Hospital Alcides Carneiro organiza “mamaço” para incentivar a amamentação

“Agosto dourado” proporciona palestras, atividades em grupo e orientações sobre aleitamento materno

A prefeitura vem apoiando as ações de incentivo ao aleitamento materno propostas pelo movimento nacional “Agosto Dourado”. Na manhã desta quarta-feira (16.08), o Hospital Alcides Carneiro (HAC) realizou um ‘mamaço’ – ação que auxilia as mulheres sobre como amamentar os filhos que reuniu 40 mães na recepção da unidade. Diariamente o hospital vem proporcionando orientações, palestras e oficinas para as gestantes que dão entrada na maternidade.

O Hospital Alcides Carneiro tem a maior maternidade da região, com média de 250 partos mensais, além do atendimento especializado às gestantes com gravidez de alto risco. Para que o incentivo à amamentação e ao vínculo materno seja iniciado ainda no pré-natal, as Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família também estão organizando as ações por território. No próximo dia 23 de agosto a unidade do Retiro irá ter uma programação especial para atendimento as gestantes do bairro.

“O incentivo à amamentação e o vinculo materno é preconizado nas estratégias da Rede Cegonha. Estamos aproveitando as ações do agosto dourado para reforçar todo um processo que já temos desenvolvido junto às unidades de saúde, por conta disso, cada unidade criou sua programação de acordo com o perfil do seu território para envolver as mães e a família”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção em Saúde.

De janeiro a junho 1.841 gestantes deram à luz na unidade. Com uma média de 250 partos por mês, a maior maternidade do município com 48 leitos é referência em atendimentos às gestantes com gravidez de alto risco. A unidade conta ainda com 10 leitos de UTI neonatal.

“O agosto dourado é uma ação mundial e que este ano estamos abraçando e esperamos que as ações possam chegar a todas as redes de atendimento. Iniciamos a programação com a cantata, hoje aconteceu o mamaço, teremos oficina de shantala que é uma massagem que acalma o neném, oficina de sling que é uma técnica para carregar o neném, workshop, roda de conversa, entre outras atividades”, afirma a coordenadora da maternidade, Lorena Sabbadini.

Mães aprovam programação do Agosto dourado

A equipe da maternidade promoveu um ‘mamaço’ na recepção do hospital Alcides Carneiro. A ação reuniu 40 mães onde foram demonstradas técnicas de como amamentar, como colocar o neném para arrotar após a amamentação, o período ideal de amamentação entre outros assuntos. Muitas mães que já passaram por outras gestações puderam ter acesso a informações que nunca foram passadas antes, como a importância do leite materno que é considerado a primeira vacina para o recém-nascido. Esse foi o caso de Lorena Josefine Caroline, que deu à luz a pequena Beatriz no dia 15.

“Muitas mães acabam não insistindo na amamentação porque o neném não pega o peito ou acha o processo dolorido. Aqui nós aprendemos as técnicas de como amamentar e a importância para a saúde da minha filha mantê-la consumindo apenas o leite materno”, afirma Lorena Josefine.

Também na terceira gestação, Fabiana dos Santos Duarte deu à luz a Joaquim no último dia 14, durante o mamaço aprendeu como controlar o tempo de amamentação da criança.

“Às vezes eu dava o peito e o meu filho não pegava, achava que ele estava sem fome ou então que já estava satisfeito. Agora eu não fico mais em dúvida, as enfermeiras me ensinaram a maneira correta de colocar a aréola na boca do neném e assim se ele tiver com fome ele vai sugar”, avalia Fabiana dos Santos Duarte.

Em Barcelona, van atropela multidão em rua mais fa...
Estudantes realizam apresentação musical no Centro...