Prefeitura de Japeri entrega certificado de curso de libras

A prefeitura de Japeri realizou a entrega de certificados para 116 alunos do primeiro módulo do curso de Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento, que aconteceu na quinta-feira (13/07), na Escola Municipal Bernardino de Melo contou, com a presença do prefeito da cidade, Carlos Moraes e da secretária de Educação, Roberta Bailune, além de outras autoridades.

  “Através deste curso vamos para promover, ainda mais, a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Estamos preparando a comunidade, os familiares e profissionais da educação para garantir a comunicação em todos os ambientes. Estamos fazendo um governo que pensa em todos”, destacou Carlos Moraes.

Graças aos resultados alcançados nas primeiras turmas o curso vai continuar. “O primeiro módulo foi um sucesso e por isso o curso vai continuar. Temos 120 vagas para novos alunos e a formação continuada de quem recebeu o certificado. É um trabalho de médio e longo prazo para promover a inclusão e facilitar a comunicação. Mas, em um curto espaço de tempo teremos centenas de pessoas usando a Língua Brasileira de Sinais”, acrescentou Roberta Bailune.

Os alunos do segundo semento do Ensino Fundamental, que fazem parte da Cia Teatral Todos Nós, também participaram da cerimônia de entrega de certificados. Os adolescentes prepararam, junto com o professor Alexandre Azevedo, uma peça de teatro usando a arte de contar histórias com imagens criadas através das sombras.

As matrículas para novas turmas

As matrículas para as próximas turmas começam na segunda-feira (24/07). Os interessados no módulo 1 devem procurar qualquer unidade escolar. Os alunos aptos para o módulo 2 devem procurar a Secretaria Municipal de Educação. É necessário  levar cópia do documento de identidade e preencher ficha. Podem participar profissionais da área de educação, estudantes, pais e responsáveis de alunos, além de moradores das comunidades. As aulas começam no dia 08 de agosto. Mais informações através dos telefones 2670-1340 e 2670-1107 ou na sede da Semed, que fica na rua Rosária Loureiro, nº 181, Centro de Japeri. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Japeri faz mutirão para realizar exames médicos

A prefeitura de Japeri disponibilizou exames extras para atender estudantes da rede municipal de ensino que precisam ​fazer  eletroencefalograma com mapeamento cerebral. Na manhã desta quinta-feira (13/07), 20 pacientes foram atendidos na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira ​, a UMEP . A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, ​numa  parceria das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Trabalho.

O Saúde na Escola é uma iniciativa do governo federal em parceria com a prefeitura. Desde que foi retomado, em abril deste ano, cerca de 120 crianças já foram atendidas​ pelo projeto​. “Um  neuropediatra esteve em várias escolas e identificou que cem estudantes precisavam do exame. Agora​,​  as crianças participarão de seções com psicólog​os  e fonoaudiólog​os para elaboração do laudo médico”, explicou o ​chefe da Coordenadoria da Pessoa com deficiência, Valney Costa, que acompanhou a realização dos exames.

A funcionária pública Gabriela Rochetti, mãe da menina Ana Clara, de 9 anos, estava tentando marcar o exame há mais de um ano. “Devido ao trabalho​,  tenho pouca disponibilidade de horários. Através do programa, foi mais fácil. Minha filha foi encaminhada pela Escola Municipal professora Etiene de Oliveira. A menina teve o desenvolvimento comprometido depois de um problema familiar e até hoje não tenho diagnóstico. Ela precisa deste exame para começar o tratamento. Agora​,​ vou conseguir ajudar minha filha”, comemorou Gabriela.  

A próxima data para a realização de exames de eletroencefalograma com mapeamento cerebral para estudantes atendidos pelo Saúde na Escola será divulgada em breve. A previsão é de que aconteça durante o mês de julho. O local também será confirmado

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri abre concurso público

A Prefeitura de Japeri, inicia nesta segunda (17), inscrições para um processo seletivo de agentes de saúde e de combate e endemias. Os interessados, além da inscrição passarão por prova objetiva, confirmação de endereço e exame médico. Para mais informações, e ter acesso ao edital completo,  basta clicar no link,  http://www.japeri.rj.gov.br

Continuar lendo
116 Acessos
0 comentários

Japeri faz festa para lembrar tradições nordestinas

O Centro de Japeri se transformou num grande arraiá, na tarde do último sábado (08/07).  A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que recebeu o nome de Primeira Festa Julina Interescolar, reuniu estudantes de 12 escolas municipais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade.

Cada unidade escolar preparou uma apresentação de dança. As crianças ainda brincaram e se divertiram ao som da banda Vestígio Humano. Quem esteve no local também pode aproveitar o melhor da culinária, com pratos típicos da região do nordeste do Brasil.

Famílias inteiras aproveitaram a festa. “Trouxe minha bisneta e nos divertimos muito. Japeri está resgatando a tradição das festas que incentivam a participação das famílias. Nossos jovens precisam de momentos assim. O casamento na roça foi lindo, lembrei da minha infância”, destacou a artesã  Almerinda de Barros, bisavó da pequena Milena de três anos.

A próxima edição da Festa Julina Interescolar acontece no próximo sábado (15/07), das 13h às 19h, na praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira.

Autoridades participaram do evento

O prefeito da cidade, Carlos Moraes, e a secretária Municipal de Educação, Roberta Bailune, acompanharam as apresentações das escolas. “Estamos recuperando a Educação da nossa cidade e apoiando todas as iniciativas que são importantes para a nossa população. No dia 7 de setembro vamos fazer também um grande evento”, anunciou o prefeito.

“A nossa festa interescolar é uma iniciativa de cultura, diversão e arte. Os moradores de Japeri merecem momentos como este. Além disso, estamos promovendo a socialização entre os profissionais e estudantes das escolas da região”, acrescentou Roberta Bailune.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Japeri ganha presente durante a festa de seu aniversário

Terminou na madrugada desta segunda-feira (02/07) o show do ídolo sertanejo Daniel, que encerrou a maratona de apresentações pelo 26° aniversário de Japeri. Durante três dias, seguidos, dezenas de cantores se revezaram nos palcos montados no Paço Municipal, em frente à prefeitura. Nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar os ânimos dos fãs. O local da festa ficou lotado.

Cantores consagrados como Mumuzinho, MC TH e João Vítor animaram o público. Entre as atrações evangélicas estavam Léa Mendonça, Flor de Lis, Beatriz, Abraão de Oliveira, Sara, Fagner Efrain, Fábio Santos e a banda Gálbano.

Durante a festa, Japeri ganhou um presente. A notícia foi dada pelo prefeito da cidade, Carlos Moraes. “Conseguimos um reforço no repasse dos royalties e estes recursos serão usados na infraestrutura da cidade. Este é o maior presente que Japeri poderia receber neste momento de crise econômica”, disse Moraes, ao lado do vice-prefeito César Melo e vereadores.

O chefe do executivo municipal ainda garantiu outras melhorias. “Vamos continuar perseguindo o sonho de gerar emprego e renda para quem mora aqui. O japeriense é massacrado pelas autoridades do estado e também pela elite da capital fluminense, que vê a Baixada como uma região de terceira categoria. O povo daqui sofre. Milhares de trabalhadores têm que acordar de madrugada para enfrentar os vagões dos trens da Supervia, que são como navios negreiros, e só voltam para casa no final da noite. Nós vamos mudar este quadro. Vocês vão ter orgulho de viver numa região próspera e com futuro promissor”, garantiu Carlos Moraes.

Momentos emocionantes durante os shows

Além das apresentações dos cantores a Prefeitura também programou outras atrações para cada dia da festa. A sexta-feira foi uma noite de clamor e orações pela melhoria da qualidade de vida da população da cidade. E ainda teve apresentação da Orquestra e Coral do Instituto Evangélico Pastor Augustinho Valério de Souza, formada por 86 crianças e adolescentes. A emoção tomou conta de todos, inclusive da primeira-dama Ada Moraes. No sábado, a queima de fogos abrilhantou a programação. Já no domingo o cantor Daniel surpreendeu a todos ao entregar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos do prefeito Carlos Moraes. “Deixo esta imagem, na cidade, para que Nossa Senhora proteja e dê paz aos japerienses. É uma forma de carinho com vocês”, disse Daniel. A APAE de Japeri também ganhou um presente do sertanejo.

Cantores locais também abrilhantaram a festa.

Cantores da região marcaram presença na festa. No sábado as apresentações ficaram por conta da MC Dhada, Ney Dias, banda Obalá, cantora Fênix, Mc Boong, a dupla  Paradoxo e o grupo Dança Urbana.  No domingo as atrações locais foram as alunas dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes, Bruna Carla e as bandas Tropical Rio e Vestígio Humano.

Visitantes ilustres

O prefeito Carlos Moraes recebeu, sexta-feira, os deputados federais Arolde de Oliveira e Índio da Costa, que também é secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do município do Rio de Janeiro.  Eles participaram do shows gospel. No sábado, foi a vez do deputado federal Simão Sessim prestigiar a festa.

  Programação esportiva durante a festa

O segundo dia dos festejos da emancipação começou com a Corrida de Aniversário da cidade, envolvendo 400 corredores profissionais e amadores, num percurso de 6,5km, entre a sede da prefeitura, no bairro Santa Inês, e Vila Conceição, passando por Téofilo Cunha. Deficientes também participaram da 1ª Pedalada Adaptada.

O eletricista Adriano Avelino da Silva, de 39 anos, conquistou o primeiro lugar, com 24m08, seguido do barbeiro Carlos Alberto Moreira, 51 (24m14) e Olegário Neto, 34 (24m57).

No grupo feminino, o primeiro lugar foi conquistado por Rosa Cristina de Oliveira, de 45 anos. Ela fez o percurso em 34m05. A segunda colocada foi Luciane Amorim, 42, com 35m02, seguida de Tatiane Silva Lima, 28 anos, com 35m34.

Para as pessoas com deficiência teve a primeira pedalada adaptada, que aconteceu em volta do Paço Municipal. O objetivo foi promover a inclusão e realizar atividade de recreação para pessoas com deficiência. Cerca de 15 famílias participaram, A prefeitura ainda disponibilizou quatro bicicletas adaptadas com cadeiras de rodas.

Serviços elogiados

A organização da festa recebeu elogios.  A segurança foi um dos destaques. Policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito e o pessoal de apoio garantiram a tranquilidade no local. “Não houve truculência e os tumultos foram controlados rapidamente. A festa está muito bem organizada. Também gostei muito das grades laterais, que dão mais segurança para quem só quer se divertir”, ressaltou a comerciante Maria Lemos.

Famílias inteiras participaram da festa. A instrutora Íngride Lourenço Santos, moradora do Citrópolis, levou os primos Naiana, de 10 anos, Juliana, de 9, e kelvin, de 7, para se divertirem nos brinquedos do parque de diversões montado no Paço Municipal. “A festa é uma forma de lazer também para as crianças. Nossa cidade é carente também nesta área”, disse Íngride.

Pedido inesperado

O jovem Ian Roberto de Souza aproveitou o show da MC Dhada para fazer um pedido de casamento à namorada Lara Brandão. “Sempre pensei em fazer algo especial e hoje tive a oportunidade”, explicou Ian. O casal pretende se casar daqui a três anos.

 

Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

Japeri comemora 26 anos com shows na cidade até domingo

Nesta sexta feira (30), a cidade de Japeri comemora seu 26º aniversário. A origem do nome, é indígena e denominava uma planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região. Inicialmente, antes de se chamar Japeri, era Engenho de Pedro Dias, depois tornando - se Belém. Em 1989, o município de Nova Iguaçu passou a ter 13 Subprefeituras, e no 6º distrito foram criadas duas estações de ferrovias: Japeri e Engenheiro Pedreira. Por esta razão e por estarem politicamente constituídas em um único distrito, surgiu o primeiro movimento de emancipação, com vistas ao desenvolvimento da cidade.

Atualmente, a cidade conta com pouco mais de cem mil habitantes e integra a região metropolitana do estado, fazendo divisa com os municípios de Paracambi, Seropédica, Queimados, Miguel Pereira e Nova Iguaçu. É também banhada pelos rios Guandu, Santana, Rio dos Poços, Rio d'Ouro, Santo Antônio, Ribeirão das Lages e São Pedro. Enfrentando os desafios das grandes cidades, o município aposta em projetos de saúde e educação para a população.

Mesmo em tempo de crises nas administrações públicas, a Prefeitura não deixará passar a data em branco, e programou uma festa que começa hoje e vai até o domingo (30), à partir das 19 hs no Paço Municipal, em frente a Prefeitura. Dentre as várias atrações, estarão o cantor Mumuzinho e Daniel.

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

Multidão visita a Feira Literária de Japeri, no primeiro dia de programação

A prefeitura de Japeri está realizando a primeira feira literária da cidade. O evento, que começou hoje (21) e continua nesta quinta-feira (22), das 9h às 13h, na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira, faz parte do projeto pedagógico, de 2017, da Secretaria Municipal de Educação e tem como tema “Filhos da terra”.

Continuar lendo
40 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri promove a 1º Feira Literária na Cidade

Amantes dos livros têm encontro marcado nos dias 21 e 22 de junho, na 1ª Feira Literária Japeri (FLIJ). Promovida pela Secretaria de Educação, o evento vai reunir alunos da rede de ensino do município, escritores, cordelistas e personalidades que de alguma forma documentaram a história da cidade.

         A FLIJ acontece dia 21, na Avenida Leni Ferreira, no Centro de Japeri, e dia 22, na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. Sempre das 9h às 13h. A secretária de Educação, Roberta Bailune, disse que a proposta principal é promover acessibilidade ao livro, à leitura e à literatura.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Japeri está nos Jogos da Baixada 2017

Atletas de Japeri marcaram presença na abertura da 20ª edição dos Jogos da Baixada 2017, que aconteceu no sábado (10), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

No total, cerca de 300 atletas, com idade entre 12 e 17 anos,

estão participando das competições, nas modalidades futebol de campo, futsal, voleibol, basquete, handebol, natação, xadrez e atletismo.
O prefeito da cidade, Carlos Moraes, participou do evento e garantiu os pontos da delegação japeriense. Alunos da Jogos Escola Municipal João XXIII fizeram a apresentação cultural sobre Japeri durante a abertura dos Jogos.

Continuar lendo
48 Acessos
0 comentários

Japeri ganha posto para tirar carteira de trabalho

Japeri ganhou neste sábado (10/06) a Estação da Cidadania, em frente a Praça Ary Schiavo. No local, os moradores da cidade poderão tirar carteira de trabalho. A emissão do documento será na hora. O atendimento será das 9h às 12h.

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

Japeri comemora Dia do Meio Ambiente com distribuição de mudas nativas da mate atlântica

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta segunda-feira (5), em Japeri, com uma série de atividades na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira. A Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribui cerca de mil mudas nativas da Mata Atlântica, entre elas Ipê Roxo, Babosa Branca, Pau Formiga e Palmeira Leque.

Continuar lendo
13 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri entrega posto de saúde revitalizado no Guandú

A Prefeitura de Japeri reabriu na manhã desta segunda (05) a Unidade Básica de Saúde do bairro Guandu, que estava fechada desde outubro do ano passado. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas sejam atendidas por mês.

         Totalmente revitalizado, o novo posto vai oferecer consultas com clínico geral e pediatra, além de procedimentos ginecológicos, como pré-natal e exame preventivo. Os programas também estarão disponíveis, entre eles o Hiperdia - que cuida de diabetes e hipertensão e Saúde do Idoso. Os moradores contarão ainda com aplicação de vacina, pesagem do Bolsa Família, planejamento familiar, curativos e outros serviços. Em breve a unidade contará com dentista.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

Japeri discute propostas para incentivar o turismo sustentável

As potencialidades de Japeri foram tema de um fórum realizado na cidade, sábado (27). Cerca de 100 pessoas se reuniram para discutir o assunto e elaborar um documento que será usado como referência para incentivar o turismo na cidade.  As propostas serão apresentadas em breve.

Continuar lendo
0 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri vistoria ônibus na cidade

Para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade permanente ou temporária, a Prefeitura de Japeri realizou vistoria em ônibus que circulam na cidade.

 A ação que aconteceu na última quinta-feira (25/05), no Centro de Engenheiro Pedreira, faz parte do projeto “Mobilidade para Todos”, que envolve as Secretarias de Governo (Semug), Assistência Social (Semast), Urbanismo e Habitação (Semurb) e Segurança, Transporte, Ordem Urbana e Postura (Semustop).  

Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Talento de Japeri conquista o mundo jogando basquete nos Estados Unidos

Com 2,08m de altura, Gabriel Jonathan Queiroz Ferreira, 21 anos, é mais um jovem japeriense, nascido no bairro da Chacrinha, que ganhou o mundo para exibir seu talento no esporte.

O pivô, que começou a carreira no basquetebol jogando pelo Clube de Regatas Flamengo, disputou durante dois anos o campeonato norte-americano, defendendo time universitário Northeastern Oklahoma (NEO). Agora, em julho, Gabriel está se transferindo para outra equipe universitária, o Rogers State RSU, também de Oklahoma.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Japeri prepara acordo para fomentar negócios da China

Japeri está a um passo de selar relações bilaterais com a China, país fornecedor de mão de obra, no século 19, para a construção do ramal ferroviário da Central do Brasil, que hoje leva o nome da cidade.

         Nesta quinta-feira (18), o prefeito Carlos Moraes e o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Vinícius de Oliveira Araújo, apresentaram ao Consul Geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, um esboço do memorial que o município vai erguer em breve em homenagem aos cerca de 5 mil chineses que morreram na Baixada Fluminense. Eles foram vítimas de malária, febre amarela e leishmaniose, entre outras doenças, durante a construção da estrada de ferro para ligar o Rio de Janeiro à estação de Belém, em Japeri.

         O encontro, na sede do Consulado, em Botafogo, acontece num momento em que Xi Jinping, presidente do maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, lança o ambicioso programa de integração logística, comercial e de capacidade industrial, denominado “Um Cinturão, Uma Rota”. A ideia do projeto é estabelecer vínculos duradouros e interdependentes com dezenas de países em diversos continentes.

         Carlos Moraes disse a Li Yang que a instalação de empresas processadoras de produtos industrializados chineses seria bem-vinda pelo fato de Japeri estar localizada estrategicamente próxima do Porto de Itaguaí e ao lado de grandes rodovias, como a Via Dutra e o Arco Metropolitano.

         Engenheiro civil, com mestrado em biossistemas, doutorado em tecnologia agropecuária e autor do projeto do Memorial à China, Vinícius Araújo frisou por sua vez que Japeri pode se tornar rapidamente também um grande polo de confecções, fabricando roupas a partir de têxteis chineses.

Para a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Uta Schwietzer, a aproximação de Japeri com o país asiático pode ser o início, não só de uma grande amizade, mas também de abertura de novos caminhos para linkar ainda mais duas regiões favoráveis ao desenvolvimento de negócios bilaterais.        

 

         SÍMBOLO DE RESPEITO E ADMIRAÇÃO

         Vinícius Araújo explicou a Li Yang que o Memorial será um símbolo do respeito e admiração que a sociedade de Japeri tem pela cultura, determinação e força do povo chinês. “Será um monumento original sobre a passagem dos chineses por Japeri em razão da migração de trabalhadores para a construção de novas linhas férreas da antiga Estrada de Ferro D.Pedro II”, observou.

          Ainda de acordo com o secretário de Urbanismo e Habitação, a ideia do Memorial é incorporar alguns elementos da cultura chinesa, buscando a harmonia entre os símbolos, tradições e as tendências do design contemporâneo da arquitetura e engenharia mundial.

         “O memorial se tornará espaço de respeito, admiração e união com os chineses. Além de um monumento para culto religioso, será também um selo do tratado comercial entre o município de Japeri e os investidores estrangeiros. Essa iniciativa tem por objetivo representar o progresso gerado através do esforço e da determinação do povo chinês”, explicou Vinícius Araújo.

Continuar lendo
27 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Japeri estuda implantação do taekwondo na rede de ensino do município

Taekwondo, arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, está a poucos passos de tornar realidade para os alunos da rede de ensino municipal de Japeri.

A ideia, segundo o prefeito Carlos Moraes, é fazer com que a prática do esporte possa ajudar a melhorar o desempenho dos alunos japeriense, assim como ocorre com os jovens sul-coreanos. “O taekwondo é bom para a saúde mental e ajuda os estudantes a ter mais ordem e disciplina”, justifica.

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários