Contribuintes têm até o dia 31 para pagar cota única do IPTU com 10% de desconto

Os moradores de Nova Iguaçu já estão recebendo em casa os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes a 2018. Os contribuintes podem quitar a cota única com 10% de desconto até o próximo dia 31; ou com 5% de desconto até o dia 28 de fevereiro. Além disso, podem escolher dividir o valor do importo em até dez vezes, com vencimento no dia 15 de cada mês; ou no 1º dia útil, após a primeira parcela com vencimento em 15 de março, acrescidos de juros.  

De acordo com a Secretaria de Economia e Finanças, cerca de 200 mil carnês já foram emitidos. Destes, 140 mil estão com todos os dados cadastrais atualizados e 60 mil possuem alguma pendência de cadastro. “Apesar de estarem sem o CPF, por exemplo, problema da maioria desses casos, temos como localizar o contribuinte, através do nome e endereço, e fazer a emissão do carnê para o pagamento”, conta Carlos Ferreira, o Ferreirinha, vice-prefeito e secretário de Economia e Finanças. 

Contudo, 110 mil carnês não foram emitidos em 2018, por determinação do Banco Central, porque não houve atualização cadastral ao longo dos anos. “O contribuinte não poderá mais vir à prefeitura apenas com o número do imóvel em mãos, pedir para imprimir o carnê e pagar. O Banco Central quer identificar essa pessoa e, por isso, está exigindo a atualização do cadastro. Com os dados, caso o contribuinte resolva não pagar o imposto, o banco saberá a quem cobrar e o município não sairá mais no prejuízo”, explica Roberto Santiago, subsecretário executivo da Secretaria de Economia e Finanças. 

Este ano, a atualização cadastral está sendo realizada somente no site da prefeitura, no endereço www.novaiguacu.rj.gov.br. “É necessário que a pessoa preencha corretamente os dados, informando, principalmente, um e-mail válido para que possamos enviar o link para baixar o carnê. Esse retorno é feito em até 48 horas. É rápido e prático”, comenta Santiago. 

“Desenvolvemos essa ferramenta para trazer mais comodidade para o contribuinte que pode fazer a atualização pelo seu computador, em casa ou no escritório, ou pelo próprio celular, bem como imprimir seu carnê", diz Ferreirinha. 

Já os contribuintes que querem regularizar as dívidas de IPTU podem parcelá-las em até 60 vezes (mensais e sucessivos com valor mínimo de 01 ufinig (R$ 56,73) para cada prestação). Mais informações podem ser obtidas também através do site, no link ‘Portal da Dívida Ativa’, ou pelo telefone 2666-0170. 

Ônibus Lilás leva atendimento a mais de 3 mil mulh...
Prefeito anuncia revitalização do Centro de Belfor...