Prefeito de São Gonçalo recebe relatório de ações da SEMIMD

Na tarde desta quinta-feira (20/7), o prefeito José Luiz Nanci recebeu em seu gabinete a secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria, que apresentou o relatório do 1º semestre de 2017 de todas as ações realizadas nos 180 dias da nova gestão. Na ocasião, Marta estava acompanhada pelos subsecretários da pasta: Eduardo Barbosa (Idoso), Andréa Machado (Mulheres) e Tânia Loyola (Pessoas com Deficiência), além da subsecretária de Planejamento, Maria Bethania Gomes.

Os subsecretários mostraram no relatório as ações voltadas ao público que cada um assiste e que são acompanhadas pelo prefeito, bem como as expectativas para novos projetos que serão desempenhados pelas pastas. Exemplo disso são as ações que estão sendo realizadas para os idosos gonçalenses. De acordo com o censo de 2010, São Gonçalo é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais idosos, com 120.281, ficando atrás do município do Rio de Janeiro, que em 2010 tinha 940.851.

O prefeito ficou satisfeito com o que viu e reconheceu que a secretaria e as subsecretarias estão em boas mãos.

 “Todas as secretarias vêm me apresentando as ações que desenvolveram de janeiro até hoje e é satisfatório saber que, apesar de termos assumido a prefeitura com dívidas e muitas questões ainda a serem sanadas, o trabalho não para e iremos conseguir colocar em prática muitos outros projetos”, disse Nanci.

 Marta Maria avaliou as ações e destacou que o grupo irá continuar trabalhando e desenvolvendo muitas outras ações para a população gonçalense.

 “Nós estamos fazendo o possível dentro das possibilidades que temos. Apesar de poucos recursos, mesmo assim conseguimos desenvolver muitos projetos que melhoram a qualidade de vida da população. Isso é sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Continuar lendo
10 Acessos
0 comentários

Em São Gonçalo, ação social chega ao CRAS Galo Branco

Nem mesmo a chuva atrapalhou o dia de ação social no CRAS Galo Branco. Mais de 100 pessoas participaram das atividades e serviços gratuitos que vêm sendo realizados em todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). As pessoas presentes receberam serviços de beleza, cadastro e retirada de dúvidas com as equipes do CRAS e Bolsa Família, além de auxílio jurídico com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 "Com a reformulação dos serviços de convivência, as pessoas estão começando a ter o CRAS como uma referência, o que não acontecia antes. Muitos resumiam o CRAS ao Bolsa Família, mas somos mais que isso. Aqui é a porta de entrada para muitos benefícios sociais do Governo, além de ser um espaço de pertencimento, esse espaço é da população. E ações sociais como essa nos ajudam a fazer com que esse sentimento fique cada vez mais próximo dos moradores", disse Aline Duarte, coordenadora da unidade.

 Com uma grande área de abrangência, o equipamento atende os bairros Água Mineral, Galo Branco, Lindo Parque, Rocha, Colubandê, Jardim Alcântara, além da comunidade da Chumbada. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, as ações são uma ponte que têm aproximado a população ainda mais dos serviços públicos aos quais elas têm direito.

 "Temos visto a forma positiva como a população tem abraçado as nossas ações. Desde a primeira, já atendemos mais de mil pessoas em diferentes bairros. O objetivo da secretaria, que tem pensado cada atividade com muito carinho, é aproximar ainda mais a população do serviço público. Esse é um compromisso nosso firmado com o prefeito José Luiz Nanci, e é o que temos feito, cuidando e garantia um atendimento de qualidade a toda população gonçalense", afirmou.

Continuar lendo
22 Acessos
0 comentários

Assalto com troca de tiros dentro de Carrefour deixa um ferido em São Gonçalo

Um assalto com trocas de tiros dentro do Carrefour de Neves, localizado na Rua Oliveira Botelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, deixou uma pessoa baleada e causou pânico aos clientes do local, na manhã desta quarta-feira.

Continuar lendo
40 Acessos
0 comentários

Centro de Imagem em São Gonçalo realiza 30 mil exames em seis meses

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, realizou somente no primeiro semestre deste ano 30 mil exames. Ao mês, 5 mil exames de imagem são feitos na unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.

"Exames realizados através de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início, e os métodos de análises por imagem auxiliam no diagnóstico precoce, sendo a melhor forma de se descobrir uma doença", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, que esteve na unidade conferindo o fluxo de atendimento.

Por mês, são feitas cerca de 2 mil ultrassonografias, entre os 18 tipos de procedimentos diferentes para a sua realização. Entre os mais populares, estão as de abdome, mama, doppler e transvaginal, mas a unidade conta também com a realização de exames mais incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês, a ultra morfológica,  que  mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem, e a ultra de translucência nucal, medida realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.

"A gratuidade na realização desses exames é importante para que o paciente disponha de diagnósticos precisos que auxiliem o médico a estabelecer o tratamento adequado, como também na prevenção de doenças importantes", explica a diretora administrativa da unidade, Simone Oliveira. 

Com a disponibilidade para realizar dezenas de procedimentos  diferentes utilizando o método por imagem, o local tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação para a realização dos exames. Ressonância magnética, Densitometria óssea, colonoscopia, mamografia e eco doppler também  fazem parte do pacote de atendimentos da clínica.

O atendimento na unidade deve ser feito seguindo o fluxo de marcação das Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pedidos para a Central de Regulação Municipal.

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

DCO de São Gonçalo realiza intervenções no Centro

Nesta segunda-feira, 17/07, homens do Departamento de Conservação e Obras do Município (DCO) estiveram na Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 333 (próximo ao polo gastronômico da Rua Salvatori), no Centro, realizando diversas intervenções. Poda de árvores, troca de tampas de bueiros danificadas, pó de pedra para acertar a via com material frio, além de manutenção de calçadas e meio-fio fizeram parte da intervenção.

De acordo com José Carlos, diretor do DCO, esta intervenção já vinha sendo estudada há um tempo e as obras foram iniciadas na mesma avenida, próximo ao Clube Mauá. 

"Nós iremos atuar em toda a avenida até o Clube Tamoio, revitalizando e consertando as falhas que encontrarmos pelo caminho. O prefeito José Luiz Nanci está atento aos problemas que existem em toda a cidade e, a partir dessas intervenções no Centro, seguiremos atuando em outros locais também", disse José Carlos.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Prefeito de São Gonçalo e secretário de Educação visitam escola de tecnologia de alimentos

Com o objetivo de reunir informações e novas opções de capacitação profissional disponíveis no município, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, e o secretário de Educação, José Augusto, visitaram o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata), localizado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, no bairro Colubandê.

Fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e de Agricultura (SEEDUC e SEAPEC), com o Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), o Nata São Gonçalo foi a primeira escola de tecnologia de alimentos do Estado do Rio e oferece cursos nas áreas de leite e derivados e panificação.

“Essa instituição pode ser um espelho para alcançarmos melhorias na área da alimentação e ampliar a mão de obra especializada na cidade, alavancando o setor de leite e derivados e gerando empregos”, avaliou o prefeito José Luiz Nanci.

O Curso – A duração do curso é de três anos, em horário integral, das 7h às 17h30. A primeira turma se formou em 2011 e foram admitidos após concurso, por meio de prova escrita. As aulas são planejadas em conjunto entre professores do núcleo básico e do ensino técnico.

A escola conta com “usinas” instaladas – espaços próprios para a fabricação de alguns produtos. A primeira delas é voltada para a produção de derivados do leite: queijo, bebidas lácteas etc. A segunda, para a panificação: pão light, integral, confeitaria. O curso de Leite e Derivados foi implantado em 2009 e o de Panificação em 2010. O Nata tem capacidade para atender até 600 alunos, sendo 200 por série.

Continuar lendo
25 Acessos
0 comentários

Lei da Doula é discutida no Centro Cultural de São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou evento na manhã desta sexta-feira (14/07) para discutir a Lei da Doula. A palestra aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte, e abordou o tema "Lei da Doula: Você conhece?".

A subsecretária da pasta, Andréa Machado, explica que as doulas são profissionais treinadas e capacitadas para acompanhar as gestantes e parturientes.

"Sua função é dar suporte durante a gestação, pré-parto, parto, pós-parto e puepério, se utilizando de recursos de conforto, suporte emocional e alívio físico", explica.

Participaram da reunião o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Associação de Doulas do Rio de Janeiro, Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel e Patrícia Acioli, Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), representantes da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de estudantes de enfermagem.

Legislação

A Lei 2.195/13 (Lei da Doula) foi criada pelo prefeito Jose Luiz Nanci quando deputado estadual. Ela obriga os hospitais e maternidades a permitirem a presença das doulas (assistentes de parto com ou sem formação médica) durante o período de parto. De acordo com o texto, as doulas não ocuparão a vaga de acompanhante e poderão auxiliar durante o nascimento do bebê, quando solicitadas pela gestante.

Continuar lendo
185 Acessos
0 comentários

Secretaria de São Gonçalo organiza passeio para cavernas em Santa Izabel

É possível que poucos gonçalenses conheçam parte das belezas naturais do município. Por isso, o projeto "Caminhadas Turísticas", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg), convida os munícipes e visitantes a conhecerem as Grutas de Caulim, no bairro Santa Izabel, no domingo (23).

A saída está prevista para às 8h e os participantes deverão se reunir na Praça de Santa Izabel. A trilha é classificada como moderada e será acompanhada por guias. Recomenda-se que as pessoas vistam roupas leves, tênis e levem água, lanches leves e protetor solar.

As Grutas de Caulim, propriedade da Fazenda Santa Edwiges, não são cavernas naturais, uma vez que se desenvolveram por conta da escavação de rocha calcária que ocorria no passado. Elas formam um conjunto de 22 minas com aproximadamente 10 mil metros quadrados de extensão, que foram desativados após terem sidos inundados pela água de um lençol freático. Em alguns pontos, o teto de alguns salões pode alcançar 30 metros de altura e 100 metros quadrados de área aberta.

Para chegar até lá é necessário uma caminhada de, aproximadamente, 50 minutos a partir do centro de Santa Izabel. O local é muito visitado por pessoas que gostam de praticar trilhas a pé, de bicicleta ou de moto.

A "Caminhada Turística" promoverá no dia a Campanha do Agasalho. Quem tiver interesse em fazer doações de peças em bom estado pode se dirigir aos organizadores do evento. As roupas recolhidas serão doadas para instituições assistenciais do município.

Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

SMDS de São Gonçalo comemora 27 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Quase todo conto de fadas tem um final feliz. Entretanto, esquecemos por vezes de reparar as diferentes histórias por trás de cada final, nem sempre felizes e muitas vezes bem próximas da vida real. Essa foi a atividade realizada pelo Núcleo de Formação Continuada e Comunicação (Nufocco), na tarde desta terça-feira (11), com o tema: "Compreendendo o ECA em contos de fadas". Por meio de contação de histórias e atividades lúdicas, o Núcleo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência realizou a programação em comemoração aos 27 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorado no dia 13 de julho.

A pedagoga Danusa Tederiche foi quem fez a contação, e através das histórias da Cinderela e da Rapunzel, falou sobre situações de negligência e violência infantil. A programação aconteceu no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro Trindade, e contou com a presença de educadores sociais, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. Após a contação, a arteterapeuta Claudia Hespanhola realizou uma oficina prática onde os profissionais poderiam recontar os contos, dessa vez garantindo os direitos da criança.

Para a diretora do Nufocco, Mistes Lessa, mais do que celebrar, a data é importante para pontuar que a luta pela garantia de direitos é permanente. 

"Apesar de 27 anos de criação do ECA, sabemos o quanto a luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente é permanente. Ainda encontramos muitos casos de violência e negligência por parte das famílias, muitos casos de violação de direitos, e vemos o quanto é importante que os profissionais que atuam nessa frente de trabalho estejam cada vez mais munidos de ferramentas que possam fazer com que esses direitos sejam garantidos", disse. 

Nesta quinta-feira (13), encerrando as atividades, a secretaria realiza uma mesa de palestras, também na Universo, a partir das 13h. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, a conquista do ECA e sua execução reforçam a efetivação de políticas públicas que dialoguem com o cuidado integral da criança e do adolescente. 

"Com a promulgação do Estatuto, as crianças e adolescentes passaram a ser titulares de direitos, com garantia plena aos acessos básicos, como saúde e educação. O ECA, ao contrário da legislação anterior, que era o Código de Menores, é mais do que uma política de prevenção, é uma política que visa proteger e assistir de forma integral. No momento político que vivemos, onde se discutem medidas mais rigorosas e punitivas, nós, quanto secretaria que atua na garantia dos direitos, temos por obrigação defender e cada vez mais promover ações que celebrem esse sentido", destacou.  

Estatuto da Criança e do Adolescente - Desde sua criação, o ECA vem se consolidando como o principal instrumento de construção de políticas públicas para a garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O Estatuto define que crianças e adolescentes têm direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, cultura e liberdade. Esses cidadãos têm direito, ainda, ao atendimento prioritário em postos de saúde e hospitais e devem receber socorro em primeiro lugar no caso de acidente de trânsito, incêndio, enchente ou qualquer situação de emergência.

Entre os principais pontos da lei, está o princípio de proteção integral, que determina como dever da família, da sociedade e do Estado promover acesso prioritário e irrestrito à justiça, saúde, alimentação, educação, esporte, cultura e liberdade.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

São Gonçalo participa de encontro em São Paulo sobre Segurança Alimentar

A Prefeitura de São Gonçalo participou, nos dias 29 e 30 de junho, da Oficina Regional do Sistema de Segurança Alimentar (Sisan), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em São Paulo, com os estados da Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro). São Gonçalo é um dos cinco municípios, dentre os 92 do Estado do Rio de Janeiro, a compor o Sisan-Sudeste, junto com Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói e São Pedro da Aldeia. A finalidade do sistema é assegurar o direito humano à alimentação adequada, identificando as potencialidades que cada região tem. No encontro, Danielli Sueth, nutricionista da rede municipal há 15 anos, representou a cidade.

De acordo com Danielli, a Prefeitura já elaborou um plano de ações de Segurança Alimentar Nutricional (SAN), que terá como objetivo melhorar a qualidade de vida da população gonçalense.

“Dar o alimento não garante que houve nutrição. O nosso trabalho será mostrar à população a diferença entre segurança sanitária dos alimentos e segurança alimentar nutricional e isso será desenvolvido no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, que em breve reativaremos no município”, destacou a nutricionista.

Após as palestras e mesas de conversa, os gestores públicos e representantes da sociedade civil participaram de oficinas, compartilhando experiências de mobilização social, fortalecendo agendas intersetoriais, como a promoção da alimentação saudável, as estratégias para o aumento da segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar nas cidades onde esta prática já existe.

Para a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, o encontro reforça a parceria dos Estados com o Sisan e propõe uma atualização das ações públicas em segurança alimentar e nutricional.

“A finalidade do Sisan é assegurar o direito humano à alimentação adequada. Para avançarmos nas políticas públicas de segurança alimentar, temos que identificar as potencialidades de cada região”, concluiu.

Também compuseram a mesa de palestra Elcio Magalhães, coordenador-geral do MDS; Patricia Gentil, diretora de departamento do MDS e Elisabetta Recine, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sistema – O Sisan coordena as ações de Políticas Públicas em segurança alimentar e nutricional, articulando e integrando os entes federados e a sociedade civil, garantindo o direito à alimentação adequada à população, o que é diferente de segurança sanitária dos alimentos.

Vinte e seis Estados e o Distrito Federal já aderiram ao sistema, além de 221 municípios. A previsão é que 600 municípios façam parte até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).

Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Funasg Mais realiza arraiá para servidores ativos e inativos

Os servidores da Prefeitura de São Gonçalo vão ter um dia para socializar e sair da rotina. Nesta quinta-feira (6/7), às 15h, a Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) vai promover um grande arraiá do Funasg Mais, no Clube Esportivo Mauá, no Centro, para funcionários inativos e ativos. A iniciativa vai garantir a oportunidade de amigos que trabalharam juntos se reencontrarem para colocar a conversa em dia . 

Das 15h às 20h, os servidores inativos que participam dos projetos de promoção à saúde, em especial os idosos, terão uma tarde de confraternização junto aos funcionários da Fundação, com comidas típicas, danças e brincadeiras.

“Teremos um dia para reencontros. Os servidores inativos e ativos se encontrarão num ambiente familiar e bem animado. A festa irá até 20h, dando oportunidade aos que trabalham de também participar”, disse a presidente da Funasg, Claudia Brandão.

 O Clube Esportivo Mauá fica na Avenida Presidente Kennedy, 635, Estrela do Norte. O “Arraiá Projeto Funasg Mais” é exclusivamente para os servidores do município.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Feira de adoção de animais agita o fim de semana em São Gonçalo

Você tem mais de 18 anos e está a procura de um amigo de quatro patas? A oportunidade está bem perto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Proteção Animal, estará com cerca de 80 gatos e cães a espera de um novo lar no próximo domingo (2/7), das 11h às 16h, no Shopping Partage, no Centro. Na manhã desta quinta-feira (29/6), protetores de animais, estudantes universitários de Medicina Veterinária e Biologia, médicos veterinários e pessoas interessadas pelo assunto participaram de uma roda de conversa no próprio shopping.

No dia 23/6, a Coordenadoria esteve no centro da cidade realizando panfletagem sobre a adoção responsável e sobre os maus tratos aos animais, que devem ser denunciados através do número 2199-6511. As ações fazem parte do Mês do Meio Ambiente, realizado em junho, marcado por diversas intervenções no município.

Para realizar a adoção responsável, o adotante precisa apresentar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência e após passar por uma entrevista com um protetor animal, que irá avaliar as condições do novo lar, o adotante poderá, na hora, levar seu novo amigo de quatro patas para casa.

A ação no Partage será exclusivamente de adoção e não serão aceitos animais para adoção no dia. Para isso, quem tiver interesse, poderá entrar em contato com a protetora animal Mônica Nunes, no telefone 21-99134-8619, do Projeto Leve um Anjo para Casa e buscar mais informações.

De acordo com Sérgio Fonseca, coordenador de Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a campanha de doação consciente será intensificada cada vez mais para que o índice de animais abandonados e mal tratados nas ruas diminua, sem necessidade de sacrificá-los ou levá-los para centros de acolhimento de animais, já em lotação máxima.

 “Os animais resgatados ficam hospedados em casas de voluntários e lá são tratados com vacinas, remédios e os que já têm certa idade são castrados, por isso é importante termos cuidado avaliando os candidatos à adoção. O animal não pode ser levado para casa e ser descartado depois ou doado a uma outra pessoa. O adotante precisa ter ciência disso e cuidar bem para que a vida dos bichos, já tão castigados, seja mais alegre no novo lar”, conclui Sérgio, lembrando que configura crime de maus tratos abandonar, bater, matar, deixar o animal preso em corrente, sem água e comida, entre outras coisas, de acordo com a Lei 9605/98.

O Shopping Partage fica na Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, e a adoção será no espaço da 1ª Eco São Gonçalo, no segundo piso, próximo à loja Ri-Happy. 

 
Roda de conversa 

 Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29/6), roda de conversa com protetores de animais, estudantes e diversos profissionais interessados e envolvidos no assunto. O evento abordou temas importantes, como a adoção de cães e gatos abandonados, os cuidados com os animais resgatados - como vacinas, exames e tratamentos de feridas - e doenças que podem ser passadas aos humanos.

 De acordo com Sérgio Fonseca, promover políticas públicas para os animais é mais do que obrigação, é cidadania.

 “Com políticas públicas conseguimos planejar as ações no município e a gestão atual tem promovido diversos debates referentes a este assunto. Retirar os animais das ruas e cuidar deles é uma das maiores preocupação que nós temos e, certamente, faremos diversas intervenções na cidade para que o abandono e maus tratos diminuam", afirmou.

 Na roda de conversa também foi falado sobre a castração destes animais como medida preventiva a fim de evitar a procriação desordenada e as chances dos animais serem adotados, pois muitos adotantes preferem um animal que já seja esterilizado.

Continuar lendo
37 Acessos
0 comentários

Exames poderão ser marcados por aplicativo em São Gonçalo 

Os moradores de São Gonçalo agora poderão marcar seus exames do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo celular. A iniciativa , que é pioneira no Brasil, será lançada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo em julho e ainda vai garantir uma resposta de agendamento em 72 horas.

Continuar lendo
23 Acessos
0 comentários

Ação realiza limpeza de manguezal e plantio de árvores em São Gonçalo

Em alusão ao mês do meio ambiente, o projeto "Multimangue" realizou, no último sábado (24/06), ação com mais de 250 escoteiros na Ilha das Flores, em Neves. Cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida e mil mudas de árvores nativas foram plantadas. A iniciativa é do 90º Grupo Escoteiro do Mar (Gemar) Suboficial Amélio Azevedo Marques, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo e ONG Guardiões do Mar.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Prefeitura inaugura nova maternidade em São Gonçalo

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (22) a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara. A transferência da unidade, que antes funcionava no Complexo Hospitalar Dr. Luiz Palmier, no Zé Garoto, aconteceu no início do mês de maio. Desde então, mil partos já foram realizados.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Prefeitura de São Gonçalo promove atração cultural na cidade

O projeto da Prefeitura Municipal de São Gonçalo de trazer nomes do humor em performances gratuitas à população chega à 4ª edição, na próxima sexta-feira (23), às 20h30, no auditório Multimeios, no Centro Cultural Joaquim Lavoura(Foto), Estrela do Norte. Idealizado pelo comediante Bruno Nogueira, e realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg), o DescontraRindo, show de Stand Up Comedy, promete mais uma leva de sorrisos ao público, e também ao Abrigo Cristo Redentor, instituição social que atende idosos do município e receberá doação dos alimentos não-perecíveis arrecadados no evento.

Humorista e produtor há 5 anos, Bruno Nogueira se destaca em São Gonçalo, onde mora e realiza a maioria de seus projetos. Propõe através do DescontraRindo unir amigos comediantes, instituições públicas e privadas em prol da cultura e arrecadação de alimentos para instituições da cidade. Sem compromisso com os padrões do senso comum, Bruno se evidencia no humor pela sua forma caricata de viver a vida, expondo de forma bem humorada temas pessoais e observações irreverentes do dia a dia.

Com o sucesso do projeto, Bruno conta como faz a curadoria dos comediantes que se apresentam ao seu lado. "Tenho convidado pessoas que ajudaram a iniciar minha carreira e que, além de amigos, são talentosos e ajudam a manter o DescontraRindo voluntariamente durante esse tempo de trabalho por São Gonçalo. Fica aqui meu agradecimento a eles, bem como a nossos apoiadores: Curso Vitec, Casa do Atleta, Vidalina Calçados, Farmacam Farmácia de Manipulação, Ótica Provisão, Confeitaria e Padaria Tropical, Carisma Festas e Embalagens, Elo3 Imóveis, Safira Jóias, Sex Shop Boutique IV e Motel Paloma", afirma.

Para esta edição, os convidados são Jefferson Farias e Duca Pantaleão. Jefferson, que já participou de quadros no "Programa do Jô", "Domingão do Faustão" e "Zorra Total", apresenta, com sua versatilidade artística, uma perseverança que rompe aos limites que a deficiência visual lhe impôs. Já Duca começou sua carreira em 2009, quando foi a um show de humor e, ao final, quando perguntaram se havia alguém na plateia que soubesse contar uma piada, subiu e não parou mais. Ao lado de Jefferson e Raphael Carvalho, formou o trio humorístico "Esse Cego É Ducarvalho", que virou quadro fixo do humorístico "A Praça É Nossa" desde 2014.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, "o espetáculo já é um marco da gestão e dá o impulso para uma série de apresentações em São Gonçalo. Diversos artistas da categoria são trazidos à cidade e outros nascem em solos gonçalenses", conta. "O DescontraRindo vem fortalecendo a cultura do nosso município e se consolida também como uma ação filantrópica", completa o secretário da pasta e presidente da Fasg, Carlos Ney Ribeiro.

São ofertadas 150 vagas ao público e para reservá-las, basta preencher o formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/fwAZHUOHI1FxXKbJ2. A doação do quilo (kg) de alimento não-perecível deverá ser feita no próprio dia, na entrada do evento. A classificação etária é de 16 anos.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Av. Pres. Kennedy, 721 - Estrela do Norte (ao lado do Sesc-SG).

Serviço - DescontraRindo - Stand Up Comedy

Data: 23 de junho, às 20h30.
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura.
Como participar: Formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/fwAZHUOHI1FxXKbJ2 + 1kg de alimento não-perecível.
Classificação etária: 16 anos.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Saúde de São Gonçalo realiza ações de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A violência contra o idoso nem sempre se manifesta fisicamente. Há formas aparentemente mais sutis, porém igualmente destrutivas, como a violência psicológica, financeira e mesmo a negligência de cuidados. Para fazer com que a população conheça os direitos do idoso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na manhã da última quarta-feira (14), diversas atividades pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado ontem, 15 de junho. As ações aconteceram na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e na Unidade Básica de Saúde Adolfo Lutz, em Pacheco.

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Em São Gonçalo, ruas do Jardim Miriambi recebem asfalto

Moradores do Jardim Miriambi já conseguem notar as melhorias no bairro após a retomada das obras realizadas pela Prefeitura, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. Nesta terça-feira (13), as ruas Major Ernesto Marinho, Jupiter e Brigadeiro Armando Trompowski receberam asfaltamento. As intervenções chegarão ao Laranjal ainda nesta semana.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

SMDS de São GOnçalo inicia à Semana de Mobilização de Combate ao Trabalho Infantil 

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é uma mobilização que acontece dia 12 de junho em todo país. Como marco de sensibilização da sociedade civil e dos profissionais da rede de assistência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deu início à Semana de Mobilização de Combate ao trabalho infantil. O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no Zé Garoto, e a programação contou com profissionais da área debatendo sobre o tema e com o lançamento da equipe de abordagem que irá monitorar as situações de trabalho infantil em São Gonçalo. 

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Obras do PAC 2 avançam em São Gonçalo

As obras de urbanização e infraestrutura que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Gonçalo, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, continuam avançando nos bairros do município. Ao longo deste mês, Jardim Miriambi e Laranjal foram contemplados. A rua Bisco Dom João da Mata, em Laranjal, e Brigadeiro Armando Trompowski, no Jardim Miriambi, receberam asfaltamento no início de junho.

Continuar lendo
22 Acessos
0 comentários