Mesa redonda marca terceiro dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Uma mesa redonda com o tema “Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva: Uma Relação Necessária” marcou o terceiro dia de atividades pela Semana Municipal de Educação Especial de Mesquita. O encontro que reuniu professores da rede e de municípios vizinhos foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto, no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva.
 
O tema foi abordado pelas professoras, Patrícia Cardoso, doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carla de Paiva, educadora nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, e Luana Queiroz, que leciona no Colégio Pedro II. O objetivo da atividade foi abordar a relação do currículo e as práticas em sala de aula, mostrando a possibilidade para os professores no atendimento dos alunos com deficiência.
 
 
 
As diretoras de Educação Especial e Educação Infantil da Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED), Ilzani Santos e Ludmila Fernandes, respectivamente, abriram o evento. “Esse é um dia muito especial, pois trazemos a proposta de discutir publicamente a Educação Especial na cidade. Queremos fazer desse evento um marco. Precisamos ampliar o diálogo, assim, contribuímos com a nossa formação e crescimento. A Educação Especial não deve ser exclusiva de um segmento, mas precisa ser pensada desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Ilzani Santos.
 
Amanhã (24), oficinas serão realizadas por professores da rede nos nas escolas Professor Marcos Gil (manhã, tarde e noite), Rotariano Arthur Silva e Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, durante a manhã e tarde. O encerramento da Semana Municipal de Educação Especial será na sexta, dia 25, com uma mostra cultural na Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, às 13h, que fica na Rua Carlos Frahia, nº 101, no Cosmorama.
Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Estudantes realizam apresentação musical no Centro Cultural de Mesquita

No próximo dia 25 de agosto (segunda-feira), com realização da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), o Centro Cultural Mister Watkins em Mesquita, recebe uma apresentação musical do duo “Poetas Discentes”.

Formado pelas jovens poetisas Lavínia Andrade, de 16 anos, e Victória Motta, 15, que se conheceram durante as aulas no CIEP Nelson Ramos, em Mesquita, a dupla se apresenta pela primeira vez em um show com duração de uma hora, no Centro Cultural, em um espetáculo onde prometem canções autorais e covers de novos sucessos da MPB.

O show está marcado para às 19h, na Rua Armando Teixeira, nº 57, Centro de Mesquita, com entrada franca. A classificação é livre para todos os públicos. 

Continuar lendo
53 Acessos
0 comentários

Mesquita teve manhã de combate à violência contra as mulheres

O governo de Mesquita realizou uma ação no Centro da cidade para demonstrar à população a importância dos 11 anos de Lei Maria da Penha, comemorados no último dia 7. Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) surpreendeu motoristas que passavam pela Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da esquina com a Rua Ônix, com uma mensagem de combate à violência contra a mulher.

“Estávamos com adesivos para colarmos nos carros das pessoas que autorizassem e ficamos muito felizes porque os mesquitenses permitiram essa abordagem e, agora, 500 veículos estão circulando pelas ruas com a nossa mensagem. Além disso, não só mulheres, mas diversos homens tiraram dúvidas sobre o que diz a lei”, comemora Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita, que participou do grupo que colou os 500 adesivos.

A ação foi promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, que faz parte da SEMAS e resultou ainda na distribuição de 2 mil panfletos, 550 cartilhas com a lei e 500 camisinhas femininas. Quando o sinal do cruzamento estava fechado, uma faixa com três metros de comprimento era aberta, chamando a atenção dos pedestres e condutores para a ação e os 11 anos da Lei Maria da Penha.

“Essa lei gerou equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher. Então, queríamos evidenciar essa data com uma ação que mostrasse a importância da lei, mas também nos colocasse em contato direto com a população. E, para isso, nada melhor do que ir às ruas. Não estamos falando de uma lei puramente punitiva, ela tem um caráter educativo muito forte. E o melhor meio de combater a violência é a informação”, avalia Patrícia Xavier, coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita.

É importante lembrar que Mesquita conta com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, que funciona na Rua Paraná 1, no segundo andar do Fórum de Mesquita, sala 210, a poucos metros da estação de trem Mesquita. O CEAM atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, sem qualquer distinção. O serviço é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada, formada por assistente social, advogada e psicóloga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h horas, sem necessidade de agendamento. 

Continuar lendo
49 Acessos
0 comentários

Mesquita convoca 2.187 idosos para inscrição no CadÚnico e evitar cancelamento do Benefício de Prestação Continuada

Secretaria de Assistência Social realiza evento para reunir idosos  e disponibilizar Número de Inscrição Social (NIS)

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza no próximo dia 26 de agosto uma grande ação voltada para a população acima dos 65 anos. O objetivo é convocar os idosos para inscrição no CadÚnico e evitar cancelamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor pago para idosos em situação de pobreza.

A atividade que terá início às 8h, na Dinâmica, contará ainda com um café da manhã, além de corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas, penteados, aulões de zumba e atividades funcionais. Serviços de saúde como aferição de pressão arterial e medição glicose também estarão disponíveis.

De acordo com a Secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, o objetivo é alcançar os 2.187 idosos que recebem o benefício na cidade. “Essa é uma questão de urgência. Esses idosos precisam fazer o cadastro até dezembro, do contrário, perderão o benefício e não terão mais como se sustentar. Não haverá uma segunda chance. Por isso, também estamos enviando cartas para as residências e divulgando o evento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nas escolas do município, igrejas e bancos”, afirma.

Aproveitando a ação, a Secretaria de Transporte e Trânsito realizará no evento a emissão do cartão de estacionamento para idosos que possuem habilitação e carro. É preciso levar carteira de identidade com foto e assinatura, que conste o número do CPF do idoso, o documento original do veículo, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cópia do comprovante de residência atualizado do município. “É fundamental que o idoso, acima de 60 anos, seja habilitado e morador de Mesquita. Ele sendo o condutor, sairá da ação já com o cartão, com validade em todo território nacional, podendo fazer uso das vagas públicas”, explica Fernando Gonzalez, secretário de Transporte e Trânsito de Mesquita.

O prédio da Dinâmica fica localizado na Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho. É preciso levar toda documentação original como identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do benefício. Em Mesquita, o BPC atrai uma receita anual de aproximadamente R$ 24 milhões. 

Continuar lendo
131 Acessos
0 comentários

Mesquita participa de Encontro Estratégias Metropolitanas e Projetos Urbanos Multifuncionais

A Prefeitura de Mesquita participou nesta terça-feira, dia 8 de agosto, do Encontro de Estratégias Metropolitanas e Projetos Urbanos Multifuncionais. A atividade que aconteceu no Palácio Guanabara, foi desenvolvida pela Câmara Metropolitana do Estado. Representantes das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), Transporte e Transito (SETRANS) e de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMOSPDEC) participaram do workshop.

O evento teve como objetivo debater e aprofundar o desenvolvimento de Projetos multifuncionais, de acordo com as principais estratégias a serem incorporadas no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI).

O Secretário Municipal de Transporte e Transito Fernando Gonzalez, destaca a importância do encontro. “Foi muito bom darmos mais esse passo, especialmente  porque contamos com a interação dos demais municípios da região metropolitana, em especial da Baixada Fluminense. Estamos muito envolvidos com o PDUI, para assim, trazermos melhorias para Mesquita no quesito mobilidade”, destacou o secretário.

Fabiana Loiola, arquiteta da SEMMURB, acrescenta que dentro das estratégias metropolitana e potencialidades a ser desenvolvida indica-se o projeto “Mesquita Cidade Parque” como uma futura Cidade mais equilibrada ambientalmente, sendo uma opção moradia e de lazer para a região. No evento foram indicadas a melhoria de algumas vias, formando uma rede viária, entre os municípios da Baixada, para melhoria da mobilidade urbana e integração regional.

Continuar lendo
56 Acessos
0 comentários

Mesquita abre inscrição para curso gratuito de Agente de Defesa Civil Mirim

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMOSPDEC), abriu 50 vagas para o projeto de Agente de Defesa Civil Mirim. A atividade tem como objetivo capacitar jovens multiplicadores de 13 a 16 anos, que ajudarão a fortalecer ações preventivas junto à comunidade. As inscrições podem ser realizadas de 10 a 25 de agosto, com início das atividades previsto para o dia 2 de setembro.

As inscrições, assim como o processo seletivo, serão realizadas na base da Defesa Civil, no prédio da Dinâmica, que fica na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho. Os interessados devem levar identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3X4, declaração escolar pra quem está matriculado na rede municipal de ensino e identidade do responsável. A ficha de inscrição deverá ser assinada pelo responsável do aluno.

O projeto será desenvolvido na Vila Olímpica de Edson Passos, localizada na Avenida Baronesa de Mesquita, s/nº. Além de aulas teóricas, serão desenvolvidas aulas práticas com os alunos. Entre as disciplinas oferecidas no curso estão “Primeiros Socorros”, “Percepção de Riscos”, “Combate a Incêndios”, “Acidentes Domésticos”, “Trânsito”, “Lei Seca”, “Meio Ambiente”, “Prevenção as Drogas” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, por exemplo.

A formatura está prevista para o dia 25 de novembro. O Projeto Agente de Defesa Civil Mirim de Mesquita foi criado em 2006 e já formou mais de 800 agentes na cidade. 

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Mesquita se mobiliza em comemoração ao Dia Nacional da Saúde

Ações foram realizadas na Praça Elizabeth Paixão e na policlínica municipal

A Coordenação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita realizaram nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, uma mobilização para festejar o Dia Nacional da Saúde, comemorado todo dia 5 de agosto.

A atividade teve início às 9h, na Praça Elizabeth Paixão com distribuição de preservativos masculinos e femininos, panfletos informativos sobre alimentação e dos programas de saúde desenvolvidos no município. Também foram passadas para a população mensagens sobre o Agosto Azul, onde é celebrado o mês do homem, dedicado à realização de ações que incentivam a promoção da Saúde do Homem.  O objetivo é estimular a mudança cultural para que homens procurem atendimento médico com frequência, antecipando a aparecimento de doenças graves.

A ação contou com a presença do vice-prefeito, Waltinho Paixão, que apoiou a ação. “Atividades como esta são importantes, pois vão de encontro com a população, que muitas vezes desconhece os serviços oferecidos pela prefeitura”, avalia.

Representantes dos setores da Área Técnica de Ações Contra a Violência (ATAV), amamentação, dengue, hanseníase, tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-AIDS), Promoção em Saúde, tabagismo, fisioterapia, e da Associação de Mulheres de Edson Passos (AMEPA), participaram da ação na praça até às 14h. Em seguida, o grupo realizou panfletagem na Policlínica Municipal. 

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Mesquita convoca beneficiários do Aluguel Social para recadastramento

A prefeitura de Mesquita, através de sua Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca os que se identificam ou se apresentam beneficiários do aluguel social do INEA para comparecerem, das 9h às 16h, até o dia 11 de agosto, para recadastramento. O processo é feito na própria sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Coelho da Rocha 1426, no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, no espaço onde funciona o CRAS Rocha Sobrinho. O não comparecimento poderá implicar em eventual cancelamento do beneficio. No total, 21 famílias estão cadastradas nessa situação. Os nomes dos convocados das famílias nesta situação são:

ALEXANDRA LOPES DA SILVA
ANA LUCIA SALES MIGUEL
ANA MARIA VIANNA
ARLETE FERREIRA
BRUNO DE OLIVEIRA SOUZA
CELIA DE LIMA RAIMUNDO
CRISTINA HELENA SILVA FERREIRA
EDNALDO VIANNA CABRAL
FABIANA PEREIRA DA SILVA
GEORGINA LURDES SILVA FERREIRA
LUIZA FEITOSA FERREIRA
MARIA DAS NEVES VELOSO
MARCIA DA SILVA BARROSO
MARILENE DA SILVA DE MENDONÇA
MARLY ALVES DA COSTA
PEDRO HENRIQUE DE ALMEIDA
ROSANA VIANNA CABRAL
ROSANGELA FERREIRA
ROSILAINE ALMEIDA DA SILVA
SIMONE PRISCILA FERREIRA
TIAGO LOPES FERREIRA 

Continuar lendo
51 Acessos
0 comentários

Mesquita promove o ID Jovem nos CRAS e no CREAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita (SEMAS), através de sua Coordenadoria Municipal de Juventude, promoverá nos cinco CRAS da cidade e no CREAS ações para alcançar o maior número possíveis de jovens para conscientizá-los sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, através da Lei 12.852 de 2013. A ideia é atingir famílias credenciadas em programas sociais e inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e auxiliar os jovens aptos a se inscreverem no Programa Identidade Jovem, lançado no município no último dia 13, no Centro Cultural Mister Watkins.

A agenda de ações começa na segunda-feira, dia 7 de agosto, às 10h e 14h, no CRAS Santa Terezinha. No dia 8, terça-feira, o local escolhido será o CRAS Chatuba, também às 10h e às 14h. Na quarta-feira, dia 9, às 14h, a ação estará no CRAS Rocha Sobrinho, enquanto o dia 10, quinta-feira, o público do CRAS Banco de Areia poderá conhecer melhor o ID Jovem às 14h. A ação volta no dia 14, segunda-feira, às 14h, no CREAS, em Rocha Sobrinho, e no dia 15, terça-feira, às 10h, no CRAS Juscelino.

O ID Jovem é um programa do governo federal, lançado em dezembro do ano passado em âmbito nacional, que oferece gratuidade na inscrição de concursos públicos estaduais e do ENEM, passagens grátis em ônibus interestaduais e meia-entrada em atividades de cultura, esporte e lazer para jovens entre 15 e 29 anos cujas famílias estejam inseridas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais.

O Brasil tem hoje cerca de 58 milhões de estudantes, sendo mais de 15 milhões aptos a emitirem suas carteirinhas do ID Jovem. Deste total, mais de 20% está concentrado no estado do Rio de Janeiro, com mais de 792 mil jovens inseridos no CadÚnico, com renda familiar abaixo de dois salários mínimos. Quem já tem um número de NIS pode se inscrever através do aplicativo de programa, a partir de um smartphone ou tablet, por exemplo, ou pelo site http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem.

Abaixo, seguem os endereços das unidades assistências de Mesquita que receberão a equipe da Coordenadoria Municipal de Juventude na iniciativa.

CRAS Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral 220.

CRAS Chatuba – Rua Magno de Carvalho 1302.

CREAS e CRAS Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 1.426.

CRAS Banco de Areia – Rua Bicuíba 48.

CRAS Juscelino – Avenida São Paulo 465. 

Continuar lendo
65 Acessos
0 comentários

Justiça suspende cassação de prefeito de Mesquita, na Baixada Fluminense

O Tribunal de Justiça do Rio suspendeu a cassação do mandato do prefeito de Mesquita, Baixada Fluminense, Jorge Miranda, que poderá reassumir o cargo a partir de amanhã (7). Ele havia sido afastado na terça-feira passada (1º).

Na sexta-feira passada, o juízo de primeira instância negou pedido de liminar para que a cassação do mandato fosse

Continuar lendo
94 Acessos
0 comentários

Mesquita registra mais de 6.600 atendimentos em ação social

Arraiá da Cidadania movimentou Rocha Sobrinho com tratamentos estéticos, atendimento odontológico, isenção para emissão de documentos e casamento e diversos outros serviços gratuitos

O governo de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu no último sábado, dia 29 de julho, o Arraiá da Cidadania. A ação social, realizada na sede da Dinâmica, em Rocha Sobrinho, começou às 9h30 e, até 15h, proporcionou à população o acesso a serviços públicos de assistência social, cultura, lazer, saúde e educação, entre diversas outras áreas.

“Todas as secretarias municipais se mobilizaram e, com isso, foi possível prestar um atendimento eficiente e bem diversificado para o público. Só de isenções para documentos e casamento somamos mais de 400 atendimentos”, comemora Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social de Mesquita, que contabilizou 6.626 atendimentos totais na ação.

Nilceia Maciel, moradora de Rocha Sobrinho, saiu de casa disposta a se cadastrar no Programa Bolsa Família. Mas, depois de conseguir o que queria, decidiu aproveitar para cuidar de sua beleza no evento, graças à parceria estabelecida com o Instituto de Beleza NYOÁ. “Passei, olhei que estavam cortando o cabelo e achei que valia a pena cuidar do meu”, contou ela, que também conferiu se sua família está entre as beneficiadas com o kit que será entregue pela Seja Digital, para evitar que aparelhos de televisão antigos não sejam inutilizados a partir de outubro, quando o sinal analógico deixará de ser disponibilizado em Mesquita.

 Entre os serviços oferecidos pela equipe da Secretaria de Saúde, chamou atenção o atendimento odontológico. “Fizemos limpezas, restaurações dentárias e extrações, incluindo sisos, além de aplicação de flúor e instruções de escovação para crianças e seus responsáveis”, explica Nelson Monteiro, coordenador de Saúde Bucal de Mesquita.

Orientações jurídicas e atendimentos psicossociais, do Programa Bolsa Família e do CadÚnico também estiveram disponíveis. A ocasião serviu também para que as secretarias municipais reforçassem com a população a agenda das atividades realizadas nos equipamentos da prefeitura. Na ação, por exemplo, foi possível realizar inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida e entregar currículos para serem inclusos no Balcão de Empregos. A equipe da Ouvidoria de Mesquita marcou presença.

“Nossa intenção agora é levar esse tipo de evento a outros bairros e espaços, como o próprio Paço Municipal e escolas. Precisamos alcançar toda a população e, para isso, já estamos planejando como serão as nossas próximas ações”, adianta Cristina Quaresma. 

 

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Mesquita oferece palestra sobre Saúde Mental

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na última segunda-feira, uma palestra sobre Saúde Mental.  A ação aconteceu na Policlínica de Mesquita, localizada na Avenida União, nº 676, em Santa Terezinha.

A coordenadora de Saúde Mental, Márcia Cristina Bezerra, encarregada pela ação, esclarece que a palestra é direcionada para a população em geral, onde foram abordados diversos temas sobre a questão da saúde mental, orientando e desmistificando sobre a doença, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de ansiedade, fobias, pânico alcoolismo, dependência química e o tabagismo.

“O objetivo é combater o estigma e o preconceito associados aos transtornos mentais, levando informação correta, atual e em linguagem acessível para toda sociedade. A intenção é articular com todas as secretarias para pensar na população que está na rua”, diz Márcia.

Na ocasião a subsecretária de Assistência Social, Érica Rangel, destacou a importância da palestra. ”A atividade foi muito positiva, embora temos ainda um grande desafio pela frente. Já temos uma equipe de abordagem de rua e um psiquiatra. Estamos construindo essa boa relação”, relata .

A palestra foi ministrada pelo diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Miriam Makeba, Rodrigo Pereira. “Esta é uma ótima iniciativa de reunir agentes da politica pública em função de quem mais precisa, que é a população. Aqui, abordamos vários aspectos da saúde mental, levando mais informação para quem realmente precisa. A prefeitura de Mesquita está desenvolvendo um excelente trabalho”, concluiu. 

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Mesquita entra no Centro Integrado de Comando e Controle da Seseg

Secretaria de Estado de Segurança doou 30 aparelhos radiotransmissores ao município

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita, Sergio Mendes, esteve na última segunda-feira, dia 31 de julho, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, para receber 30 aparelhos radiotransmissores. Com isso, o município de Mesquita passa a integrado ao CICC e ganha uma forma eficiente de comunicação não apenas entre os agentes da guarda municipal, mas também com a polícia militar.

“A nossa guarda não tinha nenhum meio de comunicação entre equipes e isso certamente favorecerá a segurança da cidade. E essa agilidade no contato com a polícia militar servirá tanto para solicitar apoio quando necessário quanto para passar informações que sejam do interesse da PM”, comemora o secretário Sergio Mendes.

Os radiotransmissores doados foram adquiridos e utilizados pela Seseg durante os Jogos Rio 2016. A rede é digital e os aparelhos são capazes de trafegar dados, além do monitoramento por GPS do posicionamento do efetivo que estiver em suas atividades portando o equipamento. Além dos grupos que cada prefeitura pode construir, os radiotransmissores formam grupos de comunicação de todas as forças que operam na rede, unindo as seguranças públicas de regiões próximas, como os municípios da Baixada Fluminense, por exemplo. 

Continuar lendo
65 Acessos
0 comentários

Jorge Miranda é afastado da Prefeitura de Mesquita

A Câmara de Vereadores de Mesquita afastou o prefeito Jorge Miranda (PSDB) do cargo na manhã desta terça-feira. Foram 9 votos a favor do afastamento, 2 contra e uma abstenção. A partir de agora, quem assume o cargo é o vice-prefeito, Waltinho Paixão (PROS). Apesar do afastamento, Miranda pode recorrer na Justiça comum para tentar voltar ao cargo.

Do lado de fora da Câmara, pessoas fazem uma manifestação a favor do prefeito, dizendo que a votação foi um golpe.

Todo o imbróglio começou em fevereiro quando Jorge Miranda fez um empréstimo de pouco mais de R$ 14 milhões para pagar os salários atrasados dos servidores municipais. A operação financeira, entretanto, foi feita sem autorização dos vereadores.

O empréstimo foi feito seguindo um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura, o MP e a Defensoria Pública. Na ação, os órgãos afirmam que a operação de empréstimo com o Instituto de Previdência, sem a autorização do Legislativo, não é comum, mas já foi utilizada, sendo, inclusive aceita pelo STF.

Mesmo com o respaldo judicial, os vereadores afirmam que o prefeito precisava do aval do Legislativo. Com isso, a Câmara instaurou uma Comissão Processante.

O empréstimo foi feito para quitar três meses de folha salarial e o 13º salário dos servidores concursados. Funcionários comissionados não foram contemplados.

 

 

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Mesquita inicia verificação de taxímetros esta semana

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Mesquita, através de uma parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), realizará a partir desta terça-feira, dia 1º de agosto, verificação periódica dos taxímetros usados na cidade. A vistoria será feita no prédio da Dinâmica, localizada na Avenida Coelho da Rocha, nº 1426, em Rocha Sobrinho, até o dia 11 de agosto, das 10h às 16h.

A medida tem como objetivo trazer maior comodidade aos taxistas de Mesquita. “Conseguimos essa parceria a fim de proporcionar maior rapidez aos permissionários, dispensando a necessidade do deslocamento até o bairro de Xerém, em Duque de Caxias, na Sede do IPEM”, ressaltou o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Fernando Gonzalez.

Os taxistas deverão retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 52,18 (cinquenta e dois reais e dezoito centavos) pela internet, através do site www.ipem.rj.gov.br. O pagamento deverá ser realizado com cinco dias de antecedência da vistoria e o agendamento será feito por data, turno e local de serviço, das 9h às 16h, no próprio site.

Também é preciso levar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2016 ou 2017, de acordo com o calendário do Detran; último Certificado do IPEM-RJ do exercício de 2016; Certificado de Segurança Veicular na validade, para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e taxa de Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada.

Os taxímetros que não foram verificados nos exercícios anteriores, estarão sujeitos à multa. Os veículos que já realizaram o serviço metrológico no IPEM-RJ durante o ano vigente não precisam passar novamente pela verificação, uma vez que já receberam o selo verificado com validade até 2018. 

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Mesquita capacita servidores sobre Caderneta de Saúde do Adolescente

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta sexta-feira, dia 28 de julho, uma capacitação para uso da Caderneta do Adolescente. A atividade aconteceu na Policlínica de Mesquita, localizada na Avenida União, 676, em Santa Terezinha.

A psicóloga Mônica Costa, responsável pela capacitação, explica que a Caderneta de Saúde do Adolescente é fornecida pelo Ministério da Saúde e oferece orientações diversas sobre a fase da vida do adolescente, como crescimento e desenvolvimento, abordando questões como a evolução do corpo feminino e masculino da infância até a vida adulta, além da prevenção da violência sexual. O documento também permite o registro de informação sobre o atendimento médico realizado nas Unidades de Saúde, possibilitando acompanhar, por exemplo, a situação vacinal dos adolescentes.

“O objetivo é capacitar os profissionais de saúde sobre o uso adequado da caderneta e sobre como abordar cada tema junto dos adolescentes e seus familiares. Por trazer a discussão do crescimento e desenvolvimento, o documento também estimula a discussão sobre o futuro e os profissionais precisam está preparados para colaborar nesse processo”, diz Mônica.

A pediatra Virginia Santa Rosa, explica que para terem acesso a caderneta, é preciso que os municípios tenham qualificado os profissionais que atuam diretamente na prestação de serviços que garantam direitos aos adolescentes. “Além desses benefícios, a caderneta auxilia os profissionais na implementação de ações de prevenção e atenção à saúde deste público, possibilitando o acesso às informações que contribuem para prevenção de doenças e agravos no contexto das singularidades da adolescência, valorizando o adolescente como sujeito de direitos e criando uma relação positiva entre profissionais, adolescente e suas famílias. Mesquita está buscando o resgate da saúde e educação do adolescente. Eles são o nosso futuro, por isso, merecem toda atenção e cuidado”, conclui. 

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Capacitação amplia atendimento odontológico a gestantes de Mesquita

O auditório da prefeitura de Mesquita serviu de espaço para uma ação que mudará o atendimento odontológico a todas as grávidas do município. Trata-se de um curso de capacitação para ampliação do atendimento odontológico às gestantes nas unidades de saúde. O objetivo foi capacitar os profissionais da área para o atendimento odontológico adequado às grávidas e, assim, ampliar o serviço no município.

“A partir de agora, temos nove unidades preparadas para essa finalidade. Antes, só o nosso Centro de Especialidades Odontológicas estava apto a prestar esse tipo de atendimento às gestantes”, avisa o coordenador municipal de Saúde Bucal, Nelson Monteiro, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade, e do prefeito, Jorge Miranda, na capacitação.

Para garantir o sucesso da iniciativa, participaram da ação não só os dentistas que atuam no município, mas também os responsáveis pelas unidades de saúde que possuem atendimento odontológico e os ASBs – auxiliares de saúde bucal. O agendamento pode ser feito nas próprias unidades que apresentam cadeira odontológica. Abaixo, segue a lista das que têm esse atendimento disponível.

Continuar lendo
79 Acessos
0 comentários

Mesquita realiza campanha inusitada de conscientização no trânsito

Agentes da prefeitura e da Operação Lei Seca ocuparam com cadeiras de rodas as vagas destinadas aos carros no Centro da cidade

Motoristas que tentaram estacionar seus carros no Centro de Mesquita na manhã desta segunda-feira, dia 24 de julho, se depararam com uma cena inusitada. Uma campanha promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio de agentes da Operação Lei Seca, ocupou com cadeirantes as vagas públicas destinadas a qualquer veículo. A ideia foi conscientizar as pessoas sobre a importância de se respeitar os espaços destinados a pessoas com deficiência ou idosos e tentar transmitir aos motoristas a sensação e os transtornos enfrentados por esse público quando seus direitos não são garantidos.

“Nossa ideia foi mostrar para os condutores o que um idoso ou alguém com mobilidade reduzida sente quando vê uma vaga destinada a ele sendo utilizada por pessoas sem qualquer limitação motora. Ou quando um cidadão estaciona seu veículo na frente de uma rampa de acesso”, exemplifica Fernando Gonzalez, secretário de Transportes e Trânsito de Mesquita.

A ação contou com 20 agentes da prefeitura e da Operação Lei Seca, que circularam pelas principais ruas do Centro – incluindo a Rua Prefeito José Montes Paixão, que concentra bancos, restaurantes e lojas de departamentos, entre outros imóveis comerciais com grande circulação de pessoas durante o horário comercial.

“O fato de mostrarmos a situação na prática aproxima o motorista das nossas dificuldades e faz com que ele veja que não deve mesmo parar nos espaços que não destinados a ele. É assim que se conscientiza. Muita gente descumpre a lei alegando que não vai demorar, que é só por um minutinho. Mas isso impossibilita a nossa utilização de uma vaga que é destinada legalmente a nós”, alerta a agente Paula Dutra, da equipe da Operação Lei Seca. 

Continuar lendo
61 Acessos
0 comentários

Defesa Civil de Mesquita participa de reunião na Secretaria de Estado do Rio de Janeiro

Representantes da Defesa Civil de Mesquita participaram na última quarta-feira (19) da segunda reunião preparatória de “Previsão e Alertas Antecipados” promovido pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) da Secretaria de Estado e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

A atividade faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais – (PROJETO GIDES), fruto do acordo de cooperação técnica entre o Brasil e o Japão, visando dar suporte na formulação de políticas e ao desenvolvimento de metodologias para a modernização do gerenciamento de riscos de desastres. A Defesa Civil de Mesquita foi selecionada pelo Estado do Rio de Janeiro para integrar a equipe de apoio técnico responsável por auxiliar a adequação e ajustes nas metodologias para riscos de movimentos de massa.

O evento foi realizado no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e contou com a participação dos representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN); Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD); Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM (CPRM); Superintendência Operacional (SUOP); Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC); Regional de Defesa Civil (REDEC Metropolitana); Departamento de Recursos Minerais (DRM); Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de Mesquita, foram convocados agentes de Defesa Civil dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Tanguá, Maricá, Nova Iguaçu, Magé, Queimados, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Rio Bonito, São João de Meriti, São Gonçalo e Teresópolis. 

Continuar lendo
57 Acessos
0 comentários

Mesquita realiza intercâmbio com Guarda Municipal de São Gonçalo

Equipe de Gerência de Educação de Educação no trânsito busca estimular conscientização entre alunos

A Gerência de Educação no Trânsito de Mesquita realizou na última semana um intercâmbio com a Guarda Municipal de São Gonçalo, a fim de trazer novas práticas de instrução em comunhão com a arte para as escolas do município. A Coordenadoria do Espaço Cultural Mister Watkins ajudou na organização do encontro.

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes através da educação no trânsito, representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito de Mesquita (SETRANS) foram até o setor de Educação Infantil da Ronda Escolar de São Gonçalo, onde aprenderam práticas de tradução de situações  da convivência no trânsito através da arte.

Atividades lúdicas como teatro de fantoches, teatro com atores e musicalidade com canções em que as letras abordam boas práticas no trânsito, foram algumas das metodologias utilizadas para interagir com as crianças.

O Comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Carlos Eduardo Machado e o secretário de Segurança Pública e Transporte, Jorge Maranhão Albuquerque, acompanharam a visita dos agentes de trânsito de Mesquita. 

Continuar lendo
68 Acessos
0 comentários