Cerca de 160 artesãos são cadastrados em Nova Iguaçu através do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Cerca de 160 artesãos foram cadastrados em dois dias em Nova Iguaçu através do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur-RJ/TurisRio). O cadastramento, que foi realizado na quinta e sexta-feira, no Patronato, é uma parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, e com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG),  e tem a finalidade de reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo.

Artesão na cidade há 10 anos, o morador do bairro da Posse, Rogério da Silva Araújo, de 46 anos, foi um dos cadastrados no programa. Ele, que vive de uma renda mensal de R$ 2 mil, lembrou que essa parceria vai descobrir novos talentos na cidade.

“Muita gente vai se sentir estimulado e vai aparecer muita gente experiente em artesanato de todos os tipos. O meu é em madeira reciclável e vou poder aumentar minha renda e ter descontos na compra de materiais”, explicou Rogério.

Com a carteira, os artesãos poderão participar de feiras, capacitação e qualificação, além de adquirir microcréditos e facilidades para comercializar os produtos.

A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Entre os benefícios do registro no Sicab estão a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, em oficinas e cursos de artesanato e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais.

Há dois anos, o Programa de Artesanato do Estado se reestruturou e começou a percorrer o estado, cadastrando esses profissionais, com a finalidade de reconhecer o perfil do artífice fluminense. Desde então, mais de 13 mil artesãos, nos 56 municípios já foram atendidos pela ação.

No primeiro dia de cadastramento, os artesãos participaram de uma palestra da subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa, Nea Mariozz.  

A prefeitura de Duque de Caxias multa Concessionár...
Grávidas do bairro Valdariosa participam de 'Roda ...