Tablado oferece curso livre de teatro na Cidade das Artes

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, fechou parceria com o Tablado para a realização do curso de improvisação teatral no local. O Tablado é umas das escolas de teatro mais tradicionais da cidade, formando não somente atores, mas também iluminadores, produtores e diretores.

O curso de improvisação do Tablado segue o método desenvolvido por Maria Clara Machado. É denominado curso livre por não haver níveis de iniciantes ou profissionais. Os alunos são divididos por idade e não por experiência: 10 a 13 anos; 14 a 17 anos; acima de 18 anos; e acima de 55 anos.

Como diretora artística da Cidade das Artes, Bel Kutner acredita que a parceria com o Tablado contribuirá na formação artística de crianças, adolescentes e adultos e que através da improvisação o aluno pode se envolver em todo o processo de criação de um espetáculo. A aulas acontecem de segunda à quinta-feira, das 14h30 às 20h, e, às sextas, das 14h30 às 18h30.

- O teatro ajuda a moldar o caráter do indivíduo e favorece na sua formação como cidadão - ressaltou Bel.

Atualmente, sob direção artística de Cacá Mourthé, o Tablado é umas das escolas mais tradicionais e atraentes do Rio de Janeiro. Forma não somente atores, mas também iluminadores, produtores e diretores. Com uma produção por ano, o aluno convive com os melhores profissionais de todas as áreas e tem a oportunidade também de contracenar com atores já consagrados. Desde a fundação, o Tablado se mantém como um grupo de teatro amador. No entanto, a qualidade dos espetáculos é, sem dúvida, a de um teatro profissional.

Fundado como uma companhia amadora, em 28 de outubro de 1951, O Tablado se tornou o principal centro difusor da dramaturgia de Maria Clara Machado e um centro de teatro voltado para o aspecto artesanal da profissão. Entre 1951 e 1959, o Tablado mantinha um repertório eclético e uma qualidade de encenação que atraiu o público e o tornou o grupo respeitado pela crítica. Paralelamente, encenou os primeiros textos de Maria Clara Machado como Pluft, o Fantasminha entre outros.

A formação de jovens, baseada na integração entre os campos técnico e artístico, valoriza o aspecto artesanal do teatro. Os cursos, voltados para a prática, mantêm uma produção regular de espetáculos.

Lei da Doula é discutida no Centro Cultural de São...
Prefeitura de Duque de Caxias conclui pagamento de...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 21 Setembro 2017