Greve afeta circulação de ônibus em Nova Iguaçu

Em função da paralisação do setor de transporte rodoviário de cargas e a extrema dificuldade de abastecimento de combustível dos veículos, os consórcios Reserva de Tinguá e Reserva do Vulcão, concessionários do transporte coletivo no município de Nova Iguaçu, anunciaram oficialmente à prefeitura que as empresas estão operando parcialmente na cidade.

Continuar lendo

Polícia prende 3 elementos e recupera carga roubada em Nova Iguaçu

Ontem, quinta-feira (24/05), policiais do 20ºBPM (Mesquita) prenderam 3 elementos e recuperaram carga roubada na Estrada Iguaçu - São Teodoro, Nova Iguaçu.
 
De acordo com as informações, os agentes estavam levando o 3ºsgt Vicente ao fórum de Nova Iguaçu, quando foram alertados por moradores que no local citado acima tinha elementos com movimentação suspeita. Com isso, os policiais seguiram até o local, e constataram que estava acontecendo um descarregamento de carga que havia sido roubada. Os policiais se aproximaram para a abordagem e um dos elementos tentou fugir do local, sendo alcançado e detido. 
Continuar lendo

Viaduto Padre João Musch começa a ser içado

Cerca de 10 centímetros de um dos vãos do viaduto Padre João Musch, em Nova Iguaçu, foram içados nesta terça-feira (22) no primeiro dia de operação para as obras de reparos nos dentes de Gerbes, saliências que se projetam na parte superior da extremidade de uma viga. A intervenção foi necessária para que os engenheiros tivessem acesso à parte interna do vão para limpeza, recuperação e reforço dos "dentes", e avaliar se também existe infiltração no local.

Continuar lendo

‘Prefeitura Presente’ visita Austin nesta quinta-feira

Depois de passar pelo bairro Rodilândia na última segunda-feira, o ‘Prefeitura Presente’ chega a Austin nesta quinta (24). O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu, que está em sua nona edição, tem como objetivo levar ações da assistência social e de saúde aos bairros mais afastados do centro comercial. O atendimento será feito das 9h às 15h, na Praça do Batuta, Rua da Redação.

Continuar lendo

Nova Iguaçu promove Conferência de Saúde

Políticas públicas para melhoria da qualidade assistencial do Sistema Único de Saúde de Nova Iguaçu (SUS) foi tema da 11° Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde da cidade em parceria com o poder público e sociedade civil. Com o tema “Que SUS temos? Que Brasil queremos? Que futuro desejamos?”, gestores e profissionais de saúde de diversas áreas debateram sobre a situação da saúde na cidade e em todo Brasil.

Continuar lendo

Saúde e serviços sociais durante evento ‘Prefeitura Presente’ em Rodilândia

A dona de casa Brenda da Conceição, de 21 anos, aproveitou esta segunda-feira (21) para se cadastrar no Bolsa Família, além de buscar serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e testagem de glicemia capilar. Tudo isso ela encontrou na oitava edição do ‘Prefeitura Presente’, realizado na Rua Pindorama, no bairro Rodilândia, pela Prefeitura de Nova Iguaçu. O objetivo do projeto é levar ações sociais e de saúde até os bairros mais distantes do centro comercial.

Continuar lendo

Agricultora vai representar Nova Iguaçu no 4º Encontro Nacional de Agroecologia

Alzenir da Silva Fausto, de 53 anos, moradora de Figueira II, no bairro Miguel Couto, será uma das três produtoras orgânicas da cidade a representar o município no 4º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). O evento, que será realizado entre os dias 31 de maio e 03 de junho em Belo Horizonte, Minas Gerais, reunirá dois mil representantes da agroecologia brasileira. 
Continuar lendo

Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reúne mais de 200 pessoas

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu a campanha ‘Faça Bonito’. A ação realizou várias atividades e serviços na Praça Rui Barbosa, no Centro; e uma caminhada que percorreu a Avenida Governador Amaral Peixoto, o Calçadão, também na região central da cidade, reunindo mais de 200 pessoas. O objetivo foi mobilizar a sociedade civil e setores privados e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Continuar lendo

DETRAN PRESENTE FAZ 1,4 MIL ATENDIMENTOS EM NOVA IGUAÇU

 

Próximo mutirão é lançado na Baixada Fluminense, desta vez, em Duque de Caxias, na sexta-feira (25.05) 

O Detran Presente voltou à Baixada Fluminense e prestou serviços de tradução para os moradores de Nova Iguaçu neste sábado (19.05). A estrutura itinerante foi construída no bairro de Cabuçu e contou com cerca de 150 funcionários do órgão, que realizaram 1.429 atendimentos durante todo o dia. O programa está completo de ação no mês de maior. Neste momento foram forçados 64 pedidos que passaram por 29 cidades do estado do Rio, onde foram realizados 108.361atendimentos. 

 Esta foi uma sexta vez que o Detran Presente esteve na Baixada Fluminense, uma segunda em Nova Iguaçu. O mutirão também já se passou por Duque de Caxias, Queimados, Belford Roxo e Mesquita.  

Continuar lendo

Nova Iguaçu faz projeto de prevenção nas escolas

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (18), o projeto ‘Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’, que atenderá a rede municipal de educação (pré-escola e 1º e 2º seguimentos). Cerca de 1.500 crianças de duas escolas municipais: Barão de Tinguá, em Tinguá e Douglas Brasil, na Cerâmica, participaram do exercício simulado de desocupação de emergência. 
Continuar lendo

Vila Olímpica de Nova Iguaçu está com 90% das obras concluídas e deve ser inaugurada em dois meses

Oferecer lazer a população e descobrir novos talentos para o esporte de Nova Iguaçu. Este é um dos objetivos da Vila Olímpica, que deve ser entregue aos moradores em no máximo dois meses. A obra, orçada em R$ 1.848.794,67, segundo a Secretaria de Infraestrutura, já está 90% concluída e o local contará com um campo de futebol, quadra poliesportiva e uma de areia para a prática de futevôlei e vôlei. Elas terão rampa de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. A vila ainda conta com uma pista de atletismo e arquibancadas.
Continuar lendo

Nova Iguaçu promove campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover, na próxima sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha ‘Faça Bonito’, na Praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 09h. A ação terá tendas com atividades e serviços socioeducativos e um palco com apresentações das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo é mobilizar a sociedade civil e setores privados e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Continuar lendo

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia mudanças no trânsito da Posse

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Nova Iguaçu iniciou, ontem(14/05), mudanças no tráfego de algumas ruas do bairro Posse. O objetivo é melhorar a mobilidade de veículos e pedestres, aumentando, assim, a capacidade e segurança da região. Mesmo após ser implantado, o novo plano de circulação poderá sofrer ajustes, caso for necessário. Agentes de trânsito estão no local orientando motoristas e pedestres. 
Continuar lendo

DETRAN Presente mais uma vez na Baixada Fluminense

O Detran Presente está de volta à Baixada Fluminense. No mês que completa um ano de ação, o mutirão do Detran terá duas edições seguidas na região. No próximo sábado (19.05), a estrutura itinerante será montada em Nova Iguaçu, mais precisamente no bairro de Cabuçu. Cerca de 150 funcionários do Detran estarão no campo de futebol, localizado na Avenida Severino Pereira da Silva, ao lado da Escola Três Marias, para oferecer todos os serviços para a população da cidade.

Continuar lendo

Prefeitura de Nova Iguaçu aproveita o Dia D contra influenza para atualizar caderneta de vacinação e promover a pesagem de beneficiários do Bolsa Família

Milhares de pessoas procuraram as unidades de saúde de Nova Iguaçu no sábado (12), Dia de D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. A mobilização teve início no dia 24 de abril e tem como objetivo vacinar pouco mais de 160 mil pessoas entre idosos acima dos 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, mulheres puérperas (45 dias após o parto), além de trabalhadores da saúde. Somente no sábado 4.868 pessoas foram imunizadas. Além disso a prefeitura atualizou a caderneta de vacinação e promoveu a pesagem de beneficiários do Bolsa Família

Continuar lendo

Ecopontos instalados em Nova Iguaçu mudam comportamento em relação a destinação final do lixo

Os nove ecopontos instalados em locais estratégicos (onde a população costumava jogar lixo no chão) na região de Tinguá já começam a dar resultados significantes. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, há uma redução de lixo despejado de forma irregular.  O projeto é destinado à coleta seletiva de resíduos sólidos, com foco em resíduo domiciliar, que costumam ser descartados irregularmente pela cidade. Outros dois ecopontos foram instalados em Morro Agudo e na Avenida Coronel Bernardino de Melo. A ideia é descentralizar o projeto e espalhar por todo o município.

Continuar lendo

Criançada de Campo Belo vai às ruas e se diverte no Mês do Brincar

Nada de brincar sozinho dentro de casa. Neste sábado (12), a diversão da criançada de Campo Belo, em Nova Iguaçu, foi brincar na rua. Cerca de 400 meninos e meninas estiveram na praça do bairro e aproveitaram o dia de sol para se divertir com diversas atividades promovidas pela Prefeitura. A ação, denominada Mês do Brincar, está visitando a cada sábado de maio diferentes pontos da cidade e levando aos baixinhos atrações que não deixam ninguém parado.

Continuar lendo

Violência doméstica: mulher relata drama durante palestra sobre a Lei Maria da Penha em Nova Iguaçu

“O problema de muitas mulheres é perdoar o primeiro tapa por achar que o homem vai mudar. Mas a violência só vai aumentando e se torna cada vez pior. Foi assim comigo, eu perdoava porque achava que meu companheiro iria mudar”. A revelação é de Monique Godim dos Santos, 28 anos, uma das cerca de 50 mulheres que assistiram nesta sexta-feira (11) à palestra “Direitos da Mulher – Conquistas e Desafios”, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Continuar lendo

Mais saúde e abastecimento d’água para moradores de Nova iguaçu

Moradora do Valverde, há mais de dez anos, a dona de casa Maria Lordes Santos, de 61 anos, comemorou nesta sexta-feira (11) duas grandes conquistas. A primeira foi a chegada de água na torneira de casa, com a entrega do primeiro reservatório que vai garantir o fornecimento de água para o seu bairro e regiões mais próximas, como Cabuçu, Palhada, Valverde, Campo Alegre e Ipiranga, a segunda foi à boa notícia de que está com a saúde em dia. A dona de casa foi uma das centenas de pessoas que participaram da ação de prevenção à saúde, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu durante o evento de inauguração do reservatório da Cedae. Abastecido pela nova adutora da Baixada Fluminense, o sistema vai beneficiar diretamente uma população de 51 mil habitantes. 
Continuar lendo

Cerca de 160 artesãos são cadastrados em Nova Iguaçu através do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Cerca de 160 artesãos foram cadastrados em dois dias em Nova Iguaçu através do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur-RJ/TurisRio). O cadastramento, que foi realizado na quinta e sexta-feira, no Patronato, é uma parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, e com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG),  e tem a finalidade de reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo.

Continuar lendo