Japeri tem Dia de Multivacinação

Centenas de japerienses marcaram presença no sábado, no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Ao todo, dez postos de saúde de Japeri ficaram abertos das 8h às 17h e foram oferecidos 13 tipos de vacinas para crianças e oito para adolescentes com menos de 15 anos. A campanha que começou no último dia 11, acontece até o dia 22. A cidade pretende vacinar pelo menos 8.354 mil pessoas. 

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Japeri terá dois dias de jornada pedagógica

Professores e especialistas em educação da rede municipal de ensino assistirão às palestras ministradas por educadores renomados em todo o Brasil. Prefeitura entregou novos uniformes

 A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará nas próximas terça (22) e quarta-feira (23) a 9ª edição da Jornada Pedagógica, que tem por objetivo capacitar os docentes e especialistas em educação da rede municipal de ensino. Com o tema: “Juntos por uma Educação de qualidade”, o evento será realizado na Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti (Rua Maria Carlos Junior, nº 38 – Nova Belém) e reunirá os educadores renomados em todo o Brasil: José Inácio da Silva Pereira (Pachecão), Dr. Hamilton Werneck, Cesar Nunes e Gabriel Chalita. A entrada é gratuita. Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura iniciou a entrega dos uniformes escolares aos cerca de 16,5 mil alunos de toda a rede.

Continuar lendo
84 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri coloca ordem no trânsito da cidade

A Prefeitura de Japeri será menos tolerante, daqui por diante, com motoristas e motociclistas que desrespeitarem as normas de trânsito na cidade. Uma operação de conscientização já está nas ruas com o objetivo de melhorar o fluxo dos veículos e assegurar o cumprimento das normas de trânsito e a segurança dos pedestres.

Quem não quiser ser surpreendido com multas e remoção de seus veículos deve ficar atento às regas do trânsito, adverte o secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Urbana, Cláudio Russo de Oliveira.

As novas medidas valem para quem parar em fila dupla, na faixa de pedestres ou estacionar sobre calçada ou a menos de cinco metros de uma esquina. Serão punidos ainda motociclistas sem capacete e que trafegarem por passarelas, praças ou calçadas.

A atividade de mototaxista, que já é definida pela Lei Federal 12.009/2009, também está sendo regulamentada pelo município. Só poderá prestar o serviço quem tiver mais de 21 anos, possuir Carteira de Habilitação (CNH), há pelo menos 2 anos, na categoria A, ter concluído o curso obrigatório para a função, com carga horária de 30 horas, e dispor de todos os equipamentos de segurança.

Será obrigatória ainda a padronização das cores da moto, capacete e colete, inclusive para o carona; uso de mototaxímetro e seguro obrigatório em favor de terceiros.

MAIS DE 16 MIL VEÍCULOS EM JAPERI

As multas estão sendo aplicadas desde o dia 7 de julho. Até 1º de agosto, o Departamento Municipal de Trânsito já havia punido 494 infratores. A Praça Olavo Bilac, a antiga Avenida das Nações, e as ruas Francisco Antônio Russo, José Roberto Russo e Oliver Ramos de Oliveira, em Engenheiro Pedreira, bem como no entorno da Rua Leni Ferreira, no Centro de Japeri, são as áreas consideradas mais problemáticas.

Japeri conta atualmente com uma frota de mais de 13 mil veículos, 9.500 somente de carros de passeios, além de cerca 3.500 motocicletas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Cláudio Russo, o objetivo da ação da Prefeitura é ordenar o trânsito da cidade e disciplinar motoristas, taxistas, motociclistas e até mesmo os pedestres.

“Existe a necessidade premente do ordenamento do sistema viário de Japeri para que possamos assegurar o cumprimento das normas de segurança. O bom funcionamento do sistema viário depende de todos”, observa secretário.

Antes de ir às ruas para fiscalizar o trânsito, Agentes de Trânsito e Guardas Municipais passaram por um curso de capacitação e aperfeiçoamento no Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento da Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com duração de 202 horas.

“Eles foram preparados para atuar com maior destreza em suas atividades ostensivas, nas ruas, no trânsito, na proteção do meio ambiente, no reordenamento dos espaços públicos e na proteção às garantias dos direitos fundamentais do cidadão”, lembrou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Marcelo Mendes Pimenta.

A Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Urbana também se estruturou nesses últimos seis meses. Foram montados o Departamento Municipal de Trânsito e o portal na internet para acompanhamento de Defesa Prévia e Recursos de Infração de Trânsito.

“Mas, antes disso tudo, passamos mais de um mês conscientizando as pessoas para respeitarem as normas de trânsito”, contou Cláudio Russo, frisando que a intenção do governo municipal não é multar e fazer receita para os cofres da prefeitura, mas usar o auto de infração em caráter pedagógico.

 “Queremos educar as pessoas e promover a ordem pública ou o mínimo de urbanidade à população de Japeri. Em muitas das vezes, infelizmente, a pessoa só atenta para o que está fazendo de errado quando vê suas mazelas doer no bolso”, adverte o secretário.

Continuar lendo
91 Acessos
0 comentários

"Tricolor Comunidade" avalia atletas de Japeri para equipe de base de Xerém

Seiscentos e vinte crianças e jovens de Japeri, entre oito e 15 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, serão avaliados tecnicamente neste sábado (12) pelo projeto “Tricolor na Comunidade”, do Fluminense Football Club. O objetivo é descobrir novos talentos para a divisão de base do clube carioca, formada no Centro de Treinamento (CT) de Xerém, em Duque de Caxias.

Todos os candidatos, 79% deles das redes de ensino do município, serão observados por técnicos do Fluminense durante 18 partidas amistosas de futebol nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Os jogos acontecem, a partir das 9h, no campo do Dragagem Esporte Clube, no bairro Nova Belém, em Japeri.

Coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Henrique Barcelos disse que serão analisados alunos das Escolas Municipais Dário Lins, Pastor Tasso, Pedra Lisa, Leonel Brizola, João XXIII, Bernardino de Melo, Etiene, Ary Schiavo e Rio D’Ouro e de equipes da comunidade.      

O “Tricolor Comunidade” é um dos projetos de capacitação do Fluminense em busca de novos talentos. Os jovens que se destacam são chamados para participar de um período de avaliação e se forem aprovados podem, em breve, vestir a camisa do clube, que tem uma das melhores academias de formação do Rio de Janeiro.

 

JAPERI É UM CELEIRO DE CRAQUES

A secretária Municipal de Educação, Roberta Bailune, disse que cada escola selecionou 12 alunos de cada categoria. São jovens que já demonstraram talentos para o futebol durante as Olimpíadas Escolares, que acontecem todos os anos.

“É um projeto de cunho social, de inclusão, de forma a atrair a criança e o jovem, sobretudo aqueles em situação de risco, nas ruas, lhe oferecendo perspectivas de um futuro promissor como jogador de futebol”, explicou.

Ainda na avaliação de Roberta Bailune, o projeto é também uma oportunidade para que as crianças possam mostrar suas aptidões, o seu talento para o futebol profissional, e quem sabe conquistar uma posição de destaque num grande time, como o Fluminense, para brilhar no Brasil e no Exterior.

Carlos Barcelos lembrou, por sua vez, que Japeri é uma cidade celeiro de craques, sobretudo para o futebol. Ele citou atletas como Jenifer Alves, do futebol feminino, com grande atuação por equipes do Rio, São Paulo e Paraná.

Entre os atletas japeriense que se destacaram no Brasil e no Exterior estão o atacante Wellington Rato, hoje no Caldense, de Minas Gerais; o lateral Wellington Carioca, do Taubaté (SP); Xerife, zagueiro da Chapecoense; Jailton Santos da Silva, que jogou na categoria de base do Nantes e do Metz, na França, e hoje defende o Guarani de Bagé, do Rio Grande do Sul; o lateral Wesley Santos, que está no Boa Vista; além do volente Mercinho, que jogou com Junior, Ailtom, Renato Gaúcho e Zico, pelo Flamengo, bem como no Middlesbrough, da Inglaterra,  e Tenerife, La Coruña e Atlético de Madri, na Espanha.

“Temos ainda o técnico Jorge Barcelos, um dos maiores treinadores do futebol feminino. Foi com ele, que a Seleção Brasileira conquistou as melhores posições em Olimpíadas e Mundiais. Em 2007, Barcelos conquistou o vice-campeonato mundial, na China, e medalha de prata, em 2008, nas Olimpíadas de Pequim”, lembrou o coordenador da Educação Física.

Continuar lendo
53 Acessos
0 comentários

Japeri participará do Censo Agropecuário 2017 do IBGE

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram em Japeri, nesta terça (08/08), para discutir com representantes de várias instituições, sobre a comissão operacional do Censo Agropecuário 2017. O encontro aconteceu no Centro de Cidadania, em Engenheiro Pedreira e contou com a presença de representantes da Feira na Roça, de associações de moradores, do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, das secretarias municipais de Agricultura e Pesca, ​do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Urbanismo e Habitação​, além de produtores rurais.

O Censo Agropecuário 2017 acontecerá entre 1º de outubro, deste ano, e fevereiro de 2018. Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar estabelecimentos agropecuários, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. De acordo com o IBGE, os resultados do censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

“Estamos visitando as cidades envolvidas, explicando como será o trabalho e tentando sensibilizar as pessoas sobre a importância do censo. O IBGE trabalha com as informações oficiais, mas já identificamos aqui que a quantidade de estabelecimentos é bem maior que os dados atuais. Pretendemos visitar todos”, explicou José Roberto Bóia, chefe da agência do IBGE de Nova Iguaçu, ao lado do coordenador do Censo Agropecuário 2017, Jubdervan Ignácio e a técnica operacional do IBGE, Alice Signes.

“Acreditamos que as informações do censo 2017 serão importantes para avançar em algumas questões importantes para as áreas rurais de Japeri e que vão beneficiar muitos produtores”, acrescentou o secretário de Agricultura e Pesca, Reginaldo Almeida.

Outros encontros serão marcados. As datas serão divulgadas em breve. 

Continuar lendo
61 Acessos
0 comentários

Japeri promove evento pela semana mundial de aleitamento materno

A prefeitura de Japeri preparou um seminário para lembrar e comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Profissionais de diferentes áreas se reuniram na manhã da última terça-feira (01/08), na Sala de Cinema, em Engenheiro Pedreira, para discutir o tema. Também teve palestra e distribuição de sapatinhos para mães e gestantes que estavam no evento. O prefeito da cidade, Carlos Moraes, foi representado pela primeira-dama e madrinha do evento, Ada Moraes.

“A amamentação é um momento divino, de aliança e que precisa ser construído a cada dia. Tive três filhos e posso afirmar que amamentação é difícil, mas muito importante. Para as mães de primeira viagem eu deixo um conselho, porque o mundo prega outra coisa: "não se preocupe com a estética ou com os padrões de beleza, pense no bem ​
  estar dos filhos”, orientou a primeira-dama.   

Para o secretário de Saúde, Charles Gonçalves,  a dedicação dos profissionais é fundamental para que a saúde preventiva funcione. “É de extrema importância o trabalho de todos os profissionais da saúde, em especial dos da Atenção Básica, que são responsáveis pela saúde preventiva. No caso das gestantes ​,​ este trabalho é ainda mais importante. Vocês precisam continuar atentos no atendimento à população  ​na oferta do melhor serviço”, destacou Charles.   

“O aleitamento materno exclusivo é possível. Eu levanto esta bandeira e incentivo

​às outras mães”, acrescentou a dona de casa Débora Pâmela Nascimento, mãe de três crianças ​,​entre elas o pequeno Samuel ​,​de dois meses. 

O secretário de Assistência Social e Trabalho, Márcio Rodrigues Rosa, o Márcio Bibi​,​  também participou do evento, junto com vários subsecretários. 

Durante todo o mês de agosto serão realizadas ações relacionadas ao aleitamento materno, nos postos de saúde. No dia 9, quarta-feira, as atividades serão na U​nidade Básica de ​Saúde (UBS)  Delamare, a partir das 9h. As gestantes serão orientadas sobre exercícios de relaxamento e terão um bate ​- papo sobre temas variados com profissionais de diferentes setores da Secretaria de Saúde. 

O seminário

O 1º​ S eminário de  ​A leitamento  ​M aterno teve como tema  ​"​Proteger a amamentação – construindo alianças sem conflitos de interesses ​"​

​A palestrante Michele Spínola, que é enfermeira neonatologista e fonoaudióloga,  ​abordou a questão dos direitos do bebê; o leite materno como alimento completo e natural; cuidados com a mama; as diferentes formas de amamentar; quais as técnicas mais adequadas para amamentar prematuros, crianças com deficiência e gêmeos; nunca usar mamadeira; a participação dos  pais e a amamentação adotiva. 

“A amamentação é a maneira eficiente de suprir as necessidades imunológicas, psicológicas e nutricional do bebê. Mas ​`,​ as mães também precisam de cuidados e t ​ê
 m que ser motivada para este ato tão importante”, acrescentou a enfermeira. 

A semana mundial de amamentação

A Semana Mundial é considerada ​um  veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento. A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. 

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno​,​
desde 1999​, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País ​​e elaboração e distribuição de cartaz e folder.  ​O evento tem ainda  apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

 

Continuar lendo
55 Acessos
0 comentários

Japeri tem atividade para vivenciar dificuldades com acessibilidade

Durante dois dias (27 e 28/07) a Prefeitura de Japeri realizou workshop e capacitação para cumprir etapas do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível. As atividades, que aconteceram nas ruas do Centro de Japeri, na Escola Municipal Ary Schiavo e na sede da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurb), foram coordenadas pelo arquiteto urbanista e representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Luiz Gustavo Guimarães. O programa conta ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A primeira atividade desenvolvida foi o workshop. As pessoas que estão participando do programa Calçada Acessível pud eram utilizar cadeiras de rodas e vendas nos olhos para simular situações do cotidiano e as dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência, no que se refere à acessibilidade.

“Preparamos atividades práticas e teóricas para nos colocarmos no lugar dos outros. Através da vivência fica mais fácil entender as dificuldades enfrentadas, principalmente pelas pessoas com deficiência”, explicou o secretário da Semurb, Vinícius de Oliveira Araújo.

Depois do workshop​houve  aula teórica e ​elaboração de relatórios sobre a vivência nas ruas da cidade, com propostas para melhorar a acessibilidade em Japeri. “Somente vivenciando podemos entender o que as outras pessoas passam. São comuns os relatos de insegurança, falta de cordialidade e preconceito. E entre as dificuldades estão à inclinação das rampas e calçadas irregulares”, acrescentou Luiz Gustavo. 

O objetivo do Projeto Mobilidade Urbano – Programa calçado acessível é orientar técnicos da prefeitura, gestores públicos e lideranças dos Conselhos Municipais do Idoso e ​da Pessoa com Deficiência que atuam na elaboração de projetos e obras e na formulação de políticas publicas de mobilidade. Em breve será marcado a data da próxima atividade do programa. 

Continuar lendo
79 Acessos
0 comentários

Jovens de Japeri registram as belezas da cidade através de lentes fotográficas

Quem passou pela praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira, na tarde da última quinta-feira (27/07) foi surpreendido por uma exposição de fotos sobre as belezas de Japeri. As  imagens foram registradas durante as aulas de fotografia das Oficinas Criativas de Arte e Cidadania, ação do projeto Baixada para Cima, em parceria com prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast). O curso teve duração de cerca de 4 meses e aconteceu no Ciep 402.

 “É possível encontrar beleza em todos os lugares, depende do olhar de cada um e foi isso que fizemos. Além de aprender sobre as técnicas da fotografia os jovens foram estimulados a olhar a comunidade com outro olhar e identificar o que há de belo no ambiente urbano e rural do município”, explicou o Walter Mesquita fotógrafo que  ministrou a oficina para os jovens e que já realizou exposições nacionais e internacionais.

 Nesta segunda-feira (31/07) a exposição estará no CIEP 152, em Paracambi. Depois a ficará à disposição da comunidade, no CIEP 402 Aparício Torelli, no bairro Cosme Damião, em Engenheiro Pedreira. Em seguida as fotos serão expostas na sede da Semast.  

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Servidores de Japeri participam de avaliação para elaboração do PPA

Servidores da maioria das secretarias municipais de Japeri participaram da 2ª Oficina de apresentação dos instrumentos de planejamento com foco na elaboração do PPA - Plano Plurianual. A capacitação, promovida pela secretaria Municipal de Orçamento e Gestão de Recursos (SEMOG), aconteceu na última quinta (20/07), no auditório da Escola Municipal Ary Echiavo.

A secretária da SEMOG, Andréa Guimarães foi uma das palestrantes.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri entrega certificado de curso de libras

A prefeitura de Japeri realizou a entrega de certificados para 116 alunos do primeiro módulo do curso de Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento, que aconteceu na quinta-feira (13/07), na Escola Municipal Bernardino de Melo contou, com a presença do prefeito da cidade, Carlos Moraes e da secretária de Educação, Roberta Bailune, além de outras autoridades.

  “Através deste curso vamos para promover, ainda mais, a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Estamos preparando a comunidade, os familiares e profissionais da educação para garantir a comunicação em todos os ambientes. Estamos fazendo um governo que pensa em todos”, destacou Carlos Moraes.

Graças aos resultados alcançados nas primeiras turmas o curso vai continuar. “O primeiro módulo foi um sucesso e por isso o curso vai continuar. Temos 120 vagas para novos alunos e a formação continuada de quem recebeu o certificado. É um trabalho de médio e longo prazo para promover a inclusão e facilitar a comunicação. Mas, em um curto espaço de tempo teremos centenas de pessoas usando a Língua Brasileira de Sinais”, acrescentou Roberta Bailune.

Os alunos do segundo semento do Ensino Fundamental, que fazem parte da Cia Teatral Todos Nós, também participaram da cerimônia de entrega de certificados. Os adolescentes prepararam, junto com o professor Alexandre Azevedo, uma peça de teatro usando a arte de contar histórias com imagens criadas através das sombras.

As matrículas para novas turmas

As matrículas para as próximas turmas começam na segunda-feira (24/07). Os interessados no módulo 1 devem procurar qualquer unidade escolar. Os alunos aptos para o módulo 2 devem procurar a Secretaria Municipal de Educação. É necessário  levar cópia do documento de identidade e preencher ficha. Podem participar profissionais da área de educação, estudantes, pais e responsáveis de alunos, além de moradores das comunidades. As aulas começam no dia 08 de agosto. Mais informações através dos telefones 2670-1340 e 2670-1107 ou na sede da Semed, que fica na rua Rosária Loureiro, nº 181, Centro de Japeri. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

Continuar lendo
80 Acessos
0 comentários

Japeri faz mutirão para realizar exames médicos

A prefeitura de Japeri disponibilizou exames extras para atender estudantes da rede municipal de ensino que precisam ​fazer  eletroencefalograma com mapeamento cerebral. Na manhã desta quinta-feira (13/07), 20 pacientes foram atendidos na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira ​, a UMEP . A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, ​numa  parceria das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Trabalho.

O Saúde na Escola é uma iniciativa do governo federal em parceria com a prefeitura. Desde que foi retomado, em abril deste ano, cerca de 120 crianças já foram atendidas​ pelo projeto​. “Um  neuropediatra esteve em várias escolas e identificou que cem estudantes precisavam do exame. Agora​,​  as crianças participarão de seções com psicólog​os  e fonoaudiólog​os para elaboração do laudo médico”, explicou o ​chefe da Coordenadoria da Pessoa com deficiência, Valney Costa, que acompanhou a realização dos exames.

A funcionária pública Gabriela Rochetti, mãe da menina Ana Clara, de 9 anos, estava tentando marcar o exame há mais de um ano. “Devido ao trabalho​,  tenho pouca disponibilidade de horários. Através do programa, foi mais fácil. Minha filha foi encaminhada pela Escola Municipal professora Etiene de Oliveira. A menina teve o desenvolvimento comprometido depois de um problema familiar e até hoje não tenho diagnóstico. Ela precisa deste exame para começar o tratamento. Agora​,​ vou conseguir ajudar minha filha”, comemorou Gabriela.  

A próxima data para a realização de exames de eletroencefalograma com mapeamento cerebral para estudantes atendidos pelo Saúde na Escola será divulgada em breve. A previsão é de que aconteça durante o mês de julho. O local também será confirmado

Continuar lendo
82 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri abre concurso público

A Prefeitura de Japeri, inicia nesta segunda (17), inscrições para um processo seletivo de agentes de saúde e de combate e endemias. Os interessados, além da inscrição passarão por prova objetiva, confirmação de endereço e exame médico. Para mais informações, e ter acesso ao edital completo,  basta clicar no link,  http://www.japeri.rj.gov.br

Continuar lendo
239 Acessos
0 comentários

Japeri faz festa para lembrar tradições nordestinas

O Centro de Japeri se transformou num grande arraiá, na tarde do último sábado (08/07).  A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que recebeu o nome de Primeira Festa Julina Interescolar, reuniu estudantes de 12 escolas municipais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade.

Cada unidade escolar preparou uma apresentação de dança. As crianças ainda brincaram e se divertiram ao som da banda Vestígio Humano. Quem esteve no local também pode aproveitar o melhor da culinária, com pratos típicos da região do nordeste do Brasil.

Famílias inteiras aproveitaram a festa. “Trouxe minha bisneta e nos divertimos muito. Japeri está resgatando a tradição das festas que incentivam a participação das famílias. Nossos jovens precisam de momentos assim. O casamento na roça foi lindo, lembrei da minha infância”, destacou a artesã  Almerinda de Barros, bisavó da pequena Milena de três anos.

A próxima edição da Festa Julina Interescolar acontece no próximo sábado (15/07), das 13h às 19h, na praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira.

Autoridades participaram do evento

O prefeito da cidade, Carlos Moraes, e a secretária Municipal de Educação, Roberta Bailune, acompanharam as apresentações das escolas. “Estamos recuperando a Educação da nossa cidade e apoiando todas as iniciativas que são importantes para a nossa população. No dia 7 de setembro vamos fazer também um grande evento”, anunciou o prefeito.

“A nossa festa interescolar é uma iniciativa de cultura, diversão e arte. Os moradores de Japeri merecem momentos como este. Além disso, estamos promovendo a socialização entre os profissionais e estudantes das escolas da região”, acrescentou Roberta Bailune.

Continuar lendo
77 Acessos
0 comentários

Japeri ganha presente durante a festa de seu aniversário

Terminou na madrugada desta segunda-feira (02/07) o show do ídolo sertanejo Daniel, que encerrou a maratona de apresentações pelo 26° aniversário de Japeri. Durante três dias, seguidos, dezenas de cantores se revezaram nos palcos montados no Paço Municipal, em frente à prefeitura. Nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar os ânimos dos fãs. O local da festa ficou lotado.

Cantores consagrados como Mumuzinho, MC TH e João Vítor animaram o público. Entre as atrações evangélicas estavam Léa Mendonça, Flor de Lis, Beatriz, Abraão de Oliveira, Sara, Fagner Efrain, Fábio Santos e a banda Gálbano.

Durante a festa, Japeri ganhou um presente. A notícia foi dada pelo prefeito da cidade, Carlos Moraes. “Conseguimos um reforço no repasse dos royalties e estes recursos serão usados na infraestrutura da cidade. Este é o maior presente que Japeri poderia receber neste momento de crise econômica”, disse Moraes, ao lado do vice-prefeito César Melo e vereadores.

O chefe do executivo municipal ainda garantiu outras melhorias. “Vamos continuar perseguindo o sonho de gerar emprego e renda para quem mora aqui. O japeriense é massacrado pelas autoridades do estado e também pela elite da capital fluminense, que vê a Baixada como uma região de terceira categoria. O povo daqui sofre. Milhares de trabalhadores têm que acordar de madrugada para enfrentar os vagões dos trens da Supervia, que são como navios negreiros, e só voltam para casa no final da noite. Nós vamos mudar este quadro. Vocês vão ter orgulho de viver numa região próspera e com futuro promissor”, garantiu Carlos Moraes.

Momentos emocionantes durante os shows

Além das apresentações dos cantores a Prefeitura também programou outras atrações para cada dia da festa. A sexta-feira foi uma noite de clamor e orações pela melhoria da qualidade de vida da população da cidade. E ainda teve apresentação da Orquestra e Coral do Instituto Evangélico Pastor Augustinho Valério de Souza, formada por 86 crianças e adolescentes. A emoção tomou conta de todos, inclusive da primeira-dama Ada Moraes. No sábado, a queima de fogos abrilhantou a programação. Já no domingo o cantor Daniel surpreendeu a todos ao entregar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos do prefeito Carlos Moraes. “Deixo esta imagem, na cidade, para que Nossa Senhora proteja e dê paz aos japerienses. É uma forma de carinho com vocês”, disse Daniel. A APAE de Japeri também ganhou um presente do sertanejo.

Cantores locais também abrilhantaram a festa.

Cantores da região marcaram presença na festa. No sábado as apresentações ficaram por conta da MC Dhada, Ney Dias, banda Obalá, cantora Fênix, Mc Boong, a dupla  Paradoxo e o grupo Dança Urbana.  No domingo as atrações locais foram as alunas dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes, Bruna Carla e as bandas Tropical Rio e Vestígio Humano.

Visitantes ilustres

O prefeito Carlos Moraes recebeu, sexta-feira, os deputados federais Arolde de Oliveira e Índio da Costa, que também é secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do município do Rio de Janeiro.  Eles participaram do shows gospel. No sábado, foi a vez do deputado federal Simão Sessim prestigiar a festa.

  Programação esportiva durante a festa

O segundo dia dos festejos da emancipação começou com a Corrida de Aniversário da cidade, envolvendo 400 corredores profissionais e amadores, num percurso de 6,5km, entre a sede da prefeitura, no bairro Santa Inês, e Vila Conceição, passando por Téofilo Cunha. Deficientes também participaram da 1ª Pedalada Adaptada.

O eletricista Adriano Avelino da Silva, de 39 anos, conquistou o primeiro lugar, com 24m08, seguido do barbeiro Carlos Alberto Moreira, 51 (24m14) e Olegário Neto, 34 (24m57).

No grupo feminino, o primeiro lugar foi conquistado por Rosa Cristina de Oliveira, de 45 anos. Ela fez o percurso em 34m05. A segunda colocada foi Luciane Amorim, 42, com 35m02, seguida de Tatiane Silva Lima, 28 anos, com 35m34.

Para as pessoas com deficiência teve a primeira pedalada adaptada, que aconteceu em volta do Paço Municipal. O objetivo foi promover a inclusão e realizar atividade de recreação para pessoas com deficiência. Cerca de 15 famílias participaram, A prefeitura ainda disponibilizou quatro bicicletas adaptadas com cadeiras de rodas.

Serviços elogiados

A organização da festa recebeu elogios.  A segurança foi um dos destaques. Policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito e o pessoal de apoio garantiram a tranquilidade no local. “Não houve truculência e os tumultos foram controlados rapidamente. A festa está muito bem organizada. Também gostei muito das grades laterais, que dão mais segurança para quem só quer se divertir”, ressaltou a comerciante Maria Lemos.

Famílias inteiras participaram da festa. A instrutora Íngride Lourenço Santos, moradora do Citrópolis, levou os primos Naiana, de 10 anos, Juliana, de 9, e kelvin, de 7, para se divertirem nos brinquedos do parque de diversões montado no Paço Municipal. “A festa é uma forma de lazer também para as crianças. Nossa cidade é carente também nesta área”, disse Íngride.

Pedido inesperado

O jovem Ian Roberto de Souza aproveitou o show da MC Dhada para fazer um pedido de casamento à namorada Lara Brandão. “Sempre pensei em fazer algo especial e hoje tive a oportunidade”, explicou Ian. O casal pretende se casar daqui a três anos.

 

Continuar lendo
80 Acessos
0 comentários

Japeri comemora 26 anos com shows na cidade até domingo

Nesta sexta feira (30), a cidade de Japeri comemora seu 26º aniversário. A origem do nome, é indígena e denominava uma planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região. Inicialmente, antes de se chamar Japeri, era Engenho de Pedro Dias, depois tornando - se Belém. Em 1989, o município de Nova Iguaçu passou a ter 13 Subprefeituras, e no 6º distrito foram criadas duas estações de ferrovias: Japeri e Engenheiro Pedreira. Por esta razão e por estarem politicamente constituídas em um único distrito, surgiu o primeiro movimento de emancipação, com vistas ao desenvolvimento da cidade.

Atualmente, a cidade conta com pouco mais de cem mil habitantes e integra a região metropolitana do estado, fazendo divisa com os municípios de Paracambi, Seropédica, Queimados, Miguel Pereira e Nova Iguaçu. É também banhada pelos rios Guandu, Santana, Rio dos Poços, Rio d'Ouro, Santo Antônio, Ribeirão das Lages e São Pedro. Enfrentando os desafios das grandes cidades, o município aposta em projetos de saúde e educação para a população.

Mesmo em tempo de crises nas administrações públicas, a Prefeitura não deixará passar a data em branco, e programou uma festa que começa hoje e vai até o domingo (30), à partir das 19 hs no Paço Municipal, em frente a Prefeitura. Dentre as várias atrações, estarão o cantor Mumuzinho e Daniel.

Continuar lendo
96 Acessos
0 comentários

Multidão visita a Feira Literária de Japeri, no primeiro dia de programação

A prefeitura de Japeri está realizando a primeira feira literária da cidade. O evento, que começou hoje (21) e continua nesta quinta-feira (22), das 9h às 13h, na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira, faz parte do projeto pedagógico, de 2017, da Secretaria Municipal de Educação e tem como tema “Filhos da terra”.

Continuar lendo
91 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri promove a 1º Feira Literária na Cidade

Amantes dos livros têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de junho, na 1ª Feira Literária Japeri (FLIJ). Promovida pela Secretaria de Educação, o evento vai reunir alunos da rede de ensino do município, escritores, cordelistas e personalidades que de alguma forma documentaram a história da cidade.

         A FLIJ acontece dia 21, na Avenida Leni Ferreira, no Centro de Japeri, e dia 22, na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. Sempre das 9h às 13h. A secretária de Educação, Roberta Bailune, disse que a proposta principal é promover acessibilidade ao livro, à leitura e à literatura.

Continuar lendo
75 Acessos
0 comentários

Japeri está nos Jogos da Baixada 2017

Atletas de Japeri marcaram presença na abertura da 20ª edição dos Jogos da Baixada 2017, que aconteceu no sábado (10), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

No total, cerca de 300 atletas, com idade entre 12 e 17 anos,

estão participando das competições, nas modalidades futebol de campo, futsal, voleibol, basquete, handebol, natação, xadrez e atletismo.
O prefeito da cidade, Carlos Moraes, participou do evento e garantiu os pontos da delegação japeriense. Alunos da Jogos Escola Municipal João XXIII fizeram a apresentação cultural sobre Japeri durante a abertura dos Jogos.

Continuar lendo
99 Acessos
0 comentários

Japeri ganha posto para tirar carteira de trabalho

Japeri ganhou neste sábado (10/06) a Estação da Cidadania, em frente a Praça Ary Schiavo. No local, os moradores da cidade poderão tirar carteira de trabalho. A emissão do documento será na hora. O atendimento será das 9h às 12h.

Continuar lendo
118 Acessos
0 comentários

Japeri comemora Dia do Meio Ambiente com distribuição de mudas nativas da mate atlântica

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta segunda-feira (5), em Japeri, com uma série de atividades na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira. A Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribui cerca de mil mudas nativas da Mata Atlântica, entre elas Ipê Roxo, Babosa Branca, Pau Formiga e Palmeira Leque.

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários