Campanha do Agasalho 2017 será lançada em Nilópolis

A partir do próximo domingo (23), o nilopolitano é convidado a tirar a solidariedade do armário. Terá início a edição 2017 da Campanha do Agasalho do Parque Municipal Natural do Gericinó.

Realizado pelos fotógrafos Wagner Brites e Sandro Tofano, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os moradores poderão doar roupas, lençóis, agasalhos, cobertores e calçados, que estejam em bom estado de conservação. Os organizadores ressaltam que todas as doações são bem-vindas, mas que o foco da campanha é a arrecadação de roupas de frio e cobertores por conta do inverno.

Os interessados em ajudar, poderão comparecer, das 10h às 16h, ao prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica na entrada principal do parque, pela Rua Antônio João Mendonça, no bairro Manoel Reis, onde as doações serão recebidas. “Estamos convidando todas as famílias que visitam o Parque, para participar da campanha e também para aproveitar e visitar o parque. Contamos com o apoio e parceria de todo o município, para participar dessa campanha, e que o evento seja um sucesso”, explicou Wagner Brites, um dos organizadores.

A organização avisa ainda, que as doações podem ser feitas ao longo do ano e não somente neste período de inverno. Quem doar, ainda terá a chance de participar de um mini ensaio com o fotógrafo Sandro Tofano, que irá registrar as pessoas que doarem o agasalho e quiserem fazer um mini ensaio com lindos cenários que o Parque nos proporciona. Serão cinco fotos a serem enviadas por e-mail.

Continuar lendo
17 Acessos
0 comentários

Nilópolis terá programação pelo Dia da Mulher Negra

O Dia da Mulher Negra será celebrado no próximo dia 25 de julho. Para marcar a data, dando visibilidade às lutas e avanços do segmento, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Superintendência da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias de Turismo e de Educação, e apoio da Superintendência dos Direitos da Mulher, promove o ‘Mês da Mulher Negra’, com diversas atividades entre os dias 21 e 28, que incluem rodas de conversa, palestras, feiras e atrações culturais. Todas as ações serão realizadas no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro do município.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Confira a programação na íntegra:

21/07 – De 10h às 19h – Feira Pretices com empreendedoras e atrações culturais.
24/07 – 14h – Tarde Literária com a escritora Elaine Marcelina.
25/07 – 16h – Premiação Mulheres Negras
26/07 – 14h – Exposição de livros infantis com o professor Wudson Guilherme na Feira Literária.
28/07 – 15h – Roda de Conversa com a escritora Daisy Marcellos na Feira Literária encerrando as atividades do Mês da Mulher Negra.

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários

Nilópolis participa de debate sobre a Baía de Guanabara

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na última segunda-feira 17, do “Diálogo entre o CBH Baía de Guanabara e Gestores Municipais”.

Promovido pelo Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, o evento contou com a participação do diretor de Licenciamento Ambiental, Geison Bezerra, que representando o município de Nilópolis, acompanhou as discussões e a palestra do secretário de Meio Ambiente do Estado de Maryland – EUA, Robert Summers, que discursou sobre o tema “Baía viva, manutenção da Baía”, apresentando inclusive, um plano a longo prazo para os próximos dez anos.

A missão do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá é integrar os esforços do poder público e da sociedade civil, para soluções de proteção, conservação e recuperação, viabilizando o uso dos recursos naturais, a recuperação ambiental e conservação dos corpos hídricos das Bacias Hidrográficas quem compoem a Baía de Guanabara.

Vale destacar, que Nilópolis hoje drena seus dois rios (Sarapuí e Pavuna) para a Baía de Guanabara e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está focada e visa o Plano Municipal de Saneamento para habilitação a receber recursos a serem investidos no município, além de uma possível troca de experiência com os Estados Unidos. “A inundação das cidades é um processo que produz impactos ambientais sociais e econômicos, devido principalmente a falta total de planejamento e a adoção de soluções inadequadas. Este cenário produz um triplo prejuízo para a população, pois além das medidas de controle adotadas aumentarem os prejuízos dos eventos de inundação, estas são muito mais caras que as medidas alternativas de controle na fonte”, esclareceu o Engenheiro Ambiental, Renato Rabello.

Continuar lendo
9 Acessos
0 comentários

Secretaria de Emprego seleciona jovens para vagas de estágio em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, seleciona nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), jovens estudantes do Ensino Médio (1° e 2° ano), com idade entre 16 e 22 anos que sejam moradores de Nilópolis para a vaga de Estagiário em Atendimento ao Cliente.

Os interessados devem comparecer na Rua Pedro Álvares Cabral, 995, Centro, portando currículo e caneta.

São 40 vagas para trabalhar em Nilópolis. O secretário Eduardo do Carmo Amorim, informa que serão entregues apenas 25 senhas para atendimento às 10 horas e 25 senhas para atendimento às 13h30, em ambos os dias.

Continuar lendo
13 Acessos
0 comentários

Secretaria de Educação de Nilópolis realiza a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil.

Com início na segunda-feira (10), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ, em Nilópolis, o primeiro dia do encontro foi aberto pela secretária municipal de Educação, Profª Eva Maria de Melo Vasconcellos. O tema do dia foi “Afinal de contas, o que é Educação Infantil?”, conduzido pela Profª Dra. Flávia Motta, da UFFRJ.

Na terça-feira (11), o encontro, que foi aberto pela superintendente de Ensino, Profª Flávia Rocha Sardinha Duarte, aconteceu no CIEP 186 – Novo Horizonte. Professores da rede municipal de ensino participaram de atividades que envolveram roda de conversa e exibição de vídeos, onde importantes temas foram discutidos: “Alfabetização e Letramento da Educação Infantil”, “Educação Infantil e Inclusão” e “O Desenvolvimento da Linguagem na Primeira Infância”.

O terceiro e último dia da I Jornada Pedagógica da Educação Infantil, aconteceu na quarta-feira (12), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ, em Nilópolis e foi aberto pela subsecretária de Educação, Profª Waldenise Fernandes e Silva Conte. Coube a Profª Ms. Stella Rocha, da UCB, conduzir o tema final “Pedagogia do Afeto”.

A secretária municipal de Educação, Profª Eva Maria de Melo Vasconcellos, fez questão de falar do êxito da Jornada:

“Participaram da Jornada centenas de professores de Educação Infantil das redes municipal e particular. Foi um evento de superação, garra e paixão, realizado a muitas mãos e liderado pela equipe de Educação Infantil e demais professores da Superintendência de Ensino, que tem a professora Flávia Duarte à frente. A todos o nosso carinho e homenagens. Tudo valeu a pena”. – ressaltou a secretária.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Nilópolis dá descontos de até 100% (juros e multa) no pagamento de débitos atrasados

Se você possui dívidas de IPTU, ISS, TIME, TLE ou algum outro tributo, fique a atento. A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Fazenda, lançou o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, com descontos especiais sobre juros e multas, para você quitar os seus débitos junto à Prefeitura.

Veja as condições e não perca esta oportunidade:

 • 100% de desconto (sobre juros e multas) – Válido para pagamento à vista se o contribuinte estiver com 2017 quite ou em dia;
• 80% de desconto (sobre juros e multas) – Válido para pagamento à vista se o contribuinte NÃO estiver com o 2017 quite ou em dia;
• 70% de desconto (sobre juros e multas) – Válido para pagamento em até 18 vezes;
• 50% de desconto (sobre juros e multas) – Válido para pagamentos em até 30 vezes.

Vale lembrar que em caso de parcelamento, a parcela mínima para Pessoa Física é de R$ 50,00, já para Pessoas Jurídicas o valor mínimo de parcela é de R$ 100,00.

Você merece uma chance de quitar o seu débito, mas não vai perder o prazo!

O REFIS começou no dia 29 de junho de 2017 e segue até o dia 29 de setembro. A Secretaria Municipal de Fazenda/Departamento de Dívidas Ativas, fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 305 – 1º andar. Funcionamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

Neste sábado, Nilópolis terá “Dia D” de vacinação contra a Febre Amarela

Neste sábado, 8 de Julho, acontece o “Dia D” da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela, das 8 às 13h.

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará vacinando neste dia as pessoas de 9 meses a 59 anos, contra a Febre Amarela, nos seguintes Postos de Saúde:

Posto de Saúde Dr. Jorge David – Complexo de Saúde
Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro (Ao lado do Viaduto) 
Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral
Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima
Posto Médico Sanitário Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda
Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte
Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol
Unidade Básica de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
Posto de Saúde Frigorífico
Rua José Martins, s/nº, Frigorifico
Unidade Básica de Saúde da Família – Olinda
Rua Pedro Roque, 13, Olinda
Unidade Básica de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís
Posto de Saúde Rosa Maria Perez
Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade
Neste “Dia D” a vacinação também ocorrerá em um Posto avançado no Calçadão da Av. Mirandela.

Na próxima semana, com a confirmação do número mensal de doses que a Secretária Municipal de Saúde estará recebendo da Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura estará divulgando os novos Postos de Vacinação para todo o período da Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela.

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Cultura promove oficina de orientação para a 5ª Edição do Prêmio Culturas Populares

O Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultural de Nilópolis e o Fórum Misto Permanente de Cultura-Fompec, promoverá no dia 08 de julho, de 10h as 12h, oficina aberta ao público para orientar no preenchimento dos formulários de inscrição da 5ª Edição do Prêmio Culturas Populares-Leandro Gomes de Barros.

O Prêmio será de R$10.000,00 e contemplará 500 iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da Cultura Popular do país.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas pelo site http://culturaspopulares.cultura.gov.br/oficinas/

A Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua João Pessoa, 355 no bairro Olinda.

Continuar lendo
23 Acessos
0 comentários

Secretaria Municipal de Educação realizará a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu inscrições para a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Vale destacar, que o dia 11 de julho será reservado para os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis. Neste dia não haverá aula para este segmento, sendo os profissionais direcionados para este evento. Cada profissional deverá escolher o horário/sala de que participará.

Quanto aos dias 10 e 12 de julho, as palestras são por adesão, com inscrições abertas a todos os profissionais da Educação, sejam eles das redes privada ou pública de ensino.

Para se inscrever basta acessar http://www.nilopolis.rj.gov.br/jornadapedagogica. A inscrição é gratuita.

Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

Prefeito de Nilópolis participa de Audiência Pública sobre segurança

Na última terça (27), o prefeito Farid Abrão participou de uma audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Vereadores de Nilópolis.

A Comissão, que tem na direção os vereadores Roberto de Barros Batista (Betinho), Mauro Rogério Nascimento de Jesus (Maurinho) e Rafael Nobre, convidou, ainda, o coronel José da Silva Macêdo Júnior, secretário de Segurança Pública de Nilópolis, o tenente-coronel Marcelo Moreira Malheiros, comandante do 20º BPM/Mesquita e Renato Leitão, inspetor da 57ª DP/Nilópolis.

Em sua fala, o comandante do 20º BPM/Mesquita ressaltou o êxito que vem logrando em diversas operações realizadas dentro de Nilópolis, aproveitando para agradecer a parceria com a Polícia Civil e com a Secretaria de Segurança Pública de Nilópolis, através da Guarda Civil Municipal. Ressaltou a importância que se faça sempre o registro de ocorrência, o que ajuda muito a Polícia Militar a mapear os pontos de maior índice de criminalidade.

O secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. José da Silva Macêdo Júnior, ressaltou a cooperação com as Policias Civil e Militar e o esforço que vem sendo feito no reaparelhamento da Guarda Civil Municipal (novas viaturas e equipamentos), além da capacitação dos agentes através de cursos e treinamentos contínuos.

Por fim, falou o prefeito Farid Abrão, que ressaltou a importância da audiência pública promovida pela Câmara, lembrando que mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado do RJ e pelo município de Nilópolis, ele não tem medido esforços no sentido de dar apoio às Policias Civil e Militar em suas operações, através da Secretaria Municipal de Segurança e por intermédio da Guarda Civil Municipal. Informou que os trâmites finais para implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que oficialmente contrata policiais em dias de folga para atuar no município, seguem avançados. Lembrou que tem participado, junto com os demais prefeitos da Baixada, da criação do Consórcio de Segurança da Baixada Fluminense. Ressaltou que o Consórcio representa uma união de forças e ajudará na busca de soluções junto às esferas estaduais e, principalmente, federal.

Também participaram da audiência diversas autoridades, representantes da sociedade civil e de associações e entidades.

Continuar lendo
35 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Nilópolis abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos

As inscrições para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram iniciadas nesta terça (27), e seguem até o dia 15 de agosto. Os interessados devem comparecer às seguintes unidades escolares:

Escola Municipal Maria da Conceição Cardoso – Av. Rio Branco, 414, Nova Cidade
Escola Municipal Professor José D’Alessandro – Rua Carlos Alves de Oliveira, 1157, Cabuís.
Escola Municipal Companheiros de Maryland – Rua Luiz Gonçalves Junior, 158, Santos Dumont.
Escola Municipal Vereador Orlando Hungria – Rua Eliseu de Alvarenga, 384, Olinda.

As aulas serão iniciadas no segundo semestre deste ano. A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou por algum motivo não continuaram os estudos no Ensino Fundamental na idade própria. É um estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso aos estudos.

Continuar lendo
25 Acessos
0 comentários

Etapa do Campeonato Estadual de Slackline foi realizada em Nilópolis

O Parque Municipal Natural do Gericinó recebeu no último domingo (25), a etapa do Campeonato Estadual de Slackline. Nesta etapa atletas mundialmente conhecidos, estiveram no presentes em Nilópolis, como o campeão chileno Edward Beroiza, que veio ao Rio de Janeiro pela primeira vez.

O slackline se difundiu pelo país nos últimos anos, e o que antes era apenas diversão virou coisa séria para muitos atletas que despontam entre os melhores do esporte em âmbito mundial.

O evento foi realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias de Meio Ambiente e a de Esporte e Lazer, com a Liga Slackline Baixada. O público presente contou ainda com oficinas, onde puderam conhecer mais um pouco do esporte.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Secretaria de Trabalho e Emprego de Nilópolis segue capacitando candidatos para melhor encontrar o emprego

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico prossegue com a série de palestras que está realizando, sobre diversos temas, tais como comportamento em entrevistas, preparação de currículo e caminhos para arrumar o tão sonhado emprego. Com esta atitude, o secretário de Trabalho e Emprego, Eduardo Amorim, pretende “aumentar as chances daqueles que buscam o Balcão de Emprego da secretaria, em sua maioria nilopolitanos.”, conforme explicou.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Nilópolis reativa o Projeto Adote Uma Árvore

O Projeto Adote Uma Árvore que incentiva moradores a plantarem mudas ou adotarem jardins nos espaços públicos, está de volta e já tem mudado a cara de algumas ruas.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto também é parte integrante do Mutirão Rua Nova, onde áreas que antes abrigavam depósitos irregulares de lixo e entulhos, viram jardins. E a população tem contribuído com a iniciativa. “Onde há urbanização não tem espaço para degradação. Onde fizemos os jardins, os moradores se sensibilizaram e não colocaram mais lixo e entulho nestes pontos”, diz o secretário de Meio Ambiente, Renato Rabello.

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Secretaria de Turismo de Nilópolis realiza neste sábado a 1ª Feira Nilo Art’s, de artesanato

A Secretaria Municipal de Turismo realizou na última segunda-feira (12), uma reunião com os vários grupos do segmento de artesanato nilopolitano. Segundo a secretária de Turismo, Patrícia Gripp, “foi criar uma Comissão do Artesanato da Cidade de Nilópolis, buscando a criação de uma Feira de Artesanato Integrada para todos os movimentos sociais, associações e cooperativas, visando a criação da Feira Nilo Art’s, como ponto turístico de Nilópolis.”

Durante o encontro, foi agendado o terceiro sábado de cada mês para a realização do evento. Já neste sábado, 17 de junho, será realizada a primeira Feira Nilo Art’s, no Calçadão da Avenida Mirandela, Centro, Nilópolis, das 9h às 17h.

Continuar lendo
37 Acessos
0 comentários

Semana do Meio Ambiente é encerrada com chave de ouro em Nilópolis

O último domingo (11), marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente em Nilópolis. Com um belo dia de sol, o Parque Municipal Natural do Gericinó recebeu a Fanfarra e Banda da Escola Estadual Antônio Figueira de Almeida, que animou os frequentadores, levando arte e música ao parque.

Continuar lendo
22 Acessos
0 comentários

Capacitação da Guarda Civil Municipal prossegue com aulas de Direito, ministradas pela OAB-Nilópolis

Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança, deu início a mais um Curso de Capacitação para os integrantes da Guarda Civil da cidade.

Numa parceria inédita com a 24ª Subseção da OAB/Nilópolis, serão ministradas aulas de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Estão previstos oito encontros, com três tempos de aula cada um, ao longo dos meses de junho e julho, perfazendo uma carga horária de 24 horas aula.

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico seleciona para Jovem Aprendiz em Nilópolis

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico realizou nesta quarta-feira(7), um processo de seleção para o Projeto Jovem Aprendiz, atendendo em torno de 350 jovens nilopolitanos.

Continuar lendo
14 Acessos
0 comentários

Nilópolis recebe no próximo sábado, mais uma Feira de Adoção de Animais

Será realizado neste sábado (10), das 9h às 14h, no Calçadão da Av. Mirandela, no Centro, mais uma edição da Feira de Adoção de Animais de Nilópolis.

Para os interessados, todos os cães e gatos da adoção são vermifugados e os cães adultos também são castrados, assim como os animais acima dos quatro meses de idade, já receberam a vacina anti-rábica. Os animais são provenientes de abrigos do município e de protetores de animais nilopolitanos.

O evento é uma realização da CTPA – Câmara Técnica de Proteção Animal de Nilópolis, com o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Nilópolis se destaca em Fórum de Turismo na Baixada

A Secretaria Municipal de Turismo de Nilópolis participou nesta segunda-feira (29), de uma reunião com representantes e secretários de Turismo da região da Baixada Fluminense, ocorrido em Magé. O evento, na verdade, é um Fórum que acontece em torno do Fest Baixada Fluminense, que congrega os órgãos e instituições que implementam o Turismo na Baixada.

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários