Praça dos Bandeirantes abandonada

“Era uma quadra muito engraçada, não tinha rede, não tinha nada. Ninguém podia jogar bola não, porque baliza não tinha não. Ninguém podia ficar nela, porque faltava iluminação. Mal cuidada sem nenhum esmero, se liga prefeito vai tomar nota 0”. Essa não é a canção “A Casa”, de Vinicius de Moraes, mas mostra a situação enfrentada pelos moradores do bairro Amendoeira, que pedem socorro para a Praça dos Bandeirantes.

A principal área de lazer está abandonada. A quadra não tem equipamentos, o que inviabiliza qualquer tipo de esporte. Banquinhos e mesas estão quebrados, as árvores sem poda estão invadindo a fiação e o lixo acumula por todos os lados. Nem o parquinho infantil escapa do descaso. Com brinquedos quebrados e sem iluminação, a população deixou de frequentar o espaço público de diversão.

Moradores e comerciantes, que pediram anonimato, contaram que o local é tomado por usuários de drogas. A insegurança, segundo eles, também é aumentada por conta do alto índice de assaltos. “Moro aqui, há 60 anos, e vi esse bairro crescer. O trem passava na minha porta. Quando foi construída essa praça, nosso bairro valorizou muito, mas o abandono dela reverteu esse quadro. A quadra foi tomada por viciados e nada é feito.  À luz do dia, as pessoas estão sendo assaltadas. Está bem difícil morar aqui”, reclamou o morador de 72 anos.

Um motoboy de 45 anos disse que evita trabalhar à noite no ponto da praça. “Quando o relógio marca 17h, eu vou embora. A praça é escura e tem muitos assaltos. Sou morador do bairro, mas não frequento essa área à noite”, contou.

Um comerciante, de 42 anos, lembrou saudoso a época em que a praça era um ponto de lazer. “Aqui, tinha até Carnaval e pessoas vinham de vários pontos da cidade para brincar nesse espaço. Antes, o comércio funcionava à noite, mas hoje fechamos cedo para evitar assaltos. Até de dia está perigoso. Mas tenho esperança na revitalização da área”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo informou que a praça será incluída no cronograma de obras e as intervenções acontecem ainda neste ano. A Subsecretaria de Iluminação Pública foi acionada para realizar a troca de lâmpadas. 

DNIT reinicia obra de colocação de Viaduto sobre l...
Inca pede doações de sangue para garantir estoque ...