Prefeitura de Duque de Caxias conclui pagamento de folhas atrasadas do funcionalismo

Os servidores municipais de Duque de Caxias tiveram uma importante conquista nesta sexta-feira, 14/07. Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo municipal diante da grave crise econômica pela qual atravessam os municípios de todo o Estado do Rio de Janeiro e o país, a atual administração concluiu, nesta data, o pagamento de dezembro de 2016, ultima folha que ainda restava em aberto da dívida herdada do governo passado. Desde que assumiu o Executivo Municipal, em janeiro, o prefeito Washington Reis vem realizando um grande esforço orçamentário para quitar as dívidas encontradas no início do ano.

Diferente da maioria dos municípios endividados, que parcelaram em até 60 vezes as folhas atrasadas, Duque de Caxias assumiu um outro compromisso com os servidores. "Foi uma escolha minha pagar toda a dívida com as folhas de pagamento em um prazo curto, mesmo sabendo da dificuldade que seria fazer isso. Essa foi a minha opção, por respeito ao funcionalismo. Porque quem trabalha, precisa receber. Porque entendemos que pagar essa dívida com parcelamento traria ainda mais prejuízo e sofrimento aos servidores", explicou o prefeito.

Para conseguir concluir o compromisso firmado, pagando nove folhas em apenas seis meses, várias medidas importantes foram tomadas, como a repactuação de contratos e o estabelecimento da quitação da folha como prioridade máxima do governo. Nos últimos dias, a Prefeitura sofreu um arresto judicial, o que atrasou um pouco mais o pagamento. No momento, com as dívidas referentes aos salários de outubro, novembro e dezembro, além do 13o salário de 2016 quitadas, todos os esforços serão concentrados na conclusão dos salários de maio de 2017 dos inativos, em um valor restante de R$ 5,2 milhões, para pagar cerca de 8,77% de aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 10 mil.

Assim que essa folha for quitada, o que acontecerá nos próximos dias, a Prefeitura iniciará o pagamento de junho dos servidores, conforme explicou o prefeito. "Faremos pagamentos diários, de acordo com a entrada de recursos nos caixas da Prefeitura, até completar toda a folha do mês de junho. Estamos bem perto de chegar em um equilíbrio nas contas do funcionalismo. Peço só mais um pouco de paciência aos servidores porque, no prazo de 30 ou 40 dias estaremos com tudo em dia, definitivamente, tanto para ativos, quanto para os inativos. Além disso, ao normalizar os pagamentos, divulgaremos um calendário definitivo. Temos muito respeito pelos nossos funcionários e garanto que essas dificuldades de pagamento serão uma página virada em breve. O servidor vai voltar a sorrir e a sonhar", afirmou Washington Reis.

Tablado oferece curso livre de teatro na Cidade da...
Terceira Idade de Queimados solta a voz em festiva...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 21 Setembro 2017