Queimados oferece atendimento médico especializado para a Terceira Idade

Prefeitura investe na Casa do Idoso que atende pessoas acima de 60 anos com oito especialidades médicas

Idosos precisam cada vez mais de cuidado, atenção e acompanhamento clínico. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implantou a Casa do Idoso, que oferece à Terceira Idade tratamento médico especializado gratuito. O espaço chega a receber cerca de 40 pacientes por dia/médico, com atendimentos de cardiologista, neurologista, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, serviço social e outros.

A Casa do Idoso, fundada há quatorze anos, tem o objetivo de dar a oportunidade para a Terceira Idade de ter um atendimento médico específico. A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, fala sobre o tratamento no local. “Aqui eles têm a oportunidade de encontrar profissionais de diversas áreas, que trabalham com total dedicação e capacitados para atender sua necessidade”, afirma.

Neurologista e um dos fundadores da Casa do Idoso, o Drº Mario Newton,  ressalta a importância do espaço. “os idosos mereciam um local específico, pois a demanda deles é diferente. Eles precisam de mais atenção, de mais cuidados e de profissionais mais pacientes e esse é o nosso objetivo aqui”, ressalta.

Paciente da Casa do Idoso, José Roberto, 68, morador do bairro São Roque, se trata há cerca de um mês e já nota a importância do espaço para ele. “É bom saber que tem um lugar assim pra gente, com médicos excelentes, esse que me atendeu agora, por exemplo, gostei muito do trabalho dele”, declara referindo-se ao doutor Mário Newton.

A Casa do Idoso disponibiliza de enfermeiros que ensinam aos pacientes tarefas a serem realizadas em casa, como verificação de pressão e elaboração de curativos, além de orientações gerais às famílias.

O atendimento na unidade é apenas para moradores do município de Queimados, acima de 60 anos. Para ter acesso, basta comparecer na Casa do Idoso (Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu), de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, com  Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS. Informações: 2665-6986.

Continuar lendo
11 Acessos
0 comentários

Queimados recebe exposição gratuita sobre a vida e obra de Madre Tereza de Calcutá

A partir da próxima terça-feira, moradores vão poder conferir detalhes da história da religiosa, como a réplica do quarto onde viveu, escultura em tamanho real e até documentário

A história da missionária que dedicou a vida para ajudar os mais necessitados estará em cartaz durante um mês, em Queimados, na Baixada Fluminense, na exposição ‘Madre Teresa de Calcutá – Vida, Obra e Espiritualidade’. A abertura oficial acontece na próxima terça-feira (25), às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Dr. Eloy Teixeira, 165, Centro). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, com a Diocese de Nova Iguaçu.

A exposição foi idealizada pelas Missionárias da Caridade, através do Mother Teresa Center pela causa da Canonização, e está simultaneamente em diversos países. Ela é cronológica, composta por módulos que retratam desde o nascimento de Madre Teresa até sua morte e seus milagres reconhecidos.  A curadoria e produção fica por conta de Leandro Miranda. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição traz vários momentos da vida de Madre Tereza, como a réplica do seu quarto, relíquias utilizadas por ela, como sua vestimenta e um oratório com sua imagem. O trabalho ainda reúne vários painéis fotográficos e textos em português e espanhol, cópias de documentos, cartas e prêmios que a religiosa recebeu ao longo de sua trajetória, dentre eles o  Nobel da Paz em 1979,  textos e imagens que ilustram a relação de amizade com João Paulo II, além de uma escultura em tamanho real e um documentário de 50 minutos com imagens e testemunhos originais da santa.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, “a exposição representa o desejo de aprender, o acesso a novas pesquisas e conceitos educacionais”. Já o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, ressalta que “independentemente de religião, a vida da Madre Teresa é um exemplo para todos e poder propiciar um trabalho artístico com cunho histórico é sempre um grande legado cultural para a cidade”.

A exposição já percorreu várias capitais do Brasil. Na Baixada Fluminense, já passou por Nilópolis e Nova Iguaçu. Depois de Queimados, seguirá para Japeri. Informações: 2663-4800.

Vida e Obra

 Nascida em 27 de agosto de 1910 e falecida em 05 de setembro de 1997, aos 87 anos, Madre Tereza de Calcutá foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003. O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá santa, sendo canonizada no dia 04 de novembro de 2016, no Jubileu da Misericórdia, no Vaticano, diante de mais de 300 mil pessoas concentradas na Praça de São Pedro.

 Santa Teresa de Calcutá fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade no dia a dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e os mais pobres. A congregação tem cerca de 4.5 mil membros em 140 países. Ela é considerada a padroeira dos pobres e incapacitados.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários

Queimados disputa amistoso internacional de basquete contra os Estados Unidos

Time Masculino e feminino composto por atletas formados na Vila Olímpica do município terá pela frente seleção do College-3 americano

A bola laranja vai subir e a promessa é de muitas enterradas e arremessos, no próximo domingo (23) em Queimados, na Baixada Fluminense. O time de basquete do município formado por atletas e ex-jogadores da Vila Olímpica vai disputar um amistoso internacional contra a seleção do College Basketball-3, dos Estados Unidos. Brasileiros e americanos irão se enfrentar em partidas masculinas e femininas, a partir das 9h, no Ginásio Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Pacaembu). A entrada é franca.

 O desafio Brasil X Estados Unidos será realizado através da parceria entre a Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e o Basquete Cruzada. O secretário de Esportes de Queimados, Júlio Coimbra, desejou boas-vindas aos americanos: “Estas partidas só serão possíveis graças a boa relação do nosso treinador de basquete, Bruno Freire, o Space. Ele articulou mais uma vez estes amistosos e estaremos de braços abertos para receber os atletas dos Estados Unidos. Esta troca de experiências é muito importante para nossos atletas. Serão muito bem recebidos em nossa cidade”, disse.

Após o término da temporada regular do basquete estudantil nos Estados Unidos, os atletas que se destacaram na divisão 3 do College americano, participam de uma série de amistosos no Brasil e o município de Queimados recebe os jogos pela terceira vez. O intercâmbio entre americanos e brasileiros serve para uma troca de experiência e pela expectativa de mostrar um bom basquetebol para os “olheiros” estrangeiros.

Nos anos anteriores, não deu para os atletas brasileiros, mas para o desafio do próximo domingo, o treinador Bruno Space espera surpreender: “Acima de tudo, jogar contra os americanos eleva o nosso nível técnico, afinal, estarão aqui alguns atletas que, daqui há algum tempo, estarão na NBA. É uma chance única de nós, brasileiros, mostrarmos nossa qualidade e quem sabe abrir as portas para um intercâmbio nos Estados Unidos. Vamos dar o nosso melhor para alcançarmos um bom resultado”, ressaltou.

Para fazer bonito contra os americanos, o treinador vai contar com atletas formados na Vila Olímpica, mas que já despontaram em grandes equipes pelo Brasil. No masculino, por exemplo, o comandante queimadense vai montar seu time base com Luiz Felipe (Vasco) e Moisés Diórgenes (Fluminense). No feminino, a grande estrela da companhia é a jovem Scarlett Gonçalves.

E as atrações não param por aí. Antes da partida, o treinador da equipe de Queimados dará um aulão para as crianças do município. E após os jogos, mais novidades: Os americanos irão interagir com os atletas e o público presente, através de desafios e distribuições de brindes.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Pacientes que tratam da saúde mental colocam a mão na massa e aprendem a produzir doces e biscoitos em Queimados

Oficina de culinária gratuita oferecida pelo Centro de Atendimento Psicossocial do município contribui para a melhora na coordenação motora de crianças e adolescentes

Que crianças adoram abusar de doces e biscoitos todo mundo sabe. Mas quando você transforma a paixão por estas deliciosas guloseimas em vontade de fabricá-las, o resultado é inclusão e qualidade de vida dos pequenos. Isso é possível através do projeto “Oficina dos Sabores”, da Prefeitura de Queimados, por intermédio do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil). A iniciativa tem ajudado, de forma significativa, na melhora da coordenação motora e outros estímulos de crianças e adolescentes com deficiência mental. Com a venda dos alimentos que é realizada através de eventos em datas comemorativas, elas ainda garantem uma boa arrecadação.

A oficina funciona toda terça-feira das 10h às 11h e das 14h às 15h e tem o objetivo de trabalhar a inclusão social das crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e estimular o aprendizado e a ressocialização dos pequenos. Atualmente, cinco crianças fazem parte da equipe e são os “chefes” responsáveis pela produção de alimentos como doces, biscoitos e salgados.

A Secretária Municipal da Saúde, a Drª Lívia Guedes, fala sobre a importância de estimular as crianças a produzirem e de incluí-las a sociedade “Nosso trabalho aqui é de inclusão, de abrir a mente delas para que possam se sentirem úteis”, ressalta. A coordenadora do CAPSi, Ruliana Gitahy, acrescenta “Esse projeto visa tratar as crianças e não internar, a educar e não isolar”.

E esse projeto tem feito toda a diferença na vida da jovem Maria Eduarda Guedes, de 14 anos, moradora do Bairro Nova Cidade, que participa da iniciativa desde os 6 anos. “Estou gostando muito de participar, já aprendi a fazer várias coisas, o que eu mais gosto de fazer são os doces”, revelou.

Dona Zenith Guedes, de 67 anos, vó da Maria Eduarda, aprova o desempenho da neta. “Ela se desenvolveu bem mais com esse projeto, hoje ela se comunica mais, gosta de ajudar em casa a fazer as comidas, fez mais amigos, tem sido muito bom para ela”, ressalta.

O CAPSi é um local especifico para crianças que precisam realizar o tratamento da saúde mental e que moram no município de Queimados. Para ter acesso, basta comparecer na Rua Julio Kengen, nº 14 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações: (21) 2665-1238.

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Corrida de trote faz sucesso e atrai multidão em Queimados

Tradição familiar vira roteiro turístico e prefeitura pretende dar apoio ao esporte com profissionalização de pista e criação de associação da categoria

Uma tradição familiar que não passava de um lazer de final de semana virou roteiro turístico em Queimados, na Baixada Fluminense. A corrida de trote, que acontece uma vez por mês no Sítio da Amizade, no bairro das Piabas, vem ganhando visibilidade e chamando a atenção de olheiros e autoridades no assunto, tanto pela média de público que chega a cerca de 5 mil pessoas por edição, quanto pela qualidade do evento que ganhou neste mês um reforço importante: o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que pode acarretar na profissionalização da primeira pista do esporte na Baixada e também na criação de uma associação da categoria no Estado do Rio.

No último domingo (16), a corrida novamente foi um sucesso e recebeu a visita de várias personalidades, desde o ramo de criação, eventos e até de turismo, entre eles o diretor de marketing da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), Luiz Henrique Garcia, o proprietário de cavalos do Jockey Clube do Rio, José Carlos, o Secretário Municipal de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa e o superintendente de Turismo de Nova Iguaçu, Paulo César Faísca.

As grandes estrelas do evento ficaram por conta do cavalo argentino que atende pelo apelido de “Sucesso” e as éguas Lucila e Simone, todos da raça American Trotter, responsável pela maioria das mestiçagens nas fazendas e sítios da cidade. O percurso da pista, ainda amadora, é de pouco mais de 1,6 mil metros, realizado numa média de apenas dois minutos. A largada, um dos momentos mais emocionantes, é feita em movimento com os concorrentes todos alinhados.

Diferente do turfe, em que o cavalo corre com o jóquei sobre ele, no trote, o animal puxa o sulky, uma charrete muito leve. Durante uma corrida, o animal que mudar a andadura (deixar de trotar) é desclassificado.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Queimados, Marcelo Lessa, a prefeitura dará apoio aos organizadores para profissionalizar a pista e também na parte burocrática para a criação de uma associação do esporte no estado. “Nosso objetivo é difundir esse esporte que muitos não sabem que temos aqui na Baixada, acham que só tem em São Paulo. Queremos montar um campeonato de trote do Rio de Janeiro com seletivas em várias cidades”, destacou.

A pista de trote de Queimados foi construída há 22 anos pelo primeiro proprietário do Sítio da Amizade, já falecido. De lá para cá, o evento tem atraído centenas de famílias. “É um local onde podem competir, mas ainda sem aquela cobrança de uma corrida profissional, trabalhamos como amadores,  mas temos conseguido revelar muitos talentos e incentivar muitos criadores. A participação dos cavalos mais preparados e até internacionais ajuda muito na criação de parâmetro e desenvolvimento dos animais”, explicou o organizador do evento, Francisco Franklin.

Evento atrai diversas famílias

O primeiro vencedor do dia foi Carlos Alberto da Silva, de 40 anos, que chegou a receber uma proposta de R$ 20 mil para vender seu potro, porém recusou a oferta. Pai de duas meninas, ele faturou R$300 + troféu e está empolgado com a ideia de competir numa pista profissional.  “Sempre trago a minha família para curtir este evento e fico feliz em ver que as autoridades estão interessadas em melhorar e estrutura do espaço. Meu potro está iniciando a carreira agora e corre até sete quilômetros, por isso foi fácil para ele aqui já que a pista tem apenas 1.609 metros”, contou.

Já a moradora do bairro Vila São João, Viviane Meireles, de 41 anos,  assiste às corridas há mais de cinco anos e ressalta o contato da natureza com a emoção do esporte. “É um lazer com segurança. Aqui temos boa comida, bebida e diversão. Tudo no mesmo lugar. Venho sempre”, disse.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Táxis passam por vistoria anual em Queimados

Documentos, luzes, extintor e aferição dos taxímetros foram alguns dos itens checados para a renovação da autorização de circulação dos veículos 

Taxímetro? Ok. Extintor de Incêndio? Certinho.  Faróis? Tudo correto. Estas e outras dezenas de exigências foram minuciosamente verificadas pelos agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito do município de Queimados, na Baixada Fluminense, durante a vistoria técnica anual obrigatória de táxis, realizada na última sexta-feira (14) no bairro Vila Pacaembu. O objetivo da ação é que os 112 veículos da frota regular, que fazem o serviço de transporte de passageiros na cidade, estejam aptos para receberem a renovação da autorização para a circulação em 2017.

No primeiro dia, agendado para que veículos com placas com finais 1, 2, 3, 4 e 5 comparecessem para a realização da regulamentação, 32 táxis  fizeram a vistoria. Dos carros inspecionados, apenas dois tiveram exigências e não conseguiram a renovação de autorização imediata. Já no segundo dia, destinados aos veículos com placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0, mais de 40 taxistas compareceram e apenas cinco terão que cumprir exigências.  De acordo com a secretaria, os profissionais que não obtiveram a regularização estão proibidos de exercerem o transporte de passageiros até a marcação de uma nova data, ainda sem previsão.

Enquanto isso, os motoristas faltosos e os reprovados na inspeção obrigatória estão proibidos de fazerem o transporte de passageiros. Quem for flagrado realizando o serviço sem o selo de vistoria e o cartão de autorização 2017 terá o veículo apreendido. Além do táxi, a inspeção exige que o prestador de serviço esteja com sua documentação em dia, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com a lei 840/07, entre outras exigências, todo o veículo que fizer o serviço de táxi não pode ter mais de oito anos de uso, a partir de sua data de fabricação. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, ressaltou que a realização da vistoria garante um serviço de qualidade para o usuário do serviço: “Nós temos o dever de cobrar a exigências legais dos taxistas e o maior beneficiado com isso é o passageiro que, com o selo da realização da inspeção, pode ter a certeza que fará uma viagem segura e de qualidade”, destacou.

Há 10 anos fazendo o transporte de passageiros em Queimados, o taxista Antônio César Andrade, de 59 anos, morador do bairro Inconfidência, fez a vistoria nesta sexta e seu táxi foi aprovado sem nenhuma exigência. Ele que trabalha na Avenida Olímpia Silva, no Centro e destacou que a realização da inspeção é benéfica para o profissional e também para o passageiro: “Acho importante, pois no corre-corre diário a gente pode esquecer alguma coisa importante e esta fiscalização é a garantia que iremos prestar um serviço de qualidade para o passageiro”, concluiu. 

Continuar lendo
23 Acessos
0 comentários

Terceira Idade de Queimados solta a voz em festival de karaokê

“Por isso uma força me leva a cantar”... Com este forte refrão da música Força Estranha, de Caetano Veloso, regravada por grandes nomes da música como Roberto Carlos e Gal Costa, é que José Geraldo Joaquim arrancou aplausos do público presente no CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade). Com 73 anos, o aposentado foi uma das atrações do Festival de Videokê, realizado pela Prefeitura de Queimados, na tarde da última quarta-feira (12). Com muita animação, a galera soltou a voz.

Estiveram no repertório grandes clássicos da música popular brasileira e até músicas internacionais consagradas, o pessoal da terceira idade. Tim Maia, Chico Buarque, Raça Negra e até as atuais Marília Mendonça e Maiara e Maraísa foram homenageadas no evento.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos/Terceira Idade, Carlos Albino, disse que a pasta está voltada para realizar eventos que possam entreter e trazer diversão aos idosos: “Aqui no CELTI eles encontram diversas maneiras de se divertirem e também melhorarem a qualidade de vida. Eles cantam, dançam, malham, jogam e muito mais, afinal, já trabalharam muito e chegou a hora de aproveitarem a melhor idade”, destacou.

Com uma voz afinada e um repertório invejável, seu José Geraldo canta atualmente nos videokês da cidade para manter acesa a sua grande paixão pela música. ”Quando era mais jovem tinha a esperança em cantar profissionalmente, mas agora a vida passou e canto para me divertir e alegrar as pessoas. Não tenho mais esta ilusão. Mas fico feliz em ver a Prefeitura de Queimados realizando evento como estes e que não fique só com os idosos, mas que a juventude também venha cantar, pois a música é apaixonante”, disse.

Os eventos para a terceira idade não param

Quem passou a tarde de quarta na sede do CELTI foi a primeira dama do município, Lúcia Vilela. Ela acompanhou as aulas de dança e depois foi soltar a voz no festival de Karaokê. Após cantar Marília Mendonça, ela falou sobre a alegria de estar participando de diversas atividades com a terceira idade: “É muito bom estarmos juntos. O clima aqui é muito alegre e pra cima. Estão todos bem e felizes e esta alegria é contagiante”, ressaltou.

As atividades no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade não param. No próximo dia 21, a partir das 14h, o local irá receber os idosos para mais uma tarde de muita diversão. A secretaria vai realizar um campeonato de jogos. Haverá competição de ping-pong, sinuca, baralho, dama, dominó e muito mais. O CELTI fica na Avenida Maracanã, S/N, Vila Pacaembu, ao lado da Vila Olímpica de Queimados.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Prefeitura realiza trabalho de drenagem no Jardim da Fonte

Galerias vão auxiliar no escoamento das águas pluviais evitando alagamentos e inundações 

As boas notícias continuam chegando para os moradores de Queimados, na Baixada Fluminense. Mesmo em época de crise, a Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, deu continuidade as obras do Bairro Jardim da Fonte.  Os trabalhos, atualmente, estão voltados para a realização da drenagem do bairro. A Rua Cristina Domingues e a área ao lado do condomínio residencial Eldorado III estão recebendo galerias que medem 3,5x2,0m e vão auxiliar no escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos e inundações na região. 

Continuar lendo
45 Acessos
0 comentários

Terceira idade solta a voz em festival de karaokê

Sucessos de grandes nomes da MPB foram relembrados em evento realizado pela Prefeitura de Queimados

“Por isso uma força me leva a cantar”... Com este forte refrão da música Força Estranha, de Caetano Veloso, regravada por grandes nomes da música como Roberto Carlos e Gal Costa, é que José Geraldo Joaquim arrancou aplausos do público presente no CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade). Com 73 anos, o aposentado foi uma das atrações do Festival de Videokê, realizado pela Prefeitura de Queimados, na tarde desta quarta-feira (12). Com muita animação, a galera soltou a voz.

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários

Queimados realiza Mostra Pedagógica em todas as escolas municipais

Os alunos das escolas municipais de Queimados fecharam o primeiro semestre com chave de ouro mostrando toda a sua criatividade através de mostras pedagógicas que revelaram potencial artístico, científico e até cultural. Uma equipe de avaliadores da Secretaria Municipal de Educação irá selecionar os melhores trabalhos para uma exposição no Espaço Cultural Antônio Fraga no início do próximo semestre. Todas as escolas municipais de Queimados participaram nesta quarta, 12,  da mostra: Encontros e Reencontros. Somos todos iguais da diferença. A Mostra foi uma culminância do trabalho desenvolvido no primeiro semestre  com  objetivo debater  intolerâncias religiosas, violências e preconceitos de um modo em geral.

Foram apresentadas exposições de trabalhos práticos de várias disciplinas como jograis de matemática, experiências científicas e até apresentações culturais abordando temas como: diversidade étnico racial,  leitura,  produção textual, aspectos da vida social e etc, explicou a subsecretária de educação, Lina Vasconcelos. “Esta ação é aberta a toda a comunidade escolar e envolve a todos,  alunos, professores, educadores sociais do Programa Mais Educação e  os pais.  É efetivamente,  um trabalho realizado e compartilhado por muitas mãos, pois são produzidos pelos  professores e seus alunos”, enfatizou.

Para as alunas do oitavo ano de matemática da Escola Municipal Scintilla Exel, o ensino da disciplina ficou muito mais fácil e divertido. “Através dos jogos fica muito mais fácil aprender e até compartilhar com os colegas”, disse Sabrilla Rodrigues, 13 anos. Maria Eduarda, 12, também comemora a melhora nos rendimentos através das aulas práticas. “Depois dos jogos eu senti mais prazer em participar das aulas da professora Elisangela”, contou a menina. Ambas são alunas da professora Elisangela Dantas que já ganhou vários prêmios, por conta de projetos de incentivo à aprendizagem como jogos, dramatizações e até exposições.

O dia também foi de grandes revelações na área cultural com o coral da Escola Municipal Leopoldo Machado, formado por: Amanda França (inscrita no The Voice Kids), Bruna Kelly, Débora Brum e no violão: Ana Beatriz. Duas componentes já foram até inscritas em concursos de calouros por conta da desenvoltura com os microfones. “Acreditamos numa escola viva que priorize a aprendizagem significativa. Assim, a mostra pedagógica, tem o objetivo de apresentar a comunidade, os saberes que foram compartilhados durante este período nas aulas por toda a escola, e  dar aos alunos a oportunidade de constituir-se enquanto sujeitos de sua aprendizagem. Reconhecendo o espaço escolar como um espaço privilegiado de construção de saberes”, enfatizou a subsecretária de educação e coordenadora do departamento de educação da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, Lina Vasconcelos.

A escola também apresentou uma oficina sensorial em que os alunos com os olhos vendados tiveram contato com vários materiais e texturas, de modo a mostrar um pouco do mundo das pessoas cegas e como fazer para trabalhar com estas pessoas e suas necessidades. A oficina foi muito frequentada gerando filas gigantes durante toda a tarde, contou a diretora Katia Mesquita. “Temos muitos alunos especiais na escola, inclusive cegos, e foi bom mostrar o mundo sem os olhos, mas com todos os outros sentidos. Os alunos tiveram uma boa aula de cidadania e mostra de que somos todos iguais na diferença”, explicou.

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

Queimados promove seleção de emprego para 30 vagas de auxiliar de produção

Vagas oferecidas através do SINE não exigem experiência e são para ambos os sexos

Contas atrasadas, dificuldades de garantir o sustento de casa e distribuição quase que diária de currículos. Essa é a rotina de quem está na corrida contra o tempo na busca por um emprego. É o caso da moradora do bairro Valdariosa, Rosinete Ercila Nascimento Nunes, de 28 anos. Desempregada há um ano e três meses, nesta quarta-feira (12) ela viu essa angústia com boas chances de chegar ao fim.

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda realizou uma seleção para encaminhar cerca de 30 pessoas para vagas de auxiliar de produção na empresa Cadore.

A empresa, que solicitou o encaminhamento através do SINE – Sistema Nacional de Empregos, receberá os candidatos para a dinâmica de grupo e entrevista individual. De acordo com a diretora do SINE, Marisa Mateus, "o salário  oferecido é compatível com o mercado, mais benefícios, e há chance de crescimento profissional".

 “Me inscrevi no banco de empregos no SINE e  me ligaram oferecendo essa vaga. Aceitei na hora, porque as contas não param de chegar e preciso pagá-las. Vim procurar pela vaga na secretaria, porque tá muito difícil de conseguir emprego. Já trabalhei em mercados, com recebimento de mercadorias, mas depois que saí da última empresa, não consegui mais nada”, explicou Rosineide.

Para o Secretário Municipal de Emprego, Trabalho e Renda, Joylde Alves Moreira, esse é só mais um passo na trajetória do SINE e espera que mais oportunidades como essa apareçam.

 “Nosso trabalho é sério, toda a equipe da Secretaria está comprometida, para que cada vez menos queimadenses estejam sem emprego. Essas vagas são aqui para a Baixada mesmo, isso é muito importante pela questão da locomoção do trabalhador. A Cadore é uma empresa boa, grande, estamos muito satisfeitos com a parceira que fizemos com ela. Agora, o que precisamos é correr atrás de outras empresas, para firmar parcerias. Toda a equipe da secretaria está de parabéns”, destacou.

Felipe Trentini, de 29 anos, morador do bairro Valdariosa, também comemora a chance de encontrar um novo emprego.

“Estou desempregado a pouco mais de um ano e não posso mais esperar. Tenho duas filhas, que preciso sustentar e minhas contas estão todas vencidas. Hoje tenho a chance de reverter a situação e começar a acertar minhas dívidas. Quando o pessoal da secretaria me ligou, fiquei super feliz. Agora é só ir na empresa fazer a entrevista. Espero que dê tudo certo”, disse.

Quem ainda está à procura de emprego, pode fazer o cadastro no banco de empregos do SINE, na Rua Eloi Teixeira, 50 (ao lado do Supermercado Extra), de segunda à sexta feira, das 8h às 17h. 

Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

Prefeito de Queimados dá posse ao novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Órgão deliberativo será composto por 24 conselheiros, divididos paritariamente entre membros do governo e da sociedade civil organizada

 Em cerimônia realizada na tarde da última segunda feira (10), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), o Prefeito de Queimados Carlos Vilela, deu posse ao novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante o evento, o Prefeito firmou o compromisso de melhorar as políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente e exigiu comprometimento dos novos conselheiros. 

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Prefeitura auxilia produtores culturais a inscreverem projetos em prêmio do Ministério da Cultura

Oficina realizada em parceria com o Minc e estrutura de profissionais à disposição de ativistas locais são alguns dos incentivos oferecidos pelo poder público de Queimados

Os produtores culturais de Queimados ganharam um estímulo a mais no último sábado (8) para inscreverem seus projetos no Prêmio Leandro Gomes de Barros lançado este mês pelo Ministério da Cultura (Minc).  Iniciativas como artesanato, quadrilhas juninas, folias de reis, grupos afro-culturais, de maracatu,  jongo, cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão, mestres e até personalidades que contribuíram para a manutenção das culturas populares podem ser contempladas com benefícios de até R$ 10 mil. Além das oficinas realizadas em parceria com Minc, os ativistas poderão utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura para a realização das inscrições até o dia 28 de julho.  As vagas são limitadas e podem ser feitas no site do Minc: http://culturaspopulares. cultura.gov.br/oficinas/

Continuar lendo
10 Acessos
0 comentários

Dia D de vacinação contra a Febre Amarela tem alta procura em Queimados

Mais de mil doses da vacina foram aplicadas nos moradores que comparecem às unidades públicas de saúde do município

Postos de saúde cheios, com fila e alguns momentos de espera. Parece ruim, mas não é. Assim foi o sábado de muito queimadense que procurou pela vacina da Febre Amarela e saiu protegido da doença.  O dia ‘D’ de vacinação neste sábado (08) foi um sucesso, eram famílias inteiras nos postos de saúde espalhados pelo município, desde crianças a idosos. Ao todo, 1,3 mil doses da vacina foram aplicadas.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

Queimados tem centro específico para o tratamento da Tuberculose

Programa que conta com laboratório moderno de baciloscopia já registrou a cura de 50 pacientes no primeiro semestre deste ano

Com o objetivo de diminuir a taxa de morbidade, mortalidade e de transmissão da Tuberculose, a Prefeitura de Queimados disponibiliza tratamento e medicamentos gratuitos para a população, por meio do Programa de Controle da doença no município (PCT), que conta com um centro específico para o tratamento, localizado no bairro Fanchem. Só no primeiro semestre deste ano, cerca de 300 moradores foram atendidos no local, entre sintomáticos e os diagnosticados com a patologia, destes 50 já foram curados e liberados pelo programa, que existe há mais de 10 anos na cidade.

Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Queimados terá sua primeira Feira Multicultural

Durante três dias, a "Multi-Queimados" vai unificar no mesmo espaço atividades como Literatura, Teatro, Sarau e até desenho em quadrinho

 Oficinas literárias, desenhos em quadrinhos, exposições de artesanato, palestras com editores e escritores, contação de história, rodas de conversa com profissionais qualificados, sarau e muito mais. Todas essas opções oferecidas no mesmo lugar e o melhor de tudo, de graça. Essas serão algumas das atividades da “Multi-Queimados”, primeira feira Multicultural da cidade, que será realizada da próxima quinta-feira (13) até o próximo sábado (15), das 14h às 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a editora e revista Litere-se.

Continuar lendo
35 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Queimados oferece cinema gratuito aos idosos

Sessões do Cine Retrô já estão disponíveis no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade

Tirar a parte da manhã para assistir a um filme e comer pipoca com os amigos foi o programa escolhido por cerca de 20 idosos nesta sexta-feira (7) no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), em Queimados. Entre eles a moradora do bairro Paraíso, Maria do Carmo, de 84 anos, que aproveitou a aula de hidroginástica para fazer uma parada no “Cine Retrô”, projeto desenvolvido pela Prefeitura para dá a quem nunca pode ir ao cinema, a possibilidade de conhecer e aproveitar diversos clássicos da sétima arte. O escolhido da vez foi “O Exótico Hotel de Marigold 2”, um longa de comédia, publicado em 2012, que retrata a história de um empresário que sonhava em expandir seu negócio.
Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

Projeto oferece sessões gratuitas de cinema aos idosos de Queimados

Cine Retrô será retomado nesta sexta-feira com a exibição de títulos que retratam movimentos históricos e que se tornaram clássicos na sétima arte

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, vai retomar nesta sexta-feira (7), às 10h, com o projeto “Cine Retrô”, que oferece sessões gratuitas de cinema aos idosos cadastrados no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). Com direito, claro, a tradicional pipoca, títulos que retratam movimentos históricos e que se tornaram clássicos na sétima arte serão exibidos pelo menos uma vez por mês no local. No retorno da atividade, a diversão está garantida com a comédia ‘O Exótico Hotel Marigold 2’, sucesso de público em 2012 com a história engraçada de um empresário que sonhava em expandir os seus negócios.

Para o Secretário Municipal da Terceira Idade/Assuntos Institucionais, Professor Carlos Albino, a iniciativa visa oferecer mais uma opção de entretenimento aos idosos, porque muitos não têm o costume de ir ao cinema. “É mais uma opção de diversão para a Terceira Idade. Muitos deles, infelizmente, não tiveram a oportunidade de ir ao cinema e através deste projeto podemos mudar esta realidade”, destacou.

Os filmes selecionados sempre terão temas presentes na vida dos idosos. As sessões serão sempre gratuitas e para assistir basta ter idade a partir de 55 anos. O CELTI fica na Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembu. Outras informações:  (21) 2665-6526.

Continuar lendo
27 Acessos
0 comentários

Oficina vai explicar funcionamento de edital do prêmio Culturas Populares a ativistas de Queimados

Ação promovida pelo Ministério da Cultura vai premiar com até R$ 10 mil iniciativas que fortaleçam expressões culturais brasileiras

A Secretaria Municipal de Cultura de Queimados receberá no próximo sábado (8), das 14h às 18h, no Cine Teatro Delcy de Souza (Rua Macaé, 430, Bairro São Roque), uma equipe do Ministério da Cultura para a realização de oficinas gratuitas com o objetivo de dar orientações no preenchimento dos formulários de inscrição da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares - Leandro Gomes de Barros, voltado para premiar os produtores culturais de todo o país. As vagas para participação são limitadas e podem ser feitas no site do Minc: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/oficinas/. Serão abertas turmas pela manhã, dependendo da demanda de inscritos.

Ao preencher e enviar o formulário de inscrição nas oficinas, o candidato receberá um e-mail confirmando a sua participação. Podem concorrer ao Prêmio produtores culturais de Cordel,   quadrinha,  Maracatu,  Jongo, Folia de Reis, Quadrilhas juninas, Cortejo de Afoxé, Bumba-Meu-Boi, Boi de Mamão, entre outras. 

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, essa é uma oportunidade ímpar para ajudar a fomentar a cultura popular da cidade. “Temos muitos grupos culturais no município como as quadrilhas juninas, blocos carnavalescos, grupos afro, folias de reis, entre outros. Estes grupos podem ganhar até R$ 10 mil de fomento”, destacou.

Para Eurídice Ambrósio, que coordena o grupo cultural Aganju, há 35 anos, essa pode ser a chance para desenvolver projetos muito importantes para o fomento da cultura negra na cidade: “Temos uma população mestiça e que não valoriza suas raízes, muitas vezes por conta de falta de conhecimento. Temos uma cultura muito rica sem ficar devendo nada para a cultura européia”, enfatizou Eurídice, que já realizou, com recursos próprios, vários eventos como feiras, cursos de música e instrumentos musicais, entre outras artes de referência à cultura afro-brasileira.

500 iniciativas culturais premiadas

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 para coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 voltadas para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural. Serão premiados 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram. Cada iniciativa selecionada receberá R$ 10 mil.

 Inscrições

Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição online, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb, disponível na página eletrônicahttp://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.

Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida, para o endereço especificado no edital.

Critérios de avaliação

Uma comissão de seleção será responsável pela avaliação das iniciativas na fase de classificação. Contará com, no mínimo, 20 membros, sendo 10 titulares e 10 suplentes e será composta por servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Entre os critérios avaliados estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Cultura popular

A cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo. Se expressa em saberes, fazeres, práticas e artes produzidas pela comunidade e pelos seus mestres e mestras. Desta forma, o Edital busca premiar iniciativas já realizadas que envolvam as práticas dos saberes tradicionais no campo da música, cantos, danças e festejos; narrativas simbólicas, medicina popular; culinária; literatura, cordel, contos; formas de plantios, jogos e brincadeiras populares, entre outros.

O homenageado   

O edital leva o nome de “Leandro Gomes de Barros” para homenagear o cordelista paraibano nascido em 1865, no município de Pombal (PB). Considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.

Em edições anteriores, foram homenageados o cineasta e ator Amácio Mazzaropi (2012); a artesã, ceramista e bonequeira do Vale do Jequitinhonha, a mestra Izabel Mendes da Cunha (2009). Além disso, o edital fez tributo ao mestre maranhense Humberto Barbosa Mendes, por sua contribuição para a promoção de expressões culturais típicas de sua região, como o Bumba Meu Boi (2008) e o músico mestre Duda, por seu papel de destaque na construção da história do frevo (2007).

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

Produtores de leite recebem  capacitação gratuita em Queimados

 

Curso realizado em  parceria com a UFRJ,  mostrou aos produtores como prevenir e tratar a mastite bovina

Uma vaca leiteira saudável pode produzir até 50 litros de leite por dia e gerar uma renda mensal de mais de R$ 2.300 mil reais/mês ao produtor, mas ao se contaminar com a mastite bovina, além de diminuir essa produção em mais de 80% ela ainda pode contaminar todo o rebanho e ainda morrer. A Mastite é  uma inflamação da glândula mamária que, em estágio avançado, chega a causar morte dos animais atingidos.

Para ampliar o conhecimento acerca do assunto, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, ofereceu na última sexta-feira (30) um dia de aulas teórica e prática sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. A iniciativa aconteceu em parceria com o Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A palestra também contou com a participação do veterinário da EMATER/RIO, Dr. José Glaucio.

A capacitação aconteceu num sítio particular, na divisa dos bairros Chapadão e Santo Expedito, onde existem mais de 1,5 mil criadores de gado, entre corte e leite. Somente o morador Jesuíno Trajano da Silva, de 57 anos, dono do sítio onde aconteceu o curso, tem cerca 40 cabeças de gado leiteiro e produz em média 320 litros por dia. Para ele, assim, como a maioria, a forma de contágio foi uma novidade alarmante. “Não sabia que uma vaca com mastite subclínica poderia contaminar todo o meu rebanho. Agora vou tomar mais cuidado no manejo”, destacou. As aulas ajudaram na identificação, prevenção e tratamento da doença.

Para o maior produtor de leite de Queimados, Marcelo Bittencourt, de 60 anos, que cuida de 80 cabeças na área do Chapadão e produz mais de 500 litros de leite por dia, o curso chegou em boa hora, já que sua produção vem diminuindo e ele não conseguia descobrir o porquê. “Ganhei uma vaca com mastite e não sabia que poderia contaminar todo o meu rebanho. Hoje mesmo vou fazer o teste no meu gado para analisar a diminuição de 100 litros por dia.” destacou.

Doença fácil de ser evitada, basta ter atenção

A Mastite é uma doença grave, mas também muito fácil de ser evitada, explicou um dos professores, Marcelo Silveira. “Para manter o gado sempre saudável basta prestar atenção na higiene do local onde será feita a retirada do leite. Outras dicas importantes estão no manejo que deve ser feito com luvas e roupas apropriadas, lembrando de lavar as mãos sempre que for mexer com outro animal. Com certeza estes cuidados simples, podem evitar gastos futuros com veterinários e medicações”, salientou.

Continuar lendo
27 Acessos
0 comentários