Câmara de Vereadores de Mesquita, na Baixada Fluminense, é atacada a tiros

O prédio da Câmara de Vereadores de Mesquita, município da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio, foi atacado a tiros na noite desta quinta-feira.

Continuar lendo

Prefeitura de Mesquita atende homem em situação de rua e o reinsere no convívio familiar

Uma verdadeira força-tarefa foi organizada pela Prefeitura de Mesquita para retirar um homem que estava em situação de rua, no Centro da cidade. Através de uma denúncia recebida pela Ouvidoria, o poder público foi informado que um homem estava há cerca de duas semanas morando dentro de duas kombis, na Rua Maria Mendes Vecchi, próximo ao número 276.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SEMSPOP) realizou na última segunda-feira, dia 2, uma abordagem em parceria com equipes das secretarias de Transporte e Trânsito (SETRANS) e Assistência Social (SEMAS). Em entrevista, eles descobriram que após uma briga familiar, o homem saiu de casa e passou a morar dentro dos carros, que estavam sem condições de rodar. “Ele estava vivendo em condições insalubres. Inclusive, fazia a calçada de banheiro, causando risco à saúde dele e das pessoas que passavam ao local”, explica Wanderley Fordiani Junior, coordenador de Ordem Pública.

O homem que também vendia utensílios domésticos na calçada de forma irregular foi cadastrado pela SEMSOP e agora vende seus produtos em uma barraca legalizada, localizada próximo da estação de trem, no Centro. Com um ponto de trabalho fixo e legalizado, a SEMAS o acompanhou até a casa da sua família, em Edson Passos, que o aceitou de volta para o convívio. A família foi encaminhada para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Chatuba, onde foram cadastrados no Programa Bolsa Família e para o recebimento de legumes e frutas do Programa Banco de Alimentos.

A equipe da SETRANS acionou um reboque e retirou os carros da região. Qualquer denúncia pode ser enviada para a Ouvidoria Municipal, que funciona na sede da prefeitura, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, ou pelo telefone gratuito 0800 282 9260, ou pelo fixo 3763-9752.

Continuar lendo

Mesquita exibe pré-estreia do filme ‘Cidade Refúgio’

Atividade da Secretaria de Assistência Social marcou a abertura da Semana Municipal da Juventude

A Prefeitura de Mesquita marcou nesta terça-feira, 27, a abertura da Semana Municipal da Juventude com a exibição do filme “Cidade Refúgio”. O curta-metragem baseado em fatos reais aborda a realidade de centros de recuperações, com tratamento baseado em doutrinas de libertação espiritual. A atividade foi realizada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através da Coordenadoria de Juventude (COMJUVE).

A atividade contou com a presença da secretária da SEMAS, Cristina Quaresma; do diretor e ator Agles Steib; do coordenador da COMJUVE, Lucas Souza; do secretário de Segurança de Mesquita, Sérgio Mendes; da secretária de Educação, Thaís Souza; do diretor de Direitos Humanos, Flávio Rossini, e do assessor do prefeito, Thiago Palmieri. Alunos do ensino médio dos CIEPs 364 e 111, e do Colégio Estadual Ana Neri, lotaram o Auditório Zelito Viana.

Continuar lendo

Mesquita inaugura sala de dança

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), promoveu na manhã desta última segunda-feira (26), a inauguração das novas salas de dança, na sede da SEMCELT, localizada na Estrada Feliciano Sodré, nº 2.931, no Centro, com a presença do Prefeito Jorge Miranda. O evento contou com apresentações de dança do ventre, novidade entre as modalidades gratuitas oferecidas pela prefeitura.

Continuar lendo

Mutirão de cirurgias de catarata para mesquitenses

Governo estabeleceu parceria com Duque de Caxias e levou dois ônibus com pacientes para o Hospital do Olho neste sábado

A Prefeitura de Mesquita estabeleceu uma parceria com o governo de Duque de Caxias que resultou em um mutirão de cirurgias de catarata neste sábado, dia 24 de março. Dois ônibus saíram do Centro de Mesquita em direção ao Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, em Caxias, para levar 50 pacientes da fila de espera para a cirurgia de catarata de Mesquita. A ação foi acompanhada pelo secretário de Saúde da cidade, Dr. Emerson Trindade.

“Essa parceria é extremamente importante para conseguirmos reduzir a fila de pacientes com catarata em Mesquita. Todos vieram para operar hoje mesmo, mas alguns não conseguirão porque estão com outros impedimentos, como glicose e pressão alterada, por exemplo”, explicou Dr. Emerson, que é médico e assistiu a algumas das operações realizadas no mutirão.

Continuar lendo

Mesquita realiza seminário e tem programação especial para comemorar Dia Mundial da Água

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água será comemorado com o “Seminário Águas de Mesquita”, das 9h às 12h30, no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro do município. Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), o evento contará com a participação do governo municipal, da sociedade civil, de professores, do Conselho do Meio Ambiente e de empresários de atividades que utilizem quantidade grande de água.

A programação começa com a “Apresentação Hídrica de Mesquita”, realizada pela gestora e educadora ambiental Rosaura Clem, da própria SEMMURB. Em seguida, às 10h, está previsto o início da apresentação “Preservação, Conservação e Recuperação dos Recursos Hídricos de Forma Sustentável”, comandada pelo professor do IFRJ (Campus Nilópolis) João José Leal, doutor em Ecologia. “Racionalização do Uso no Combate do Desperdício e Reuso da Água” será o último tema abordado, desta vez pelo coordenador de Estudos Ambientais da Cedae, Cesar Seleri. O Centro Cultural Mister Watkins fica na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro de Mesquita.

Continuar lendo

UBS Jorge Campos terá programação especial no Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março,  vai ser festejado em Mesquita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Campos. A atividade é uma realização da Secretaria de Saúde (SEMUS), em parceria com a Coordenação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Municipal, tendo inicio das 8h às 16h.

Durante toda quinta-feira, quem passar pela unidade poderá utilizar gratuitamente serviços como corte de cabelo, design de sobrancelhas, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicose, além de uma palestra sobre fisioterapia. As equipes da Saúde da Mulher e do Trabalhador também estarão presentes. Uma parceria foi firmada com a Universidade Estácio de Sá, que enviará uma equipe de enfermagem para desenvolver atendimentos no local.

Continuar lendo

Prefeitura de Mesquita realiza operação tapa-buracos em diversos bairros

A Prefeitura de Mesquita montou um esquema de serviços com objetivo de recuperar as ruas e avenidas da cidade que estavam com o asfalto deteriorado pelo tempo. Somente em fevereiro a operação tapa-buracos já chegou em ruas de bairros como Rocha Sobrinho, Banco de Areia, Centro, Cosmorama, Vila Emil, Cruzeiro do Sul, Juscelino e Jacutinga.

Continuar lendo

Mesquita emite alvará em até 48 horas

O prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, participou na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, de uma solenidade no Palácio Guanabara em comemoração aos 10 anos de criação do sistema REDESIMPLES e do Programa DESCOMPLIQUE RJ.  Na companhia dos subsecretários Fabio Baiense, da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, e Alexandre Ferraz, de Administração e Fazenda, o município mais jovem da Baixada Fluminense recebeu o certificado de adesão ao Sistema de Registro Integrado (REGIN).

Continuar lendo

Mesquita tem colônia de férias nos CRAS da cidade entre os dias 15 e 26 de janeiro

A Prefeitura de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou uma colônia de férias nos CRAS da cidade para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. A intenção é garantir que, nesse período de recesso escolar e no qual os pais normalmente trabalham, evitar que elas possam sofrer qualquer tipo de exploração indevida nos horários livres.

Continuar lendo

Mesquita recebe o Detran Presente. Mutirão será realizado na quinta-feira

A cidade de Mesquita vai receber o último Detran Presente de 2017. Na quinta-feira (21/12), o município será o 25º a sediar uma edição do mutirão. A estrutura itinerante, com mais de 150 funcionários, será montada no Brasileirinho Futebol Clube, no bairro da Chatuba, e atenderá aos moradores da região, das 9h às 16h. Desde maio, o Detran Presente já percorreu 24 cidades e realizou 72.838 atendimentos. 

Continuar lendo

Mesquita será a última cidades a receber o Detran Presente em 2017

Mutirão será realizado na próxima quinta-feira (21.12) na Chatuba, em Mesquita, das 9h às 16h. Agendamentos já estão abertos

 

A cidade de Mesquita será última receber o Detran Presente em 2017. Na próxima quinta-feira (21.12), o município será o 25º a ser sede de uma edição do mutirão. A estrutura itinerante com mais de 150 funcionários será montada no Brasileirinho Futebol Clube, no bairro da Chatuba, e atenderá aos moradores da região das 9h às 16h. Desde maio, o Detran Presente já percorreu 24 cidades e realizou 72.838 atendimentos.

 

Continuar lendo

Mesquita ganha nova farmácia e sala de coleta para exames laboratoriais

Os moradores de Mesquita irão ganhar mais uma farmácia municipal e um polo de coleta para exames laboratoriais. A inauguração dos dois setores acontecerá nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a partir das 9h, na Rua Mister Watkins, 65, no Centro de Mesquita. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Continuar lendo

Mesquita monta comissão para fiscalizar obra da CEDAE

As obras que a CEDAE está realizando em Mesquita desde o dia 9 outubro estão sendo motivos de muitas polêmicas. Em razão das intervenções, orientadores de tráfego estarão atuando em esquema de siga e pare até o próximo sábado, dia 2 de dezembro, com objetivo de auxiliar os motoristas que seguirão pelas ruas Celso Peçanha, Coelho da Rocha, Avenida União, Dona Flaviana, Barão de Salusse, Rodolfo Pessoa, Cosmorama, Bahia, Simonsen, Bráulio, Alpinos. As vias estão recebendo assentamento de rede, concreto e asfalto.

Continuar lendo

Obras para melhoria no abastecimento de água chegam a Mesquita

Intervenções serão em 40 trechos de ruas da cidade

O prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, se reuniu na manhã desta segunda-feira, com funcionários da Cedae e da RC Vieira Engenharia. O encontro foi para apresentar o projeto do Sistema integrado de Abastecimento de Água que a cidade irá receber, a partir de hoje, dia 9 de outubro.

Continuar lendo

Mesquita elege delegado no Fórum Nacional de Gestores de Juventude

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), participou no último sábado, dia 23, de um Encontro do Fórum Estadual de Gestores. A reunião foi realizada em Petrópolis e contou com a presença de gestores de diversos municípios, além da superintendente de Juventude do Estado do Rio, Jessica Ohana.

Continuar lendo

Mesa redonda marca terceiro dia da Semana de Educação Especial de Mesquita

Uma mesa redonda com o tema “Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva: Uma Relação Necessária” marcou o terceiro dia de atividades pela Semana Municipal de Educação Especial de Mesquita. O encontro que reuniu professores da rede e de municípios vizinhos foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto, no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva.
 
O tema foi abordado pelas professoras, Patrícia Cardoso, doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carla de Paiva, educadora nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, e Luana Queiroz, que leciona no Colégio Pedro II. O objetivo da atividade foi abordar a relação do currículo e as práticas em sala de aula, mostrando a possibilidade para os professores no atendimento dos alunos com deficiência.
 
 
 
As diretoras de Educação Especial e Educação Infantil da Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED), Ilzani Santos e Ludmila Fernandes, respectivamente, abriram o evento. “Esse é um dia muito especial, pois trazemos a proposta de discutir publicamente a Educação Especial na cidade. Queremos fazer desse evento um marco. Precisamos ampliar o diálogo, assim, contribuímos com a nossa formação e crescimento. A Educação Especial não deve ser exclusiva de um segmento, mas precisa ser pensada desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Ilzani Santos.
 
Amanhã (24), oficinas serão realizadas por professores da rede nos nas escolas Professor Marcos Gil (manhã, tarde e noite), Rotariano Arthur Silva e Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, durante a manhã e tarde. O encerramento da Semana Municipal de Educação Especial será na sexta, dia 25, com uma mostra cultural na Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, às 13h, que fica na Rua Carlos Frahia, nº 101, no Cosmorama.
Continuar lendo

Estudantes realizam apresentação musical no Centro Cultural de Mesquita

No próximo dia 25 de agosto (segunda-feira), com realização da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), o Centro Cultural Mister Watkins em Mesquita, recebe uma apresentação musical do duo “Poetas Discentes”.

Formado pelas jovens poetisas Lavínia Andrade, de 16 anos, e Victória Motta, 15, que se conheceram durante as aulas no CIEP Nelson Ramos, em Mesquita, a dupla se apresenta pela primeira vez em um show com duração de uma hora, no Centro Cultural, em um espetáculo onde prometem canções autorais e covers de novos sucessos da MPB.

O show está marcado para às 19h, na Rua Armando Teixeira, nº 57, Centro de Mesquita, com entrada franca. A classificação é livre para todos os públicos. 

Continuar lendo

Mesquita teve manhã de combate à violência contra as mulheres

O governo de Mesquita realizou uma ação no Centro da cidade para demonstrar à população a importância dos 11 anos de Lei Maria da Penha, comemorados no último dia 7. Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) surpreendeu motoristas que passavam pela Avenida Presidente Costa e Silva, na altura da esquina com a Rua Ônix, com uma mensagem de combate à violência contra a mulher.

“Estávamos com adesivos para colarmos nos carros das pessoas que autorizassem e ficamos muito felizes porque os mesquitenses permitiram essa abordagem e, agora, 500 veículos estão circulando pelas ruas com a nossa mensagem. Além disso, não só mulheres, mas diversos homens tiraram dúvidas sobre o que diz a lei”, comemora Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita, que participou do grupo que colou os 500 adesivos.

A ação foi promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, que faz parte da SEMAS e resultou ainda na distribuição de 2 mil panfletos, 550 cartilhas com a lei e 500 camisinhas femininas. Quando o sinal do cruzamento estava fechado, uma faixa com três metros de comprimento era aberta, chamando a atenção dos pedestres e condutores para a ação e os 11 anos da Lei Maria da Penha.

“Essa lei gerou equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher. Então, queríamos evidenciar essa data com uma ação que mostrasse a importância da lei, mas também nos colocasse em contato direto com a população. E, para isso, nada melhor do que ir às ruas. Não estamos falando de uma lei puramente punitiva, ela tem um caráter educativo muito forte. E o melhor meio de combater a violência é a informação”, avalia Patrícia Xavier, coordenadora de Políticas para Mulheres de Mesquita.

É importante lembrar que Mesquita conta com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, que funciona na Rua Paraná 1, no segundo andar do Fórum de Mesquita, sala 210, a poucos metros da estação de trem Mesquita. O CEAM atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, sem qualquer distinção. O serviço é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada, formada por assistente social, advogada e psicóloga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h horas, sem necessidade de agendamento. 

Continuar lendo

Mesquita convoca 2.187 idosos para inscrição no CadÚnico e evitar cancelamento do Benefício de Prestação Continuada

Secretaria de Assistência Social realiza evento para reunir idosos  e disponibilizar Número de Inscrição Social (NIS)

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza no próximo dia 26 de agosto uma grande ação voltada para a população acima dos 65 anos. O objetivo é convocar os idosos para inscrição no CadÚnico e evitar cancelamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor pago para idosos em situação de pobreza.

A atividade que terá início às 8h, na Dinâmica, contará ainda com um café da manhã, além de corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas, penteados, aulões de zumba e atividades funcionais. Serviços de saúde como aferição de pressão arterial e medição glicose também estarão disponíveis.

De acordo com a Secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, o objetivo é alcançar os 2.187 idosos que recebem o benefício na cidade. “Essa é uma questão de urgência. Esses idosos precisam fazer o cadastro até dezembro, do contrário, perderão o benefício e não terão mais como se sustentar. Não haverá uma segunda chance. Por isso, também estamos enviando cartas para as residências e divulgando o evento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nas escolas do município, igrejas e bancos”, afirma.

Aproveitando a ação, a Secretaria de Transporte e Trânsito realizará no evento a emissão do cartão de estacionamento para idosos que possuem habilitação e carro. É preciso levar carteira de identidade com foto e assinatura, que conste o número do CPF do idoso, o documento original do veículo, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cópia do comprovante de residência atualizado do município. “É fundamental que o idoso, acima de 60 anos, seja habilitado e morador de Mesquita. Ele sendo o condutor, sairá da ação já com o cartão, com validade em todo território nacional, podendo fazer uso das vagas públicas”, explica Fernando Gonzalez, secretário de Transporte e Trânsito de Mesquita.

O prédio da Dinâmica fica localizado na Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho. É preciso levar toda documentação original como identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do benefício. Em Mesquita, o BPC atrai uma receita anual de aproximadamente R$ 24 milhões. 

Continuar lendo