Professores de São Gonçalo comemoram seu dia com boa música

Um concerto com a Orquestra Municipal marcou a comemoração pelo Dia dos Professores em São Gonçalo. A apresentação aconteceu na última terça-feira, dia 17 de outubro, no Teatro Carequinha, em Neves, e reuniu professores, diretores e servidores municipais. Foi um momento de confraternização e recordações, pois o repertório contou com grandes sucessos nacionais e internacionais, além de uma seleção especial de temas de desenhos animados e filmes infantis, como Pica-pau e Super Homem. 


O secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes, aproveitou para abraçar os professores e parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido no município. “O concerto é uma grande homenagem aos professores. A ideia é associar a música ao nosso trabalho de educação, buscando sua essência. Hoje é um dia muito especial para todos nós, que nos dedicamos à arte de ensinar”, disse o secretário. 

A iniciativa de festejar a data com um evento cultural foi aplaudida por todos. Silvia Fernandes, diretora do Colégio Municipal Ernani Faria, onde está instalado o Teatro Carequinha, ficou emocionada com a apresentação. “Eu adorei porque a gente pôde resgatar músicas de qualidade e rever os amigos. Nossa escola estará sempre de portas abertas para eventos como esse. Que venham outros concertos!”, ressaltou. 

A diretora da Escola Municipal Joaquim Lavoura, Marcia da Costa Silva, falou sobre a importância do evento. “Nada melhor do que comemorar o nosso dia com uma atividade cultural. Isso demonstra uma preocupação em valorizar a nossa categoria”, disse. 

Henriette Porciúncula, diretora do Centro de Referência de Formação Continuada, contou que o momento é de celebração e reflexão. “Temos que refletir sobre a ação pedagógica do professor”. Ela lembrou a frase “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução”, da jovem Malala Yousafzai, que ganhou o prêmio Nobel da Paz. 

Para o maestro Leandro Campanate, a apresentação em homenagem aos professores serviu também como incentivo para os próprios músicos, que ficaram felizes com essa oportunidade e também sentiram-se lisonjeados, já que muitos são professores. “Essa é também uma maneira de integrar o funcionalismo. A música alegra e sempre nos faz pensar diferente em qualquer circunstância”, afirmou o maestro. 

No final do concerto, o secretário José Augusto Nunes subiu ao palco para agradecer a participação de todos. 

“Estarmos juntos nesse processo de educação, e eu acredito nisso. Agradeço a cada um de vocês que vieram aqui para essa homenagem da Secretaria, que eu mesmo não estava sabendo, foi composto aí pela nossa equipe com a grande participação de vocês. Quero agradecer a vocês, como eu já disse, com orgulho, porque estar numa cidade com todas as nossas dificuldades, a gente ainda ter a música e essa sustentação de vocês enquanto crença, enquanto melhoria, enquanto vida na música e na educação e é um orgulho para nós termos na educação músicos como vocês, depois dessa belíssima apresentação. E a vocês, colegas professores, o nosso sincero agradecimento por vocês existirem. Muito obrigado”, concluiu. 

Câmara de Caxias discute impactos ambientais no Ri...
Justiça prorroga permanência dos traficantes Nem e...