CÂMARA METROPOLITANA APRESENTA PROPOSTA DE PLANO DIRETOR REGIONAL EM MAGÉ

Nesta terça-feira (28), o prefeito Rafael Tubarão, o vice-prefeito Vandro Família, secretários e técnicos municipais foram recebidos no auditório da OAB Magé para a apresentação da proposta do Plano Diretor regional, realizada pela Câmara Metropolitana do Rio do Janeiro.



“Esse é um debate de grande importância para nossa região e complementa os projetos que temos aqui em Magé e fazem parte do nosso Plano Diretor. Outro ponto importante é levantar o potencial da nossa região metropolitana, fazendo com que a população que vive aqui, tenha condições de transporte, trabalho e moradia próximos. Agradeço por esse interesse da câmara metropolitana em incluir Magé nesse projeto”, enfatizou o prefeito Rafael Tubarão.

Vicente Loureiro, diretor da Câmara Metropolitana, destacou que “o projeto é elaborar um Plano Diretor para a região ouvindo a sociedade e as prefeituras para um desenvolvimento harmônico de oportunidades. Criar condições para que as cidades dessa região gerem receita, e tenham condições de atender as necessidades da população com serviços de saúde, transporte, habitação e educação, por exemplo. Precisamos romper com o modelo atual”.

De acordo com o estudo apresentado, metade das viagens de quem vive na Região Metropolitana é por motivo de saúde e de educação porque 85% dos leitos hospitalares estão na cidade do Rio, 75% da população vive na metrópole e quase 3/4 do emprego também estão fora da região. Com isso, a proposta é que a metrópole seja polinuclear, com polos de todos os setores por toda a região, promovendo o desenvolvimento equilibrado. A proposta também contém o projeto Baía Reinventada, com a valorização da orla e construção do Píer do Imperador, onde fica a estação Guia de Pacobaíba. E Magé é considerado um município de grande importância para a região por ter o maior acervo de patrimônio

tombado e histórico, e sua expressiva qualidade de unidades de conservação ambiental. Já o envelhecimento da população é um dos principais desafios:

-- Nossa população está envelhecendo e daqui a um tempo, teremos que investir mais em áreas de convivência, centros de cuidados para a terceira idade e menos em creches. O urbanismo contemporâneo é fundamental para a qualidade de vida, disse Loureiro.

Participaram também do encontro o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcos Peçanha (Sabiá); o secretário de Indústria e Comércio, Mauro Gomes; o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Gilmar Correa; o secretário de Obras, Alessandro Pacheco; o secretário de Ordem Pública, Almir Mathias; o procurador-geral do município, Paulo Pinto de Mello; o diretor de Transporte, Marciano Pires; e João Roberto Marques, diretor do Procon.

 
Justiça Federal do DF suspende propagandas sobre r...
Governador indica Rodrigo Melo do Nascimento à vag...