‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado, 16

Imunização será feita até 22 de setembro, em crianças menores de 5 anos e adolescentes entre 9 e 14 anos 

Teresópolis, 11 de setembro de 2017 - Equipes da Rede Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira, 11, no auditório da Secretaria de Saúde, da capacitação para a Campanha Nacional de Multivacinação 2017. A vacinação começou nesta segunda nos postos, PSF´s e Unidades Básicas de Saúde do município e vai até 22 de setembro. O ‘Dia D’ da imunização acontece neste sábado, dia 16. Durante a semana, a vacinação acontece das 8h às 16h e no ‘Dia D’ das 8h às 17h.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Bandas escolares se apresentam em praça pública para comemorar a Independência do Brasil

Os 195 anos da Independência do Brasil, comemorados nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, foram celebrados com a apresentação de quatro bandas escolares. A confraternização cívica foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas municipais, e foi acompanhada pelo prefeito em exercício Sandro Dias e os secretários municipais Eveline Cardoso, de Educação, Nilton Canto, de Controle Interno, e Luiz Otávio Oliveira, de Esportes e Lazer.

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Teresópolis faz manutenção em vários bairros

 Mais uma série de melhorias e trabalhos de manutenção foram realizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos nesta terça-feira, dia 5, em diversos bairros. Entre eles, a manutenção da iluminação pública na Calçada da Fama, na Várzea, e operação tapa-buracos nas ruas 7 de Setembro e 25 de Dezembro, na Quinta Lebrão.

 

Continuar lendo
39 Acessos
0 comentários

‘Vem pra Roça’: Feiras da Agricultura Familiar conquistam o público com qualidade e variedade de produtos

Teresópolis, 30 de agosto de 2017 - Valorizar o produtor rural e incentivar a produção agrícola local é um dos objetivos do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’. Criada em abril de 2016, a iniciativa é resultado de ação conjunta da Prefeitura de Teresópolis e o Escritório Local da Emater-Rio. Para os produtores, é uma ótima oportunidade de escoar a mercadoria e mostrar a variedade da sua produção: hortaliças, legumes, frutas, bolos, pães e conservas artesanais, entre outros artigos.

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Teresópolis: Sandro Dias toma posse como prefeito em exercício

Assinatura do Termo de Transmissão de Cargo aconteceu nesta segunda, 28 

Teresópolis, 28 de agosto de 2017 – Sandro Dias tomou posse como prefeito em exercício nesta segunda-feira, 28, na Câmara Municipal. Estiveram presentes à cerimônia secretários e subsecretários de governo. Vereadores se colocaram à disposição para ajudar na continuidade do governo. Em seguida, na Prefeitura, Sandro Dias e Mario Tricano, prefeito licenciado, assinaram o Termo de Transmissão de Cargo.

Continuar lendo
55 Acessos
0 comentários

Teresópolis: Governo Municipal e Polícia Militar firmam parceria para projeto social, esportivo e de segurança na Praça Olímpica

 O prefeito Mario Tricano e o secretário de Segurança Pública, Raphael Teixeira, firmaram parceria com a Polícia Militar para projeto social, esportivo e de segurança na Praça Olímpica. O local terá uma Base Compartilhada, na qual guardas municipais e policiais militares vão reforçar o monitoramento, levando mais segurança e atividades esportivas para os frequentadores do local. A segurança também será reforçada em outros pontos do Centro da cidade. Após o anúncio da parceria na Praça Olímpica, o prefeito e integrantes da equipe de governo visitaram a Central de Videomonitoramento, instalada na sede da Guarda Municipal.

 

Continuar lendo
37 Acessos
0 comentários

Prefeito Tricano vistoria revitalização de praça em Pimenteiras

O prefeito Mario Tricano vistoriou nesta quarta-feira, 24, os trabalhos de revitalização da praça pública do bairro Pimenteiras, importante espaço para a prática esportiva e de lazer dos moradores da região. “Nós construímos e agora estamos revitalizando, com o apoio de empresários e mão de obra da Secretaria de Esportes. Quem ganha é toda a comunidade”, assinalou Tricano. Acompanharam a visita os secretários de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, e de Agricultura, Raphael Teixeira, além da subsecretária de Esportes, Geovania Ramos.

Continuar lendo
36 Acessos
0 comentários

Oficinas criam oportunidade de geração de renda no CRAS Fischer

Cerca de 20 mulheres de famílias acompanhadas e referenciadas pelo CRAS Fischer estão tendo a oportunidade de aprender uma nova forma de gerar renda. Desde o dia 15 de agosto elas fazem parte das oficinas de biscuit, com o grupo Mão na Massa, e de artesanato em costura e bonecas de pano, com o grupo Renascer.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Teresópolis recebe Certificado de Congratulações por sua inclusão na lista dos 23 destinos mais bonitos do Brasil

Evento acontece na próxima segunda, dia 28, na Prefeitura 

Teresópolis, 22 de agosto de 2017 – Teresópolis receberá, na próxima segunda-feira, 28, às 14h, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura), o Certificado de Congratulações da ‘Expedia Brasil’, uma das maiores agências de viagens online do mundo. A cidade foi considerada pela agência um dos 23 destinos mais bonitos do país e o único selecionado no estado do Rio.

 

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

Festival Internacional de Produtores Rurais de Mottas acontece até dia 2 de setembro

Evento tem comidas típicas, música, teatro, dança, poesia, artesanato e oficinas

 Teresópolis, 18 de agosto de 2017 – O Festival Internacional de Produtores Rurais de Mottas acontece até o dia 2 de setembro, no Sítio SER (Saúde, Educação, Renda), na Estr. Teresópolis-Friburgo, Km 30. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, conta com produtos orgânicos, comidas típicas, música, teatro, dança, poesia, artesanato, oficinas e palestras. Além disso, no dia 2 de setembro, a partir das 15h, será lançado o projeto de turismo rural ‘Ser na Roça’.

 

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários

CRAS do município promovem atividades para famílias assistidas

Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município vêm promovendo diversos serviços e atividades para as famílias assistidas em suas áreas de abrangência. Oficinas, palestras, ações sociais e de saúde são alguns dos atendimentos oferecidos.

“Buscamos a parceria de escolas particulares e universidades, pedindo que façam a doação de livros infantis para a realização, em outubro, da 1ª Árvore do Saber”, adianta Carla Tricano, secretária de Desenvolvimento Social. Pela proposta, cada criança das famílias referenciadas nos CRAS poderá escolher um livro para ser seu amigo. A ideia é estimular o hábito da leitura, contribuindo para aumentar a capacidade de interpretação textual e colaborando com a formação cidadã de meninos e meninas.

Vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os CRAS Alto, Barroso, Fischer, Meudon e São Pedro disponibilizam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Além do PAIF, os CRAS também oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende a toda a família, desde as crianças até os idosos, oportunizando o acesso às informações sobre direitos, deveres e participação cidadã.

 Atividades:

• CRAS Alto: ação social e de saúde dia 16/08, em Santa Rosa, no interior do município e orientação das famílias referenciadas sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

• CRAS Barroso: Ação com gestantes sobre boas práticas no aleitamento materno no dia 25/08, às 9h, em parceria com o PSF de Araras, com sorteio de kits com artigos para bebês produzidos pela Oficina de Costura da unidade.

• CRAS Fischer: Orientação das famílias referenciadas sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família e no dia 22/08, às 14h, início da Oficina de Recreação Infantil.

• CRAS Meudon: 5ª Entrega Anual de Enxovais de Bebês para as gestantes referenciadas na unidade, dia 29/08, às 14h, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Rita de Cássia (Rua Melvin Jones, no Meudon). Muro da Gentileza, dia 13/09, às 10h.

• CRAS São Pedro: Reunião sobre dependência química, dia 31/08, às 9h, em parceria com o grupo de apoio Amor Exigente.

 

Continuar lendo
53 Acessos
0 comentários

CRAS Alto faz ação social e de saúde em Santa Rosa

Com o objetivo de melhor atender as famílias de sua área de abrangência, a equipe do CRAS Alto realizará uma ação social e de saúde na localidade de Santa Rosa, no interior do município, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Vacinação, verificação de pressão arterial, orientação sobre escovação dentária e atualização do Cadastro Único de idosos e pessoas com deficiência são alguns dos atendimentos que serão oferecidos nesta quarta-feira, dia 16, das 13h às 17h, na praça de Santa Rosa. Alunos das escolas municipais José Alves Ferreira, de Santa Rosa, e Sizenando Adolfo Tayt-Sohn, de Mottas, também participarão das atividades, além de moradores das localidades vizinhas.

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Terê Challenge Jiu-jitsu 2017 movimenta Dia dos Pais em Teresópolis

O esporte. A parceria. A celebração. O Dia dos Pais, no último domingo, 13, foi festejado com o Ginásio Pedrão lotado para o Terê Challenge Jiu-jitsu 2017. Esporte que tem Teresópolis como um grande celeiro nacional de atletas. Cerca de 900 atletas de várias cidades da Região Sudeste e do exterior, como Estados Unidos, Canadá e México, participaram da competição.

O secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, pontuou que eventos como esse incentivam a prática esportiva e também fomentam o turismo na cidade. O organizador do Terê Challange Jiu-jitsu, Roger Takayas, também destacou o sucesso da competição e agradeceu o apoio recebido pelo Governo Municipal para a edição 2017.

Entre os participantes, o pequeno Gabriel, carioca de 5 anos, que levou medalha para casa e é motivo de orgulho para o pai Robenir Rodrigues. “Ver meu filho seguindo um bom caminho, saudável e de disciplina, é muito bom. No próximo campeonato, estaremos aqui novamente”, disse Robenir. O teresopolitano Marcus Vieira também sagrou-se campeão em sua categoria. “Eu estou muito feliz. Essa vitória é em homenagem ao meu filho”.

O Jiu-jitsu é verdadeiramente uma paixão. Um enorme exercício de condição física e consequentemente emocional, como frisa o atleta de Petrópolis, Vinicius Luís. “Eu treino desde 2009. É no tatame que eu me tranquilizo, onde minha mente flutua”. 

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde reúne representantes de 15 municípios em Teresópolis

Com o tema ‘Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade’, a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde aconteceu em Teresópolis no último sábado, dia 12, com representantes da cidade e de mais 15 municípios da Região Serrana. O secretário municipal de Saúde, Diego Souza, acompanhado do subsecretário municipal de Vigilância em Saúde, Antonio Henrique Vasconcelos, e equipe, deu boas-vindas aos conferencistas no salão nobre do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa, na Várzea.

Com realização do Conselho Estadual de Saúde, em parceria com os Conselhos Municipais e secretarias de Saúde das 16 cidades participantes, o evento debateu a integração dos programas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. A responsabilidade do poder público e o enfrentamento das desigualdades sociais em saúde também foram abordados. “Buscamos saúde de qualidade para nosso município e região”, pontuou Diego Souza, acrescentando que todos os municípios colaboraram para a realização da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

Temas e metas

A definição de políticas públicas de vigilância em saúde pelo SUS é a meta das conferências, que acontecem pela primeira vez em todo o país. Uma das propostas da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, marcada para acontecer nos dias 6 e 7 de outubro, é construir o Plano Diretor de Regionalização do Estado do Rio de Janeiro.

Política nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro; o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; responsabilidade do Estado e dos governos com o setor; Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniqüidades sociais; saberes, práticas e processos de trabalhos e tecnologias das vigilâncias em saúde e fortalecimento do RH na Vigilância em Saúde foram os temas abordados nas palestras e debates.

Durante o evento, os participantes fizeram exames de sangue gratuitos para verificar glicemia, nível de hemoglobina e risco de infecções. Os testes foram realizados em aparelhos portáteis e sem o uso de seringas, com os resultados sendo liberados em poucos minutos.

A Etapa Regional foi encerrada com aprovação de propostas e eleição dos delegados que vão representar a Região Serrana na Estadual. Participaram da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde representantes de Teresópolis, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

 

Continuar lendo
55 Acessos
0 comentários

Prefeitura de Teresópolis segue com manutenção de vias públicas

Frentes de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos atuam em diversos bairros com intervenções variadas. Recomposição de paralelos, reparos em galerias pluviais, operação tapa-buracos, capina e limpeza são algumas das ações de conservação executadas.

As ruas Raquel de Oliveira e Roberto Rosa (Tijuca), Presidente Roosevelt (Barra do Imbuí) e Florentino de Paula (Vale do Paraíso), a Praça David Divan (Panorama) e o terreno da UPA Teresópolis (Bom Retiro) receberam as equipes de capina e limpeza. Nas Estradas das Taboinhas (Cascata dos Amores) e José Gomes da Costa Júnior (Cascata dos Amores) e na Rua Augusto do Amaral Peixoto (Alto) foi feito o trabalho de recomposição de paralelos.

Na Rua José Bonifácio (Granja Guarani) e na Estrada da Floresta (Quebra Frascos) os trabalhadores executaram reparos em galerias pluviais, a fim de garantir o correto escoamento da água da chuva.

Para recuperar as vias públicas mais danificadas pela ação do tempo, pessoal da Secretaria de Serviços Públicos vem realizando operação tapa-buracos na Estrada do Matadouro (Fischer) e nas ruas Xavante e Charruas (Meudon).

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Teresópolis: Em parceria com o CRAS Alto, Campanha do Agasalho do Hospital São José atende famílias do interior do município

Em um trabalho de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS Alto, este ano a Campanha do Agasalho realizada pelo Hospital São José atendeu famílias da localidade de Alegria, no interior do município.

Roupas e agasalhos foram doados pelo público nas recepções do hospital e os donativos foram entregues nesta quinta-feira, dia 10, pela irmã Laura Benincá e o assistente social João Ricardo Amorim, do Hospital São José, e pela coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques.

“Nossa equipe tem um olhar atento para as famílias referenciadas no CRAS Alto. Há 15 dias foi feita visita domiciliar nessa comunidade e verificamos a necessidade das pessoas atendidas. Em nome da equipe e da Secretaria de Desenvolvimento Social agradecemos a importante parceria do Hospital São José”, destacou Adriana Marques, coordenadora do CRAS Alto.

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Esportes apresenta balanço de atividades na Câmara Municipal de Teresópolis

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Otávio Oliveira, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça, dia 8, quando apresentou um balanço das realizações da pasta nos últimos três meses. Acompanhado pela equipe, Luiz Otávio enumerou as ações executadas, entre competições, atividades físicas oferecidas à população, apoio a eventos e serviços de manutenção em espaços públicos esportivos.

O levantamento foi apresentado em caderno impresso, com fotografias de todas as iniciativas. A prestação de contas causou repercussão entre os vereadores, que enalteceram os trabalhos realizados pelo Governo, através da Secretaria de Esportes.

Durante a sessão legislativa, a vereadora Dra. Claudia Lauand entregou um Voto de Agradecimento a Jorge Miura, funcionário da Secretaria de Esportes, por serviços prestados.

Continuar lendo
51 Acessos
0 comentários

Em Teresópolis, Esportes tem inscrições abertas para aulas gratuitas de 11 modalidades

Para estimular a prática esportiva, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está com inscrições abertas para aulas de 11 modalidades. Todos os cursos são gratuitos e abertos à população, sempre seguindo a tabela de idade. Com exceção da hidroginástica, que é feita no clube Casa Espanhola (R. Tenente Luiz Meirelles, 1584, no Bom Retiro), as aulas acontecem no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea).

Para se inscrever é preciso apresentar atestado médico, tipo sanguíneo, cópia de documento de identidade, CPF e de comprovante de residência, além de duas fotos 3x4. Para menores de idade, é preciso apresentar também documento de identidade dos pais e declaração escolar. As inscrições são feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, na Secretaria de Esportes, que funciona no Ginásio Pedrão.

Modalidades, dias e horário das aulas

• Alongamento: terças e quintas, 9h30 às 10h30

• Capoeira: segundas e quartas 19h às 20h – Acima de 5 anos

• Dança de salão: segunda, 17h30 até 19h30

• Dança sênior: segunda 15h, quarta 9h30 e quinta 10h30

• Futsal: terça e quinta, 9h às 10h, 10h às 11h, 14h às 15h, 15h às 16h

• Ginástica: segunda e sexta, 11h

• Hidroginástica: terça e quarta, 11h, na Casa Espanhola

• Hóquei: sábado, 8h30 às 9h30 – De 6 até 14 anos, masculino e feminino

• Musculação: segunda e quarta, 10h30 às 11h30 e 11h30 às 12h30

• Taekwondo: segunda e quinta, 19h – Maiores de 18 anos

• Yoga: quarta, 18h

Continuar lendo
42 Acessos
0 comentários

Estudantes de Teresópolis visitam Prefeitura para conhecer o trabalho do prefeito

Alunos do 2º e do 5º anos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Renascer do Sol, no Meudon, visitaram o prédio da Prefeitura nesta segunda-feira, dia 7. Acompanhados pelas professoras Angela Cardoso da Silva e Linda Lis da Rocha, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Mario Tricano, que falou sobre os desafios de administrar o município, trabalho que realiza com sua equipe de secretários municipais.

A aula-passeio dá continuidade ao projeto pedagógico sobre Teresópolis, idealizado pela escola da rede privada e que pretende ensinar, entre outros temas, como funcionam o Executivo e o Legislativo Municipal. Na Prefeitura, os alunos conheceram o Teatro Municipal e a Galeria de Prefeitos. Visitas a atrativos turísticos e à Câmara Municipal também foram realizados durante o projeto, que vem sendo posto em prática desde o 1º semestre letivo.

Continuar lendo
62 Acessos
0 comentários

Teresópolis: PSF de Venda Nova faz atividade pela Semana do Aleitamento Materno

A equipe da Estratégia de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do Município, realizou atividade nesta quinta-feira, dia 3, abrindo as comemorações pela Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada de 1º a 7 de agosto. As integrantes do Grupo de Gestantes da unidade acompanharam palestra sobre o tema “Promovendo o estímulo às boas práticas da amamentação”, ministrada pela enfermeira Miriam Viana.

A reunião do Grupo de Gestante acontece na primeira quinta-feira do mês, a partir das 8h, e qualquer grávida interessada pode participar. O atendimento médico no PSF tem parceria do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, através dos alunos do curso de Medicina.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários