Lei Seca vai fiscalizar motoristas de carros alegóricos

Condutores passarão pelo etilômetro antes do desfile na Sapucaí

 A pedido do Ministério Público e da Prefeitura do Rio, a Operação Lei Seca fará um trabalho inédito nos dias de desfile do Sambódromo: fiscalizar os responsáveis por guiarem os carros alegóricos. A ação acontecerá a partir desta sexta-feira (09/2) e segue até segunda (12/2) e retorna no sábado (17/2), no Desfile das Campeãs. As equipes ficarão baseadas na concentração para realizar os testes nas duas entradas (lado par e lado ímpar). 

– Os motoristas serão testados no etilômetro por agentes da Lei Seca, com o apoio da Guarda Municipal, para garantir que eles possam entrar na Avenida e realizar o desfile com segurança para os que assistem e os que participam, evitando acidentes. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 300 testes nessa ação – disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade. 

Os agentes da Lei Seca farão o teste do bafômetro nos condutores dos carros alegóricos e informarão à Liesa se os motoristas têm condições de dirigir ou não. A sanção ao condutor alcoolizado caberá à organização do evento decidir.

 Os agentes utilizarão câmeras individuais que filmarão toda ação. Exatamente como acontece nas blitzes.

 

Lei Seca reforça ações no Carnaval 

Entre os dias 9 e 13/2, haverá 70 ações da Lei Seca em todo o Estado. Além da blitz de fiscalização, os agentes farão o trabalho educativo nos blocos de maior movimento e nas ruas, para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção. 

– O período do Carnaval é o que, historicamente, mais registra mortes por acidentes de trânsito. Queremos mudar essa realidade: que o Carnaval só nos traga boas recordações – afirmou o coordenador da Lei Seca. 

No ano passado, 5.747 motoristas foram abordados pela Operação nos dias de Carnaval. Do total de abordagens, 451 motoristas apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,8% do número total.

 

 

Guarda Ambiental de Niterói resgata cobra de três ...
Prefeitura inicia obra emergencial no viaduto Padr...