal de Obras em sua execução e nenhuma empresa foi contratada para a realização da obra.

 

Assim, a Prefeitura propiciará dignidade e respeito à toda população duquecaxiense.

Líder de ocupação onde ocorreu chacina é assassina...
Prefeitura de São João leva Mutirão de Serviços pa...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 21 Julho 2017