São João elege conselheiros municipais e aprova propostas de fortalecimento das políticas culturais

O Centro Cultural Meritiense recebeu, neste sábado (28), a etapa final da IV Conferência Municipal de Cultura de São João de Meriti. Participaram do evento 180 pessoas de diversas áreas da produção cultural do município, entre escritores, escultores, artistas plásticos, artesãos, músicos, bailarinos, ativistas de diferentes movimentos populares e diversas instituições. No encontro, foram construídas propostas para os seguintes eixos: arranjos produtivos culturais; desafios do artista profissional; e cultura x geração de renda.

“Foi um debate muito produtivo, já que estavam envolvidas personalidades de altíssimo conhecimento da Política Pública em questão, além de outras 93 pessoas que participaram das cinco pré-conferências, realizadas em vários bairros de Meriti nas últimas semanas”, explicou a superintendente municipal de Turismo, Miriam Rodrigues.

Novos conselheiros

Foram eleitos, no evento, os seguintes conselheiros municipais para o biênio maio 2018/maio2020: Casa de Claudia, Associação Educacional Francisca Nubiana, Casa de Cultura, AMAR Meriti, Associação Fênix, Centro de Cultura Marinheiro João Candido, Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, Bloco da Cadore, Bárbara Souza, Carlos Cigano, Luciana Avoletto e Douglas Amaral. Todo os escolhidos, titulares e suplentes, passam a representar a sociedade civil, artistas e ativistas culturais.

Também foram aprovadas as propostas que serão inseridas no Plano Municipal de Cultura, bem como nos Planos Estadual e Federal, visando o fortalecimento das Políticas Culturais em nossa Cidade, garantindo assim que os trabalhos sejam ampliados, sendo utilizadas inclusive parcerias com as instituições espalhadas pela cidade, que já desenvolvem atividades culturais. Estas receberão maior apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, ampliando significativamente a oferta de vagas nos cursos e oficinas para um número maior de meritienses.

Foram eleitos 18 delegados, que representarão a cidade na IV Conferência Estadual, em junho, defendendo as propostas construídas coletivamente e de maneira democrática.

Além dos conselheiros eleitos, participaram do debate Movimentos de Mulheres Iepondá; Movimentos das Baianas do Acarajé e ABM- Associação Batista Meritiense, entre tantas outras que abrilhantaram esse dia.

Maior restauração ecológica da cidade, equivalente...
Temer adia novamente viagem à Ásia, que ocorreria ...