Vigilância sanitária de São João de Meriti capacita agentes para campanha de vacinação contra raiva

Dia D será em 7 de outubro nos postos da cidade
 
 

A Secretaria de Saúde de São João de Meriti, através da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, está fazendo a capacitação das equipes que vão trabalhar na Campanha de Vacinação Contra a Raiva, que será realizada no dia 7 de outubro, das 8 às 17h, em todos os postos de saúde do município. Nesta quinta-feira (21), será feito um treinamento para veterinários voluntários. Nos dias 24 de agosto e 14 de setembro, foram os agentes comunitários de saúde que receberam as orientações para atuar no dia no dia da campanha.  

Continuar lendo
13 Acessos
0 comentários

Dia da Árvore em São João de Meriti contará com várias ações

Evento terá plantio de mudas, feira do empreendedor e reinauguração do horto municipal

Em comemoração ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, a Prefeitura de São João de Meriti preparou três dias de programação, que inclui palestras educativas e muitas atividades para levar informação aos adultos e entretenimento para as crianças. Nesta terça-feira (19), a partir das 10h, a Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura, vai ganhar o colorido e a inovação da Feira de Artesanato e Empreendedorismo, que reunirá trabalhadores e pequenos empresários que vivem da economia criativa. 

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

Desfile cívico em São João de Meriti acontece neste sábado

A Prefeitura de São João de Meriti realiza, neste sábado (16), o desfile cívico, que terá a participação de alunos de 60 escolas da rede municipal, cinco da estadual e três da particular. As crianças contarão a história do município, uma homenagem pelos 70 anos da cidade. Às 8h, acontecerá o hasteamento da bandeira e, logo após, o desfile. Alunos da Subsecretaria da Melhor Idade e da Vila Olímpica também participarão do evento, que tem como tema "70 anos Meriti – Histórias e memórias da nossa gente".
Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

ID Jovem em São João de Meriti será lançado nesta quinta-feira (14)

Moradores também terão serviços gratuitos, como agendamento para a retirada de carteira de identidade e orientações sobre o CadÚnico
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e ...
Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Prefeitura de São João reinaugura quadra de escola após reformas estruturais

Com telhas, piso e vigas de sustentação trocadas, a quadra de esportes da Escola Municipal Francisco Agostinho, em Engenheiro Belford, foi reinaugurada nesta sexta-feira (01). A reforma foi necessária após vistoria realizada pela Defesa Civil em janeiro.

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

Baixada Champions League esquenta nos campos e lota as arquibancadas

 

O Baixada Champions League, que acontece nos campos de São João de Meriti, Belford Roxo e Mesquita, virou programa obrigatório para os amantes do futebol. Neste domingo (27), os times Belco, Maria Helena, AP City, Unidos da Vila, Imortal, Furacão, Canarinho, Master, Só Careca, Chácara, Sangue Bom e Mídia foram os vencedores da rodada. Pombal e Imperial; Galakticos e Dragões; Acempa e Alta Voltagem ficaram no empate. 

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

São João: Terceira rodada do Baixada Champions League promete fortes emoções

Jogador do Gelobol garante contratação pelo Cruzeiro
 
No próximo domingo (27) acontece mais uma rodada do campeonato Baixada Champions League nos campos de futebol de São João de Meriti, Belford Roxo e Mesquita. O evento mobiliza jogadores e torcedores de toda a região. E já despertou a atenção dos olheiros. O jogador Miguel, de 16 anos, do Gelobol, fechou contrato com o Cruzeiro. 
 
Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Prefeitura de São João reinaugura creche em Coelho da Rocha nesta sexta, dia 25

Com salas de aula, banheiros e refeitórios totalmente revitalizados, brinquedoteca, espaço para recreação e parquinho com grama sintética, a Creche Favo de Mel, em Coelho da Rocha, será reinaugurada nesta sexta-feira (25), às 10h. A unidade infantil estava funcionando de forma precária e foi necessária uma reforma emergencial. A creche da rede municipal de São João de Meriti atende 227 alunos, de 2 a 5 anos. 

São João de Meriti comemora 70 anos com shows de Mumuzinho e Pique Novo

Em comemoração aos 70 anos de emancipação, a Prefeitura de São João de Meriti promoverá, nos dias 20 e 21 de agosto, shows na Praça da Prefeitura, em Vilar dos Teles. No domingo (20), a atração principal será o cantor Mumuzinho. Além do pagodeiro, terá show do grupo Wambora, às 19h. Na segunda-feira (21), dia do aniversário da cidade, a festa fica por conta do grupo Pique Novo. A abertura da noite será com o cantor Renan Pereira, às 19h. A ideia do evento é elevar a autoestima dos moradores sem custos para a prefeitura. Os comerciantes da região estão patrocinando a festa.

Momento para Família

As crianças não ficarão de fora da festa. Na segunda (21), às 10h, terá um espaço especial com diversos brinquedos infláveis, além de pipoca e algodão doce distribuídos gratuitamente. A Seja Digital, Organização Não Governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital, estará presente na comemoração. A população poderá se informar sobre o desligamento do sinal analógico de TV e verificar se têm direito ao kit gratuito que está sendo distribuído pela entidade.

Programação

– Dia 20 – domingo – 19h: show na Praça da Prefeitura com Mumuzinho e grupo Wambora 

– Dia 21 – segunda-feira

– 10h às 15h – evento para as famílias com brinquedos infláveis para crianças

– 19h: show com Pique Novo e Renan Pereira

Continuar lendo
91 Acessos
0 comentários

Creche Favo de Mel será reinaugurada dia 25 de agosto 

Neste momento, há treze frentes de obras nas unidades de rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Dr. João e o secretário de Educação, Bruno Correia, percorreram alguns colégios para vistoriar o andamento das reformas. Logo cedo, estiveram na Creche Favo de Mel, no Parque Alian. Houve uma reestruturação completa não apenas nas salas de aula, mas também no parquinho, que recebeu grama sintética e brinquedos novos. Ela será reinaugurada no dia 25 de Agosto. “Fiquei muito satisfeito com as mudanças, que foram apresentadas pela diretora adjunta Selma. Nossas crianças merecem um ambiente escolar bem cuidado, acolhedor e com boa infraestrutura. É isso que estamos fazendo”, disse o prefeito.

                                

A segunda unidade a ser visitada foi a E.M. Vila São João, na Vila Ruth. A unidade está recebendo investimento completo, como troca de piso, pintura e iluminação. “Fui conferir de perto a obra, com a diretora Cristiane. A escola está ficando linda. Fico orgulhoso de ver nosso trabalho avançar”, comentou Dr. João.

                               

Fechando as vistorias, o prefeito e o secretário de Educação conferiram a reforma do colégio Milton Rodrigues. A diretora Gloria mostrou as obras nas salas, pátio, cozinha, refeitório e banheiros. A rua em frente ao colégio também foi toda asfaltada. “Fiquei realmente emocionado com tudo o que vi. Educação é a base de tudo”, concluiu.

Continuar lendo
84 Acessos
0 comentários

Prefeitura de São João de Meriti assina termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de São João de Meriti realizou, na tarde desta quinta-feira, a cerimônia de assinatura do termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação é desenvolvida em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação e tem o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública municipal uma interação entre saúde de qualidade e educação integral.

O lançamento aconteceu no auditório do Meriti Previ e contou com a participação do prefeito Dr. João, dos secretários de Educação, Bruno Correia, e Saúde, Marcia Lucas, e do vereador Elias Queiroz.

Para o prefeito Dr. João, o maior desafio do programa é estabelecer uma politica consistente na prevenção ao uso de drogas.

“O tráfico está dominando nossos adolescentes e é nossa responsabilidade fazer um trabalho para conscientizar os pais, alunos, professores e todas as lideranças sobre os riscos e danos devastadores que as drogas causam”.

O programa foi instituído em 2007 e desenvolve politicas intersetoriais voltadas para todos os alunos das escolas públicas municipais.

“O Programa Saúde na Escola estava muito disperso aqui em São João, então formamos uma comissão para alavancar o projeto e conscientizar os alunos que saúde é um conjunto de vários fatores como a educação, a ação social, entre outros”, afirmou a secretária de Saúde.

Continuar lendo
69 Acessos
0 comentários

Seja Digital e Prefeitura de São João de Meriti firmam parceria para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV

Parceria ajudará a preparar a população para a mudança do sinal de TV.Sinal analógico será desligado na região dia 25 de outubro

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a prefeitura de São João de Meriti firmaram nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, parceria para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 25 de outubro na capital fluminense e em 18 municípios do estado. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital nessas localidades. Cerca de 1,2 milhão de kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos gratuitamente na região do Rio de Janeiro, sendo mais de 39 mil em São João de Meriti.

Os pontos de atendimento serão instalados em seis CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade. O encontro contou com a presença do prefeito João Ferreira Neto, da secretária de Promoção Social, Roberta de Queiroz, do secretário de Educação, Bruno Correia, e da gerente regional da Seja Digital no Rio, Vivian Bilhim.

"O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda a população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de som e imagem semelhante à de cinema, gratuitamente. Não queremos deixar ninguém para trás", afirma Vivian Bilhim.

A população já pode consultar se têm direito ao kit gratuito. Basta acessar o site sejadigital.com.br ou ligar para a central telefônica gratuita 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. No site, as famílias fazem também o agendamento, escolhendo o dia e local para retirada dos equipamentos. 

"Esta é uma parceria importante para os nossos munícipes. As ações em conjunto com a Seja Digital são fundamentais, pois representam oportunidades de inclusão e benefícios de qualidade nas áreas de educação, social e de saúde", disse o prefeito João Ferreira Neto.

A parceria prevê ainda a capacitação e contratação de promotores para informar e esclarecer dúvidas da população nos CRAS da cidade, além de ações móveis em escolas. Jovens do município também serão capacitados gratuitamente para atuarem como antenistas. Com isso, eles poderão garantir uma fonte de renda com a digitalização do sinal de TV e também auxiliar as pessoas, empresas ou condomínios que precisarem do serviço de instalação dos conversores e das antenas.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Continuar lendo
127 Acessos
0 comentários

Prefeitura de São João de Meriti reúne funcionários para tratar de plano de contingência da cidade

A Defesa Civil se reuniu, na manhã desta quarta-feira, com representantes de diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, e funcionários da prefeitura para dar continuidade às ações da Matriz de Responsabilidade do Plano de Contingência contra desastres naturais.

O objetivo dos encontros é realizar um exercício simulado em conjunto e mobilizar todas as instâncias para reduzir os riscos de acidentes e prestar um melhor socorro à população em casos de catástrofes. A Defesa Civil oferece, ainda, o serviço de SMS para moradores de áreas de risco e, também, site com todas as informações necessárias para a população: www.meriti.rj.gov.br/defesacivil

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Chuva de Gols e casa cheia na estreia do maior campeonato de futebol amador da baixada

O campeonato Baixada Champignons League começou no domingo a todo vapor, com média de 3 gols por partida, 49 no total, e jogos de alto nível técnico. No palco principal da competição, o campo do Fazenda F.C., foi realizada a disputa oficial de abertura, que acabou em 0x0 entre as equipes do 'Garrafão' e 'Raposão'. 
Continuar lendo
59 Acessos
0 comentários

Craques entram em campo neste domingo no maior campeonato de futebol da Baixada

Maioria dos jogos acontece em São João de Meriti

Começa neste domingo (6) o campeonato 'Baixada Champions League', que vai agitar os campos de futebol de São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu. A disputa será realizada na primeira fase com 32 times, divididos em oito grupos de quatro equipes, que jogam entre si em turno e returno.

Vinte e quatro equipes passarão para a próxima fase e jogarão em sistema eliminatório de dois jogos até chegar aos finalistas, que se enfrentarão no Fazenda Futebol Clube, no bairro de Coelho da Rocha. A final será no dia 17 de dezembro, com uma grande festa.

Bernardo Loyola, 26 anos, é o capitão do Pombal Futebol Clube, campeão em 2016. Ele está intensificando os treinos para brigar novamente pela taça. "Ano passado chegamos como desconhecidos e conseguimos sair campeões com todo apoio da nossa diretoria e torcida. Queremos conquistar o bicampeonato", afirma.

Roteiro dos jogos

Além do Fazenda, os jogos em São João de Meriti acontecerão nos campos do Gargalo (Grande Rio), Acempa (Parque Alian), Coqueiro (Vila Tiradentes), E.C. Olarias (São Matheus), União do Grande Rio (Grande Rio) e no Trio de Ouro (Vilar dos Teles). Em Belford Roxo, as partidas serão no campo Pedrinhas (Vila Pauline) e Hinterlândia (Centro). Já Mesquita terá jogos no Estrela Dalva (Chácara) e no
Cruzeiro (Vila Emil) e Nova Iguaçu, no E.C. Miguel Couto, no bairro de mesmo nome.

Mais de 1.100 atletas entre 15 e 45 anos estão inscritos na competição. William Nascimento de Souza, de 27 anos, vai defender a camisa do Barra Mansa. "A expectativa é muito grande. Vamos dar o nosso melhor para classificar a equipe e buscar esse título", diz o jovem, que foi descoberto em um projeto social esportivo aos 10 anos de idade.

O Baixada Champions League, realizado por André Sportgol, tem o apoio da Prefeitura, através da Subsecretaria de Lazer. "A Prefeitura vem dando apoio aos campeonatos em São João de Meriti para poder, assim, afastar os jovens da criminalidade", diz o subsecretário Claudio Lacerda.

Continuar lendo
79 Acessos
0 comentários

Mamaço na Baixada convida mães para abastecer o Banco de Leite do Hospital da Mulher

Ação será realizada na Praça Gil, em São João de Meriti, na próxima quinta-feira. O HMulher conta hoje com apenas três mulheres doando regularmente

A Secretaria de Estado de Saúde realizará na próxima quinta-feira (3/8), às 15h, um Mamaço, na Praça Gil, em São João de Meriti. O evento promovido em  parceria con a Prefeitura de São João de Meriti contará com a presença de mães amamentando seus bebês, e além de comemorar a Semana Mundial da Amamentação (de 1º a 7 de agosto), a ação também será um alerta para conseguir doadoras para o Banco de Leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart. Atualmente, apenas três mulheres doam leite para a unidade regularmente, um número muito abaixo do ideal. Profissionais da SES também estarão na Praça orientando a população sobre amamentação.

Como o estoque é muito baixo para atender aos bebês internados, o HMulher utiliza em média 600 litros de fórmula (leite em pó) por mês, quando o necessário seria essa mesma quantidade de leite materno mensal. É importante lembrar que a cada litro, até 10 bebês são beneficiados.

- O leite materno é o único alimento indicado a bebês de até seis meses porque oferece todos os nutrientes que o recém-nascido precisa. Além de hidratar, nutrir e sustentar, o leite materno reduz em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. Apesar de muito importante, são poucas as gestantes que sabem dessa possibilidade, por isso, nossa campanha nas maternidade acontece ao longo do ano - explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Para facilitar a doação e garantir o transporte correto do alimento dos bebês, as doadoras do Banco de Leite do HMulher contam com um serviço de transporte, que vai até a casa delas quando completam o frasco com o leite a ser doado. A mãe envia uma mensagem para a equipe do Banco e agenda a visita para a coleta.

Doar leite é muito simples, toda mulher saudável que amamenta, e não toma medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não há uma quantidade mínima para ser coletada e ela pode realizar o procedimento quantas vezes quiser em sua fase de amamentação.

- A mulher que queira doar deve comparecer ao Banco de Leite para passar por uma consulta e coletar exames de sangue, em seguida ela é capacitada para fazer a ordenha, que é a retirada e o armazenamento do leite. Esses procedimentos são realizados para garantir a qualidade do leite doado – explica a nutricionista Michele Bertolo, coordenadora do Banco de Leite do HMulher.

Quem pode doar? - Toda mulher saudável que amamenta, e não toma medicamentos que interfiram na amamentação e na doação pode ser uma doadora de leite materno. A coleta é feita no próprio banco de leite da unidade hospitalar – onde há uma equipe multidisciplinar pronta para atender as lactantes – ou mesmo em casa, conforme orientação do hospital. Não há uma quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser em sua fase de amamentação.

Pelo telefone 2651-9675, profissionais do Banco de Leite também orientam mães que tenham dúvidas sobre amamentação e informam sobre a doação de leite materno.

Onde doar?

* Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart - A unidade fica na Av. Automóvel Club, s/nº, Vilar dos Teles, em São João de Meriti e recebe doadoras de leite humano de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As voluntárias são cadastradas, realizam uma consulta onde o sangue é coletado e são capacitadas para realizar a ordenha em casa também. A unidade disponibiliza o material para armazenagem e busca semanalmente a doação na casa da pessoa. Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone 2651-9675.

SERVIÇO

Mamaço pelo Banco de Leite do HMulher

Data: 3/8, quinta-feira, às 15h

Local: Praça Gil, bairro Jardim Meriti, São João de Meriti

Continuar lendo
71 Acessos
0 comentários

Governo do Estado cede terreno para implantação de escola técnica federal em São João de Meriti

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), assinou, nesta segunda-feira, dia 31, o termo de cessão de uso de imóvel para implantação de uma escola técnica federal no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O espaço será cedido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

– Parcerias voltadas para a educação queremos fazer sempre e cada vez mais. Temos um compromisso e quero cumprir. E essa parceria com o doutor João, prefeito de São João de Meriti, e com o IFRJ, responsável por um ensino de qualidade em uma região que tanto precisa, é um passo importante para a Baixada Fluminense – afirmou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

O espaço, que anteriormente abrigou uma unidade escolar de Ensino Fundamental, se tornará um importante polo para oferta de cursos técnicos para os moradores da Baixada Fluminense. 

– A proposta surgiu por meio de esforços de diversos representantes. Essa escola vai contribuir para a formação de profissionais e, inclusive, para o desenvolvimento da região – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. 

No evento, estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; além de representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social; da Casa Civil; do IFRJ e da prefeitura de São João de Meriti.

Continuar lendo
84 Acessos
0 comentários

São João realiza abertura da Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou, na última quinta, no auditório do Meriti Previ, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O tema central da conferência, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, tem como objetivo analisar e deliberar as diretrizes para a gestão e o financiamento local.

O palestrante foi o vice-presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos Castilho. A abertura do encontro foi com a orquestra do projeto social Som da Vila da Associação Educacional Francisca Nubiana da Silva.

A mesa foi composta pela secretária da pasta, Roberta Queiroz, representando o prefeito Dr. João, o subsecretário de Governo, Gildo Gonzaga, o presidente do
Conselho, Santino França Duarte, além dos representantes dos trabalhadores da área, Ana Claudia Kelly, dos usuários dos serviços da assistência social, José Avelino dos Santos, e das entidades da sociedade civil , Fabio Maia.

Amanhã, o encontro acontecerá das 9h às 17h. Logo no início do dia haverá a distribuição de grupos de trabalho. Ao final do evento serão escolhidos os delegados municipais que irão representar a cidade na Conferência Estadual.

Continuar lendo
54 Acessos
0 comentários

Conselho de Desenvolvimento Urbano discute o plano diretor de São João de Meriti

A Secretaria Municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação realizou na tarde da última quarta-feira (26), a segunda reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Com a presença de funcionários municipais, lideranças comunitárias e moradores foi apresentado o tema Plano Diretor de São João de Meriti.

O debate foi conduzido pelo urbanista Demetre Anastassakis, que ressaltou em sua apresentação a importância do Município ter um Plano diretor como norteador do planejamento Urbano.
Também abordou a importância do Plano estratégico metropolitano conduzido pelo governo do Estado, que tem como um dos produtos o fornecimento da base cartográfica atualizada.

Em sua apresentação, Demetre destacou o papel e a vocação que a cidade já teve no passado, considerada um dos grandes centros comerciais do país.

Ao apresentar o plano diretor, destacou alguns aspectos existentes na Lei que são bastante importantes e atuais, que permitem à cidade se desenvolver de forma planejada, sem grandes ônus aos cofres municipais. Uma destas iniciativas prevê a criação de áreas de especial interesse sócio ambiental.

O urbanista concordou com a secretaria municipal Ruth Jurberg sobre importância da participação da sociedade no debate sobre a temática urbana. E que este é um desafio que deve ser buscado de maneira permanente.

O Major das Defesa Civil, Samir Fernandes, parabenizou a retomada do Conselho e pediu para que seja incluída, no plano diretor, a questão da redução do risco. “Quando tudo dá errado, a gente recolhe corpos e consola as pessoas. Temos que pensar na prevenção para evitar que isso aconteça”, afirmou o Major.

Foi acertado que a próxima reunião será no dia 30 de agosto, em local a ser definido.

Continuar lendo
56 Acessos
0 comentários

Roda de conversa marca Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha

Uma roda de conversa sobre a importância da luta e resistência da mulher negra marcou, nesta terça-feira (25), o Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, em São João de Meriti. O evento aconteceu no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), em Vilar dos Teles.

“Quando se nasce negro tudo é mais difícil. Debates como esses são importantes para a conscientização da sociedade e do próprio negro. É fundamental nos unirmos e combater o preconceito”, diz o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa.

Vanda Ferreira, militante, falou sobre a importância de se fazer uma reflexão para amenizar os efeitos devastadores do racismo.

“A educação é o ponto principal para uma mudança significativa no comportamento da sociedade. É preciso debater cada vez mais para avançarmos nesta questão racial”, ressaltou.

Para a militante e moradora de São João, Maria da Fé, os dados de violência contra a mulher negra são alarmantes:
“Somos as que mais morrem com a violência do estado em operações policiais. A todo momento nossos direitos são violados. Precisamos lutar sempre”.

O evento contou, ainda, com a presença de lideranças de entidades, governo e sociedade civil.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários