Mageense Futebol Clube comemora 100 anos

Um dos mais antigos clubes da cidade completou 100 anos em plena forma. O tradicional Mageense comemorou com uma programação intensa, encerrando com o que tem de melhor: festa e futebol.

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

REUNIÃO AO SABOR DOS ORGÂNICOS MAGEENSES

Pensando na comunidade agrícola de Magé, o Cepta (Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia) reuniu técnicos da Secretaria de Agricultura Sustentável e de Governo com os secretários dessas pastas municipais para discutir as políticas públicas e suporte aos agricultores familiares da cidade.

Continuar lendo
35 Acessos
0 comentários

SANTO ALEIXO SEDIA ETAPA DA COPA MXF RIO

O domingo foi de muita aventura na 7ª etapa da Copa MXF - Vale do Café, o campeonato de motocross que percorre o sul do estado do Rio. Realizada em Santo Aleixo, a fase foi batizada de Paraíso Verde.

Jovens de Magé têm acesso à cultura, entretenimento e viagens

A parceria da Prefeitura de Magé com a Secretaria Nacional de Juventude lança o ID Jovem,  carteirinha virtual que oferece aos jovens o acesso aos descontos de meia-entrada em eventos e transporte coletivo interestadual.

Continuar lendo
40 Acessos
0 comentários

PREFEITURA DE MAGÉ REALIZA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA CALÇADA ACESSÍVEL

Começou hoje (30), a segunda fase do programa "Calçada Acessível", que está capacitando técnicos da prefeitura sobre a vivência e a percepção de barreiras urbanas e arquitetônicas encontradas por pessoas com deficiência. O projeto de mobilidade urbana é uma parceria entre a Prefeitura, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

CRAS na comunidade de Mauá atende mais de 200 pessoas

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Assistência Social realizou mais uma ação por meio do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS. Mais de 200 moradores de Mauá e proximidades participaram das atividades oferecidas ao longo do dia como apresentação de dança, corte de cabelos e oficinas. O CRAS na Comunidade é um projeto que está em desenvolvimento em todas a unidades do Cras do município e tem como objetivo levar os serviços oferecidos para a população que tem mais dificuldade de acesso.
Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

MAGÉ ENTRA NO ROTEIRO TURÍSTICO DO RIO DE JANEIRO

Na última quarta-feira (23), o Prefeito Rafael Tubarão e o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Terceira Idade, Wagner Rosa e toda equipe da pasta participaram do evento anual “Dia do Guia Jonosake”, promovido pelo Sitio Jonosake, em Itaguaí. Além das atividades comemorativas, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – SETUR realizou o lançamento oficial da denominação turística Baixada Verde, que inclui Magé e outros municípios dentro do roteiro turístico do Estado.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

PRODUTORES RURAIS DE MAGÉ GANHAM SELO DE PARTICIPAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Nesta quarta-feira (23), o município de Magé participou do evento de abertura do plano safra 2017/2018 e a entrega do certificado do SIPAF (Selo de Participação da Agricultura Familiar) aos produtores da agricultura familiar de Magé.

Continuar lendo
51 Acessos
0 comentários

Associação de Futsal do Rio de Janeiro realiza campeonato em Magé

Neste domingo (21), a Associação de Futsal do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, promoveu o Campeonato Intermunicipal de Futsal. Municípios como Macaé, Cabo Frio, Nova Iguaçu, Niterói, Mesquita e Rio de Janeiro foram representados nos jogos.

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

Magé faz parceria para reforçar produção de rãs e peixes

A Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável pensando estratégias para impulsionar e promover a ranicultura e a piscicultura de Magé, promoveu o  encontro nesta sexta-feira (18) entre os produtores desse ramo e a equipe técnica da pasta municipal.
Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Inscrições abertas para vestibular do Polo da UCP em Magé

O polo da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em Magé, já é realidade.  Estão abertas as inscrições para o vestibular que será no dia 26 de agosto, na Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella às 9h.

Os interessados podem se inscrever através do site vestibular.ucp.br e optar pelos cursos de Administração, Licenciatura em História, Bacharelado em Marketing e Licenciatura em Pedagogia.

“Em menos de um ano do convênio firmado com a universidade, estamos ampliando a oferta de Ensino Superior em nosso município. O polo da UCP é um marco para Magé, que tem um grande público em idade estudantil e que muitas vezes precisa dispensar oportunidades porque é preciso sair da cidade em busca do diploma universitário”, analisa o prefeito Rafael Tubarão que firmou o convênio em novembro de 2016.

O polo vai funcionar a partir de setembro, na modalidade EAD (ensino à distância). Segundo informações da instituição, essa é a forma de ensino que mais cresce no Brasil. Para ser viabilizada é necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Os cursos EAD da UCP são oferecidos em estrutura ​m​odular e estão inseridos nesta proposta de inovação e criatividade, com utilização da plataforma Moodle. O sistema permite trabalhar com imagens, textos, sites, vídeos e, também, recursos interativos como fóruns de discussão e chats. Além das tutorias online, o aluno poderá participar de tutorias presenciais que acontecerão no novo polo da universidade em Magé.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Magé participa de reunião com a comissão permanente de Segurança Pública da Alerj

Marciano Pires, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Transportes de Magé, participou no dia 8 de agosto, da comissão permanente de segurança pública da ALERJ. A reunião discutiu os principais aspectos de segurança do Arco Metropolitano.

O Arco Metropolitano é uma das rodovias que corta o município de Magé. A fim de garantir a efetiva colaboração na prestação de serviços de competência municipal, a prefeitura faz monitoramento dos acessos, controle do uso do solo nos entornos e melhoria da segurança no entorno do município. "São muitos assaltos. Por isso a prefeitura está buscando essa parceria com a comissão permanente de segurança pública da ALERJ", explica Marciano.

A comissão é formada pela delegada Marta Rocha e os deputados Zito e Luis Martins. No evento, os deputados Dica, Geraldo Moreira e Zaqueu Teixeira também estavam presentes.

Continuar lendo
47 Acessos
0 comentários

Quem planta, colhe

Alunos da creche em Rio do Ouro retornam ao Cepta para colheita da Horta Escolar

Há pouco mais de um mês, a turminha da Creche Reneé Pinto Barja recheou a horta escolar do Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia - Cepta com mudinhas de alface, repolho e cebolinha. Nesta quinta-feira (10), elas retornaram para fazer a colheita e levar para a escola o resultado do plantio.

“Hoje, vamos levar para a merenda o que plantamos. A próxima horta será agora na nossa creche”, disse animada a diretora Paloma Rocha. Os pais também vieram acompanhar e ajudar os pequenos na colheita. O engenheiro Mauro César da Silva Araújo, que veio de São Paulo há seis meses para viver na região agrícola de Magé, ficou encantado com o Cepta:

-- Foi uma experiência muito boa vir aqui, eu não sabia que tinha esse espaço tão bom aqui. Uma atividade como essa agrega muito para nossos filhos, tanto pelo contato com a natureza quanto pelo ensinamento dos valores da agricultura, elogia ele que é pai do aluno Brayan Araújo, de 3 anos.

As hortaliças e tempero colhidos da horta são orgânicos, ou seja, foram cultivados sem o uso de agrotóxicos; uma das práticas que norteiam as atividades do Cepta, segundo o engenheiro agrônomo Michael Santiago. “Aqui nós respeitamos os padrões da natureza. Não usamos nem um tipo de agrotóxico, nosso adubo tem farinha de ossos, cama de frango, um método que usa o próprio mato como cobertura morta para manter a terra úmida e favorecer o crescimento da planta”, explica.

Segundo o secretário de Agricultura Sustentável, Miro Amorim, que acompanhou a colheita, destacou que o projeto Escola no Campo “busca chamar a atenção para os riscos do consumo de alimentos cultivados com o uso de agrotóxicos, para a promoção da agroecologia e dos alimentos orgânicos”. Toda semana, turmas das escolas municipais participam do Dia de Campo e aprendem sobre as práticas e a tradição agrícola durante a visita no Cepta.

Continuar lendo
67 Acessos
0 comentários

Em Magé, quinto distrito ganha unidade de apoio ao idoso em setembro

Com o novo modelo de gestão implantado pela secretaria de Saúde, a secretária Carine Tavares concluiu a segunda etapa do encontro com os representantes da comunidade ocorrida no dia 3 de julho, realizando, quinta-feira (10), a segunda reunião para implantar ações que atendessem as necessidades dos moradores locais.

Na ocasião, foi exposto todo o estudo realizado pela equipe técnica e decidido que a partir da segunda quinzena de setembro, os moradores do 5º distrito ganharão o centro de especialidades de atendimento ao idoso, unidade de apoio, que conta com uma equipe multiprofissional para atendimento especializado.

“Depois de estudarmos muito a população dessa região, chegamos a conclusão que nós temos um grande número de idosos e optamos por criar o centro de especialidade de atendimento ao idoso”, explicou a secretária de saúde Carine Tavares.

No encontro, Cassandra Soares, coordenadora da atenção básica, enfatizou que a Secretaria de Saúde está estruturando um serviço diferenciado e humanizado para os idosos. "Contaremos com uma equipe multiprofissional para acolher, direcionar e desenvolver atividades preventivas. Dentre elas: atividades físicas, atendimento psicológico e social, distribuição e entrega de medicação para pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos, por exemplo", complementa. Vale ressaltar que não é uma unidade de saúde da família e sim uma unidade de apoio para facilitar o acesso da comunidade.

Outra proposta apresentada pela Secretaria de Saúde foi a horta comunitária. A ideia é fazer oficinas de aproveitamento dos alimentos, atividades educativas e educação nutricional para os idosos. A horta terá apoio da Secretaria de Agricultura Sustentável para ajudar com os insumos, capacitação e orientação técnica no plantio. Cassandra Soares afirma que "é um projeto piloto e a ideia é expandir para outras unidades de saúde".

Maria de Fátima Peçanha moradora de Mauá esteve presente na reunião e disse que "não foi uma conquista política e sim da comunidade. A secretária de saúde nos atendeu e nos sentimos acolhidos. A maioria da população é de idosos e pessoas que precisam desse apoio". “Estamos felizes, porque teremos o que a população merece: saúde”, acrescenta a moradora.

 

Continuar lendo
71 Acessos
0 comentários

Direito do consumidor é tema de palestra na OAB Magé

A convite da OAB Magé e da Escola Superior de Advocacia (ESA), a equipe do Procon de Magé realizou nesta segunda-feira (7) uma apresentação sobre o trabalho que realiza no município, na área de Direito do Consumidor.

“No encontro falamos sobre direito do consumidor, a criação e importância do Procon Magé, suas atribuições, competências, esclarecendo a aplicação de algumas leis com maior incidência no município de Magé, como: a lei da fila bancária, lei da taxa de prova, lei do peso das mochilas, lei do limite de cartão, por exemplo”, explica o diretor do Procon Magé, João Roberto Marques.

A palestra também incluiu uma aula de processo administrativo no âmbito do Procon, para fortalecer os laços com os advogados que podem e devem exercer a sua profissão na via administrativa junto ao órgão, bem como serem fiscalizadores da relação de consumo no município de Magé.

O Procon já atendeu cerca de 2.400 pessoas na cidade neste ano, uma média de 335 atendimentos por mês. Quem precisa ter mais informações sobre seus direitos como consumidor em Magé, pode procurar um dos três polos, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h:


Sede: Terminal Rodoviário de Piabetá – Av. Santos Dumont, s/nº – Piabetá
(21)2650-9238

Núcleo 1: Av. Simão da Motta, 833 (térreo) ao lado da Igreja Batista – Centro, Magé.
(21)3655-7938

Núcleo 2: Centro Administrativo – Avenida Othon Linch Bezerra de Mello, 329, Santo Aleixo.

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Especialistas da educação participam de encontro para aprimoramento das práticas pedagógicas

Na última terça-feira (8), a Secretaria de Educação e Cultura realizou, na Escola Municipal Profª Ophélia Ribeiro Martins, o encontro "Ressignificando algumas práticas pedagógicas no contexto escolar". Com o objetivo trazer novos significados para as práticas didáticas utilizadas, os especialistas da educação puderam trocar experiências e ainda elaboraram estratégias para a realização das tarefas com os alunos.

O encontro acontece bimestralmente para que as práticas utilizadas possam ser analisadas de forma mais eficaz. "No início do ano, apresentamos as propostas do trabalho. Em seguida, são realizadas reuniões para o aprimoramento da prática educacional nas escolas e, no final do ano, fazemos um encontro geral para a avaliação dos resultados alcançados", explicou Fernanda Daniele Bastos, coordenadora de apoio ao especialista em educação.

Participaram do evento, todos especialistas em educação que atuam diretamente nas unidades escolares da rede, desenvolvendo um trabalho de acompanhamento junto aos professores e alunos. "A realização desses encontros é muito importante, pois apresenta práticas positivas e propostas inovadoras que vão ajudar no bom desempenho nas atividades desses profissionais", falou Veluma Luciane Silva, coordenadora de apoio ao especialista em educação.

 

Continuar lendo
59 Acessos
0 comentários

Defesa Civil de Magé realiza encontro sobre NUPDECs

A reunião aberta para a comunidade aconteceu no Centro Administrativo de Santo Aleixo

Moradores das comunidades do segundo distrito participaram nesta terça-feira (8), do encontro de mobilização para implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil, os Nupdecs, no Centro Administrativo de Santo Aleixo.

Realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a reunião busca mobilizar os cidadãos sobre o trabalho preventivo na ocorrência de desastres naturais, como chuvas e deslizamentos. “Esta é a primeira reunião para a implantação do núcleo aqui no distrito, apresentamos o projeto para a comunidade”, explica Rogério Rodrigues, coordenador de projetos da secretaria.

Preparando o município para o período de chuvas, os agentes da Defesa Civil também iniciaram o cadastramento dos moradores de áreas de risco. Nas últimas semanas, 44 voluntários passaram por treinamento no curso promovido pela secretaria municipal. Eles vão atuar no Nupdec que será implantado no sexto distrito. O projeto vai se estender aos outros distritos de Magé.

Continuar lendo
66 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Magé fornece informações para a população sobre mudança do sinal da Tv digital

Magé se prepara para o dia 25 de outubro, quando será desligado o sinal de tv analógico em 19 municípios da região. Nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) foram instalados os Pontos de Aconselhamento da empresa Seja Digital, responsável pela divulgação de todas as orientações a respeito dessa mudança.

São oito polos de atendimento que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Lá os beneficiários dos programas sociais do governo federal poderão fazer o agendamento e ter informações sobre como retirar gratuitamente o kit com conversor digital e antena para obter um sinal com melhor qualidade de imagem e som, com recursos como a audiodescrição, importantes ferramentas de inclusão para pessoas com necessidades especiais.

Além dos Pontos de Aconselhamento, toda a população pode se informar sobre todos os detalhes através do telefone 147 e pelo site sejadigital.com.br. Para saber sobre os kits gratuitos, basta informar o número do NIS.

Confira o endereço dos oitos CRAS, onde estão funcionando os Pontos de Aconselhamento:

- CRAS Magé I
Travessa Airton Inácio da Silveira, s/nº - Vila Nova

- CRAS Magé II
Avenida Sebastião R. de Souza, 144 - Barbuda

- CRAS Santo Aleixo I
Av.Othon Linch Bezerra de Melo, s/nº - Santo Aleixo

- CRAS Suruí I
Rua José Zarzur, 142 - Suruí

- CRAS Guia de Pacobaíba I
Rua 59, s/nº - Jardim da Paz, Mauá

- CRAS Vila Inhomirim I
Av. Caioaba, s/nº - Centro, Piabetá

- CRAS Vila Inhomirim II
Rua Francisca Gomes, 60 - Fragoso

- CRAS Vila Inhomirim III
Rua Santa Cecília, 90 - Parque Caçula

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Sinal analógico de Tv termina em 25/10 em Magé

A partir do dia 25 de outubro, Magé e outros 18 municípios do Rio terão o sinal de TV analógico desligado e só funcionarão os televisores com antena digital ou kit com conversor e antena.

Para facilitar o acesso dos mageenses às informações sobre essa mudança, o prefeito Rafael Tubarão assinou nesta terça-feira (1) o convênio firmado entre a Prefeitura de Magé e a empresa Seja Digital, responsável por todo esse processo.

“Essa parceria é muito importante para Magé para que seja um processo de inclusão de toda a comunidade com orientação sobre a mudança do sinal de tv. Contamos com as ações em nossas escolas, espaços públicos e nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)”, afirma o prefeito Rafael Tubarão.

O vice-prefeito Vandro Família e as secretárias de Educação e Cultura, Álison Brandão, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Bianca Vasconcellos, participaram da assinatura do termo. “Todos os nossos oito CRAS já têm o Ponto de Aconselhamento, estamos ajustando um calendário para que as ações da Seja Digital levem informações e orientem a população mageense”, reforça Bianca.

Mais de 36 mil pessoas de Magé que são beneficiárias dos programas sociais do governo federal também receberão os kits com conversor e antena digital, que serão distribuídos gratuitamente. “A população já pode consultar se tem direito ao kit gratuito. Basta acessar o site sejadigital.com.br ou ligar para a central telefônica gratuita 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. No site, as famílias fazem também o agendamento, escolhendo o dia e local para retirada dos equipamentos. O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda a população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de som e imagem semelhante à de cinema, gratuitamente. Não queremos deixar ninguém para trás”, explica a gerente regional da Seja Digital no Rio de Janeiro, Vivian Bilhim que apresentou o projeto com a coordenadora da entidade, Mônica Miranda.

 

Continuar lendo
66 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Magé renova carta de intenção com a Firjan e ABCP sobre o programa de acessibilidade

Em uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Magé renovou nesta terça (1), a carta de intenção do Programa Calçada Acessível, que tem o objetivo de estruturar e realizar procedimentos em parceria com o poder público para melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade.

Com a renovação da carta de intenção, o programa continuará na cidade até 2019. A próxima etapa será o Workshop participativo, que é fase onde os técnicos utilizam cadeiras de rodas e se passam por deficientes visuais. O intuito desta etapa é entender a situação das pessoas que estão em desvantagem no espaço urbano e as prerrogativas.

Durante a reunião, o assunto discutido foi a importância da acessibilidade e os benefícios que ela traz para o município. Luiz Gustavo, arquiteto e gerente regional da ABCP explicou que o Programa Calçada Acessível vai estimular o turismo, a mobilidade a pé e isso melhora a condição do comércio externo, porque quando você tem uma calçada mais acessível as pessoas consomem mais e ficam mais a vontade naquele espaço. O Prefeito Rafael Tubarão esclareceu que ele está como chefe do executivo municipal, mas que ele será morador de Magé para o resto da vida e a população merece uma cidade acessível.

O programa conta com a participação de 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, através das representações regionais da FIRJAN. O Município de Magé faz parte da Área II Baixa Fluminense que engloba outros municípios como: Duque de Caxias, Guapimirim, Teresópolis, São João de Meriti e Belford Roxo.

Continuar lendo
63 Acessos
0 comentários