Nilópolis realiza Domingueira da Família no Parque Natural do Gericinó

Nem mesmo o tempo nublado e frio foi capaz de tirar o ânimo de centenas de nilopolitanos que estiveram presentes na Domingueira da Família, que aconteceu no último domingo (20), no Parque Natural do Gericinó, como parte das comemorações pelos 70 anos de Nilópolis, e organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer, com a presença do prefeito Farid Abrão.

Continuar lendo
51 Acessos
0 comentários

Nilópolis se reúne com autoridades de segurança pública e com o Prefeito Farid Abrão

Nesta quarta-feira(16), a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Nilópolis, composta pelos vereadores Betinho Batista, Presidente, Maurinho e Rafael Nobre, membros, realizou mais uma reunião ordinária com as autoridades de Segurança do município.

A reunião aconteceu no Gabinete do prefeito Farid Abrão, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pelo empenho, na dura missão de melhorar os índices criminais, reconhecendo que a união de todas as forças: Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para a realização da Operação Integrada Nilópolis, já reflete um efeito positivo e aponta que estamos no caminho certo.

Já o Dr. Leandro Aquino da Silva, titular da 57ª DP – Nilópolis, destacou a importância da prisão de “Caio Piloto”, considerando que isso deverá colaborar para mitigar o vínculo de bandidos da cidade com o “Complexo do Chapadão, acarretando uma diminuição de roubos de veículos.

O Major PM Rômulo Oliveira André, representando o Ten Cel PM Marcelo Malheiros, Comandante do 20º BPM, apresentou uma breve análise sobre os números de agosto, salientando que a projeção aponta queda nos números de roubos de veículos e roubos a transeuntes na cidade.

Ainda o Secretário Municipal de Segurança, Cel. PM José da Silva Macêdo Júnior, ressaltou a importância de dia a dia capacitar e equipar a Guarda Civil Municipal, mencionado as novas viaturas e motocicletas da força. Concluiu afirmando que, embora haja um meticuloso caminho, está trabalhando para cumprir a determinação do prefeito Farid Abrão e apresentar um estudo de viabilidade para armar a Corporação.

Também o Comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Cláudio de Andrade Elias, chamou atenção para a motivação do efetivo da Instituição. Hoje, com 15 anos de criação, a Corporação está sendo preparada para assumir um novo desafio na área de Segurança Pública Municipal, sobretudo da área da Prevenção e Proteção Social.

Participaram também da reunião, os vereadores Jorge Eloy e Abraãozinho David, o inspetor Renato Leitão, da 57ª DP, o Major Albuquerque e o Capitão Rodgheri, ambos do 20º BPM e o Major Geraldo Fontes, Superintendente da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Nilópolis.

Continuar lendo
58 Acessos
0 comentários

Secretaria de Trabalho oferece vagas para portadores de deficiência

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, promove todas as quartas-feiras do mês de agosto, das 14h às 16h30m, processo seletivo para Portadores de Deficiência.

São vagas em diversas áreas de atuação. Os interessados devem comparecer à Rua Pedro Álvares Cabral, 995, Centro, portando currículo e laudo médico atualizados.

Continuar lendo
46 Acessos
0 comentários

Nilópolis comemora 70 anos com programação diversificada

No próximo dia 21 de agosto Nilópolis estará celebrando os seus 70 anos de emancipação político-administrativa . Para comemorar a data, a Prefeitura de Nilópolis e a Câmara Municipal de Vereadores, prepararam uma programação onde você, nilopolitano, é o principal convidado. Veja o calendário de eventos e participe.

Programação do Aniversário de 70 Anos de Nilópolis.

12/08/17

08:00Hs – Desfile Cívico em Nova Cidade.
Local: Rua: Benjamin Constant com Rua: Almirante Tamandaré – N. Cidade.


16/08/17

20:00Hs – Concerto Cem Violinos.
Local:1ª Igreja do Nazareno de Nilópolis – Rua: João Pessoa nº1469 – Centro.


19/08/17

19:00Hs – Culto em comemoração ao Aniversário da Cidade.
Local: Igreja Cristã Comunhão em Família Ministério Betânia Church: Rua: Elizeu de Alvarenga nº 1022 – Centro.


20/08/17

07:00Hs 1º Passeio Ciclístico no Gericinó.
Local: Parque Natural do Gericinó. 
09:00h – Ação Social no Bairro Cabuís
Local: Rua Antônio Pereira em frente a Escola Municipal José D’Alessandro
11:00h: Futebol Master do Bangu X Master de Nilópolis 
Local: Vila Olímpica de Nilópolis

 
21/08/17

06:00Hs – Alvorada e Salva de 21 Tiros 
07:00Hs – Hasteamento da Bandeira na sede da Prefeitura.
08:00Hs – Desfile Cívico na Av. Mirandela.
19:00Hs – Missa em Comemoração ao Aniversário da Cidade.
Igreja de São Sebastião – Rua: Getúlio Vargas nº 535 – Olinda.


27/08/17

07:00Hs – Corrida em Comemoração ao Aniversário de 70 Anos.
Local: Parque Natural do Gericinó.

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Escola de Teatro de Nilópolis realiza com sucesso sua Festa Agostina

Um animado arraial agostino aconteceu no último sábado, 12 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no bairro de Olinda.

O evento organizado pelos alunos e por toda a equipe da Escola Municipal de Teatro Antônio José – O Judeu, sob a direção de Luiz Guarnier, teve resultados positivos, com uma linda decoração e apresentações divertidas, inclusive com a participação da artista Karoline Absinto.

O subsecretário de Cultura, Manoel Félix, fez questão de comparecer e participou das atividades, inclusive, se vestindo à moda caipira.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Nilópolis recebe ministro da Saúde, que assinará convênio para conclusão da obra do Hospital JK

Nesta sexta-feira (11), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará visitando o município de Nilópolis, ocasião em que será recebido pelo prefeito Farid Abrão. O encontro será no Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, que fica na Rua Zezinho, 11 – Centro, Nilópolis, às 13h30, com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz e do deputado federal Simão Sessim, além de autoridades municipais.

Na oportunidade, estará sendo assinado o convênio de repasse de recursos destinados à conclusão da obra do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck. Em seguida, ministro e prefeito estarão atendendo a imprensa.

O Hospital JK
Fechado em janeiro de 2013 e demolido em maio de 2014, o prédio do Hospital JK foi dado como inaugurado pela gestão passada em agosto de 2016. Ao assumir, no dia 1° de janeiro de 2017, no entanto, o atual governo encontrou somente o primeiro andar do prédio funcionando, porém com a UPA do Cabuís, que havia sido transferida para o prédio. Os demais andares foram encontrados apenas no tijolo, alguns deles até mesmo sem paredes.

A partir de então, o prefeito Farid Abrão, juntamente com o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz e com o apoio do deputado federal Simão Sessim, iniciou um intenso trabalho de planejamento e busca de recursos para a conclusão dessa obra, que irá devolver ao povo nilopolitano o hospital que ele sempre teve, com todos os recursos necessários para o atendimento de suas necessidades.

Continuar lendo
61 Acessos
0 comentários

Nilópolis participa de reunião para discutir a logística reversa

Mesquita sediou nessa quarta-feira, dia 09, um encontro entre os técnicos e representantes das secretarias de Meio Ambiente de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.

O encontro teve como tema de pauta problemas com o descarte final de resíduos, em obediência a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos ) institucionalizada pela LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que dá responsabilidade aos fabricantes, comerciantes, importadores e as Prefeituras. As Prefeituras estão desenvolvendo seus Planos de Gerenciamento de resíduos, e é fundamental que cidades conurbadas tracem estratégias de gerenciamentos em conjunto desses resíduos., reduzindo mazelas e riscos ambientais.

A lógica da “logística reversa” tem que ser de fato implementada, concordaram os presentes, onde o fabricante de um produto deve ser responsabilizado pelo seu destino final, quando a mercadoria se tornar inservível ou concluiu seu ciclo de vida. Hoje o problema do descarte de produtos como pneus, linha branca, eletro-eletrônicos dentre outros, são descartados no lixo urbano, gerando altos custos para as Prefeituras, além do nocivo comportamento da população que descartam esses materiais em rios e córregos da Baixada, ampliando os custos de manutenção das Prefeituras.

Nesse segundo encontro entre os municípios, foram discutidas diversas possibilidades; dentre elas, que o assunto “logística reversa”, seja tratado em bloco pelas Prefeituras da Baixada, como a criação de locais específicos para entrega pela população, do material a ser descartado, selecionado por suas características. Onde um município seria responsável por receber pneus, outro por linha branca e daí por diante, evitando que esse material seja misturado aos resíduos da construção civil e ao lixo domiciliar. A assunto vai render discussões e um Plano de ação já está sendo desenhado pelas Prefeituras.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

Orquestra da Baixada se apresenta em Nilópolis

Em 2009 nascia a orquestra Sinfônica de São João de Meriti, hoje denominada Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense. A troca de nome se deu pelo crescimento alcançado e a grande procura de músicos da região da Baixada Fluminense. Deste encontro de músicos surgiu o recital Concerto Cem Violinos, sob a regência do Maestro Iracito Cerqueira, que a Prefeitura de Nilópolis, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo traz ao município.

A apresentação, que terá a participação da Banda de Gaitas Brazilian Pipers e do i8 Núcleo de Dança, acontece no próximo dia 16 de agosto, às 20h, na 1ª Igreja do Nazareno de Nilópolis, que fica na Rua João Pessoa, 1469, Centro. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O Concerto Cem Violinos está em cartaz desde 2010, percorrendo várias cidades por todo o Estado. A orquestra é formada por alunos, ex-alunos, professores e músicos profissionais e o repertório vai do Erudito ao Popular.

Continuar lendo
52 Acessos
0 comentários

Pronatec Turismo abre inscrição para novas vagas de cursos técnicos gratuitos em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, através de parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e com o Ministério do Turismo, anunciou a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo.

As vagas são direcionadas para todos que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18 de agosto, através do site www.sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, onde também estão informados os cursos disponíveis. As inscrições são gratuitas.

Inscrições
Para se inscrever os candidatos devem ficar atentos ao passo a passo abaixo para preencher o formulário de inscrição.

1 – Ao acessar o endereço eletrônico www.sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, o interessado deverá observar a caixa “Encontre vagas Pronatec Voluntário disponíveis”.

2 – No primeiro item “Tipo de Curso”, o usuário deve, obrigatoriamente, escolher a opção “FIC”.

3 – No segundo item “Modalidade Educacional”, o usuário deve, obrigatoriamente, escolher a opção “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

4 – No terceiro item “Sua Escolaridade”, o usuário deve, obrigatoriamente, escolher uma das opções que retratem o seu grau de instrução.

5 – Pule o item “Unidade de Ensino”.

6 – Pronto, basta agora apertar o botão “PESQUISAR” e serão exibidos os cursos disponíveis para inscrição.

7 – Escolha um curso de seu interesse e aperte o botão ‘INSCREVA-SE”.

Feito isso, é só seguir as instruções e começar a estudar.

Continuar lendo
65 Acessos
0 comentários

Nilópolis terá evento nesta terça em alusão ao Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase

Para marcar o Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no dia 5 de agosto, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Hanseníase, promove nesta terça-feira (08), um evento de conscientização e informação a respeito da doença.

No saguão do prédio onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154, no Centro do município, profissionais de saúde estarão atendendo a população e os casos suspeitos de sintomas e sinais relativos a pele, serão encaminhados para atendimento médico no Programa Municipal de Hanseníase.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, que se manifestam por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas lesões, devido ao acometimento de terminações nervosas livres ou troncos nervosos.

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Nilópolis reforça a manutenção preventiva no sistema de drenagem

Auxiliar o escoamento das águas de chuva e evitar alagamentos. Este é um dos focos da Prefeitura de Nilópolis, que por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem reforçando a manutenção periódica do sistema de drenagem do município.

E as equipes estão encontrando bastante trabalho. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Marco Berkowitz, como este tipo de serviço foi deixado de lado por alguns anos, as redes de drenagem se encontravam bastante assoreada. “Nossas equipes estão atuando desde o primeiro dia de nossa gestão e já removemos toneladas de detritos”, informou.

Nesta sexta-feira (04), um exemplo do que foi relatado pelo secretário Marco, foi visto nas ruas do bairro Paiol. As equipes que estão preparando as ruas para o Mutirão Rua Nova, que irá acontecer em breve, encontraram vários ralos que estavam totalmente obstruídos por lixo. “Para se ter ideia, somente em um ralo foram retirados três carrinhos de mão só de detritos. Esse material também acaba indo parar nas redes de drenagem, o que gera as temidas enchentes. É justamente para evitar que isso aconteça, que estamos nas ruas intensificando este tipo de limpeza”, garantiu.

O responsável pela pasta, alerta ainda que a população precisa ficar atenta e colaborar, descartando de maneira correta o lixo produzido. “No caso de entulhos a Prefeitura oferece o serviço de remoção, que trabalha com agendamento prévio. Além disso, é importante que a população tenha a consciência de que este trabalho é uma ação conjunta, a Prefeitura vem fazendo a sua parte. É preciso a conscientização”, concluiu.

Para informar locais onde haja ralos ou galerias entupidas, o morador pode estar ligando para o telefone 2692-1511.

Continuar lendo
49 Acessos
0 comentários

Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada em Nilópolis

A Secretaria de Saúde de Nilópolis, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), realizou nesta terça-feira (1º de agosto), a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017, com o tema “Proteger a Amamentação: construir alianças sem conflitos de interesses”, que visa fortalecer a rede de apoio à mãe que amamenta.

O evento, que foi realizado na 1ª Igreja do Nazareno de Nilópolis, foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz e contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Abraão David, da professora da UERJ, Dr. Patrícia Lima, da pediatra do Programa, Dra. Elayne Vaz, da diretora do Programa (Paismca), Aida Brito, da subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, profª Nilcéa Cardoso, dentre outros convidados.

Na ocasião, foram apresentadas as Madrinhas da Amamentação do Município, que foram escolhidas pelo empenho e dedicação, como multiplicadoras do Aleitamento Materno exclusivo, senhoras Treissa Cristina dos Santos Correa, Monique Oliveira Castilho e Luana Gonzalvez dos Santos.

Em sua fala, o secretário de Saúde de Nilópolis, Dr. Kiraz Karraz, falou da importância da Semana Mundial de Aleitamento Materno, como forma de conscientização, principalmente sobre os benefícios do Aleitamento para mães e bebês, sendo um alimento completo.

Continuar lendo
56 Acessos
0 comentários

Guarda Ambiental Municipal promove palestra em Nilópolis

No último sábado (29/07), agentes da Guarda Ambiental Municipal (GAM), promoveram uma palestra no Ministério Tempo Novo, composto de dinâmicas e palestras sobre Meio Ambiente. As crianças ficaram encantadas com as dinâmicas apresentadas, se divertiram bastante e aprenderam um pouco sobre o assunto e como preservá-lo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a Educação Ambiental tem uma grande importância na construção de sociedades sustentáveis. É através dela que conseguimos criar às gerações presentes e futuras, a possibilidade de habitar num meio ambiente saudável. A Educação Ambiental torna-se o elemento transformador da existência humana e abrange todos os setores da sociedade: empresas, órgãos públicos, ONGs e cidadãos em geral. A importância do contato das crianças com a natureza, ajuda no desenvolvimento saudável, feliz e melhora o entendimento delas nas elaborações de hábitos saudáveis.

A equipe que palestrou foi composta pelos agentes Douglas Silva, Serafim Ferreira e pela Superintendente da Guarda Ambiental, Vivian Freire.

Continuar lendo
59 Acessos
0 comentários

Nilópolis participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Em defesa do direito à amamentação em qualquer lugar, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), aderiu à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017. Em sua 25ª edição, evento é comemorado em 120 países entre os dias 1º e 7 de agosto e objetiva o incentivo à amamentação. Neste ano o tema será “Trabalhar juntos para o bem comum”.

No município, a abertura será realizada na próxima terça-feira (01), às 9h, na 1ª Igreja do Nazareno de Nilópolis, localizada na Rua João Pessoa, 1469, Centro. Tanto no evento de abertura, quanto no período da campanha, serão distribuídos nos postos de saúde e em diversos outros pontos do município, informativos com orientação às gestantes e mães em amamentação.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período. A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.

Continuar lendo
51 Acessos
0 comentários

Guarda Civil Municipal de Nilópolis tem capacitação sobre uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO)

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança, dando continuidade ao ano letivo da Guarda Civil, realizou nesta sexta-feira, 28/07, mais uma capacitação sobre o Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), incluindo o emprego de dispositivo incapacitante elétrico.

A parceria inédita entre o Comandante da GCM Nilópolis, Sr. Sérgio Elias, e a Inspetora Geral da GM-Rio, Sra. Tatiana Mendes, viabilizou que a capacitação fosse ministrada pelo GM Fábio André do Nascimento, lotado na Academia da Guarda Municipal da Cidade do Rio, hoje reconhecidamente um dos melhores instrutores do país nesta matéria.

O aprimoramento do efetivo é uma das metas principais da GCM Nilópolis. Com mais essa missão cumprida, o Inspetor GCM Celso Theodoro, Subcomandante Operacional, e a GCM Amanda Porto, Diretora de Ensino e Instrução, orgulham-se de poder contar com mais uma turma de 30 Guardas Civis treinados, garantindo mais segurança e proteção ao cidadão nilopolitano.

Continuar lendo
78 Acessos
0 comentários

No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, Nilópolis têm ação de teste e prevenção da doença

Foi realizada nesta sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma grande ação de testagem rápida para detecção de Hepatites B e C, na Praça Ver. Orlando Hungria (Praça dos Estudantes), em Nilópolis. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A ação foi aberta pelo prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior e pela Coordenadora Estadual de Hepatites Virais, Dra. Clarice Gdalevici.

Testagem rápida

Em consultórios montados em dois caminhões estacionados na Avenida Mirandela, na conhecida Praça dos Estudantes, foi possível ao nilopolitano fazer uma testagem rápida para detecção do vírus da Hepatite B e C, com resultado em aproximadamente 30 minutos. Além disso, foi distribuído farto material informativo, principalmente sobre os sintomas e prevenção da doença.

                               

Vacinação

A secretaria municipal de Saúde de Nilópolis montou, ainda, duas grandes tendas, onde foram ofertados diversos serviços, tais como vacinação (Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Gripe), além de Teste de Glicemia e Aferição de Pressão Arterial.

Prefeito agradece a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde

Em sua fala, o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, fez questão de ressaltar a importância da parceria que vem sendo feita com a Secretaria Estadual de Saúde, e agradeceu pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Júnior, pelo carinho que ele tem dedicado ao município de Nilópolis. Lembrou a recente inauguração do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado no bairro do Cabuís, e que desde sua abertura já realizou dezenas de cirurgias. Por fim, o prefeito ressaltou os esforços que ele tem feito para o término das obras do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, e agradeceu o apoio que tem recebido do secretário estadual de Saúde.

Secretário municipal de Saúde fala da importância desta data

Ao lado do prefeito Farid Abrão, o secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, lembrou a importância do dia de hoje para o município de Nilópolis, ressaltando que no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma doença silenciosa, é dado ao nilopolitano a oportunidade de fazer testes rápidos e com resultados na hora, somente possível com a excelente parceria que vem sendo feita entre as Secretarias de Saúde de Nilópolis e do Estado do RJ.

Secretário estadual de Saúde ressalta a importância da prevenção

O secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Júnior, ressaltou a importância da prevenção da transmissão destas doenças e a necessidade do diagnóstico precoce, oportunizado na ação de hoje em Nilópolis. Parabenizou o prefeito Farid Abrão e o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, pelo empenho com que têm trabalhado para retomar as obras do Hospital JK e na busca de melhorias para a saúde nilopolitana.

Continuar lendo
64 Acessos
0 comentários

Amanhã, Nilópolis vai ter testagem rápida para hepatites virais

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais reforça a importância do diagnóstico: resultado de teste rápido é entregue na hora e é capaz de detectar os vírus de tipos B e C da doença

A partir das 9h desta sexta-feira, 28/7, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma ação de testagem rápida para detecção de Hepatites B e C acontece na Praça do Estudante, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. A ação da Secretaria de Estado de Saúde encerra a semana de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças. Nos últimos dias, a testagem rápida esteve nos municípios de São Gonçalo e São João de Meriti.

Em Nilópolis, a expectativa é realizar cerca de 400 testes. As hepatites virais são doenças silenciosas e muitas vezes só são diagnosticadas quando o quadro do paciente já está muito avançado, com grave comprometimento do fígado - como na cirrose hepática e no câncer de fígado - podendo levar o paciente à morte.

Para o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, é essencial que a população compreenda a importância da prevenção da transmissão destas doenças e a necessidade de diagnóstico precoce.

- Por serem doenças silenciosas, os sintomas só aparecem quando já existe o comprometimento hepático, como a cirrose hepática ou o câncer de fígado. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce permite o tratamento e a cura, mas a melhor forma de combater as hepatites virais é a prevenção – explica o secretário.

Nesta ação, que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas e do Movimento de Reintegração de Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), serão oferecidos cerca de 400 testes, nos consultórios montados em dois caminhões de testagem rápida.

O exame é rápido e feito em uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo. A pessoa não precisa fazer nenhum tipo de preparação prévia - como jejum, por exemplo - e nos casos em que o teste rápido apontar a presença do vírus, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde onde serão feitos os testes confirmatórios e acompanhamento até a indicação do tratamento.

Toda a medicação é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde e garante uma alta taxa de cura, acima de 90% nos casos de hepatite C.

Apesar de assintomática, em alguns casos agudos, as hepatites B e C podem causar cansaço, dor no corpo, dor de estômago, olhos e pele amarelada ou urina escura. Nestes casos o paciente deve procurar uma unidade de saúde e se submeter a exame de sangue, para confirmar a hepatite.

Ações - Outras ações de testagem rápida foram realizadas nos municípios de São Gonçalo (nos dias 20 e 21 de julho) e São João de Meriti (25 de julho). A estrutura da testagem rápida retornará a São Gonçalo nos dias 01 e 02 de agosto, na Praça de Alcântara, a partir das 9h.

Formas de transmissão – A coordenadora Estadual de Hepatites Virais da SES, Clarice Gdalevici, a Hepatite B pode ser transmitida pela via sexual e também por contato com sangue contaminado ou na gravidez/parto, nos casos de transmissão de mãe para fiho. Já a Hepatite C é transmitida principalmente por meio do sangue contaminado, em procedimentos que possam cortar ou perfurar a pele, tais como a colocação de piercings, tatuagens, na manicure ou com o compartilhamento de seringas.

Vacinação – A melhor forma de prevenção contra a hepatite B é a vacina, que já faz parte do calendário oficial para as crianças desde o nascimento e está disponível  nos postos de vacinação para todas as faixas etárias. São três doses (a segunda 30 dias depois da 1ª dose e a terceira 180 dias após a primeira dose). Vale ressaltar que apenas o esquema vacinal completo é eficaz para proteger a pessoa contra a hepatite B e que não existe vacina contra a hepatite C.

Como se proteger das hepatites virais:

·         Coloque em prática o sexo seguro: use camisinha. O caminho mais seguro de prevenir a transmissão sexual de uma doença é usar preservativo.

·         Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha ou escovas de dente, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal.

·         Ao fazer tatuagem ou piercing, exija material esterilizado corretamente.

·         Em caso de transfusão de sangue, assegure-se quanto à origem do produto hemoterápico e se foram realizados todos os testes sorológicos exigidos.

·         Faça o teste de hepatite durante o pré-natal. O diagnóstico precoce possibilita prevenção e o tratamento do bebê, no caso da hepatite B, logo após o parto.

 

Continuar lendo
106 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Nilópolis retoma atividades do Horto Municipal

A Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, estão realizando a revitalização do Horto Municipal, dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó.

O Horto Municipal está passando por uma série de melhorias e os primeiros passos da revitalização já estão visíveis, como pintura, limpeza e a reativação do viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. O esforço integrado entre as duas pastas irá fazer com que o Horto possa voltar a cumprir sua função, que é abastecer o município na reposição e replantio das áreas verdes e, eventualmente, doações para associações de moradores e para a população em geral.

Segundo o Engenheiro Ambiental, Renato Rabello, o Horto Municipal tem grande importância para o meio ambiente. “A secretaria está criando as condições estruturais para que o Horto Municipal tenha condições de cumprir o seu papel que sempre foi o de abastecedor de mudas nativas para a arborização das nossas praças, ruas e avenidas e principalmente o “pulmão da Baixada”, o nosso Parque Municipal Natural do Gericinó”, explicou.

Continuar lendo
86 Acessos
0 comentários

Defesa Civil segue com os serviços preventivos em Nilópolis

Os agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil continuam com as ações preventivas, intensificando a poda de árvores, antes da chegada do período de chuvas na cidade.

O trabalho consiste, inicialmente, na identificação das árvores que necessitam de alguma intervenção. Caso ofereça qualquer risco, com galhos dificultando a visão dos semáforos, presos a fios de eletricidade ou com probabilidade de queda, os técnicos fazem a intervenção.

Caso a população detecte qualquer perigo, uma vistoria pode ser solicitada através da Defesa Civil (telefone 199). O trabalho de poda é feito apenas em locais públicos. Nas áreas particulares, o serviço só é realizado quando há riscos para a população.

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Servidores da Prefeitura de Nilópolis ganham desconto em cursos de idiomas

Os servidores municipais de Nilópolis e seus dependentes poderão fazer cursos de espanhol ou inglês com 60% de desconto nas mensalidades durante todo o curso. A parceria com a filial do Curso Yes!, em Nilópolis, garante ainda, a isenção na taxa de matrícula e o parcelamento em 3x sem juros, no cartão de crédito, do material didático.

De acordo com o secretário de Governo, Dean Carlo Senra, esta é a primeira de uma série de parcerias que virão, visando a capacitação do servidor municipal. “Os convênios são uma maneira de trazer benefícios e capacitação ao funcionalismo sem gerar gastos à prefeitura. Queremos aumentar o número de empresas, e aquelas que quiserem participar de nossa rede de convênios, basta comparecer à Secretaria Municipal de Governo e serão bem-vindas”, disse.

Para ter direito ao benefício, o servidor deve apresentar o contracheque mais recente. Caso o dependente vá usar a vantagem, terá que comprovar a condição no ato da matrícula. O Curso Yes! Nilópolis fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 38, Centro. Maiores informações podem ser obtidas na página http://cursoyes.com/nilopolis ou pelo telefone (21) 3760-1656.

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários