Orla da Praia das Pedrinhas receberá ação de limpeza neste sábado

Uma grande ação será realizada no próximo sábado (16) para promover a limpeza da orla da Praia das Pedrinhas, no Boa Vista. O evento comemora o Dia Mundial da Limpeza da Terra, celebrado na mesma data. Entre 9h e 12h, estudantes e escoteiros participarão de gincana, buscando conscientizar as pessoas sobre o descarte de lixo no local correto. A iniciativa é promovida pelo Instituto Ecológico Aqualung e Prefeitura de São Gonçalo. 

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

Prefeito e secretário de Saúde garantem expansão de serviços e 12 milhões em emendas

Nesta terça e quarta-feira (29 e 30), o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, esteve em Brasília, acompanhado do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, em busca de melhorias e investimentos para o município de São Gonçalo. Eles foram ao Distrito Federal para garantir a expansão da rede pública municipal de saúde mental, após conversa prévia com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no Centro do Rio, e também conseguiram a liberação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares. 

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Caravana da TV Digital começa neste sábado (19) em São Gonçalo 

Mais de 100 mil famílias beneficiárias dos programas do Governo Federal, e devidamente inscritas no Cadastro único, já estão realizando o agendamento para a retirada do kit gratuito da TV digital nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Gonçalo. A mudança do sinal analógico para o digital acontecerá a partir do dia 25 de outubro, e para alcançar e informar o máximo de pessoas, a partir deste sábado (19) acontecerá a "Caravana da TV Digital", que passará por diferentes bairros da cidade. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria de Cultura e Turismo, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, com a ONG Seja Digital  (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV).

As ações acontecerão a partir das 9h em seis bairros, sempre aos sábados: A primeira será no Jardim Catarina, na Praça Jornalista Valfridio Rocha; dia 26 no bairro Coelho, no CIEP 240; dia 2 de setembro na Praça de Santa Luzia; dia 16 na Praça do Rocha; 30 de setembro na Praça da Trindade; e dia 7 de outubro no Colégio Castelo Branco, no Boaçú. 

As equipes da Seja Digital e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social estarão informando e orientando a população sobre o processo de agendamento, retirada e montagem da antena. Para receber o kit é necessário ser beneficiário de um destes programas: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI; Fomento - Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Programa Brasil Carinhoso; Programa de Cisternas; Telefone Popular; Carta Social; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para pessoas com deficiência e isenção de Taxas em Concursos Públicos; Bolsa Estiagem; Programa Nacional de Reforma Agrária; Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação.  

O sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018. O cadastramento e outras informações já podem ser obtidas nos 19 CRAS espalhados por todo o município, e nos cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), localizados nos bairros Luiz Caçador, Jardim Catarina, Arsenal, Vista Alegre e Mutondo. 

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, falou sobre a importância de comunicar e garantir o serviço a toda população. 

"O acesso a informação e o exercício da garantia de direitos é o nosso objetivo nessas ações sociais. Estamos realizando um trabalho de aproximação e retirada de dúvidas em todos os nossos equipamentos e esperamos que a população gonçalense tenha os seus direitos assegurados. Toda a secretaria está se empenhando ao máximo para fazer isso acontecer", disse. 

 

Continuar lendo
99 Acessos
0 comentários

Lixo eletrônico será recolhido em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Projeto E-Lixo Zero, irá realizar a primeira ação de coleta de resíduo eletrônico na cidade. O Eco-dia surge para marcar o “Dia D” de coleta e o primeiro local aonde os moradores poderão descartar seu resíduo eletrônico com responsabilidade será em Alcântara. No sábado, dia 19/08, a equipe do projeto E-Lixo Zero estará de prontidão, na Rua Jovelino de Oliveira Viana, recebendo todos os tipos de resíduos eletrônicos, preservando o meio ambiente. No dia 26 de agosto, o projeto estará na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), no Centro.

A iniciativa trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, passando por análise dos materiais e possíveis consertos, e o que pode ser reaproveitado será destinado para ONGs, escolas e projetos parceiros do município.

É considerado lixo eletrônico, além de celulares, outros aparelhos como: CPU de computadores e todas as partes que o compõe (placa mãe, placa de vídeo, disco rígido/HD, cd room), cabos, carregadores, conectores, fios e fontes, além de mouse, teclados, motores CRT, monitores LCD, notebooks, pen drives, estabilizadores e no breaks. Também são lixos eletrônicos centrais telefônicas, baterias de celulares, modem e seus similares, aparelhos de DVD, fax, aparelho de som, vídeo-game, ar-condicionado, impressora, copiadora e máquina fotográfica.

Serviço

Local: Rua Jovelino de Oliveira Viana, em frente ao prédio do relógio;

Bairro: Alcântara;

Data: 19/08 (sábado);

Horário: 9h às 16h.

Continuar lendo
56 Acessos
0 comentários

Prefeito de São Gonçalo acompanha entrega de cadernetas do Bolsa Família 

Mais da metade da população gonçalense é composta por mulheres. E pensando no acesso e conhecimento dos direitos básicos a esse público, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, em parceria com o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, realizou uma roda de conversa sobre violência obstétrica, sexual e promoção de saúde, na manhã desta sexta-feira (11), durante a entrega das cadernetas do programa Bolsa Família. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou de perto as atividades. 

A programação  faz parte da integração que ocorre na sede do programa no bairro Boaçu, mensalmente. Sempre com temas ligados à realidade social das mais de 50 mil famílias beneficiárias, o encontro hoje ficou por conta da vice-presidente do Conselho de Mulheres de São Gonçalo, e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz ( FioCruz), Rita de Cássia Vasconcelos da Costa. 

"O que fizemos hoje aqui é promoção de saúde. É garantir que essa parcela da população tenha conhecimento dos seus direitos. O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de morte materna. Temos aqui no Bolsa Família um público em sua maioria feminino. Poder conversar sobre esses temas com elas, ouvi-las, é muito importante", disse Rita de Cássia. 

Com um atendimento de rede, em constante diálogo com as secretarias de Saúde e Educação, a SMDS vem realizando um trabalho conjunto, mobilizando todas as equipes técnicas para que os gonçalenses inscritos no Cadastro único (Cadúnico) não percam os seus benefícios. Para isso, a secretaria conta com 19 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que são a porta de entrada para a inscrição nos diferentes programas e benefícios sociais. 

"Nosso município, assim como tantos outros, passa por um momento difícil. Mas não podemos desanimar e nem deixar de fazer o melhor pelo povo. Eu só tenho a agradecer ao secretário Marlos por entender isso e trabalhar junto comigo no empenho de levar qualidade de vida a cada gonçalense”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Ex-prefeito de São Gonçalo é preso em operação do Ministério Público

O ex-prefeito de São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio, Neilton Mulim, foi preso, na manhã desta quinta-feira, durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Continuar lendo
140 Acessos
0 comentários

Saúde realiza ação social em unidade de saúde em Alcântara 

Diversas unidades de saúde de São Gonçalo estão realizando atividades de conscientização e prevenção contra Tuberculose e Hanseníase esta semana. Nesta quarta-feira(09), o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, disponibilizou diversos serviços oferecidos pela rede de saúde municipal. 

"Para que o paciente possa exercer o seu autocuidado e melhorar sua qualidade de vida é necessária uma orientação adequada, e são esses profissionais de unidades básicas de saúde que realizam esse trabalho resolutivo, com enfoque ao cuidado preventivo para não chegar ao ponto de ter que fazer o cuidado curativo", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

Além das palestras de educação em saúde, promoção e prevenção, foram realizados testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, apoio nutricional, orientação psicológica, alongamento, ginástica e auriculoterapia.

Continuar lendo
70 Acessos
0 comentários

Aves silvestres são recolhidas durante operação em São Gonçalo

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de animais silvestres, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou operação nas feiras de Neves e Laranjal, no último domingo (6). Ao todo, 29 aves foram apreendidas, além de três alçapões e 18 gaiolas. A ação contou com apoio do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm), do Comando da Polícia Ambiental (CPAm) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). 

Durante a operação, nada foi encontrado na feira de Neves, todas as apreensões foram feitas em Laranjal. Diversas espécies de pássaros foram recolhidas, como: canários da terra, coleiros, tizius, garibaldis, pixoxós e gaturamos.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, para receberem atendimento com veterinário. Após triagem, os animais serão devolvidos à natureza. 

O registro de ocorrência foi feito na 74ª DP (Alcântara). Nenhum suspeito foi identificado. Quem quiser realizar denúncias sobre este tipo de prática pode usar o telefone 2199-6511.

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Clínica do Mutondo orienta sobre importância do aleitamento materno

Finalizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo realizou, nesta sexta-feira (4), palestra de orientação sobre amamentação para as gestantes. O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, ressalta a importância do ato de amamentar.

"É essencial que as futuras mamães sejam estimuladas a realizar a amamentação pois o leite materno é nutritivo e sempre adequado ao desenvolvimento do bebê. É bom para a saúde do bebê e da mãe, além de diminuir as chances do desenvolvimento de várias doenças", explica Dimas.

Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, destaca o Brasil como referência mundial no aleitamento materno. O levantamento analisou dados de 153 nações, sendo que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

 "O incentivo ao aleitamento materno faz parte da rotina de trabalho da atenção primária que é realizada nos postos. As mães recebem orientações no pré-natal e nos grupos terapêuticos de gestantes. Neste período estamos enfatizando mais o trabalho que já é realizado", conta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. 

Continuar lendo
64 Acessos
0 comentários

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho realiza palestra sobre amamentação

O leite materno é um alimento completo, ele é o único capaz de oferecer tudo que o bebê necessita nos primeiros seis meses de vida. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho realizou uma palestra com orientações sobre a importância da amamentação para as gestantes que foram à unidade na manhã desta quinta-feira (03), para consultas do pré-natal.

"Nossos profissionais devem acolher as mães transmitindo confiança e trocando informações. É importante que as mães reconheçam o valor da amamentação e que a família a encoraje a realizar o aleitamento, transmitindo experiências de aleitamento", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Grávida de oito meses, Cristiellen Ferreira, 25 anos, realiza as consultas de pré-natal na unidade há quatro meses. Contando os dias para o nascimento do Fernando, seu terceiro filho, ela defende a amamentação.

"Além de fazer bem para o bebê, amamentar é fácil, faz bem pra saúde e é gratuito. O nosso vínculo também aumenta", explica a dona de casa.

A atividade foi realizada pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Diversas unidades de saúde da cidade estão realizando ações de aleitamento materno. Nesta sexta(04), a Clínica Gonçalense do Mutondo realiza uma palestra às 9h.

Continuar lendo
64 Acessos
0 comentários

Feira da Agricultura Familiar chega ao Centro de São Gonçalo

Quem passou pela Rua Salvatori nesta terça-feira (1) pôde comprar produtos naturais, saudáveis e sem agrotóxicos por um preço acessível. A Feira de Agricultura Familiar chegou pela primeira vez ao Centro nesta semana e atendeu a população das 9h às 14h. A partir de agora, o encontro será semanal e passará a acontecer toda terça-feira no local.

Os agricultores da Fazenda Engenho Novo colocaram diversos produtos para serem comercializados, como laranja, aipim, tomate, geleias, bolos, além de verduras, hortaliças e legumes em geral. A ação já acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, toda sexta-feira, também das 9h às 14h.

"Resolvemos trazer a feira para cá com intuito de aproximar os agricultores do setor gastronômico e da população em geral, pois muitos não conhecem esse segmento da nossa cidade e não sabem do trabalho realizado pelos agricultores rurais. Essa é uma orientação do prefeito José Luiz Nanci: evidenciar o que São Gonçalo tem de melhor", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto.

Moradora do Mutuá, a aposentada Deuza Maria Vieira, 61 anos, estava passando pelo local e aproveitou para fazer algumas compras. Ela elogiou a ação da Prefeitura.

"Vi essa novidade e parei para dar uma olhada. Gostei muito. São todos produtos naturais e fresquinhos. Estou levando queijo, ovos caipiras e alface. Só não comprei mais coisas porque acabou o dinheiro", comentou a aposentada.

A ação conta com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e da Associação dos Assentados da Fazenda Engenho Novo.

A primeira-dama do município, Eliane Gabriel, também prestigiou a iniciativa e ficou muito surpresa com o resultado encontrado.

"Achei maravilhoso. A população precisa conhecer os alimentos produzidos naturalmente, sem uso de agrotóxicos, em nosso município. Sem dúvida essa feira é um ótimo ambiente e ainda promove saúde para as pessoas", avaliou Eliane.

Continuar lendo
63 Acessos
0 comentários

CRAS Alcântara recebe Ação Social e conta com a presença do prefeito

Mais de 1500 pessoas já foram atendidas no CRAS em Ação, evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A ação já passou por diversos bairros da cidade de São Gonçalo, aproximando os serviços públicos da população e levando atividades gratuitas a todos. Nesta segunda-feira, o CRAS Alcântara recebeu o evento, que contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci, do secretário de Governo, Rodrigo Tiquinho, e do secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

O projeto, que tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações, ainda contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Municipal de Saúde, Centro Especializado em Referência Social, além de massoterapia, auriculoterapia, aplicação de flúor, aferição de pressão e avaliação nutricional realizadas por profissionais e alunos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Pró-Criança também se apresentou no local.

O prefeito José Luiz Nanci destacou a importância de levar a garantia de direitos à população, fazendo com que a cidadania caminhe lado a lado ao povo.

"Meu governo firmou um compromisso de atender os que mais precisam. Tenho buscado cumprir esta meta desde o início da gestão, e estamos no caminho certo. A população tem abraçado nossas ações e recebido de forma positiva", afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, que vem participando e construindo junto as equipes da SMDS todas as ações, destacou o quanto o trabalho em rede tem apenas a beneficiar a população gonçalense.

"Nós, enquanto secretaria, estamos nos empenhando para ampliar o diálogo entre as redes do serviço público. Dialogando com as secretarias de Saúde, Educação, e buscando cumprir o pedido do nosso prefeito em ofertar um trabalho de qualidade à população. E temos conseguido graças ao empenho de cada pessoa da secretaria", disse.

Usuária dos serviços do CRAS Alcântara, Rosangela Oliveira falou dos benefícios de ter uma ação social próximo de casa.

"Hoje pude fazer consulta ao advogado e utilizar outros serviços. É muito bom ter isso tudo próximo de casa. Adorei, espero que tenha mais vezes" destacou.

Continuar lendo
58 Acessos
0 comentários

São Gonçalo comemora 79 anos da GM com formatura da Romu

 

Em comemoração aos 79 anos de existência da Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo, criada em 30 de julho de 1938, a corporação realizou uma solenidade no Rincão, no bairro Água Mineral, na manhã desta sexta-feira (28/7). Marcando a data, guardas municipais da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que já vinham atuando na cidade, receberam seus certificados de formatura. Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Ricardo Pericar; a primeira-dama, Eliane Gabriel; o secretário de Segurança Pública, Jorge Maranhão; o secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho); o coronel do 7º Batalhão de Polícia Militar, Ruy França; e o vereador Carlos Maciel, membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal.

A GM aproveitou a ocasião para apresentar seus planos de metas já alcançadas e metas a serem cumpridas no quadriênio 2017-2020, como exemplo, a criação do Grupamento Especializado de Ronda Escolar (GERE), com patrulhamento preventivo nas unidades escolares e no entorno, com o intuito de identificar possíveis riscos à segurança pública e à saúde física e mental dos alunos. Nesta quinta-feira (27), a Ronda Escolar promoveu o Primeiro Seminário de Ronda Escolar de São Gonçalo, que foi realizado na OAB-SG e contou com a presença de guardas municipais de outros municípios, onde puderam debater assuntos que abrangem o trabalho das rondas escolares nas cidades.

O secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Maranhão, elogiou o trabalho da GM de São Gonçalo que, em meio a tantas dificuldades, consegue desempenhar com maestria seu trabalho de maneira preventiva.

“Temos o plano de metas com muitas delas já cumpridas e que demonstra que o trabalho está sendo realizado incansavelmente. Esperamos que até 2020 as metas estejam em prática e funcionando para o melhor de nossa cidade”, disse Maranhão.

Formatura da ROMU

A Romu é formada por guardas municipais voluntários, que estão de prontidão para assegurar que o cidadão tenha mais segurança, podendo atuar, em alguns casos, em conjunto com a Polícia Militar. Os GMs da Romu receberam treinamentos, como o tático com o Grupamento de Apoio Operacional (GAOP) de Macaé, e estão, desde o primeiro semestre do ano, realizando abordagens e prisões de criminosos nos principais bairros de São Gonçalo.

Continuar lendo
68 Acessos
0 comentários

Animais silvestres são resgatados em São Gonçalo

Dois animais silvestres foram resgatados, nesta semana, por equipes do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm), com apoio da Coordenadoria de Proteção Animal. Um mico foi resgatado no Jardim Catarina, na segunda-feira (24), após receber uma descarga elétrica. Na quarta-feira (26), os agentes recolheram uma capivara, em um terreno particular, no Boaçú. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, e à Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, respectivamente.

O coordenador de Proteção Animal, Sérgio Fonseca, conta que foi acionado pelo próprio dono do terreno pois a capivara estava danificando a horta do morador. Agentes foram até o local para realizar o resgate.

"O dono do terreno me contou que acordava de manhã e percebia que muitos vegetais haviam sumido, a plantação estava mexida. Então ele achou estranho e montou uma armadilha. Depois disso, descobriu que era uma capivara que visitava o terreno toda noite para se alimentar. Ela foi capturada e a levamos para a APA de Guapimirim, que é seu habitat natural", explicou.

Já o mico foi encontrado após levar um choque na rede elétrica e cair no quintal de um morador no bairro Jardim Catarina. Um agente da GPAm foi ao local para verificar a denúncia e realizou a retirada do animal. Ele estava com uma das patas machucadas e foi levado para o Cetas para cuidados médicos.

A Coordenadoria de Proteção Animal e o GPAm realizam a retirada de animais silvestres constantemente, na maioria das vezes através de denúncias. Em casos de abandono de animais domésticos, o órgão orienta que o contribuinte permaneça com o animal para que ele seja encaminhado a uma feira de adoção. Animais de médio e grande porte encontrados na rua são recolhidos e encaminhados ao Curral de Tanguá.

Quem identificar animais abandonados no município pode fazer denúncias pelo número 2199-6511.

Continuar lendo
156 Acessos
0 comentários

Saúde de São Gonçalo realiza Conferência Municipal de Vigilância

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (31) a 1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento acontece no Teatro Carequinha, localizado na Escola Municipal Ernani Farias, em Neves.

O evento tem como objetivo reafirmar e impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições para a participação no evento poderão ser feitas até a próxima sexta-feira(28) na sede do Conselho de Saúde, na Rua Alfredo Backer, 871 (PAM Alcântara).

"Queremos construir a partir destas propostas a Política Nacional de Vigilância em Saúde contando com a participação efetiva da população nestas políticas públicas", explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha. 

Com o tema "Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sus como direito à proteção da saúde", serão discutidos os seguintes tópicos: O lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos Governos; Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

 

Continuar lendo
92 Acessos
0 comentários

Em São Gonçalo, Baile Charme no Lavourão ajudará entidades sociais

O Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte, recebe no próximo dia 30 mais uma edição do Baile Charme Solidário Eu Amo São Gonçalo, uma realização da Good Luck Produções, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg). Os shows começam às 14h e será pedido apenas 1kg de alimento não-perecível na entrada.

Além da black music, que promete embalar o público de todas as idades nos clássicos passinhos dos charmeiros, outras atrações, como espaço gastronômico, feira afro, arte graffiti, espaço teen e o lançamento em São Gonçalo dos cosméticos Negra Rosa, marcam presença no evento. Desta vez relembrando os bons e velhos tempos em que o ritmo era a sensação nas noitadas, o DJ Roberto Hot Music e convidados farão um resgate do melhor do Hip Hop, R&B Moderno, Clássico Soul e Charme, a partir das 14h.

 A entrada consiste na doação de 1kg (quilo) de alimento não-perecível, que deverá ser feita no próprio dia, na entrada do evento. Toda arrecadação será destinada a entidades sociais do município.

 O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Av. Pres. Kennedy, 721 - Estrela do Norte, São Gonçalo (ao lado do Sesc-SG). 

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Prefeito de São Gonçalo participa de aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil

No último sábado (22), o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, participou da Aula Inaugural dos cursos de graduação das Universidades Públicas conveniadas, modalidade EAD (Ensino à distância) do Consórcio Cederj no Polo Universitário de São Gonçalo, que fica no CIEP 250 Rozendo Rica Marcos, no Gradim. Os secretários de Educação, professor José Augusto, e de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho), também prestigiaram o evento.

“Não poderia deixar de comparecer e incentivar esses alunos a estudarem e concluírem seus cursos. Desta forma, eles poderão garantir um futuro melhor para si e suas famílias. Fico contente também por vê-los se qualificando para o mercado”, conclui o prefeito, José Luiz Nanci.  

Além do prefeito, o evento contou com a presença dos tutores do polo, coordenadores e professores das universidades. Também estiveram presentes os secretários de Governo, Rodrigo Miranda, e de Educação, José Augusto. Eles foram recebidos pela diretora do polo São Gonçalo, Verônica Inaciola. Duas alunas veteranas do curso de Turismo, Ana Maria e Janilce Aparecida, representaram os discentes da unidade.

Após a solenidade de abertura, os calouros foram conduzidos às suas respectivas salas, divididas por curso, para assistirem às apresentações dos coordenadores e tutores. Nas salas foram esclarecidas as principais dúvidas dos alunos, como acesso à plataforma; formas de avaliação nas disciplinas; acesso aos livros; etc.

Os músicos da Orquestra Municipal, comandada pelo maestro Leandro Campanate, animaram o evento com um repertório de grandes canções da música popular brasileira. O CIEP 250 Rozendo Rica Marcos fica na Rua Visconde de Itaúna, s/nº, bairro Gradim, no ponto de acesso à BR–101.

Continuar lendo
78 Acessos
0 comentários

Prefeito de São Gonçalo recebe relatório de ações da SEMIMD

Na tarde desta quinta-feira (20/7), o prefeito José Luiz Nanci recebeu em seu gabinete a secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria, que apresentou o relatório do 1º semestre de 2017 de todas as ações realizadas nos 180 dias da nova gestão. Na ocasião, Marta estava acompanhada pelos subsecretários da pasta: Eduardo Barbosa (Idoso), Andréa Machado (Mulheres) e Tânia Loyola (Pessoas com Deficiência), além da subsecretária de Planejamento, Maria Bethania Gomes.

Os subsecretários mostraram no relatório as ações voltadas ao público que cada um assiste e que são acompanhadas pelo prefeito, bem como as expectativas para novos projetos que serão desempenhados pelas pastas. Exemplo disso são as ações que estão sendo realizadas para os idosos gonçalenses. De acordo com o censo de 2010, São Gonçalo é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais idosos, com 120.281, ficando atrás do município do Rio de Janeiro, que em 2010 tinha 940.851.

O prefeito ficou satisfeito com o que viu e reconheceu que a secretaria e as subsecretarias estão em boas mãos.

 “Todas as secretarias vêm me apresentando as ações que desenvolveram de janeiro até hoje e é satisfatório saber que, apesar de termos assumido a prefeitura com dívidas e muitas questões ainda a serem sanadas, o trabalho não para e iremos conseguir colocar em prática muitos outros projetos”, disse Nanci.

 Marta Maria avaliou as ações e destacou que o grupo irá continuar trabalhando e desenvolvendo muitas outras ações para a população gonçalense.

 “Nós estamos fazendo o possível dentro das possibilidades que temos. Apesar de poucos recursos, mesmo assim conseguimos desenvolver muitos projetos que melhoram a qualidade de vida da população. Isso é sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Continuar lendo
71 Acessos
0 comentários

Em São Gonçalo, ação social chega ao CRAS Galo Branco

Nem mesmo a chuva atrapalhou o dia de ação social no CRAS Galo Branco. Mais de 100 pessoas participaram das atividades e serviços gratuitos que vêm sendo realizados em todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). As pessoas presentes receberam serviços de beleza, cadastro e retirada de dúvidas com as equipes do CRAS e Bolsa Família, além de auxílio jurídico com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 "Com a reformulação dos serviços de convivência, as pessoas estão começando a ter o CRAS como uma referência, o que não acontecia antes. Muitos resumiam o CRAS ao Bolsa Família, mas somos mais que isso. Aqui é a porta de entrada para muitos benefícios sociais do Governo, além de ser um espaço de pertencimento, esse espaço é da população. E ações sociais como essa nos ajudam a fazer com que esse sentimento fique cada vez mais próximo dos moradores", disse Aline Duarte, coordenadora da unidade.

 Com uma grande área de abrangência, o equipamento atende os bairros Água Mineral, Galo Branco, Lindo Parque, Rocha, Colubandê, Jardim Alcântara, além da comunidade da Chumbada. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, as ações são uma ponte que têm aproximado a população ainda mais dos serviços públicos aos quais elas têm direito.

 "Temos visto a forma positiva como a população tem abraçado as nossas ações. Desde a primeira, já atendemos mais de mil pessoas em diferentes bairros. O objetivo da secretaria, que tem pensado cada atividade com muito carinho, é aproximar ainda mais a população do serviço público. Esse é um compromisso nosso firmado com o prefeito José Luiz Nanci, e é o que temos feito, cuidando e garantia um atendimento de qualidade a toda população gonçalense", afirmou.

Continuar lendo
97 Acessos
0 comentários

Assalto com troca de tiros dentro de Carrefour deixa um ferido em São Gonçalo

Um assalto com trocas de tiros dentro do Carrefour de Neves, localizado na Rua Oliveira Botelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, deixou uma pessoa baleada e causou pânico aos clientes do local, na manhã desta quarta-feira.

Continuar lendo
97 Acessos
0 comentários