Defesa Civil realiza curso gratuito de primeiros socorros para voluntários nesta terça e quarta

A subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SuPDC) de Nova Iguaçu realiza, nesta terça-feira (10) e na quarta-feira (11), na sede da Cruz Vermelha, no Centro, o curso gratuito de noções de primeiros socorros para os voluntários cadastrados na Rede Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (SVAC). A capacitação faz parte do programa de preparação de agentes públicos, voluntários e líderes comunitários para atuarem em situações de emergência, desastres e ações de mobilização preventiva.

Dos 19 cursos previstos para 2017, onze já foram realizados com a capacitação de 394 pessoas, tendo como característica desenvolver parcerias institucionais e com a sociedade civil organizada para criar um espaço propício para o compartilhamento de conhecimento e informação, visando o desenvolvimento da resiliência e a redução do risco de desastre.

“Os cursos fazem muita diferença para nós, voluntários. Quando houve uma grande queimada na mata, próximo à minha casa, eu pude atuar com segurança devido aos ensinamentos aprendidos nos cursos que realizei pela Defesa Civil. Ficou tudo bem com os familiares e com os moradores. Os conhecimentos obtidos ajudam mesmo nos momentos difíceis”, diz Francisco Carlos da Silva, morador de Miguel Pereira.

“Temos como principal missão a redução de riscos de desastres através das ações de prevenção, preparação, resposta, mitigação e recuperação. Nesse sentido, uma de nossas estratégias de preparação foi a criação de um departamento, denominado Centro de Treinamento para Emergências e Desastres (CETRED-NI) que desenvolve um trabalho fundamental, não somente na preparação dessas pessoas, mas como na aproximação e integração com as comunidades vulneráveis e os diversos setores da sociedade”, conta o subsecretário Jorge Ribeiro Lopes. “O resultado disso é uma cidade cada vez mais resiliente, com seus cidadãos mais conscientes, preparados e cada vez mais protegidos”, completa. 

A Defesa Civil atua em parceria com o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP); Cruz Vermelha Brasileira do Estado do Rio de Janeiro; Cruz Vermelha Brasileira – Nova Iguaçu; Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (Sindiquímica-NI); Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu; Departamento de Recursos Minerais (DRM); Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); Secretaria de Saúde; Secretaria de Assistência Social; e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Prefeitura de São João de Meriti realiza atividade...
População indica prioridades no plano de saneament...