Saúde imuniza 15 mil pessoas contra gripe em 3 dias

A Secretaria Municipal de Saúde imunizou, somente nos três primeiros dias da Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza, 15 mil pessoas. Em São Gonçalo, está incluída no calendário a vacinação contra a febre amarela, já que o município atingiu somente 52% da cobertura vacinal para a imunização contra a doença. Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades que dispõem das duas vacinas estão orientando a população que for se imunizar contra a gripe a também se vacinar contra a febre amarela no mesmo dia. 

A subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, afirma que não há problemas ou interferência para se imunizar com as duas vacinas no mesmo dia. "As vacinas vivas, feitas com componentes vivos, como é o caso da febre amarela, podem ser realizadas no mesmo dia da vacina da gripe, a chamada inativada. Por isso, ela pode ser feita tanto simultaneamente, como com qualquer intervalo", explica. 

O município conta com 70 salas de vacinação realizando a imunização para gripe. Destas, 43 vacinam contra febre amarela (confira tabela em fotos). 

A campanha acontece até 1º de junho e o Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. Devem se vacinar crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. A imunização acontecerá com a vacina trivalente, que protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. 

Pré-vestibular social oferece 3 mil vagas em 38 ci...
Nova iluminação com LED da TransOceânica começou a...