Autismo é tema de palestra em São João de Meriti

A Secretaria municipal de Saúde de São João de Meriti promoveu, nesta quarta-feira (25), palestra sobre a conscientização do autismo. O evento aconteceu no Centro Cultural Meritiense e teve como objetivo conscientizar as pessoas a respeito do tema. “A sociedade tem que ser mais participativa em todas as diferenças”, ressaltou a secretária de Saúde, Márcia Lucas. O debate contou com a presença do prefeito Dr. João, do vice-prefeito Gelson Azevedo, da subsecretária da pasta, Malu Santos, e profissionais que atuam nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

“São João de Meriti é referência no tratamento do autismo na Baixada Fluminense. São 495 crianças matriculadas em escolas especializadas. Isso mostra que o comprometimento dos profissionais com os pacientes e as famílias contribuem para a melhor qualidade no tratamento”, ressaltou o prefeito Dr. João. O vice Gelson Azevedo, que foi nomeado padrinho da palestra, enfatizou a importância em prestar apoio às famílias. “Falar sobre o autismo e outros transtornos é uma causa nobre. Uma causa que a secretaria de Saúde abraçou e o poder público vai dar o máximo para contribuir”, disse.

Em sua fala, a secretária de Saúde Márcia Lucas revelou que o programa de Saúde Mental do município é o que recebe mais elogios, através da Ouvidoria. “Temos profissionais na secretaria que trabalham e vivem o dia a dia, e o trabalho com o paciente autista não é restrito apenas na saúde, mas com toda a comunidade”, acrescentou.

A diretora-administrativa da Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi (SPW), Katia Borges, também participou da palestra. Ela destacou a importância em divulgar o autismo e outros transtornos. “Desta maneira, iremos alcançar um maior número de pessoas e fazer com que elas tenham consciência que doenças raras precisam de tratamento e informação”, observou. A SPW é um distúrbio genético, não hereditário, resultante na ausência de genes no cromossomo 15.

Ação Social marca a data comemorativa do trabalhad...
Belford Roxo ganha 15 viaturas novas da Polícia Mi...