Seropédica diz que crise impede implementação de Plano de Cargos

Capitaneados pelo Sepe, o sindicato da categoria, e a reboque daqueles que até hoje insistem em não reconhecer que foram derrotados nas urnas, algumas dezenas de professores saíram hoje às ruas de Seropédica reivindicando, em síntese, três itens  - PLANO DE CARREIRA, ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO PARA OS PROFESSORES ATIVOS E ABONO DOS DIAS DE GREVE - de uma pauta sobre a qual a PREFEITURA já se manifestou recentemente. Em respeito aos que, democraticamente, participaram do ato de hoje, a administração municipal reforça que:

 A ) Por causa da crise financeira, com reflexos diretos nos repasses dos governos federal e estadual nas cidades fluminenses, a atual administração de Seropédica ainda não tem condições financeiras de implementar a lei que criou, no final do governo passado, o Plano de Carreira, Cargos e Salários. Diante do atual quadro da economia brasileira, técnicos da PREFEITURA estão debruçados numa avaliação do impacto de um hipotético aumento da folha de pagamento nas contas públicas de Seropédica. Tão logo tenha informações novas sobre estes estudos, a Prefeitura irá se manifestar novamente.

B) Não é porque não quer. A Prefeitura ainda não pagou aos professores, como adiantamento, a metade do 13º salário deste ano, como já procedeu com as demais categorias de servidores, porque os professores efetivos são pagos exclusivamente com os recursos do Fundeb. A PREFEITURA já deu esta informação anteriormente, mas não custa repetir: os repasses do Fundeb continuam caindo, estão aquém, portanto, da necessidade que Seropédica tem para mandar pagar o adiantamento do 13º salário também aos nossos mestres. Neste caso, a Prefeitura tem prazo até novembro próximo para fazer cumprir esta determinação legal.

 C) O dinheiro da Prefeitura é público, é da população, é do povo. O prefeito não pode mandar pagar por um serviço não realizado. Quem adere a uma convocação de greve deve saber que, sem autorização judicial, sem a cobertura da legislação trabalhista, não existe greve legal. No caso de Seropédica, abonar o ponto dos grevistas da Educação seria desrespeitar a legislação.

Continuar lendo
35 Acessos
0 comentários

Secretaria de Educação de Seropédica prepara novos gestores para Escolas Municipais

Os novos diretores escolares da Rede Municipal estão recebendo, durante toda esta semana, o Curso de Formação de Gestores na Secretaria de Educação. O curso, que tem duração de 40 horas e está sendo concluído hoje, tem como objetivo preparar estes profissionais para a vivência escolar, por meio de atividades interativas e dinâmicas que visam a interação e motivação dos novos diretores gerais e adjuntos.

A eleição para novos gestores, realizada através de consulta pública e indicação, ocorreu nos últimos dias 13, 21 e 22. Embora tenham ocorrido eleições no ano passado, foi necessário eleger novos diretores já que quase metade dos funcionários selecionados estavam ocupando o cargo irregularmente. Tendo em vista que, segundo um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público, somente professores efetivos podem ocupar cargos da direção.

Ao fim do curso, serão formados 28 novos diretores, entre gerais e adjuntos, que estão recebendo instrução sobre todo o Organograma da Educação, para assim estarem preparados para atuar nas Escolas Municipais de Seropédica.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

Alunos da Rede Municipal de Seropédica visitam Estação de Tratamento de Água do Guandu

Alunos da escola municipal Panaro Figueira de Seropédica, visitaram nesta quinta - feira (29) a Estação de Tratamento de Água do Guandu na divisa com Nova Iguaçu. A professora de Ciências Patrícia Regina, que orientou o que chamou de passeio turístico-ambiental, lembrou que as crianças tiveram o privilégio de conhecer e ver como é tratada a água, em todas as etapas, naquela que é a maior estação de tratamento do mundo em volume de água (43 mil litros de vazão de água por segundo, números que inscreveram a ETA no Guinness Book, o famoso livro dos recordes). Patrícia destacou a importância da valorização do trabalho de educação ambiental e disse que, a partir do conhecimento que os alunos tiveram, a utilização da água como um bem natural será ainda mais valorizada pelos estudantes.

Para os técnicos e orientadores ambientais da Cedae, a ida de estudantes Estação de Tratamento do Guandu faz parte de um programa de conscientização ambiental da empresa de saneamento básico do governo estadual. Para o Gerente do Sistema Lameirão/Guandu, Carlos Fernando Lopes Monteiro, é muito positivo o resultado das visitas de alunos, inclusive de ensino superior – e até mesmo de estudantes do exterior -, à ETA do Guandu. Ele destacou que, atualmente, os pais são chamados a atenção pelos filhos quando deixam a torneira aberta de suas casas para se ensaboar durante o banho. A Agente ambiental da Cedae, Débora Tame Teixeira Gonçalves destacou o aumento do nível de conscientização das crianças a partir das visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água do Guandu. Ela salientou que, no programa da Cedae, as crianças são orientadas também a preservarem as matas, rios e florestas. Antes restrita a crianças da rede de ensino privado, a visita à ETA chegou à rede pública porque a Cedae adquiriu um ônibus exclusivo para atender às crianças das escolas municipais, abrindo espaço para todos.

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Queda de repasses do Fundeb adia pagamento da metade do 13º para professores de Seropédica

A Prefeitura de Seropédica informa que, tal como o município do Rio, não dispõe de recursos do Fundeb para pagar amanhã (30) a metade do 13º salário aos professores ativos, como gostaria. Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estão diminuindo mês a mês.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Prefeito de Seropédica afirma que novos agentes reforçarão a segurança na cidade

O anúncio foi feito durante a formatura dos novos profissionais realizada na última terça feira

O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa, afirmou nesta terça-feira (27) que os 85 novos agentes da Secretaria de Ordem Pública de sua cidade vão reforçar a segurança em todo município. Trata-se, segundo Anabal, de uma contribuição importantíssima do nosso governo no momento em que a violência atinge números alarmantes no Rio de Janeiro.

Durante a solenidade de formatura, o prefeito lembrou que precisou agilizar o processo de seleção dos novos funcionários, via concurso público, porque a administração anterior não foi capaz de lhe entregar a Prefeitura com os novos agentes já treinados para funções que mexem com a vida dos que moram ou simplesmente trabalham em Seropédica.

Os 85 formados integram os seguintes cargos:

56 guardas municipais
20 agentes de trânsito
6 guardas-civis ambientais
3 controladores de tráfego

Os novos funcionários irão atuar na nova sede da Secretaria de Ordem Pública, que será baseada onde antigamente funcionava o antigo fórum da cidade. Segundo o secretário da Ordem Pública, André Moraes, que também é major da Polícia Militar, os agentes formados serão de suma importância para garantir o pleno funcionamento da ordem no município.

Estiveram presentes também o vice-prefeito Amaurildo Soares, o vereador Bruno do Depósito, o vereador Nando Paixão, o subsecretario de comunicação, turismo e eventos, Samuel Barbosa, o Capitão Andrade (capitão da 4º companhia do 24º BPM), o vice-presidente da SIMARJ (Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro), o Presidente da Fundação Waldemar Raythe, Alessandro Barros, o Capelão da Brigada Voluntária, Gilson de Lima, o Delegado Titular da 48º DP, Marcos Peralta,  o Sargento Bombeiro Lustosa e o Inspetor André Diniz.

Continuar lendo
98 Acessos
0 comentários

Seropédica é campeã de handebol nos jogos da baixada 2017

O último domingo, 25, foi um dia de comemoração para os atletas de Seropédica. O time de handebol do município foi vencedor na categoria sub 14 do XX Jogos da Baixada, que aconteceram na Vila Olímpica de Duque de Caxias. A equipe enfrentou Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias e saiu invicta com as 4 vitórias. A modalidade contou com a presença de mais 12 cidades da Baixada Fluminense.

Continuar lendo
22 Acessos
0 comentários

Em Seropédica, Festa da Igreja de Santa Teresinha reúne centenas de participantes

Aconteceu, no último fim de semana, a festa da Igreja de Santa Teresinha, no Km 50. Centenas de moradores de Seropédica e de cidades vizinhas compareceram ao evento, que contou com música ao vivo, barracas com comidas típicas e um clima familiar típico da festividade.

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

Mega Ação Social em Seropédica atende mais de 3500 pessoas

No último domingo, 11, a cidade de Seropédica recebeu um grande evento social organizado pela Universidade Federal Rural do RJ com o apoio da Prefeitura. A ação, que também foi uma parceria com a Defensoria Pública e com o Detran-RJ, trouxe até os moradores da cidade diversos serviços jurídicos, sociais e de saúde.

Apenas neste dia, mais de 3500 atendimentos foram realizados, entre exames de DNA, casamentos gratuitos, emissão de 1ª e 2ª via de documentos de identidade, consultorias jurídicas, serviços do Bolsa Família, além de atendimentos de fonoaudiologia, aferição de pressão arterial e Exame da Linguinha.

Continuar lendo
46 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Seropédica contempla pecuaristas com vacinas de febre aftosa compradas com recursos próprios

Seropédica foi um dos poucos municípios, dos 92 que compõe o estado do Rio, que forneceu aos pecuaristas a vacina da febre aftosa. A equipe da Secretaria Estadual de Agricultura destacou a importância do prefeito Anabal Barbosa ter comprado as vacinas para a campanha. O médico veterinário José Carlos explicou que um surto de febre aftosa pode, em sua pior hipótese, acarretar no sacrifício sanitário de animais em um raio de 25 quilômetros. Isso teria um impacto econômico de proporções incalculáveis.

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Secretaria de Educação de Seropédica fornece apoio pedagógico para as escolas do município

Professores da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Seropédica tem realizado visitas semanais às escolas do município para um apoio pedagógico.

A Coordenadora de língua portuguesa, Márcia Ribeiro de Paiva, comenta sobre o trabalho que vem sendo feito:

“Perguntamos aos professores e a direção da escola qual o suporte que eles necessitam, conversamos com os professores para saber, de quem está na ponta, quais são as necessidades. ”

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Prefeitura faz parceria com Rural para Ação Social e Cultural em Seropédica

No próximo domingo, dia 11 de junho, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Detran/RJ,  realizam uma ação social e cultural para a população de Seropédica.

Com o apoio da prefeitura, serviços como atendimento jurídico, exames de DNA, gratuidade para casamento, orientação no caso de violência contra a mulher e emissão de carteira de identidade serão realizados no Calçadão do km 49.

Além disso, haverá uma programação educativa e cultural organizada pelos professores, alunos e técnicos da UFRRJ. O evento acontecerá de 9h às 15h.

Continuar lendo
28 Acessos
0 comentários

Seropédica participa da 13ª Olimpíada de Matemática

Na próxima terça-feira (6) os estudantes do município de Seropédica vão participar da primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017). Estima-se que mais de 4.500 alunos realizem a prova, que é destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo da Obmep não é avaliar os conteúdos que os alunos aprendem em sala de aula, e sim propor problemas que levem o aluno a pensar, estimulando o estudo da Matemática. Dessa forma, é possível identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo ainda a inclusão social pela difusão do conhecimento

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Escolas de Seropédica têm atividades especiais no Dia da Matemática

As escolas municipais de Seropédica prepararam uma programação especial para o mês de maio em comemoração ao Dia da Matemática, que é celebrado oficialmente no dia 6 deste mês. Aproveitando a data, os professores selecionaram diversas atividades que abrangem as mais variadas áreas da matemática para estimular os alunos a gostarem da matéria.

Continuar lendo
26 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Seropédica leva saúde pública para praça

Ação Social lota a praça central de Seropédica em plena quinta feira. Mais de 800 pessoas foram atendidas. Coordenação de Saúde Mental de Seropédica realiza evento de Luta Antimanicomial Serviços como exame de glicose, sífilis e hepatite, cadastramento no SUS e acompanhamento do Bolsa Família marcaram o evento que promove a Luta Antimanicomial, realizado hoje (25) pela Equipe de Saúde Mental de Seropédica, na praça do km 49. A manhã foi reservada para tratar a importância da inserção de pacientes com transtornos mentais em todas as atividades sociais, como saúde, educação e cultura e também para oferecer serviços básicos à população seropedicense.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

Prefeito de Seropédica leva sede da Secretaria de Ordem Pública para área da Rural

O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa, anunciou hoje (17) que vai transferir para a área da Universidade Federal Rural Fluminense (UFRRJ) a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Com esta decisão, resultado de uma parceria acertada com a entidade, a Rural terá, a partir de 16 de junho, o presença de 50 homens para reforçar a segurança dos cerca de 17 mil alunos e funcionários, atualmente inseguros e amedrontados pelos casos de estupros,sequestros e roubos ocorridos no entorno da universidade. Até lá, os futuros agentes da segurança pública, já concursados, serão treinados por especialistas em segurança pública.

Continuar lendo
22 Acessos
0 comentários

Anabal manda 50 agentes para garantir segurança na Rural

O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa, disponibilizará 50 homens da Secretaria Municipal de Ordem Pública para garantir a tranquilidade dos 17 mil estudantes da Universidade Federal Rural, onde tem ocorrido casos de estupros em alunas de uma semana para cá. Este contingente só entrará na área da Rural assim que o Conselho Universitário da UFRRJ autorizar a Reitoria da entidade a assinar um convênio com a Prefeitura da cidade. Anabal se reuniu ontem com o Reitor Ricardo Berbara e com autoridades da área de segurança pública, das quais cobrou, com urgência, um plano de emergência com objetivo de tranquilizar quem estuda ou simplesmente trabalha na Rural.

Continuar lendo
31 Acessos
0 comentários

Casos de estupros na Rural mobilizam Seropédica

Preocupado, revoltado e indignado com os dois casos consumados de estupros, uma tentativa e um sequestro envolvendo alunas da Universidade Federal Rural, ocorridos de uma semana para cá, o prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa,propôs hoje (15), com urgência urgentíssima, um encontro de trabalho com todos os responsáveis pela segurança pública da região, o Reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, e representantes do governador Luiz Fernando Pezão para tranquilizar os cerca de 18 mil alunos e funcionários da Rural. Anabal quer um plano de emergência que possa garantir a segurança de todos que estudam e trabalham na universidade.

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários