Nova Iguaçu lança Programa Municipal de Artesanato

Na próxima segunda-feira (24), a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), realiza a cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Artesanato. O evento marca a nova fase da prática artesanal no município e entregará certificados aos 260 artesãos aprovados no processo de cadastramento realizado pela fundação.

O programa, que estabelece uma política pública a fim de fomentar o artesanato local, tem como objetivos principais contribuir para o empreendedorismo, gerenciar as feiras de arte e artesanato, valorizar o artesão do município e o produto de seu trabalho, diminuir os impactos do desemprego através do fomento do artesanato e colaborar para a preservação do meio ambiente por meio do artesanato sustentável.

Desde o início do ano, a FENIG vem desenvolvendo este trabalho, que realizou o cadastro, avaliação e credenciamento dos artesãos, além da capacitação, em parceria com o Sebrae-RJ.

Continuar lendo
14 Acessos
0 comentários

Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu realiza mapeamento das redes culturais

A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu está realizando um mapeamento das redes de cultura da cidade para melhor direcionar suas ações. A iniciativa tem como objetivo dar mais visibilidade às diferentes práticas culturais que acontecem no extenso território da cidade, em especial nas periferias.

O secretário de cultura, Juarez Barroso, explica que uma das finalidades do mapeamento é reconhecer o potencial artístico do município e criar estratégias de apoio, divulgação e transparência das iniciativas culturais. “Nós queremos colaborar com as práticas artísticas nos territórios da cidade e direcionar o nosso trabalho de acordo com o que já acontece, respeitando a autonomia e diversidade das práticas culturais de Nova Iguaçu”.

O formulário deve ser respondido por produtores e agitadores culturais, além de artistas de todas as modalidades. Dentre as questões a serem mapeadas estão as formas de comunicação desses agentes culturais, os modos como se organizam e as dificuldades para alcançar recursos materiais e apoio para eventos.

O questionário pode ser preenchido através do link https://goo.gl/PwZKaA, ou na Casa de Cultura, que fica na Rua Getúlio Vargas, n°51, no Centro, das 9h às 17h.

Continuar lendo
46 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Nova Iguaçu revitaliza Praça de Campo Belo e entrega mais de mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida

O último final de semana foi marcado por diversas ações de melhorias em Nova Iguaçu. O bairro de Campo Belo recebeu pela primeira vez investimentos de lazer do poder público e ganhou, no sábado (15), uma nova praça com uma área de aproximadamente 25 mil m² totalmente revitalizada. 

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

Espaço da Terceira Idade de Nova Iguaçu, forma primeira turma de informática

O Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), da Prefeitura de Nova Iguaçu, deu início ao projeto Inclusão Digital e formou, nesta sexta-feira (14), a primeira turma do curso de informática para idosos. Durante evento realizado na unidade, os 23 formandos, com idades acima de 60 anos, receberam certificado e comemoraram o que eles chamaram de “mais uma conquista ao longo da vida”.

“Eu não tinha noção de nada, nada mesm​​​​​​​​o. Quando eu soube do curso, quis fazer imediatamente. Hoje, por exemplo, eu tenho perfil na rede social, com vários amigos. Estou muito feliz, muito! Aos 66 anos, eu não imaginava que poderia ter essa chance. É uma conquista”, diz Janete da Cruz, moradora do bairro da Luz. “Eu aprendi tanta coisa bacana. Aprendi a fazer planilhas, por exemplo. Eu as uso para calcular os gastos em minha casa. As aulas eram muito divertidas, animadas”, conta Gildásio Almeida Prazeres, de 69, morador de Jardim Alvorada.

No curso de três meses, os idosos receberam noções de Word, Excel, Windows, Internet, entre outros. “Ensinei aos meus alunos até a usarem o celular. Eles tinham muitas dúvidas. São pessoas que não tinham noção nenhuma de tecnologia mas mostravam muita vontade em aprender. Eles estão empolgadíssimos”, revela a professora de informática Danúbia Cardoso.

Novas vagas já foram abertas. O curso é realizado duas vezes por semana, com uma hora de duração cada aula. “A Prefeitura de Nova Iguaçu acredita que o projeto Inclusão Digital é um direito do idoso. É muito importante mostrá-los que, apesar da idade avançada, eles têm o direito de se atualizarem, de entender a tecnologia, de interagir com o mundo. Futuramente estamos querendo criar cursos avançados para continuar o trabalho com as primeiras turmas que formaremos”, ressalta Carlos Alexandre Rodrigues da Costa, coordenador do ESMUTI, que hoje atende 600 idosos.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Nova Iguaçu inaugura nova praça e entrega 1.400 unidades do Minha Casa Minha Vida neste final de semana

A Prefeitura de Nova Iguaçu inaugura neste sábado (15) a praça do Conjunto Campo Belo. O local de 2.500 metros quadrados se transformou em um espaço para a prática de esporte e lazer para a população. Já no domingo (16), será realizada a cerimônia de entrega das chaves das 1.440 unidades do empreendimento Jardim Parque Guandu, do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no bairro Jardim Guandu. Os eventos contarão com a participação do prefeito Rogerio Lisboa. 

Continuar lendo
66 Acessos
0 comentários

AACD acata pedido de Rogerio Lisboa e mantém unidade aberta em Nova Iguaçu

“Lutamos muito e conseguimos! Vamos até o fim pelos nossos filhos”. O desabafo é da dona de casa Gilcimeire Alves da Silva, mãe da pequena Maria Sophia, de 3 anos, atendida pela Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD) de Nova Iguaçu há dois anos. Ela comemorou ao lado de outras mães a decisão da instituição de acatar o pedido do prefeito Rogerio Lisboa em manter a unidade funcionando até março de 2018 (período de renovação de contrato) mediante pagamento da dívida deixada pela gestão passada. O acordo foi feito durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13), no Fórum da cidade, no Centro.

O impasse entre prefeitura e AACD começou quando a instituição anunciou que fecharia a unidade – a única em todo o Estado do Rio de Janeiro, que atende cerca de 230 crianças e adultos por mês. A AACD alega atraso no pagamento de repasses desde setembro de 2016, totalizando cerca de R$ 2 milhões. Durante a audiência, os promotores da instituição confirmaram que a atual gestão já conseguiu quitar o mês de novembro de 2016, faltando setembro, outubro e dezembro.

A AACD também alega que os repasses deste ano não foram feitos, porém o município possui documentos que comprovam que a atual gestão repassou em 2017 cerca de R$ 695 mil para a instituição, referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. Os pagamentos são feitos de acordo com a apresentação do faturamento de produção. Desde março, a AACD não apresenta faturas para que a prefeitura faça os repasses.

O governo municipal se comprometeu a quitar a dívida e manter a manutenção dos repasses, mesmo que seja através de recursos próprios. Diante da proposta, os representantes da AACD anunciaram que manterão a unidade funcionando. “Agora vamos formalizar a ata da audiência pública, com a intenção de fazer um termo de ajustamento de conduta com Ministério Público, para viabilizarmos a manutenção dos serviços da AACD no cumprimento do contrato firmado com a prefeitura em 21 de março deste ano, no qual a associação se comprometeu a continuar o tratamento até março de 2018”, explica o procurador-geral do município Rafael Alves.  

Após este período, caso a AACD não renove o contrato, a prefeitura buscará um entendimento com o Governo do Estado para continuar o atendimento dos 230 pacientes, sendo 160 moradores de Nova Iguaçu.

 “Hoje estamos comemorando essa vitória. A vitória das mães da AACD, que lutaram muito por suas crianças. Nós, como prefeitura, abraçamos a causa e lutamos também. Lá no início, já tínhamos garantido a AACD que assumiríamos a dívida e que pagaríamos, mesmo por um erro do ano passado. Mas o mais importante hoje não é quem errou, o mais importante é que está garantido o tratamento”, diz o prefeito Rogerio Lisboa.

Maria Sophia, filha de Gilcimeire, tem hidrocefalia e mielomeningocele (um defeito congênito da coluna e medula espinhal) e não pode ficar sem tratamento. “Minha filha precisa dessa assistência e eu me desesperei quando soube que a AACD fecharia as portas. Pra onde eu a levaria, o que seria do destino dela? Mas hoje senti uma emoção muito forte. Estamos colhendo o resultado de nossa luta. Por minha filha eu vou ao fim do mundo. Nossos filhos não podem perder a esperança de terem uma melhor qualidade de vida. O trabalho da AACD e a parceria com a prefeitura são muito importantes para nós”, desabafa Gilcimeire.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Policia retira barricadas em Comunidades de Nova Iguaçu

NOVA IGUAÇU - Nesta quinta feira,13 de julho,o 20° batalhão de mesquita,realiza a retirada de barricadas no conjunto da Marinha, Campo Belo e Danon. As quais impede o direito de ir e vir,da população de Nova Iguaçu.
 
Foram retiradas por último na comunidade do Danon, que durante a retirada das barricadas, foi patrulhada no interior da comunidade, onde foram encontradas,400 cápsulas de cocaína, frascos para cheirinho da lolo,4 bases de rádio transmissor e 2 fardas camufladas.
 
A ocorrência foi feita na 56° DP (Comendador Soares), a operação começou as 9h e terminou às 17 30h.
 
Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

Casa de Cultura de Nova Iguaçu, recebe lançamento da série Nossa Gente

A escritora Lírian Tabosa foi a primeira entrevistada da série Nossa Gente. Ela contou um pouco de sua vida de militância política e poesia, além de afirmar seu amor por Nova Iguaçu. A entrevista completa será exibida na próxima segunda-feira (17), às 18h, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. A entrada é livre e gratuita.

O Nossa Gente é uma iniciativa da Secretaria de Cultura que pretende realizar uma série de registros sobre personalidades da cidade, a fim de preservar a história e a memória desses grandes atores sociais e artísticos. As próximas edições trarão entrevistas com o músico iguaçuano Marcelo Peregrino e o escritor Moduan Matus, um dos criadores do coletivo de poesia Desmaio Públiko.

Sobre Lírian Tabosa

Nascida no Ceará, em Limoeiro do Norte, Lírian Tabosa veio para Nova Iguaçu em 1933. Com fortes opiniões políticas, lutou contra a ditadura militar, foi presa e exilada. Conheceu e militou ao lado de grandes personalidades políticas, como Ernesto Che Guevara. Escritora desde os 12 anos, sua maior inspiração sempre foram a política e a paixão, além do grande amor pela cidade onde reside até hoje: Nova Iguaçu. 

Em 2013, uma crônica sobre o município foi publicada no livro do jornalista Arnaldo Niskier, Crônica Para a Cidade Amada, com textos sobre cidades fluminenses. Em 2014, a escritora foi homenageada pela escola de samba Unidos do Cabuçu com o enredo “Lírian Tabosa, Luta, Poesia e Luz”.

 

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Prefeitura realiza assinatura de contratos dos apartamentos no Jardim Guandu

A manhã desta terça-feira (11) foi de grande alegria para alguns dos sorteados do Programa Minha Casa Minha Vida que assinaram o contrato de seu apartamento no Jardim Guandu. A ação promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em uma parceria com o Banco do Brasil, vai acontecer também nos próximos dois dias na Vila Olímpica e, neste primeiro dia, já recebeu cerca de 500 pessoas.

 Ao todo serão 1.440 família que assinarão o contrato e participarão no próximo domingo (16) da cerimônia de entrega das chaves dos imóveis. “Depois de tanto tempo de espera, hoje estamos dando mais esse passo na concretização de um sonho. A expectativa é imensa pelo próximo domingo e por finalmente receber nossa casa”, comemora Ana Paula Teixeira, vigilante patrimonial.

 “Estamos realizando um sonho junto com essas famílias que estão aqui hoje. Momentos como esse nos dão prazer em governar e mostram que vale a pena trabalhar por nossa cidade e nossa população”, diz o prefeito Rogerio Lisboa.

 De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a previsão para 2017 é entregar o total de 4900 unidades habitacionais no município até dezembro. “A intenção da atual gestão é cuidar de Nova Iguaçu e toda a população, e com clareza estamos trabalhando para alcançar a nossa meta o quanto antes. Sabemos da necessidade do município e estamos pautados nisso”, explica o secretário de Assistência Social, Alexandre Alverca.

Continuar lendo
64 Acessos
0 comentários

Nova Iguaçu encerrará dívida com os servidores na segunda-feira (10)

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura de Nova Iguaçu vai depositar a segunda e última parcela do salário de dezembro de 2016. Assim, o município quita a dívida de três folhas salarias em atraso (novembro, dezembro e 13º) deixada pela gestão passada; o que totaliza cerca de R$ 130 milhões.     
Continuar lendo
74 Acessos
0 comentários

Nova Iguaçu terá Dia D Vacinação contra Febre Amarela

Neste sábado (8) os postos de saúde de Nova Iguaçu estarão abertos, das 8h às 12h, para o Dia D Vacinação contra Febre Amarela, que imunizará toda população de seis meses de idade até 59 anos e nunca receberam alguma dose da vacina e não apenas pessoas que viajam para áreas epidêmicas da doença. A ação faz parte da programação da Campanha Estadual contra Febre Amarela, lançada esta semana.

Apesar do município não ter registros de casos da doença, desde o início do ano, como medida de prevenção, Nova Iguaçu vem intensificando a imunização. Até o momento, cerca de 120 mil pessoas já foram vacinadas contra febre amarela. Em Nova Iguaçu, a vacinação para toda população segue até dezembro deste ano. Após este período, a imunização será apenas para pessoas que moram ou viajarão para áreas epidêmicas, ou seja, que já tiveram casos registrados da doença.

 Simultânea a esta campanha, Nova Iguaçu também está vacinando, até 21 de julho, adolescentes contra o vírus do HPV. Podem ser vacinadas meninas com idades de 9 a 14 anos, portadores de HIV de 9 a 26 anos e meninos de 12 a 14 anos. A meta é vacinar até o fim da campanha cerca de 67 mil adolescentes incluídos nesta faixa etária. Para garantir maior proteção contra o vírus, a segunda dose da vacina de HPV deve ser feita após seis meses da primeira. Elas atuam no combate ao câncer do útero, que pode ter início com o HPV, doença sexualmente transmissível.

 Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para vacinar é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação, caso tenha.  A lista completa dos postos que estarão participando do Dia D contra Febre Amarela está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.  

Continuar lendo
41 Acessos
0 comentários

Secretaria de Cultura abre inscrições para oficina de dança

A Secretaria de Cultura, em parceria com a Companhia de Dança Corpos e Formas, abriu inscrições para as oficinas de dança nas modalidades jazz e contemporânea. As aulas acontecerão nas segundas-feiras, das 8h30 às 9h30 (jazz), e das 9h30 às 10h30 (contemporânea), na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Prefeito Rogerio Lisboa se reúne com mães da AACD de Nova Iguaçu

Uma comissão formada por mães com filhos atendidos pela Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD) de Nova Iguaçu foi recebida na manhã desta quinta-feira (29) pelo prefeito Rogerio Lisboa. Na pauta foram discutidas as soluções de parceria e apoio às mães com objetivo de evitar o fechamento da instituição, anunciado pela direção da AACD este mês com previsão de fechamento para setembro deste ano.

A AACD alega atrasos no pagamento dos repasses. Porém, durante o encontro foram apresentados documentos que comprovavam que a atual gestão municipal repassou esse ano cerca de R$ 695 mil para AACD referentes aos meses de janeiro, fevereiro e marco de 2017 e parte da dívida deixada pela gestão anterior. Elas são pagas de acordo com a apresentação do faturamento de produção. Desde março a AACD não apresenta faturas para que a prefeitura faça os repasses.

Segundo o prefeito, os atrasos existentes foram os deixados pela gestão passada, no total de R$ 1.571.422,35, referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, sendo que parte deste valor, já foi pago pelo atual governo.

Depois do encontro, junto com as mães, o prefeito foi até a sede da AACD, no bairro Jardim da Viga, buscar mais um diálogo com a direção da instituição. A proposta é que a AACD cumpra o acordo assinado com a prefeitura em 21 de março deste ano, no qual a associação se comprometeu a continuar o tratamento até março de 2018. Após este período, caso a AACD não renove o contrato, a prefeitura buscará um entendimento com o Governo do Estado para continuar o atendimento dos 230 pacientes, sendo 160 moradores de Nova Iguaçu.  A diretora da AACD, Luciana Martins, informou que irá avaliar a proposta e dará uma resposta nos próximos dias.

 “A prefeitura quer que a AACD permaneça na cidade. Se a justificativa são os atrasos deixados pela gestão passada, a atual gestão se compromete a pagar, mas precisamos que a AACD cumpra o contrato. Se for preciso, vamos firmar este compromisso através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta). O que não podemos permitir é que o tratamento de centenas de crianças seja interrompido e essas criança impedidas de ter uma chance de recuperação. É uma política nacional da AACD fechar todas as unidades do país, mas vamos brigar para que isto não aconteça em Nova Iguaçu”, afirma Lisboa.

A notícia foi recebida com esperança pelas famílias assistidas na AACD. “O que sempre nos foi passado é que a prefeitura devia a AACD e por isso iriam parar de atender. Mas vimos hoje que não é verdade. Saímos desta reunião com mais um reforço na nossa luta. Agora sabemos que a prefeitura está do nosso lado”, disse Elaine Motta, mãe da pequena Ana Carolina, de dois anos.

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

Alunos da rede municipal de Nova Iguaçu lançam livro de crônicas

Como um projeto de incentivo à leitura e escrita, a Escola Municipal Herbert Moses transformou seus alunos em autores e lançou, na manhã desta quarta-feira (28), o livro “Crônicas do Herbert Moses: O dia que…”. Para comemorar o feito, foi realizado um café literário que emocionou a todos com a leitura de algumas das 60 crônicas do livro, intercaladas com apresentações musicais das turmas.

O projeto foi uma iniciativa da professora Cláudia Arcenio, responsável pela disciplina de Leitura e Produção de Texto das turmas 701, 702 e 801, autoras do livro. “A ideia, que foi abraçada por todo corpo docente da escola, nasceu como uma forma de incentivar a escrita numa situação real, despertando nos alunos a consciência que o texto produzido não era apenas para leitura do professor, e sim possuía a função social de fazer parte do acervo da escola”, diz a professora.

Os textos dos alunos retratam histórias sobre o dia a dia deles, e além de fazer parte do acervo da escola, também estarão disponível gratuitamente como e-book na plataforma do Instituto Paramitas. “O projeto foi muito bom e totalmente diferente do que estamos acostumados. Esse trabalho serviu como um grande incentivo a escrita para os alunos de toda escola”, conta um dos autores do oitavo ano, Dayvid Pereira.

“É lindo ver sair do papel um projeto tão lindo e ver que dentro de nossas escolas temos autores em potencial. Acredito que a questão de escrever um livro vai mudar totalmente a vida dos alunos e de toda comunidade escolar, incentivando o crescimento acadêmico dessas crianças”, diz a gerente de Projetos da secretaria de Educação, Carolina Neves.

De acordo com o diretor da escola, Gleisson Luis Ramos, o livro é apenas o início, já que a unidade também está desenvolvendo um jornal e produzindo um festival de dança. “Nossa ideia é realmente sair dos muros da escola e ir para o mundo, preparando e direcionando nossos alunos para a vida lá fora”, explica.

Continuar lendo
44 Acessos
0 comentários

Deputada federal Rosangela Gomes participa de reunião em prol de melhorias no Hospital Geral de Nova Iguaçu

A deputada federal Rosangela Gomes participou, na última segunda-feira (26), de uma reunião e visita ao Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, com o objetivo de buscar soluções para os problemas do hospital. A visita contou com a presença do representante do Ministério da Saúde, Sérgio Costa; do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa; do secretário Municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro; do Diretor do HGNI, Dr. Joé Sestello e outras pessoas diretamente envolvidas no assunto. 

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

“O Fantástico Mundo da Alimentação Saudável” entra no cardápio da Colônia de Férias da baixada

Bolo de duas cores? Pão amarelo? Você sabe por que o bolo cresce? Existe suco com legumes? Hambúrguer com verduras? Essas e outras questões serão abordadas na Colônia de Férias do SESI, entre os dias 17 e 28 de julho. Com o tema “O Fantástico Mundo da Alimentação Saudável”, a criançada da Baixada Fluminense pode optar por férias recheadas de sabores nas duas unidades da região. A recreação acontece nos períodos da manhã, tarde ou integral, entre 8h e 17h, em Duque de Caxias e Nova Iguaçu. As inscrições estão abertas.

A novidade desta temporada fica por conta do Cozinha Brasil Infantil, atividades culinárias do Programa SESI Cozinha Brasil, que oferece orientações sobre uma alimentação saudável e ensina receitas gostosas de forma lúdica e divertida. A ideia é fazer com que crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, aprendam brincando como a nutrição é importante para ajudá-las a crescer e para protegê-las de doenças.

Oficinas esportivas e recreativas, gincanas aquáticas, cinema, caça ao tesouro, paintball d’água e palestras educativas, entre outras, também fazem parte da programação. Todas as brincadeiras são monitoradas por profissionais qualificados e especializados em recreação.

As atividades serão realizadas nas estruturas do SESI Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que contam com piscina semiolímpica, piscina infantil, quadra de areia, playground, quadras poliesportivas, ginásio coberto, campos de futebol, sala de vídeo, pista de atletismo e uma vasta área verde. A programação, as atividades, a estrutura, a faixa etária e os valores variam de acordo com a unidade.

Para se matricular é necessário apresentar uma cópia da certidão de nascimento da criança ou do adolescente, atestado médico, uma foto no formato 3x4, além de uma cópia do documento de identidade e CPF do responsável. Associados ao SESI têm direito a desconto no ato da matrícula. Os inscritos receberão um kit colônia, com boné, sacola e camisa.

O SESI Duque de Caxias fica na Rua Arthur Neiva, nº 100, bairro 25 de Agosto, e o SESI Nova Iguaçu está localizado na Rua Gerson Chernicharo, nº 1.321, Bairro da Luz. Mais informações através dos telefones: 0800 0231 231 ou 4002-0231.

Continuar lendo
11 Acessos
0 comentários

Secretaria de Economia e Finanças de Nova Iguaçu leva serviços à moradores de Rancho Fundo

O projeto ‘Fazenda nos Bairros’, da Secretaria de Economia e Finanças, atendeu mais de 100 pessoas na última sexta-feira (23), durante uma ação social realizada pela Associação de Moradores do bairro Rancho Fundo (Santa Rita), oferecendo serviços como emissão de segunda via do carnê do IPTU e parcelamento de dívidas.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Nova Iguaçu cria Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável