Futebol Azul contra o câncer de próstata busca atrair homens em São João. O Novembro Azul terá palestras e realização de exames

O câncer de próstata é a segunda causa de morte no Brasil. Quando descoberta no início, a doença tem tratamento com grande chance de cura. Pensando nisso, a Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria de Saúde, realizará atividades de prevenção ao câncer. O “Novembro Azul – São João contra o Câncer de Próstata” terá uma programação intensa com palestras e realização de exames para os homens meritienses. O ponto alto será o “Futebol Azul”, amanhã (17), na Vila Olímpica, no bairro Grande Rio.

“O futebol é uma estratégia para atrair o homem para um assunto de extrema importância. De uma forma leve, num momento de lazer, vamos conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. Será o primeiro no município”, explica a secretária da pasta, Dra. Marcia Lucas.

O exame da próstata é muito simples. Consta da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, EAS (Elementos e Sedimentos Anormais) na urina, ultrassonografia (USG) e o toque retal. O PAM Meriti fará exames PSA entre os dias 21 e 30 de novembro, de segunda a quinta-feira. O critério é de homens acima de 40 anos e com histórico familiar de câncer de próstata. O paciente deve estar em jejum, há três dias em abstinência sexual e evitar andar de bicicleta e realizar atividades físicas. Haverá também encaminhamento para consulta com urologista, quando necessário.

As palestras sobre a prevenção da doença serão realizadas no auditório da PAM Meriti nos dias 22 e 27 de novembro, sempre às 13h.

Economia deve continuar crescendo, ainda que devag...
Pezão se reúne com representantes dos servidores e...