Espaço da Terceira Idade de Nova Iguaçu, forma primeira turma de informática

O Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), da Prefeitura de Nova Iguaçu, deu início ao projeto Inclusão Digital e formou, nesta sexta-feira (14), a primeira turma do curso de informática para idosos. Durante evento realizado na unidade, os 23 formandos, com idades acima de 60 anos, receberam certificado e comemoraram o que eles chamaram de “mais uma conquista ao longo da vida”.

“Eu não tinha noção de nada, nada mesm​​​​​​​​o. Quando eu soube do curso, quis fazer imediatamente. Hoje, por exemplo, eu tenho perfil na rede social, com vários amigos. Estou muito feliz, muito! Aos 66 anos, eu não imaginava que poderia ter essa chance. É uma conquista”, diz Janete da Cruz, moradora do bairro da Luz. “Eu aprendi tanta coisa bacana. Aprendi a fazer planilhas, por exemplo. Eu as uso para calcular os gastos em minha casa. As aulas eram muito divertidas, animadas”, conta Gildásio Almeida Prazeres, de 69, morador de Jardim Alvorada.

No curso de três meses, os idosos receberam noções de Word, Excel, Windows, Internet, entre outros. “Ensinei aos meus alunos até a usarem o celular. Eles tinham muitas dúvidas. São pessoas que não tinham noção nenhuma de tecnologia mas mostravam muita vontade em aprender. Eles estão empolgadíssimos”, revela a professora de informática Danúbia Cardoso.

Novas vagas já foram abertas. O curso é realizado duas vezes por semana, com uma hora de duração cada aula. “A Prefeitura de Nova Iguaçu acredita que o projeto Inclusão Digital é um direito do idoso. É muito importante mostrá-los que, apesar da idade avançada, eles têm o direito de se atualizarem, de entender a tecnologia, de interagir com o mundo. Futuramente estamos querendo criar cursos avançados para continuar o trabalho com as primeiras turmas que formaremos”, ressalta Carlos Alexandre Rodrigues da Costa, coordenador do ESMUTI, que hoje atende 600 idosos.

Operação Centro Presente prende casal praticando r...
CLIN realiza plantio de mudas em área utilizada co...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 21 Setembro 2017