Caxias terá escola padrão experimental em metrologia

Duque de Caxias vai ganhar uma escola padrão experimental em metrologia com laboratórios profissionalizantes para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino. O termo de cessão do prédio foi assinado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, pelo prefeito Washington Reis e o presidente do instituto, Carlos Augusto Azevedo, na tarde desta sexta-feira (19), na sede da prefeitura, em Jardim Primavera. A unidade vai ser instalada no predio da secretaria municipal de Educação localizado na Rua Piracicaba, no bairro Jardim Gramacho.

A gestão da escola será da FUNDEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias e as aulas ministradas por professores da rede municipal de ensino que serão capacitados e poderão fazer pós-graduação em metrologia. Os alunos terão aulas em tempo integral em laboratórios montados pelo INMETRO com equipamentos inovadores em ciência e tecnologia. A certificação será pela secretaria municipal de Educação.

Para o prefeito Washington Reis, a prefeitura deu mais um grande passo pensando no futuro dos jovens. “Essa parceria firmada com o INMETRO, que ajudou o governo em outras iniciativas, vai possibilitar a inauguração no município da primeira escola padrão em metrologia do país para alunos do ensino fundamental. A unidade vai transformar a vida de muitos jovens de nossa cidade e servirá de exemplo para todo o Brasil”, disse o prefeito Washington Reis.

O presidente do INMETRO, Carlos Augusto Azevedo, disse que a escola padrão terá salas temáticas e equipamentos certificados para o desenvolvimento dos conteúdos. Será uma escola experimental na testagem de produtos e equipamentos.

Participaram do ato o presidente da Fundec, Joílson Antônio Cardoso, a secretária municipal de Educação, Marise Moreira Ribeiro, o secretário municipal de Governo, João Carlos de Souza Brecha, e o vice-presidente da Fundec, Ed Wilson Lima da Silva, entre outras autoridades.

Prefeitura de São João de Meriti amplia mutirão de...
Prefeitura de Belford Roxo substitui manilhas no b...