Escolas de Japeri próximas de rodovias terão sinalização revitalizadas pelo DER

O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, pediu nesta quinta-feira (24), ao DER, a revitalização e implementação da sinalização de trechos das rodovias estaduais que cortam a cidade, próximo de escolas, ao longo do município.

Continuar lendo

Japeriense disputa título mundial de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Depois de conquistar, em janeiro, em Portugal, a medalha de prata do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, a japerienses Júlia Bento Barros, de 15 anos, viaja nesta sexta-feira (25) para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde vai disputar, agora, o Mundial na modalidade de faixa azul, peso leve.

Júlia vai disputar, entre os dias 1º e 3 de junho, o seu segundo título internacional na modalidade Juvenil 1, faixa azul, peso leve, na chave que tem atletas mundiais do nível de Maria Luiza Nunes Pinto, Brioni Frances Cuskelly, Géssica Soares Maciel de Almeida e Beatriz Campos.

Continuar lendo

Japeri lança projeto do primeiro bosque com 6 mil mudas de ipês

O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta terça-feira (22), marcou o lançamento do projeto do primeiro Bosque de Ipês de Japeri, com o plantio inicial de 150 mudas da árvore nativa da Mata Atlântica no Campo Público de Golfe da cidade. O evento, que também antecipa a chegada da Semana Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer entre 1º e 5 de junho, reuniu alunos, de 7 a 10 anos de idade, do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedra Lisa e ambientalistas da Organização Não Governamental (ONG) Onda Verde.

Continuar lendo

Artesãs de Japeri recebem certificados do módulo do curso de pintura em tecido

Trinta mulheres do Projeto Movimentando a Melhor Idade, que funciona na Academia da Saúde e do idoso de Japeri, receberam certificados de conclusão do primeiro módulo do curso de artesanato, com especialidade de pintura em tecido. O evento foi realizado na sexta-feira (18), no bairro de Areal, em Engenheiro Pedreira, com a participação do vice-prefeito, Cezar Melo, e o secretário de Saúde, Charles Gonçalves.

Continuar lendo

Japeri faz roda de conversa para debater abuso sexual de crianças

Entre 2012 e 2016, o Brasil somou pelo menos 175 mil registros de exploração sexual de crianças e adolescentes, numa média de quatro casos por hora. E, apenas 7 em cada 100 ocorrências são denunciados. O tema, aberto pelo secretário de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves, foi debatido nesta quinta-feira (17), na Sala de Cinema, em Engenheiro Pedreira, durante a Roda de Conversa sobre Manejo e Meios de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Continuar lendo

Japeri prepara agente comunitário para lidar com problemas da saúde

Agentes Comunitários de Saúde de Japeri estão sendo capacitados para lidar junto às comunidades com problemas relacionados ao mosquito da dengue, o aedes aegypti; água e sexualidade. O curso envolve um total de 180 agentes, divididos em seis turma, totalizando carga de 60 horas. Ele está sendo tocado por biólogos, sociólogos e psicólogos do Projeto Praça da Ciência Itinerante, da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.

Continuar lendo

Programa Limpa Rio chega a Japeri para prevenir enchentes na cidade

De olho nas chuvas de Verão, o prefeito de Japeri, Carlos Moraes, deu o pontapé inicial ao projeto de prevenção às inundações, que vai limpar e desassorear pelo menos 42 km de extensão dos sete principais rios e canais da cidade e beneficiar 5.710 famílias que moram em regiões ribeirinhas. A maratona faz parte do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançado nesta terça-feira (15), no bairro Delamare, um dos mais castigados pelas chuvas de Verão de 2013. Na época, pelo menos em 30% da população sofreu com o problema das enchentes.

Continuar lendo

Japeri termina em 7º lugar nos Jogos da Baixada

Durante um pouco mais de um mês milhares de jovens da Baixada participaram dos Jogos da Baixada. As competições aconteceram em diversas cidades da região e por onde passou levou entretenimento, cultura e muita alegria. As equipes são compostas por estudantes das redes pública e privada de Japeri e coordenada pela Secretaria de Esportes de Japeri.

Continuar lendo

Japeri tem mais uma unidade de saúde reformada

A Prefeitura de Japeri entregou à população mais uma unidade de saúde totalmente reformada. Na sexta-feira ( 04/05) moradores, autoridades municipais e lideranças​ comunitárias​ puderam contemplar as melhorias realizadas na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Alecrim. 

         "É uma alegria comprovar que a equipe da Saúde está fazendo acontecer, mesmo diante das dificuldades. Infelizmente é muito cruel o que estamos sofrendo por conta da crise financeira e perseguição política. Mas, nós estamos enfrentando e vamos avançar. Tenho fé",  disse o prefeito da cidade, Carlos Moraes.

Continuar lendo

Prefeitura cria ação de apoio às famílias de autistas de Japeri

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Japeri iniciou uma campanha para orientar pais, responsáveis e professores, entre outros profissionais, sobre como melhor lidar com crianças, adolescentes e jovens portadores da síndrome do autismo. A meta é criar polos de atendimento no município com total envolvimento da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Coordef).

Continuar lendo

Carlos Moraes elogia o organização da Festa do Trabalhador em Japeri

A Festa do Trabalhador de Japeri foi sucesso de público e crítica. O ambiente familiar e de paz foi um dos pontos elogiados pela população, além da organização e das atrações, que contou com shows de Gustavo Lins, Mc Duduzinho, entre outros artistas. A festa aconteceu nos dias 27 e 28, em dois locais diferentes, para melhor acesso do público.

Continuar lendo

Cedae promete solucionar definitivamente o grave problema da falta d’água em Japeri

O presidente da Cedae, Jorge Briard,  disse que vai resolver definitivamente o problema da falta de abastecimento de água em Japeri, até outubro de 2019. A boa notícia foi dada ao prefeito da cidade, Carlos Moraes, na manhã de sexta-feira (18), durante reunião na sede da Prefeitura. Autoridades da cidade e parte da equipe técnica da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro participaram do encontro.

Continuar lendo

Feira Literária de Japeri faz encerramento com chave de ouro

Frequentadores da Feira Literária de Japeri (FLIJ) 2018 consideraram a segunda edição mais um grande sucesso. O evento foi realizado em dois dias, em locais diferentes, para melhor acesso do público. Nesta sexta-feira, 27, as atividades aconteceram na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira. O público contou com apresentações culturais dos alunos das escolas municipais, encontros com autores, rodas de leitura, contação de história, venda de livros a preços populares, entre outras atividades.

Continuar lendo

Prefeitura De Japeri Realiza O Sorteio De Vagas Em Pontos Fixos Para Mototaxistas

A prefeitura de Japeri realizou nesta sexta-feira, 6 de abril, mais uma etapa para a regulamentação da atividade de mototaxista. Agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública realizaram o sorteio das 287 vagas para os pontos fixos na cidade. O encontro aconteceu no pátio da Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge.

De acordo com o prefeito Carlos Moraes e o secretário da pasta, Cláudio Russo, Japeri é o primeiro município do Brasil a cumprir a regulamentação da atividade de mototaxista.

“Estamos aqui para ajudar estes trabalhadores a continuar a exercer a atividade com dignidade. Ao mesmo tempo em que vamos disciplinar a atividade, daremos também melhor ordenamento para a cidade. Estamos trabalhando para o crescimento de Japeri”, destacou Carlos Moraes.

Continuar lendo

Atletas de Japeri disputam vagas nas equipes de base do Flamengo

Seiscentos alunos-atletas de Japeri, entre 9 e 15 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão avaliados tecnicamente, no feriado de 21 de abril, pelo Flamengo, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. O objetivo é descobrir novos talentos que, se aprovados, poderão, em breve, fazer parte da divisão de base do clube carioca.

         Coordenador de Educação Física da Semed, Carlos Henrique Barcellos disse que participam do projeto alunos da rede de ensino do município e atletas de escolinhas de futebol do município.

Continuar lendo

Japeri participa dos Jogos da Baixada Com 400 atletas em sete modalidades

A delegação da cidade de Japeri foi uma das atrações na abertura, neste domingo (25), na Vila Olímpica de Duque de Caxias, da 21ª edição dos Jogos da Baixada.

         Considerado o maior evento sócioesportivo da região, sob a chancela do Grupo O DIA de comunicação, os Jogos da Baixada, envolve 13 municípios e cerca de 3 mil atletas nas categorias sub 14 e sub 17.

A cerimônia foi aberta pelo diretor presidente do Grupo O DIA de comunicação, Marcos Salles, para quem os Jogos da Baixada colaboram com o desenvolvimento social da região e com a integração dos municípios. “Permite que os prefeitos se aproximem e possam fomentar, juntos, outras atividades relacionadas ao esporte e à saúde”, afirmou.

Continuar lendo

CAPS JAPERI FAZ CONFRATERNIZAÇÃO PARA FESTEJAR ANIVERSÁRIO DE PACIENTES

Foi uma festa de confraternização, com direito a bolo, salgadinho e refrigerantes para comemorar o aniversário de dois dos sete moradores -Vicente, 60 anos, e Esmeralda, 65 – das Casas Terapêuticas administradas pelo Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) de Japeri.

O projeto, retomado pelo governo do prefeito Carlos Moraes, presta serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. A unidade atende atualmente a 560 pacientes.

O diretor do CAPS Japeri, o enfermeiro Jânio Cavalcante Ribeiro, explicou que o CAPS é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.

“O CAPS foi a maior descoberta dos últimos tempos na área da saúde (voltada para pacientes com transtorno mental)”, disse o diretor, que lembrou ter presenciado no passado maus tratos a pacientes, que eram laçados e colocados em camisa de força. “Hoje, eu vejo pessoas daquela época sendo agora tratadas como cidadãs, com humanidade, carinho e respeito. É uma medicina avançada”, afirmou.

O Centro de Atenção Psicosocial de Japeri oferece atendimento interdisciplinar, com apoio de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras, entre outros agentes de apoio.

O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.

         Coordenadora do Programa de Saúde Mental, Leila Regina da Silva, disse que as oficinas terapêuticas funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

         “O prédio está em fase de reforma para que possamos incrementar o atendimento. “Quando o governo atual assumiu, isso aqui estava totalmente deteriorado, sem condições de trabalho, horrível, com as salas mofadas”, lembrou, frisando que a prefeitura também realizou melhorias nas duas casas terapêuticas que funcionam na Rua Ibatinga. 

Continuar lendo

​Japeri terá caminhão de serviços à disposição dos moradores

Um caminhão cheio de serviços de saúde vai estacionar na Praça Olavo Bilac, em Engenheiro Pedreira, no dias 23 e 24 de março. No local serão oferecidos, gratuitamente, exames de mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma, raio x, ultrassonografia e muito mais. O atendimento será das 9h às 16h.  

Continuar lendo

Carlos Moraes diz que não abre mão da regulamentação de mototaxista em Japeri

O prefeito Carlos Moraes disse nesta terça-feira (6) que não abre mão da regulamentação da atividade de mototaxista, já em vigor desde novembro, em Japeri, através do decreto 2507/2017 determinado pela Lei Federal 12.009/2009. Segundo ele, o objetivo é disciplinar a atividade e dar ordenamento para a cidade crescer e se desenvolver.

Continuar lendo

Japeri espera ganhar ônibus do Hemorio

“Doar sangue é salvar vidas”. Assim definiu o secretário municipal de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves, sobre a solidariedade de moradores da cidade ao doarem sangue nesta quinta-feira (01/03), durante a presença do Hemorio, que teve uma estrutura montada na Escola Municipal Ary Schiavo, no Centro de Japeri. Ainda segundo o secretário, a cidade deve ganhar a presença de um ônibus do Hemorio na Praça de Engenheiro Pedreira, por pelo menos uma vez no mês. O pedido já foi feito.

Continuar lendo