Lei da Doula é discutida no Centro Cultural de São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou evento na manhã desta sexta-feira (14/07) para discutir a Lei da Doula. A palestra aconteceu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte, e abordou o tema "Lei da Doula: Você conhece?".

A subsecretária da pasta, Andréa Machado, explica que as doulas são profissionais treinadas e capacitadas para acompanhar as gestantes e parturientes.

"Sua função é dar suporte durante a gestação, pré-parto, parto, pós-parto e puepério, se utilizando de recursos de conforto, suporte emocional e alívio físico", explica.

Participaram da reunião o Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Associação de Doulas do Rio de Janeiro, Centro Especial de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel e Patrícia Acioli, Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), representantes da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de estudantes de enfermagem.

Legislação

A Lei 2.195/13 (Lei da Doula) foi criada pelo prefeito Jose Luiz Nanci quando deputado estadual. Ela obriga os hospitais e maternidades a permitirem a presença das doulas (assistentes de parto com ou sem formação médica) durante o período de parto. De acordo com o texto, as doulas não ocuparão a vaga de acompanhante e poderão auxiliar durante o nascimento do bebê, quando solicitadas pela gestante.

ÚLTIMO DIA! Conheça as melhores rotas para chegar ...
Tablado oferece curso livre de teatro na Cidade da...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 21 Setembro 2017