Saúde de São Gonçalo realiza 1º Fórum de Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, realizou na manhã desta quarta-feira (06) o 1º Fórum de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de São Gonçalo. O objetivo é apresentar resultados de 2017 e expectativas para o ano de 2018 da Atenção Básica e Vigilância do município. 



Na ocasião, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, falou sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes. "A Atenção Básica (AB) deve ser nossa prioridade e este é um espaço para apresentação do trabalho desenvolvido pelos gestores, como uma forma de dar transparência às ações de saúde pública", afirmou o prefeito. 

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, o Fórum é um ponto fundamental para integrar as equipes. "É um grande equipamento que de uma certa forma os participantes acabam não tendo conhecimento do que é desenvolvido em cada setor. Dessa forma, com todos apresentando aqui um resultado do que foi feito em 2017, conseguimos dividir informações e socializar a equipe", explica. 

O Fórum contou com a participação da superintendente estadual de Atenção Básica, Taís Severino da Silva, que realizou uma apresentação sobre "como desenvolver a Atenção Básica no contexto da crise", seguida das apresentações da coordenação geral da AB, Superintendência de Saúde Coletiva (Susc), processos, administração ESFs, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), E-Sus, Consultório na Rua, Núcleo de Educação Permanente, GT Território. 

No período da tarde, os cinco Polos Sanitários do município apresentaram os trabalhos realizados e metas. Um dos Polos Sanitários com maior procura por atendimento, o Hélio Cruz, em Alcântara, somou este ano, 29 mil consultas médicas. Entre os resultados alcançados, o acolhimento humanizado, a informatização no acesso às marcações de consultas e implantação de grupos de convivência. 

A Susc também realizou apresentação sobre os programas do Idoso, Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Nutrição (Atan), Hipertensão e Diabetes e ISTs. 

Belford Roxo termina na segunda-feira pré-matrícul...
Guerrero pega um ano de suspensão por doping e est...