Prefeitura de São João de Meriti comemora Dia do Assistente Social com palestra e homenagens

A Secretaria de Assistência Social de São João de Meriti realizou, na última sexta-feira (18), um evento em comemoração ao Dia do Assistente Social. A Secretária da pasta, Roberta Queiroz, fez uma homenagem aos funcionários. “Essas assistentes sociais estão aqui porque amam o que fazem. São profissionais dedicadas, que muitas vezes abdicam das suas famílias para ajudar o próximo. Vocês merecem ser homenageadas todos os dias e ainda mais nesta data especial. Tenho orgulho de trabalhar com vocês”, disse a secretária.

Continuar lendo

Prefeitura de São João de Meriti faz ação social para população em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social realizou, na noite de sexta-feira (11), uma ação de acolhimento à população em situação de rua, na Praça da Matriz. Foram oferecidos serviços como retirada de documentos, abrigamento e roda de conversa. “O propósito da ação foi saber quem são essas pessoas, o que as levou para a rua e quais são suas necessidades”, explicou Gloria Miranda, coordenadora do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). 

O mutirão, que atendeu 60 pessoas, teve a participação da Pastoral do Povo da Rua, através de Claudio Santos e Maria Aparecida Ribeiro, que articularam o espaço da Igreja da Matriz. O pastor Haroldo Paulino, responsável pelo projeto João 10:16, levou um carro especial que forneceu banho para quem precisasse.

Vania Rosa, representante do Movimento de População de Rua da Baixada, como já esteve em situação de rua, ajudou a equipe a fazer a abordagem das pessoas. O mutirão contou ainda com a contribuição de Sergio Caixa, do projeto Panelão Solidário. “Essas parcerias são de suma importância. A população foi acolhida com dignidade”, afirma Gloria. 

O Centro Pop realizará atendimento na Praça da Matriz de 15 em 15 dias. A próxima ação será no dia 25 de Maio. 

Continuar lendo

Prefeitura de São João de Meriti lança projeto na Educação para resgatar valores históricos e culturais

Redescobrir monumentos históricos, arte e relíquias religiosas da cidade. Essa é a proposta do projeto interdisciplinar Rolé Meriti - Memória em Arte, que será lançado pela Secretaria municipal de Educação nesta sexta-feira (11), às 14h, no auditório do Centro Cultural Meritiense. "A meta é desenvolver no aluno um senso de cidadania e orientação perante o município em que vive e aliar o conteúdo ensinado na sala de aula à visitação de monumentos históricos da Cidade", afirma o secretário da pasta, Bruno Correia.
Continuar lendo

Eleitos os primeiros 15 delegados da Baixada Fluminense que participarão da Conferência Final do Plano Metropolitano

A Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu neste sábado (5), no Centro Cultural Meritiense, mais uma pré-conferência dos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti, para a consolidação das prioridades. de ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI / RMRJ). Esta foi uma terceira de dez conferências prévias que foram realizadas no âmbito do processo de consolidação do PDUI. No meeting, foram destacados os Programas de Ações Prioritárias (PAPs) para uma Região Metropolitana, com foco para as ações voltadas para esses municípios.

Continuar lendo

Prefeitura entrega mais uma escola em São João

A Escola Municipal Orlando Francisco, em Agostinho Porto, foi reinaugurada nesta sexta-feira (4/05). Totalmente reformada para os professores e alunos, a unidade escolar foi a sexta escola do Programa de Revitalização do município a ser entregue à comunidade. Além de uma escola novinha em folha, os alunos também ganharam outro presente: uma quadra polivalente para a prática de esportes. A reforma começou em janeiro de 2017 e durou um ano e três meses. 
Continuar lendo

Prefeitura de São João de Meriti reinstala Comitê de Erradicação do Sub-registro e Ampliação do Acesso à Documentação Básica

A Prefeitura de São João, através da Subsecretaria de Direitos Humanos, realizou, na manhã desta quinta-feira (3), a reinstalação do Comitê de Erradicação do Sub-registro e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. Os trabalhos do setor estavam parados e foi promessa do prefeito Dr. João, no ano passado, retornar com o serviço. A juíza Raquel Chrispino, da 1a Vara de Família de São João, lembrou que no último censo do IBGE (2010) constava 1.058 crianças sem registro em São João.

Continuar lendo

Prefeitura de São João de Meriti reinaugura mais uma escola nesta sexta-feira (4)

A Prefeitura de São João de Meriti reinaugura nesta sexta-feira (4/05), às 10h, a Escola Municipal Orlando Francisco, no bairro Agostinho Porto. Está é a sexta escola do Programa de Revitalização das Escolas do município que será entregue à comunidade. “Ela foi totalmente reformada para os professores e alunos, tamanha sua importância para a comunidade de Agostinho Porto. A nova gestão tem como marca revolucionar a qualidade de ensino das nossas escolas”, destacou o secretário municipal de Educação, Bruno Correia.

Continuar lendo

Shows em homenagem ao trabalhador lotam Praça da Prefeitura e movimentam economia de São João de Meriti

A população de São João de Meriti ganhou uma programação especial para comemorar a Semana do Trabalhador. Foram cinco dias de shows, que lotaram a Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura. A festa começou na sexta-feira (27), com os cantores Waguinho e Bruna Karla, que foram recebidos com muito carinho pelos milhares de fãs meritienses. A noite de sábado (28) começou animada pela banda Na Balada, que encantou o público com grandes sucessos do pagode atual. O grupo 100% encerrou o segundo dia de festa em grande estilo.

Continuar lendo

São João elege conselheiros municipais e aprova propostas de fortalecimento das políticas culturais

O Centro Cultural Meritiense recebeu, neste sábado (28), a etapa final da IV Conferência Municipal de Cultura de São João de Meriti. Participaram do evento 180 pessoas de diversas áreas da produção cultural do município, entre escritores, escultores, artistas plásticos, artesãos, músicos, bailarinos, ativistas de diferentes movimentos populares e diversas instituições. No encontro, foram construídas propostas para os seguintes eixos: arranjos produtivos culturais; desafios do artista profissional; e cultura x geração de renda.

Continuar lendo

Semana do Trabalhador começa com show na Praça da Prefeitura

Programação, que inclui mutirão da Secretaria de Trabalho e Atividades na Vila Olímpica, se estenderá até terça-feira (1)

O DJ Naldão deu uma semana em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras de São João de Meriti, nesta sexta feira (27), na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura. A noite seguiu com uma apresentação do cantor Waguinho, que emocionou o público. Encerrando o primeiro dia de festa, a artista Bruna Karla foi anunciada com muito carinho pelos milhares de fãs meritienses.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Dr. João e o vice-prefeito, Gelson Azevedo. Os dois assistiram às tentativas junto ao público e depois também subiram ao palco.

Continuar lendo

São João promove debate sobre política de assistência social

A Secretaria municipal de Assistência Social promoveu, nesta sexta-feira (27), o encontro técnico de Assistência Social “A política de assistência social e o acompanhamento familiar para o fortalecimento do trabalho técnico, no âmbito do PAIF e PAEFI”. Segundo a secretária da pasta, Roberta Queiroz, o evento tem como objetivo capacitar os funcionários do município. “Através dos nossos recursos, nosso comprometimento é atender a todas as famílias de São João de Meriti”, ressaltou Roberta. Para a secretária, promover o acolhimento às famílias e exercer a função com carinho é a finalidade de todos os profissionais.

Continuar lendo

Autismo é tema de palestra em São João de Meriti

A Secretaria municipal de Saúde de São João de Meriti promoveu, nesta quarta-feira (25), palestra sobre a conscientização do autismo. O evento aconteceu no Centro Cultural Meritiense e teve como objetivo conscientizar as pessoas a respeito do tema. “A sociedade tem que ser mais participativa em todas as diferenças”, ressaltou a secretária de Saúde, Márcia Lucas. O debate contou com a presença do prefeito Dr. João, do vice-prefeito Gelson Azevedo, da subsecretária da pasta, Malu Santos, e profissionais que atuam nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Continuar lendo

São João terá evento sobre direitos humanos e contra a intolerância religiosa nesta quarta-feira (25)

A Prefeitura de São João, através da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, fará, nesta quarta-feira (25),  das 9h às 17h, o evento "Direitos Humanos em defesa dos direitos", na Praça da Matriz, no Centro.
Continuar lendo

São João promove ciclo de palestras nas escolas

A Secretaria municipal de Assistência Social promoveu, nos dias 18 e 19 de abril, palestras para alunos de escolas públicas de São João de Meriti.

Continuar lendo

Conselho de Medicina encontra irregularidades na UPA de Meriti

Irregularidades na UPA 24h Jardim Íris, Posto Médico de Éden; PAM Dr. Abdon Gonçalves em São João de Meriti. Unidades não estavam de acordo com as condições de atendimento determinadas pelas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Continuar lendo

150 artesãos meritienses são cadastrados no Programa de Artesanato do RJ

Nesta segunda-feira (16), os artesãos de São João tiveram a oportunidade de se cadastrar no Programa de Artesanato do estado do Rio de Janeiro. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, com o apoio da Prefeitura.

150 cadastros foram feitos esta manhã, no Centro Cultural Meritiense, e agora os artesãos podem ser chamados de profissionais.

“É importante existir o programa para que eles se sintam representados e para que tenham espaço no mercado”, comentou a coordenadora do Programa de Artesanato do RJ, Nea Mariozz.

Continuar lendo

Programa de artesanato do Estado do RJ chega em São João de Meriti

Cadastramento de artesãos será feito no dia 16 de abril  

Os artesãos de São João de Meriti terão a oportunidade de se cadastrar no Programa de Artesanato do estado do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (16), no Centro Cultural Meritiense. A inscrição será feita pela Secretaria de Estado de Turismo, com o apoio da Prefeitura de São João de Meriti. 

Continuar lendo

Dia D de Combate à Evasão Escolar em São João de Meriti

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, no dia 04 de abril, o Dia D de Combate à Evasão Escolar. Com o objetivo de demarcar e reduzir a exclusão escolar, foi realizada a Campanha dos 30 dias, onde o foco estava em garantir a frequência e permanência do aluno na escola.

O evento contou com a participação das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São João de Meriti, dos Conselhos Tutelar e municipal da Criança e Adolescente, da Unicef e da Cidade Escola Aprendiz para planejar as ações conjuntas e combater a evasão escolar.

Continuar lendo

São João realiza audiência pública para discutir o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

A Secretaria de Assistência Social promoveu, nesta sexta-feira (6), no auditório do Centro Cultural Meritiense, uma audiência pública para debater o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. O objetivo é implementar políticas públicas que atendam jovens infratores e suas famílias em vários setores governamentais.

Continuar lendo

Projeto Voar é ampliado nas escolas da rede municipal

O Projeto Voar Ginástica Aeróbica, que tem o objetivo de levar esporte e atividades aeróbicas às crianças, foi ampliado. Agora, alunos da Escola Municipal Prof. Jansen Pereira de Melo também poderão participar. A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria municipal de Educação, lançou o segundo polo de atividades na escola. O projeto é feito em parceria com o treinador da Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, Luís Ramiro Lima. Segundo o secretário de Educação Bruno Correia, é preciso dar asas às crianças.

Continuar lendo