Ronda Municipal prende em flagrante ladrão de bicicletas

Policiais Militares a serviço da Ronda Municipal de Queimados prenderam, em flagrante, Marcio Rodrigues Soares da Silva, pelo furto de uma bicicleta no bairro São Roque. Na manhã da última quinta-feira (24), o homem aproveitou a distração da vítima, que havia estacionado o veículo num bicicletário em frente a um supermercado e já pagava pelas compras, para cometer o crime. 
Continuar lendo

Queimados sedia encontro pela Educação Inclusiva e políticas públicas para pessoa com deficiência

Criada em 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência deve assegurar e promover o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para debater a aplicação dessa determinação no âmbito educacional, representantes dos Conselhos Municipais de Direitos das Pessoas com Deficiências da Baixada Fluminense se reuniram em Queimados ontem(22/05).

Continuar lendo

Com muita literatura, Queimados realiza I Encontro de Professores de Letras

Uma manhã especial, com troca de experiências, contação de histórias e, principalmente, valorização profissional. A prefeitura de Queimados, através da secretaria municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (22) o I Encontro dos Professores de Letras, com profissionais da rede pública municipal de ensino. O evento aconteceu no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e contou com cerca de 60 pessoas.

Continuar lendo

Queimados debate distribuição de equipamentos públicos na região metropolitana

A nona edição da pré-conferência do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana, foi realizada na última sexta-feira (18), no Teatro Metodista, em Queimados. A ação foi organizada pela Câmara de Integração Governamental do Estado do Rio de Janeiro e tem o objetivo de debater ideias e propostas para melhorar a distribuição dos equipamentos públicos. Ao todo, mais de 80 pessoas participaram do evento, representando as cidades de Queimados, Japeri e Paracambi.

Continuar lendo

Queimados comemora Dia da Abolição da Escravatura com Mostra Cultural

A Mostra Cultural para comemorar o Dia da Abolição e Escravatura e também do Dia Municipal de Defesa da Liberdade Religiosa foi sucesso no último sábado (19), em Queimados. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania e da Coordenadoria de Igualdade Racial, o evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e contou com apresentações de música e dança, palestras, capoeira, desfile de penteados afro e, para finalizar, uma feijoada de dar água na boca.
Continuar lendo

Vale Social beneficia cerca de 3 mil moradores em Queimados

Um facilitador a quem precisa usar transporte público para fazer tratamento médico: esse é o Vale Social, documento emitido e entregue pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Ao todo, cerca de três mil moradores já foram contemplados pela iniciativa, que vem sendo desenvolvida no município desde 2014, quando foi  firmado um convênio com o Governo do Estado para oferecer transporte gratuito às pessoas com problemas de saúde (eventuais ou crônicos) e deficientes. Em alguns casos, o cartão dá direito até a acompanhante para o paciente.
Continuar lendo

Prefeitura de Queimados realiza melhorias nos acessos aos bairros Meu Ranchinho e Santo Expedito

Boa notícia para os moradores dos bairros Santo Expedito e Meu Ranchinho, em Queimados. O acesso da região à Rodovia Presidente Dutra será revitalizado com a implantação de duas faixas, sendo uma de aceleração e outra de desaceleração. Cerca de dois quilômetros serão pavimentados e sinalizados e as encostas existentes no local serão protegidas. Orçada em pouco mais de R$ 6 milhões, a obra é fruto de uma parceria público-privada – sem custos para o município – e tem previsão de entrega para o início de agosto.
Continuar lendo

Cinema ganha vida nas escolas de Queimados

Luz, câmera e ação em sala de aula. Assim foi o início do ‘Círculo Arte Social’, iniciativa que visa desenvolver ações e produtos culturais para crianças e jovens carentes de Queimados.  Resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Cultura – por meio da Velloni Produções - e a empresa DECA (instalada no Distrito Industrial da cidade), a aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira (17), na Escola Municipal José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha.
Continuar lendo

Dia Mundial da Reciclagem

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, irá realizar uma palestra com o tema “A logística reversa no Brasil” na próxima quinta-feira (17), das 18h30 às 20h30, em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem. O convidado especial para mediar o debate será o Prof. Dr. Ubijara Aluízio de Oliveira, que atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Meio Ambiente.

Continuar lendo

Queimados vai aderir ao Programa Cidades Empreendedoras

Planejar o desenvolvimento econômico de forma integrada e participativa por diversos setores do setor público municipal: essa é a proposta do Programa Cidades Empreendedoras, criado pelo Sebrae/RJ. Na última terça-feira (15), o município de Queimados recebeu representantes da entidade e deu o primeiro passo para aderir à iniciativa, que propõe que todas as ações relacionadas ao empreendedorismo dentro do município sejam estabelecidas em conjunto. Compareceram ao encontro representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Urbanismo, Saúde e Procuradoria Geral do Município (PGM).
Continuar lendo

Câmara Metropolitana discute Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano na Baixada

Com o intuito de debater ideias e propostas para a elaboração do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana, previsto para ser elaborado no fim deste mês, o município de Queimados receberá na próxima sexta-feira, 18, a nona edição da pré-conferência realizada pela Câmara de Integração Governamental do Estado do Rio de Janeiro. O encontro acontece a partir das 18h, no Teatro Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu) e reunirá representantes além da cidade sede, também de Japeri e Paracambi.

Continuar lendo

Maternidade pública de Queimados terá capacidade para realizar 500 partos por mês e fará também cirurgias eletivas

O prefeito Carlos Vilela realizou, na última sexta-feira (11), mais uma visita técnica às obras de reforma, modernização e ampliação da maternidade municipal de Queimados, que terá capacidade para fazer até 500 partos por mês. Após anos de luta judicial, o governo municipal conseguiu concretizar o processo de desapropriação do imóvel da antiga Casa de Saúde Bom Pastor (unidade particular que era conveniada vinculada ao Sistema Único de Saúde e não conseguia se manter com os valores da tabela SUS). Acompanharam o gestor o Secretário Municipal de Obras, Alex Sander Barreto e o vereador Alex Dornellas.
Continuar lendo

Idosos participam de Workshop de artesanato em Queimados

Na última quarta-feira (09/05) As comemorações pelo dia das mães já começaram em Queimados, as idosas do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) participaram de um workshop ministrado pela artesã Mi Ledi (especialista em feltro e com mais de um milhão de inscritos no Youtuber). O evento contou a presença de 90 pessoas e arrecadou quase 100 quilos de alimentos não perecíveis.
Continuar lendo

Grávidas do bairro Valdariosa participam de 'Roda de Gestantes' nesta sexta(11)

A gestação traz consigo muitas dúvidas comuns a maioria das mulheres. Por isso, é importante receber orientações corretas de quem entende do assunto. Assistidas pela equipe de saúde da Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, no bairro Valdariosa, grávidas de diferentes idades participaram de uma “Roda de Gestantes” nesta sexta-feira (11). A iniciativa, que é um dos ’10 Passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica’ preconizados pelo Ministério da Saúde, contou também com uma mesa farta de café da manhã.
Continuar lendo

Nas notas e acordes, jovens têm realidade transformada em Queimados

Ter acesso à cultura é primordial para o crescimento do ser humano. Quanto mais contato com as manifestações artísticas, sejam elas musicais, visuais ou teatrais, maior será o resultado e a tendência a criar conceitos e percepções acerca do mundo e da realidade. E pensando em como a cultura tem capacidade em se ampliar e levar as pessoas a lugares e objetivos inimagináveis, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conta com 35 cursos livres abertos com ofertas para todas as idades.

Continuar lendo

Dia das Mães: Cuidadora de Queimados adota criança acolhida em abrigo municipal e realiza o sonho da maternidade

Adotar uma criança, amar incondicionalmente, cuidar e ser responsável por alguém que sequer viu nascer. Assim bate o coração da cuidadora Humbelina Alaíde, de 54 anos, moradora do bairro São Francisco. Sem a possibilidade de gerar por meios naturais, ela obteve em abril deste ano a guarda provisória para a adoção do pequeno João Victor, de apenas 5 anos – acolhido pelo Abrigo Municipal de Queimados – e no próximo domingo (11) vai passar o primeiro dia das mães ao lado do  filho do coração.

Continuar lendo

Queimados faz melhor campanha da história nos Jogos da Baixada e por muito pouco não fatura o título

Bateu na trave! Após meses de muita luta e altas performances no esporte, o município de Queimados viu o sonho do título inédito dos Jogos da Baixada chegar ao fim, no último fim de semana, com os confrontos do vôlei e da natação, realizados no SESC de São João de Meriti. A disputa foi tão emocionante que foi decidida no critério de desempate. Com os mesmos 35 pontos de Nova Iguaçu – o grande campeão –, Queimados ficou em segundo lugar devido ao número inferior de medalhas de ouro conquistadas – quatro a menos que o vencedor–. Duque de Caxias ficou em terceiro.

Continuar lendo

Hits da Jovem Guarda embalam Baile da Terceira Idade em Queimados

Nada melhor do que relembrar os tempos de juventude com os amigos, jogar aquela conversa fora e dançar ao som das músicas da Jovem Guarda. Assim foi o fim de tarde da última sexta-feira (04), de mais de 120 idosos, que participaram do Baile da Terceira Idade, organizado todo mês pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade.

Continuar lendo

Projeto de artesanato promoverá workshop gratuito com youtuber em Queimados

Na arteterapia, a arte é utilizada como parte do processo terapêutico na prevenção e tratamento de males como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Para ajudar pessoas que sofrem dessas doenças, uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e professoras voluntárias de artesanato promove aulas semanais gratuitas no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. E para incentivar ainda mais a prática, a iniciativa “Artesãs Voluntárias – Arte em Favor da Vida” promoverá um workshop ministrado pela artesã Mi Leide - youtuber que acumula mais de um milhão de visualizações em seu canal, no dia 9 de maio, às 15h, no mesmo local. 
Continuar lendo

Com diversos serviços gratuitos, 13ª edição do “Prefeitura no Seu Bairro” chega ao Centro de Queimados neste sábado

Com o objetivo de levar diversos serviços públicos à população que, por algum motivo, não podem comparecer às secretarias municipais durante a semana, a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais, vai realizar a 13ª edição do programa itinerante “Prefeitura no Seu Bairro”, neste sábado (5), das 9h às 14h, na Quadra Poliesportiva da Estrada Carlos Sampaio.

Continuar lendo