Setembro Lilás: saiba mais sobre o Alzheimer

Na próxima quinta-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.Durante todo este mês, conhecido como Setembro Lilás, a doença é lembrada e debatida. O alzheimer afeta, mesmo que indiretamente, todas as pessoas que convivem com alguém que a tenha. O apoio psicológico dos familiriares tem que ser especial, pois não há cura.

A presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ), Maria Aparecida Guimarães, fala sobre o mês mundial de conscientização da doença.

De acordo com Maria, o preconceito em relação à doença ainda é muito grande.

"As pessoas não querem ouvir falar sobre a doença de alzheimer, porque é tão assustadora que as pessoas não querem nem saber. A população tem que entender a diferença entre pequenos esquecimentos e esquecimentos que atrapalham a vida das pessoas", declarou.

O esquecimento vem acompanhado de outros sintomas, como ansiedade, agitação e distúrbio do sono. O diagnóstico não é feito em apenas uma consulta.

Uma vez diagnosticada, a família precisa se preparar para enfrentar a doença e procurar uma associação que ofereça informações e apoio psicológico.

No próximo domingo (24), a APAZ fará a distribuição de material informativo sobre a doença, na Praia de Copacabana.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Lula lidera cenários para 2018 e Bolsonaro dispara em segundo

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Condenado em julho a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando todos os cenários em que é citado para as eleições de 2018, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional de Transportes (CNT). Nas três simulações feitas para o primeiro turno, o ex-presidente oscila pouco, entre 32% e 32,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, dispara o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que em fevereiro estava entre a terceira e quarta posição e viu seu apoio aumentar de cerca de 11% para mais de 18% nos três cenários.

Antes vice-líder, a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar em todos os cenários. A diferença entre as simulações fica por conta do candidato escolhido para representar o PSDB: muito atrás dos correligionários, o senador Aécio Neves (MG) seria a escolha de apenas 3,2% dos eleitores, enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito paulistano, João Doria, têm 9,4% e 8,7%. Outro candidato pesquisado, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) fica em quarto no cenário que inclui Aécio e em quinto caso enfrente Alckmin ou Doria, com intenções de voto que vão de 4,6 a 5,3%.

No cenário de pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, Lula lidera com 20,2% das intenções de voto e Jair Bolsonaro, 10,9%. Citado de forma espontânea pela primeira vez, João Doria vem em terceiro, mas distante dos dois primeiros, com 2,4%. Na sequência, Marina Silva tem 1,5%; Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, 1,2%; o senador Álvaro Dias(Podemos), 1,0%; o presidente Michel Temer (PMDB), 0,4%; e Aécio Neves, 0,3%. Do total, 37% se disseram indecisos, brancos e nulos somam 21,2% e outros são 2,0%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas e tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.

Pesquisa estimulada - 1º turno

 

Cenário 1

Lula (PT) – 32,4%
Jair Bolsonaro (PSC) – 19,8%
Marina Silva (Rede) – 12,1%
Ciro Gomes (PDT) – 5,3%
Aécio Neves (PSDB) – 3,2%

Brancos e Nulos: 21,9%
Indecisos: 5,3%

Cenário 2

Lula (PT) – 32%
Jair Bolsonaro (PSC) – 19,4%
Marina Silva (Rede) – 11,4%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 8,7%
Ciro Gomes (PDT) – 4,6%

Brancos e Nulos: 19%
Indecisos: 4,9%

Cenário 3

Lula (PT) – 32,7%
Jair Bolsonaro (PSC) – 18,4%
Marina Silva (Rede) – 12,0%
João Doria (PSDB) – 9,4%
Ciro Gomes (PDT) – 5,2%

Brancos e Nulos: 17,6%
Indecisos: 4,7%

Rejeição

Nas simulações de um enfrentamento em segundo turno, o ex-presidente Lula se daria melhor contra os cinco adversários pesquisados, sendo que Bolsonaro, com 28,5%, é o que chegaria mais perto dele, com 40,5% no cenário. O deputado do PSC superaria todos os nomes do PSDB, mas perderia para Marina Silva, que também se dá melhor contra os tucanos.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários

Brasil é o terceiro país com mais óbitos no trânsito no mundo

O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Números recentes do Ministério da Saúde mostram que, em 2015, foram 37.306 mortes e 204 mil feridos. Para conscientizar a população sobre a trágica realidade nacional e tornar o trânsito mais seguro, está sendo realizada a Semana Nacional do Trânsito. A data contará com ações nas ruas de algumas cidades do interior do Estado do Rio.

Continuar lendo
13 Acessos
0 comentários

Como fazer a instalação do conversor e da antena digital?

O sinal analógico de TV será desligado na região do Rio de Janeiro em 25 de outubro. Veja o que precisa ser feito para ter acesso ao sinal digital

O sinal analógico de TV será desligado na capital fluminense e em outros 18 municípios do entorno, no dia 25 de outubro. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Ministros tucanos avisam a Temer que, se um sair, todos sairão

Os três ministros políticos do PSDB encontraram uma fórmula para resistir nos cargos, apesar da pressão de outros aliados pelos postos que ocupam. Antonio Imbassay (Secretaria de Governo), Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) avisaram ao presidente Michel Temer que, se um sair, todos sairão.

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

Na ONU, Trump diz que vai destruir Coreia do Norte se 'não tiver escolha'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que vai "destruir totalmente" a Coreia do Norte, caso não tenha outra escolha, em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19).

 "Os Estados Unidos têm grande força e paciência, mas se forem forçados a defender a si ou a seus aliados, não teremos outra escolha além de destruir totalmente a Coreia do Norte", disse.

Trump, que chamou o regime de Kim Jong-Un de "depravado", afirmou que "é hora de Coreia do Norte aceitar que a desnuclearização é o único futuro possível".

Continuar lendo
10 Acessos
0 comentários

Favela da Rocinha vive clima de tensão com disputa entre Nem e Rogério 157

Belford Roxo implanta mais um Ecoponto

Dando continuidade a implementação de Ecopontos para destinação de óleo de cozinha usado na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belford Roxo realizou a instalação de mais um ponto na última quarta-feira (13), na Paróquia São Sebastião, sendo a segunda a receber o projeto entre as igrejas participantes e que irá atender a todo bairro da Prata.

Continuar lendo
32 Acessos
0 comentários

Projeto Mais Leitura vende 40 mil títulos na Bienal do Livro

O projeto Mais Leitura foi o grande destaque na 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio. Nos 11 dias da feira literária, o programa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro vendeu 40.260 livros, com cerca de 1.500 títulos diferentes. Este ano, de acordo com os organizadores, 680 mil pessoas circularam pelo Riocentro.

Continuar lendo
24 Acessos
0 comentários

Caravana da TV Digital estará em Duque de Caxias e Belford Roxo

Ação itinerante leva aos dois municípios da Baixada Fluminense informações à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e faz o agendamento para que famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal possam retirar seus kits gratuitos

Niterói se prepara para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Niterói participará, neste sábado (16), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ação conhecida internacionalmente como Clean Up Day. A iniciativa reúne anualmente, em média, 35 milhões de pessoas ao redor do planeta. Em Niterói, serão oito pontos com atividades da 20ª edição do evento, com quase mil voluntários já inscritos.

Continuar lendo
0 Acessos
0 comentários

Polícias fazem ação para prender 70 suspeitos de tráfico no Rio

Uma operação policial conjunta que envolve forças estaduais e federais busca cumprir hoje (13) 70 mandados de prisão de suspeitos de envolvimento com a venda de drogas ilícitas na região norte fluminense. Segundo a Polícia Civil, até as 10h50 de hoje, já tinham sido presas 51 pessoas.

Continuar lendo
30 Acessos
0 comentários

Comissão aprova projeto que agrava pena de crimes cometidos perto de escolas

Os crimes praticados dentro ou nos arredores de escolas podem ter a pena agravada. Nos casos de homicídio, sequestro e cárcere privado, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 469/2015, aprovado nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sugere que estas circunstâncias caracterizam a hipótese de crime qualificado.

Continuar lendo
24 Acessos
0 comentários

OAB suspende registro profissional de ex-procurador Marcelo Miller por 90 dias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) oficializou hoje (13) a suspensão do registro profissional do ex-procurador do Ministério Público Federal Marcelo Miller.

A medida cautelar tem prazo de 90 dias e foi tomada após esclarecimentos prestados pelo ex-procurador sobre a suspeita de atuação em favor do grupo J&F, quando ainda estava no MPF, disse o presidente do Conselho Nacional da OAB, Claudio Lamachia.

"Se ficar provado, houve um exercício da advocacia de forma irregular, enquanto ele ainda era membro do Ministério Público", disse o presidente.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Marcello Miller atuou em favor do grupo J&F durante o período em que trabalhou como procurador, no Ministério Público Federal (MPF). Janot pediu a prisão do ex-procurador, que foi rejeitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

O procurador-geral afirmou que e-mails de um escritório de advocacia mostram que Miller auxiliou a empresa no acordo de leniência com o órgão. A defesa do ex-procurador nega que ele tenha atuado como intermediário do grupo J&F ou qualquer empresa.

O presidente do Conselho Federal da OAB disse que o processo corre em segredo de justiça no Tribunal de Ética e Disciplina da seccional da ordem no Rio de Janeiro, onde Miller é registrado. Também está em investigação se o ex-procurador cumpriu quarentena ao deixar o Ministério Público. O ponto central, segundo Lamachia, é a suspeita de que ele tenha exercido a advocacia irregularmente, quando ainda estava no MPF.

"O ponto fundamental não está na quarentena, está no exercício profissional da advocacia, quando ele ainda era membro do Ministério Público".

A suspensão por 90 dias pode ser prolongada se o processo não for concluído dentro desse prazo, mas a OAB tem a expectativa de que o trâmite seja célere.

Defesa

Por meio de nota, a defesa de Marcelo Miller negou que o advogado tenha sido ouvido no processo e afirmou que a suspensão fere o estatuto da OAB.

"Em relação ao pedido de suspensão cautelar do direito de advogar por 90 dias, a defesa de Marcello Miller esclarece que tal fato está em total desacordo com o estatuto da OAB (lei 8.906/94). No artigo 70, parágrafo terceiro, eventual suspensão preventiva só pode ocorrer mediante sessão especial, assegurado ao advogado o direito de manifestação, o que não ocorreu. Marcello Miller não foi notificado do processo de suspensão, muito menos foi ouvido", diz a nota

Continuar lendo
23 Acessos
0 comentários

Projeto de Lei pode autorizar seguro-desemprego para MEIs

Os microempreendedores individuais (MEI) poderão ter direito de receber seguro-desemprego, no que depender da proposta aprovada pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e que agora, para virar lei, depende de aprovação de outras comissões, como a de Finanças e Tributações.  A nova redação altera a lei que regulamenta o seguro-desemprego, a qual hoje em dia não prevê o pagamento do benefício ao MEI.

Para ter direito ao benefício, de acordo com o texto, o microempresário vai precisar comprovar que a empresa está inativa ou que não obteve faturamento no ano anterior. Hoje em dia, ao optar por se cadastrar como pessoa jurídica, o trabalhador desempregado tem o pagamento do seguro-desemprego suspenso, porque existe um entendimento que ele já tenha alguma renda como empresário.

Os pequenos negócios crescem a cada dia e já representam boa parte da renda de brasileiros, que apostam no empreendedorismo para driblar a falta de vagas formais no mercado de trabalho. Por esse motivo, o número de microempreendedores individuais (MEI) já é de 7,4 milhões em todo o país, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A cada ano, cerca de um milhão de pessoas se registram no Portal do Empreendedor para criar a própria empresa nessa modalidade. De janeiro a junho deste ano, surgiram 902.290 novas empresas de Microempreendedores Individuais (MEIs), do total de 1.142.641 companhias criadas no País no período. O resultado representa 10,5% a mais do que o registrado no mesmo primeiro semestre de 2016.

Segundo o Sebrae, a estima é que o número de microempreendedores individuais atinja os 12 milhões até 2019.

O texto que altera as regras de concessão de seguro-desemprego está aguardando Designação de Relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Continuar lendo
24 Acessos
0 comentários

Ex-governador do Rio Anthony Garotinho é preso pela Polícia Federal

O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PR) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (13), enquanto apresentava seu programa diário na Rádio Tupi, por volta das 10h30, em São Cristóvão, zona norte da cidade.

Continuar lendo
25 Acessos
0 comentários

MCN é o mais novo "Melhor ataque do mundo"?

Neymar, um de Mbappé e dois de Cavani. O que aconteceu na primeira partida do trio MCN se repetiu nesta terça-feira, na segunda vez em que eles atuaram juntos. A vítima foi o Celtic, derrotado em casa por 5 a 0, pela primeira rodada do Grupo B da Liga dos Campeões. O trio de craques teve outra ótima performance, traduzida em números, e está enchendo o torcedor do Paris Saint-Germain de esperanças para a temporada.

Continuar lendo
21 Acessos
0 comentários

Lula depõe hoje a Moro sobre compra de terreno e apartamento pela Odebrecht

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depõe hoje (13) na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. Ele será ouvido às 14h pelo juiz Sérgio Moro, no segundo processo a que responde no âmbito da Operação Lava Jato. Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber vantagens indevidas do Grupo Odebrecht para beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários

Afetados pelo Irma retornam à Flórida com trânsito lento e falta de gasolina

Os moradores do sul da Flórida que decidiram voltar para casa, após o êxodo em massa provocado pelo furacão Irma, tiveram de enfrentar estradas congestionadas, rotas fechadas e postos de gasolina sem combustível. As informações são da agência de notícias EFE.

Continuar lendo
17 Acessos
0 comentários

Comissão aprova limite de doações de 10% da renda bruta para campanha eleitoral

09:14:30A Comissão Especial da Câmara aprovou hoje (12) o teto de doações para campanha eleitoral em 10% da renda bruta do doador, desde que não ultrapasse 10 salários mínimos, para cada candidato na disputa. Uma mesma pessoa pode doar para um candidato a senador, deputado estadual, deputado federal, governador e presidente da República na mesma eleição.

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários