100 estudantes participam da Rio Info Petrópolis elaborando projetos para mobilidade, setor cervejeiro e saúde

Divididos em grupos, mais de 100 estudantes ficam reunidos até esta quinta-feira (31.08), elaborando projetos tecnológicos que melhorem aspectos da cidade como mobilidade, ambiente cervejeiro e saúde. Eles participam, ao lado de empresários e poder público, da II edição da Rio Info Petrópolis, aberto nesta quarta-feira (30.08).

 O evento, na cervejaria  Bohêmia, desenvolvido pela TI Rio – Sindicato das Empresas de Informática, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Distrito de Inovação e Programa Ciência e Movimento, promove o debate sobre o desenvolvimento da inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro.

O primeiro dia de evento reuniu alunos do ensino universitário e ensino médio para pensar, analisar e propor soluções para problemas da cidade. É o “Desafio Rio Info Petrópolis”.  As melhores propostas em cada área serão apresentadas nesta quinta-feira (31.08) na mesa de Makers.

“É importante promover a interação entre a classe acadêmica, poder público e empresariado pensando na área tecnológica da nossa cidade. Um setor em crescente desenvolvimento que pode contar com mão de obra especializada, formada na nossa cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

A programação contou ainda com talk show com Flávia Bendelá, Marcio Campos e público presente. Na ocasião, eles puderam entrevistar Robert Jansen, especialista em starups e internacionalização de empresas para o Vale do Silício..

“O mais importante da II Rio Info Petrópolis é essa interação entre acadêmicos, setor privado e poder público para o desenvolvimento do setor. Esse estímulo e desenvolvimento é bom para todo mundo, quanto mais alunos formados na cidade, mais mão de obra qualificada para as empresas, maior possibilidade de crescimento das empresas, desenvolvendo economicamente a cidade em vários sentidos”, conta Alberto Blois, criador da Rio Info e integrante da TI Rio e Sindicato das Empresas de Informática.

“Esse evento articula ideias e oportunidades, incentivando os alunos a produzirem e as empresas a crescerem. Queremos que os alunos que se formam em Petrópolis tenham a oportunidade de crescer e criar as suas empresas na cidade. O sucesso do evento é resultado da credibilidade dessa proposta, empresas, academia e poder público trabalhando juntos”, diz Fernando Pessoa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

Estudantes animados com “Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação”

“Oportunidade muito interessante para conhecermos novas formas de criação, adaptando os nossos conhecimentos. Muito animado e inovador”, diz Débora Linz Batista, aluna de engenharia de produção da UFF.“Participar desse tipo de desafio nos mostra como podemos colocar em pratica o que aprendemos na teoria. Nosso grupo ficou muito animado”, conta Caroline Carvalho, estudante de engenharia da produção da UFF.

Programação continua nessa quinta

Na quinta-feira (31.08) a programação contará com mesas redondas e palestras. A Secretaria de Desenvolvimento vai participar, às 16h, do painel “SpeedUp, Articulando geração de conhecimento, cultura empreendedora, inovação junto a entes públicos e privados”. Darlan Mendes, diretor do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia, representará o poder público. Durante o debate, serão discutidas as políticas públicas e as ações privadas são essenciais para o fomento e desenvolvimento de um ambiente acolhedor de inovação. Como estas políticas podem ajudar na manutenção dos jovens bem qualificados no interior do estado. Quais os exemplos a serem balizados? Quais as ações locais e regionais? Também participarão desse painel Ricardo Kneipp, IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Alberto Blois, TI Rio, Claudia Pacheco, SEBRAE e Augusto Gadelha, do LNCC.

Confira a programação do dia 31 de agosto:

08h30- Credenciamento e coffee Break

09h- Mesa: Make-up e makers, explorando oportunidades com ciência e tecnologia.

Mesa de apresentação dos projetos vencedores em cada área do Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação e a análise de oportunidades de emprego e alavancamento de cada uma das propostas.

10h15- Mesa: “StartUp, inovando com ciência e tecnologia: os centros geradores de conhecimento no processo de inovação

11h30 - Abertura do evento

Abertura do evento com representantes da comissão organizadora.

12h - Almoço e network

14h - Coffe Break

14h30- Palestra "Processamento de alto desempenho em GPU: visão geral, aplicações e tendências" por Roberto Souto.

14h30-  “WarmUp, consolidando uma cultura empreendedora na relação centro de pesquisas e empresas”.

16h – “SpeedUp, Articulando geração de conhecimento, cultura empreendedora, inovação junto a entes públicos e privados”

17h - Encerramento

Mesa formada pelo Comitê Organizador e convidados para a avaliação do evento.

18h- Happy Hour RioInfo  e network

SESI Duque de Caxias recebe 6º Festival Cenáculo d...
DETRAN TERÁ ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA TAXISTAS NO...