Escolas estaduais em tempo integral terão aulas teóricas de direção

A partir de junho, o Detran e a Secretaria Estadual de Educação irão ministrar aulas teóricas de direção em escolas públicas estaduais em tempo integral. O convênio será assinado pelo presidente do Detran, Leonardo Jacob, e pelo secretário de Educação, Wagner Victer, nesta quinta-feira (17/05), às 16h30, no Palácio Guanabara, e contará com a presença do governador Luiz Fernando Pezão.

 

O projeto fará parte da grade extracurricular do ensino médio e abrangerá, inicialmente, 46 colégios. Examinadores do Detran atuarão como professores de direção, permitindo que os jovens possam fazer a prova teórica para obtenção da carteira de motorista assim que completarem 18 anos e concluírem o ensino médio.

 

A iniciativa será possível por meio da resolução 265/2007, do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que a rede pública de ensino ofereça aulas extracurriculares com o mesmo conteúdo oferecido pelas autoescolas, porém com a carga horária duplicada. Enquanto os alunos de autoescola têm que assistir 45 horas de lições teóricas, os da rede pública terão uma carga horária de 90 horas.

 

Ao todo, serão beneficiados 1.150 estudantes. No fim do curso, 250 alunos poderão fazer aulas práticas gratuitas na Escola Pública de Trânsito do Detran.

  

— A ideia é formar o motorista e o cidadão ao mesmo tempo. Por isso, estamos lançando o programa durante o Maio Amarelo, porque a educação é um meio poderoso para reduzirmos a quantidade de vítimas de acidentes no trânsito. Conseguimos baixar esse número em 22% no ano passado, mas podemos fazer muito mais no futuro a partir desses jovens — afirma o presidente do Detran.

 

— Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão uma grande vantagem, pois os alunos das autoescolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica. Na rede pública será o dobro — destaca o secretário de Educação.

 

Eduardo Lopes é reconhecido como o parlamentar que...
Prefeitura de B. Roxo reinaugura Cras no barro Sha...