Operação Maio Amarelo inicia conscientização de motoristas

Técnicos do Detran e agentes da Lei Seca realizam atividades de conscientização para a segurança no trânsito pela campanha Maio Amarelo.  A equipe estará amanhã na Praia de Icaraí, em Niterói. Na quinta-feira (10/5), a ação será em Jacarepaguá e, na sexta-feira (11/5), em Petrópolis, na Praça São Pedro. A Operação Maio Amarelo estará em cinco bairros da cidade do Rio de Janeiro: Copacabana, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Campo Grande e Tijuca. Além de outras sete cidades: Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Maricá e São Gonçalo.

A Praia de Copacabana foi o cenário da primeira ação de conscientização para a segurança no trânsito, na sexta-feira (5/5).  A atividade alertou a população sobre o alto índice de mortes e feridos em acidentes registrados no Estado do Rio de Janeiro.

O Detran montou estrutura com balões semelhantes aos usados pela Operação Lei Seca. Foram distribuídos materiais educativos e fitas amarelas. Ao todo, 167 motoristas foram abordados e conscientizados.

No domingo (6/5), o Pedal da Paz reuniu mais de 200 ciclistas na Praça Mauá. A ação também faz parte do Maio Amarelo.

Ações educativas

A campanha Maio Amarelo chegou às escolas do Estado do Rio de Janeiro. Entre as diversas ações educativas que serão realizadas pelo Detran durante todo o mês, está uma série de sete palestras em escolas do Ensino Médio. O objetivo é educar os alunos para agir de forma consciente.

Os técnicos educacionais do Detran estarão hoje no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, a partir das 10h30. Com o tema Trânsito Responsável, a palestra vai alertar aos estudantes do Ensino Médio sobre as principais normas da rotina do trânsito, além de começar a mostrar as principais leis de trânsito para os estudantes que, em pouco tempo, já poderão tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Durante a conscientização, serão apresentados depoimentos de vítimas de acidentes, além de dados e informações sobre atitudes positivas no trânsito. Os alunos também participarão de dinâmicas e receberão materiais informativos.

Ao todo, serão três palestras na capital e outras em escolas de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo e Itaguaí.

Acidentes

Nos últimos anos, o número de acidentes está em queda no Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, foram 26.404 acidentes com vítimas. Em 2017, houve uma queda de 22,2%, com 20.535 acidentes, uma média de 1.711 acidentes por mês. O número total de vítimas também caiu de 38.266 para 31.006, 19%. No entanto, o número de mortes no local dos acidentes aumentou 11,5%.

Trezentos apartamentos serão escolhidos por morado...
Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à P...