Nova Iguaçu inicia pré-matrícula na rede municipal de Educação

Nova Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (4), o período de pré-matrículas na rede municipal de educação. São mais de 21 mil vagas, sendo 2.500 recém-criadas com a municipalização de dois Cieps na região do Km 32: o CIEP 360 - Iara Simão e o CIEP 187 - Benedito Laranjeiras, disponíveis para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este ano, pela primeira vez, a pré-matrícula está sendo feita online, através de um link disponível no site da prefeitura www.novaiguacu.rj.gov.br. As aulas na rede começam dia 5 de fevereiro de 2018. 

Para quem não tem acesso à internet, a Secretaria Municipal de Educação está  disponibilizando polos em cada região para pré-matrícula presencial. 

A matrícula para o ano letivo de 2018 seguirá três fases, com datas de acordo com as séries (anos de escolaridade). É importante ressaltar que quem perder uma das fases não terá mais como matricular o estudante na rede municipal. O calendário completo também está disponível no portal  www.novaiguacu.rj.gov.br/matriculas. 

Na primeira fase, de 4 a 6/12, as matrículas estarão abertas para alunos da Educação Infantil e Especial. Entre os dias 7, 8 e 9/12, o calendário será para estudantes do Ensino Fundamental I (1° ao 5° anos). Já para o Fundamental II (6° ao 9° anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a matrícula deverá ser feita entre os dias 11, 12 e 13 de dezembro. Quem deseja pedir transferência para a rede municipal, seja aluno da rede pública ou particular, também deverá seguir as mesmas datas.   

Para efetivar a pré-matrícula online é preciso ter em mãos: nome completo do aluno, data de nascimento, CPF do pai ou responsável e endereço residencial. A opção de escolha da escola seguirá o critério do bairro mais próximo à residência do aluno ou o indicado pelo pai ou responsável no ato da matrícula online. É preciso imprimir o comprovante, que deverá ser apresentado na escola no momento da assinatura do contrato. 

A segunda fase será a efetivação da matrícula, desta vez, presencial. De 16 a 19 de janeiro de 2018, pais e responsáveis deverão procurar a unidade escolhida para apresentar a cópia dos documentos e assinar a matrícula. Para os alunos que solicitaram a transferência, a confirmação da matrícula também será presencial. 

A terceira fase acontece de 29/01 a 2/02 de 2018 para quem não conseguiu efetuar a matrícula na primeira chamada. Durante este período, o link para matrícula será reativado. 

“Nova Iguaçu está reestruturando a educação municipal e ao longo deste ano, vários avanços já foram concretizados. Além da pré-matrícula online, agora, a escolha dos diretores é mais democrática, onde a comunidade escolar elege seu gestor, acabando com isto, indicações políticas”, afirma a secretária de Educação, Rojane Dib.

Prefeitura no Seu Bairro registra mais de 5 mil at...
BELFORD ROXO GANHA PASSARELA DA CCR NOVA DUTRA