Conselheiros escolares de Magé são capacitados pelo MEC

Pais, alunos e profissionais da rede municipal de ensino de Magé, que fazem parte do Conselho Escolar, participaram da capacitação oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), através da parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.

“A capacitação dos conselheiros tem muito a agregar para a Educação porque o nosso objetivo é a qualificação dessa participação. Não basta ter só a boa vontade, não basta querer estar fazendo, é preciso entender a participação como um ato político. Entender de qual maneira se pode contribuir, quais são as atribuições do Conselho Escolar, ao que ele atende. Que ele não é somente um órgão fiscalizador, que ele também pode dar conta do aspecto pedagógico e administrativo” explica a articuladora dos conselhos municipais e escolares de Magé, Alba Valéria Baensi, que também é coordenadora estadual do GAFCE, o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Os encontros foram divididos em duas fases: aulas presenciais e on-line, todas realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Segundo dados do órgão, a representatividade de Magé é notável, pois as turmas da cidade são quase 20% do total do estado do Rio de Janeiro. E todos serão certificados pelo Ministério da Educação. São mais 1,5 mil conselheiros e a luta atual é para que todos sejam capacitados. Para isso, novas turmas serão formadas em 2018.

“Tivemos a participação de todos os segmentos nas turmas: aluno, professor, funcionário, pais de alunos e diretores fazendo o curso e buscando se qualificar.  Quando o conselheiro tem essa dimensão do seu papel, ele sai de lá com esse conceito reconfigurado no próprio olhar e vai colocar isso em prática na sua escola. Ainda estamos longe de atingir a totalidade, essa é a oitava turma. Magé é um município pioneiro e somos um dos primeiros do país a fazer essa parceria com o MEC. Em 2018, teremos mais turmas e o nosso foco maior é realmente qualificar essa participação, para melhorar a gestão democrática”, finaliza a articuladora.

 

Semifinal do Mundial: tudo o que você precisa sabe...
PT encomenda pesquisas sobre eleitor de Bolsonaro