Câmara de Caxias vota Plano Municipal de Saneamento Básico até o dia 12

A Câmara Municipal de Duque de Caxias vota até o dia 12, antes do recesso parlamentar de final de ano, o Plano Municipal de Saneamento Básico que vai contemplar com abastecimento de água e esgotamento sanitário as áreas mais carentes dos distritos. A última audiência pública com a participação de parlamentares e representantes da sociedade civil foi realizada nesta terça-feira (05/12) no plenário do Poder Legislativo. O PMSB/DC, segundo o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, vai servir para a atual gestão e as que virão.

O PMSB/DC atende às diretrizes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e foi construído pelo Grupo de Saneamento da Prefeitura formado por técnicos e dirigentes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Urbanismo e Habitação, Obras, Educação, e Saúde, entre outros órgão municipais, acompanhado pela Câmara de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Duque de Caxias – CONCIDADE.

A partir da coleta de dados, iniciada em maio, o grupo de trabalho passou a discutir as metas estabelecidas com a sociedade civil. Durante as reuniões, oficinas e audiências públicas, técnicos do consórcio SERPEN/COBA, contratado pela prefeitura, analisaram as indicações das comunidades, através da população e de entidades da sociedade civil organizada, priorizando as regiões mais carentes desses serviços hoje localizadas no segundo e terceiro distritos que, somados, possuem 50% da população.

“Agora temos uma meta, um objetivo para atender as necessidades da população no que se refere ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. As metas que serão executadas nos próximos anos vão servir para a atual gestão e as que virão”, disse o secretário de Urbanismo e Habitação Leandro Guimarães.

Da audiência pública participaram, entre outros, o secretário municipal de Obras João Carlos Grilo, o subsecretário de Meio Ambiente Vitor Hugo, o subsecretário de Urbanismo, Rodolpho Unger Wanek, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Lelis, o vice-presidente do CONCIDADE Gilberto Araújo, parlamentares e representantes da Federação das Associações de Moradores de Duque de Caxias (MUB), das instituições de ensino UFRJ, Unisuam, Unigranrio, Estácio, além de lideranças comunitárias.

Moradores da Rua Santa Helena, em Belford Roxo, e...
Crivella acerta com Rio Ônibus realização de audit...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 16 Dezembro 2017