São Gonçalo firma parceria com Reino Unido no combate ao Aedes aegypti

Uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o grupo Active Citizens (programa fomentado pela organização British Council, do Reino Unido), irá ampliar o combate ao Aedes aegypti - principal causador da dengue, zika e chikungunya - na cidade. Neste sábado (11), será inaugurado o Jardim Usina, às 9h, no Parque Industrial de São Gonçalo, no Colubandê. A ação visa o controle biológico do transmissor da doença a partir do plantio de 10 mil sementes da crotalária - leguminosa utilizada como adubo verde e que, cuja flor, atrai a libélula, predador natural do mosquito. 

Continuar lendo
61 Acessos
0 comentários

São Gonçalo firma parceria com Reino Unido no combate ao Aedes aegypti

Uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o grupo Active Citizens (programa fomentado pela organização British Council, do Reino Unido), irá ampliar o combate ao Aedes aegypti - principal causador da dengue, zika e chikungunya - na cidade. Neste sábado (11), será inaugurado o Jardim Usina, às 9h, no Parque Industrial de São Gonçalo, no Colubandê. A ação visa o controle biológico do transmissor da doença a partir do plantio de 10 mil sementes da crotalária - leguminosa utilizada como adubo verde e que, cuja flor, atrai a libélula, predador natural do mosquito. 

Continuar lendo
77 Acessos
0 comentários

Pessoas com Deficiência promove mais um encontro em escola

A Subsecretaria da Pessoa com Deficiência continua a todo vapor com a promoção de palestras e rodas de conversa nas escolas do município. Na última semana, a subsecretária da pasta, Tânia Loyola, esteve no CIEP 306 David Quindere, no Jardim Catarina, e conversou com cerca de 30 alunos do turno da noite. Os assuntos abordados foram o Outubro Rosa, o Novembro Azul e preconceitos religiosos e raciais. O encontro foi promovido pela diretora Mônica Fernandes, a coordenadora Denise Rodrigues e a professora da turma, Julieta Florentino. 

Continuar lendo
148 Acessos
0 comentários

Professores de São Gonçalo comemoram seu dia com boa música

Um concerto com a Orquestra Municipal marcou a comemoração pelo Dia dos Professores em São Gonçalo. A apresentação aconteceu na última terça-feira, dia 17 de outubro, no Teatro Carequinha, em Neves, e reuniu professores, diretores e servidores municipais. Foi um momento de confraternização e recordações, pois o repertório contou com grandes sucessos nacionais e internacionais, além de uma seleção especial de temas de desenhos animados e filmes infantis, como Pica-pau e Super Homem. 

Continuar lendo
237 Acessos
0 comentários

Estrada do Malafaia recebe frisagem

As obras na Estrada do Malafaia, que liga a Rua Salvatori, no Rocha, à Avenida Maricá, no Colubandê, continuam a todo vapor. A estrada está recebendo a frisagem no solo, além de limpeza dos bueiros em toda sua extensão. Máquinas e homens não param e as mudanças já são percebidas pelos moradores. 

Continuar lendo
250 Acessos
0 comentários

Estrada do Malafaia começa a receber intervenções

Após quase 30 anos de espera, o sofrimento dos milhares de moradores da Estrada do Malafaia, que liga a Rua Salvatori, no Rocha, a Avenida Maricá, no Colubandê, está perto de acabar.

Continuar lendo
247 Acessos
0 comentários

Saúde de São Gonçalo imuniza 61 mil animais contra raiva

A primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos imunizou 61.385 animais em diversas localidades de São Gonçalo. Ao todo, 59 postos de vacinação foram disponibilizados para que a população levasse seus animais de estimação para receberem a dose contra a raiva, doença incurável, tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. 

Continuar lendo
242 Acessos
0 comentários

Prefeito visita obras de desassoreamento do Rio Camarão

A Prefeitura já está se preparando para a estação mais chuvosa do ano, o verão, e para isso o prefeito José Luiz Nanci visitou o Rio Camarão, que está recebendo intervenções para prevenção às enchentes nesta época do ano. Em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e apoio do vereador Natan (PSB) e do secretário estadual de Ambiente, André Correa, um trecho do rio que passa por Guaxindiba recebeu o Projeto Limpa Rio e já teve dois quilômetros desassoreados, o que ajuda a diminuir o risco de enchentes. A iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) já percorreu mais de 80 municípios do Estado e, atualmente, está efetivamente em 11. 

Continuar lendo
198 Acessos
0 comentários

Vereador Natan pretende colocar as contas em dia em São Gonçalo

Em seu primeiro mandato na Câmara de São Gonçalo, o vereador Natan (PSB) acredita estar no caminho certo para, junto com o Executivo, recuperar áreas do município mais prejudicadas com a crise e as dívidas deixadas pelo governo anterior, além de retomar obras e projetos antigos.

Continuar lendo
191 Acessos
0 comentários

São Gonçalo comemora 127 anos de emancipação com desfile cívico no Centro

O incêndio que atingiu a sede da Prefeitura de São Gonçalo na última sexta-feira (15), há exatamente sete dias, não impediu a realização do tradicional desfile cívico e militar, que ocorreu nesta manhã (22), em comemoração aos 127 anos de emancipação político-administrativa da cidade. O evento reuniu cerca de 8 mil pessoas, no Centro, que acompanharam de perto as 47 escolas (públicas e particulares), além de oito instituições militares e sete civis, percorrerem as ruas Coronel Moreira César e Doutor Feliciano Sodré. 

Continuar lendo
171 Acessos
0 comentários

Orla da Praia das Pedrinhas receberá ação de limpeza neste sábado

Uma grande ação será realizada no próximo sábado (16) para promover a limpeza da orla da Praia das Pedrinhas, no Boa Vista. O evento comemora o Dia Mundial da Limpeza da Terra, celebrado na mesma data. Entre 9h e 12h, estudantes e escoteiros participarão de gincana, buscando conscientizar as pessoas sobre o descarte de lixo no local correto. A iniciativa é promovida pelo Instituto Ecológico Aqualung e Prefeitura de São Gonçalo. 

Continuar lendo
168 Acessos
0 comentários

Prefeito e secretário de Saúde garantem expansão de serviços e 12 milhões em emendas

Nesta terça e quarta-feira (29 e 30), o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, esteve em Brasília, acompanhado do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, em busca de melhorias e investimentos para o município de São Gonçalo. Eles foram ao Distrito Federal para garantir a expansão da rede pública municipal de saúde mental, após conversa prévia com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no Centro do Rio, e também conseguiram a liberação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares. 

Continuar lendo
164 Acessos
0 comentários

Caravana da TV Digital começa neste sábado (19) em São Gonçalo 

Mais de 100 mil famílias beneficiárias dos programas do Governo Federal, e devidamente inscritas no Cadastro único, já estão realizando o agendamento para a retirada do kit gratuito da TV digital nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Gonçalo. A mudança do sinal analógico para o digital acontecerá a partir do dia 25 de outubro, e para alcançar e informar o máximo de pessoas, a partir deste sábado (19) acontecerá a "Caravana da TV Digital", que passará por diferentes bairros da cidade. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria de Cultura e Turismo, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, com a ONG Seja Digital  (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV).

As ações acontecerão a partir das 9h em seis bairros, sempre aos sábados: A primeira será no Jardim Catarina, na Praça Jornalista Valfridio Rocha; dia 26 no bairro Coelho, no CIEP 240; dia 2 de setembro na Praça de Santa Luzia; dia 16 na Praça do Rocha; 30 de setembro na Praça da Trindade; e dia 7 de outubro no Colégio Castelo Branco, no Boaçú. 

As equipes da Seja Digital e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social estarão informando e orientando a população sobre o processo de agendamento, retirada e montagem da antena. Para receber o kit é necessário ser beneficiário de um destes programas: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI; Fomento - Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Programa Brasil Carinhoso; Programa de Cisternas; Telefone Popular; Carta Social; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para pessoas com deficiência e isenção de Taxas em Concursos Públicos; Bolsa Estiagem; Programa Nacional de Reforma Agrária; Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação.  

O sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018. O cadastramento e outras informações já podem ser obtidas nos 19 CRAS espalhados por todo o município, e nos cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), localizados nos bairros Luiz Caçador, Jardim Catarina, Arsenal, Vista Alegre e Mutondo. 

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, falou sobre a importância de comunicar e garantir o serviço a toda população. 

"O acesso a informação e o exercício da garantia de direitos é o nosso objetivo nessas ações sociais. Estamos realizando um trabalho de aproximação e retirada de dúvidas em todos os nossos equipamentos e esperamos que a população gonçalense tenha os seus direitos assegurados. Toda a secretaria está se empenhando ao máximo para fazer isso acontecer", disse. 

 

Continuar lendo
308 Acessos
0 comentários

Lixo eletrônico será recolhido em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Projeto E-Lixo Zero, irá realizar a primeira ação de coleta de resíduo eletrônico na cidade. O Eco-dia surge para marcar o “Dia D” de coleta e o primeiro local aonde os moradores poderão descartar seu resíduo eletrônico com responsabilidade será em Alcântara. No sábado, dia 19/08, a equipe do projeto E-Lixo Zero estará de prontidão, na Rua Jovelino de Oliveira Viana, recebendo todos os tipos de resíduos eletrônicos, preservando o meio ambiente. No dia 26 de agosto, o projeto estará na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), no Centro.

A iniciativa trabalha com o gerenciamento de resíduos eletrônicos, desde a coleta até a destinação final dos componentes, passando por análise dos materiais e possíveis consertos, e o que pode ser reaproveitado será destinado para ONGs, escolas e projetos parceiros do município.

É considerado lixo eletrônico, além de celulares, outros aparelhos como: CPU de computadores e todas as partes que o compõe (placa mãe, placa de vídeo, disco rígido/HD, cd room), cabos, carregadores, conectores, fios e fontes, além de mouse, teclados, motores CRT, monitores LCD, notebooks, pen drives, estabilizadores e no breaks. Também são lixos eletrônicos centrais telefônicas, baterias de celulares, modem e seus similares, aparelhos de DVD, fax, aparelho de som, vídeo-game, ar-condicionado, impressora, copiadora e máquina fotográfica.

Serviço

Local: Rua Jovelino de Oliveira Viana, em frente ao prédio do relógio;

Bairro: Alcântara;

Data: 19/08 (sábado);

Horário: 9h às 16h.

Continuar lendo
107 Acessos
0 comentários

Prefeito de São Gonçalo acompanha entrega de cadernetas do Bolsa Família 

Mais da metade da população gonçalense é composta por mulheres. E pensando no acesso e conhecimento dos direitos básicos a esse público, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, em parceria com o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, realizou uma roda de conversa sobre violência obstétrica, sexual e promoção de saúde, na manhã desta sexta-feira (11), durante a entrega das cadernetas do programa Bolsa Família. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou de perto as atividades. 

A programação  faz parte da integração que ocorre na sede do programa no bairro Boaçu, mensalmente. Sempre com temas ligados à realidade social das mais de 50 mil famílias beneficiárias, o encontro hoje ficou por conta da vice-presidente do Conselho de Mulheres de São Gonçalo, e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz ( FioCruz), Rita de Cássia Vasconcelos da Costa. 

"O que fizemos hoje aqui é promoção de saúde. É garantir que essa parcela da população tenha conhecimento dos seus direitos. O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de morte materna. Temos aqui no Bolsa Família um público em sua maioria feminino. Poder conversar sobre esses temas com elas, ouvi-las, é muito importante", disse Rita de Cássia. 

Com um atendimento de rede, em constante diálogo com as secretarias de Saúde e Educação, a SMDS vem realizando um trabalho conjunto, mobilizando todas as equipes técnicas para que os gonçalenses inscritos no Cadastro único (Cadúnico) não percam os seus benefícios. Para isso, a secretaria conta com 19 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que são a porta de entrada para a inscrição nos diferentes programas e benefícios sociais. 

"Nosso município, assim como tantos outros, passa por um momento difícil. Mas não podemos desanimar e nem deixar de fazer o melhor pelo povo. Eu só tenho a agradecer ao secretário Marlos por entender isso e trabalhar junto comigo no empenho de levar qualidade de vida a cada gonçalense”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

Continuar lendo
114 Acessos
0 comentários

Ex-prefeito de São Gonçalo é preso em operação do Ministério Público

O ex-prefeito de São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio, Neilton Mulim, foi preso, na manhã desta quinta-feira, durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Continuar lendo
177 Acessos
0 comentários

Saúde realiza ação social em unidade de saúde em Alcântara 

Diversas unidades de saúde de São Gonçalo estão realizando atividades de conscientização e prevenção contra Tuberculose e Hanseníase esta semana. Nesta quarta-feira(09), o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, disponibilizou diversos serviços oferecidos pela rede de saúde municipal. 

"Para que o paciente possa exercer o seu autocuidado e melhorar sua qualidade de vida é necessária uma orientação adequada, e são esses profissionais de unidades básicas de saúde que realizam esse trabalho resolutivo, com enfoque ao cuidado preventivo para não chegar ao ponto de ter que fazer o cuidado curativo", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

Além das palestras de educação em saúde, promoção e prevenção, foram realizados testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, apoio nutricional, orientação psicológica, alongamento, ginástica e auriculoterapia.

Continuar lendo
115 Acessos
0 comentários

Aves silvestres são recolhidas durante operação em São Gonçalo

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de animais silvestres, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou operação nas feiras de Neves e Laranjal, no último domingo (6). Ao todo, 29 aves foram apreendidas, além de três alçapões e 18 gaiolas. A ação contou com apoio do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm), do Comando da Polícia Ambiental (CPAm) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). 

Durante a operação, nada foi encontrado na feira de Neves, todas as apreensões foram feitas em Laranjal. Diversas espécies de pássaros foram recolhidas, como: canários da terra, coleiros, tizius, garibaldis, pixoxós e gaturamos.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, para receberem atendimento com veterinário. Após triagem, os animais serão devolvidos à natureza. 

O registro de ocorrência foi feito na 74ª DP (Alcântara). Nenhum suspeito foi identificado. Quem quiser realizar denúncias sobre este tipo de prática pode usar o telefone 2199-6511.

Continuar lendo
102 Acessos
0 comentários

Clínica do Mutondo orienta sobre importância do aleitamento materno

Finalizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo realizou, nesta sexta-feira (4), palestra de orientação sobre amamentação para as gestantes. O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, ressalta a importância do ato de amamentar.

"É essencial que as futuras mamães sejam estimuladas a realizar a amamentação pois o leite materno é nutritivo e sempre adequado ao desenvolvimento do bebê. É bom para a saúde do bebê e da mãe, além de diminuir as chances do desenvolvimento de várias doenças", explica Dimas.

Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, destaca o Brasil como referência mundial no aleitamento materno. O levantamento analisou dados de 153 nações, sendo que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

 "O incentivo ao aleitamento materno faz parte da rotina de trabalho da atenção primária que é realizada nos postos. As mães recebem orientações no pré-natal e nos grupos terapêuticos de gestantes. Neste período estamos enfatizando mais o trabalho que já é realizado", conta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. 

Continuar lendo
100 Acessos
0 comentários

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho realiza palestra sobre amamentação

O leite materno é um alimento completo, ele é o único capaz de oferecer tudo que o bebê necessita nos primeiros seis meses de vida. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho realizou uma palestra com orientações sobre a importância da amamentação para as gestantes que foram à unidade na manhã desta quinta-feira (03), para consultas do pré-natal.

"Nossos profissionais devem acolher as mães transmitindo confiança e trocando informações. É importante que as mães reconheçam o valor da amamentação e que a família a encoraje a realizar o aleitamento, transmitindo experiências de aleitamento", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Grávida de oito meses, Cristiellen Ferreira, 25 anos, realiza as consultas de pré-natal na unidade há quatro meses. Contando os dias para o nascimento do Fernando, seu terceiro filho, ela defende a amamentação.

"Além de fazer bem para o bebê, amamentar é fácil, faz bem pra saúde e é gratuito. O nosso vínculo também aumenta", explica a dona de casa.

A atividade foi realizada pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Diversas unidades de saúde da cidade estão realizando ações de aleitamento materno. Nesta sexta(04), a Clínica Gonçalense do Mutondo realiza uma palestra às 9h.

Continuar lendo
101 Acessos
0 comentários