Voluntários podem testar novo medicamento contra diabetes

CCBR Centro de Pesquisa busca pessoas sem a doença detectada

Continuar lendo
29 Acessos
0 comentários

2017 vai sustentar recordes de calor

Os últimos três anos são os mais quentes jamais registrados e fazem parte da tendência de aquecimento em longo prazo do planeta', disse secretário-geral da ONU

Continuar lendo
15 Acessos
0 comentários

Instituto Biológico festeja hoje 90 anos de pesquisas para o agronegócio

O Instituto Biológico (IB) completa hoje (6) 90 anos de atividades.

Continuar lendo
23 Acessos
0 comentários

Brasil pretende eliminar hepatite C até 2030, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou que o país tem como meta eliminar a hepatite C até 2030, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A erradicação da doença será feita por meio de tratamento, já que não existe vacina que evite a hepatite C. O ministro participou hoje (1°) da Cúpula Mundial de Hepatites 2017 (World Hepatitis Summit), na capital paulista, encontro mundial sobre Hepatite.

Continuar lendo
55 Acessos
0 comentários

Câncer de próstata pode afetar a fertilidade do homem

Nesta quarta-feira começa novembro, mês cujas atenções são voltadas para a saúde do homem. Intitulado como “Novembro Azul”, a sociedade médica aproveita o período para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Continuar lendo
57 Acessos
0 comentários

Entenda por que a leitura de uma criança deve ser estimulada até os 5 anos de idade

85% do desenvolvimento cerebral dos pequenos acontecem até essa idade 

Qual foi a última vez que você leu para o seu filho? Além de a leitura ser um momento de carinho dos pais com seus filhos, torná-la um hábito ajuda no desenvolvimento intelectual dos pequenos. É através dela que você vai estimular a criatividade, o raciocínio, a habilidade do seu filho para se comunicar. A criança vai desenvolver mais e melhor as próprias opiniões e ideias.

Continuar lendo
58 Acessos
0 comentários

Mortes globais por tuberculose caíram 37% desde o ano 2000, aponta a OMS

O número de mortes globais por tuberculose caiu 37% entre os anos 2000 e 2016, com grandes quedas na Europa e na região Ásia-Pacífico, embora continue sendo a principal causa de morte por doença infecciosa em todo o mundo, acima da Aids, anunciou nesta segunda-feira (30) a Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação é da agência EFE.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Cobrança de coparticipação de plano de saúde poderá ser limitada a 40%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda limitar em 40% o valor que os planos de saúde podem cobrar pela coparticipação, o usuário tem um custo adicional, além do valor fixo da mensalidade, sempre que realiza um procedimento, como consulta, exame.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

Semana de Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Começa hoje (23) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários

Fim de semana terá chuva de meteoros gerados pela poeira do cometa Halley

Os amantes da astronomia poderão aproveitar as madrugadas deste fim de semana para observar a chuva de meteoros Orionídeos, que tem seu pico previsto para a noite de sábado para domingo.

Continuar lendo
49 Acessos
0 comentários

Descobertos dentes que podem reescrever a história da humanidade

Arqueólogos alemães encontram dentes de primatas de 9,7 milhões de anos em antigo leito do rio Reno. Fósseis parecem pertencer a uma espécie que se acreditava ter surgido na África milhões de anos depois.

Uma equipe de arqueólogos alemães descobriu um conjunto intrigante de dentes, de 9,7 milhões de anos de idade, num antigo leito do rio Reno, anunciou nesta semana o Museu de História Natural de Mainz, no oeste da Alemanha.

Continuar lendo
60 Acessos
0 comentários

Hemorio alerta sobre estoque de sangue abaixo da média

O Hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Hemorio), alerta que os estoques de todos os tipos sanguíneos estão abaixo do necessário. O local tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas 150 bolsas de sangue diariamente (uma bolsa por doador).

Continuar lendo
52 Acessos
0 comentários

Morador de Jacareí celebra 112 anos e dá dica para longevidade: 'Aproveitar a vida'

Manoel Dionísio dos Santos vive com a família em uma casa simples do bairro Estância Porto Velho.

 Manoel Dionísio da Silva, morador do bairro Estância Porto Velho, em Jacareí (SP), comemorou 112 anos neste domingo (15). Para celebrar o aniversário, amigos e parentes se reuniram em uma festa para o idoso, que deu a receita para alcançar a longevidade. 
Continuar lendo
56 Acessos
0 comentários

Dia Mundial de Combate à Trombose: saiba o que é mito ou verdade sobre a doença

Hoje (13) é o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose. A data foi instituída pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, com o objetivo de alertar sobre riscos e formas de prevenção, bem como esclarecer a população sobre uma doença que, embora recorrente, é cercada por dúvidas e até mitos.

Continuar lendo
49 Acessos
0 comentários

Aprenda exercícios para prevenir e tratar a incontinência urinária

“Perder urina não é normal”. A fala é unanime entre os especialistas em incontinência urinária, problema que afeta principalmente as mulheres, e é visto por muitas pessoas como um processo comum do envelhecimento.

Continuar lendo
47 Acessos
0 comentários

Três cientistas conquistam o Prêmio Nobel de Química

Os cientistas Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson conquistaram o Prêmio Nobel de Química 2017, por desenvolver a "criomicroscopia eletrônica para a determinação estrutural de alta resolução de biomoléculas em soluções". O anúncio foi feito hoje (4) pela Academia Real das Ciências da Suécia. As informações são da EFE.

Continuar lendo
70 Acessos
0 comentários

Cientistas editam embrião humano para corrigir doença hereditária

Um mundo livre das doenças hereditárias. Essa é a proposta de uma equipe de pesquisadores chineses que, pela primeira vez na medicina, foi capaz de editar o DNA de um embrião humano para corrigir uma das mutações responsáveis pela talassemia beta, desordem genética que provoca anemia.

Continuar lendo
73 Acessos
0 comentários

Dubai inicia testes em tentativa de se tornar primeira cidade com táxis drones

Demonstração de aparelho com dois lugares foi realizada sem tripulação nesta segunda (25). Equipamento funciona durante 30 minutos sem controle remoto, mas possui baterias extras, rotores e paraquedas.  

Dubai exibiu nesta segunda-feira (25) um voo do que disse que será em breve o primeiro serviço de táxi de drone do mundo, dentro do ambicioso plano da cidade dos Emirados Árabes Unidos para liderar a inovação no mundo árabe.

Continuar lendo
38 Acessos
0 comentários

Síndrome dos Ovários Policísticos: conheça mais sobre a doença. Problema atinge entre 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo

A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou SOP, atinge entre 5 a 10% da população feminina mundial em idade reprodutiva. Trata-se da doença endocrinológica mais comum entre mulheres durante a fase de vida reprodutiva e, se não for tratada, pode levar a complicações como dificuldade de engravidar, obesidade, colesterol elevado, glicemia alterada ou diabetes, aumento do risco de doenças cardiovasculares e de carcinoma de endométrio.

Continuar lendo
50 Acessos
0 comentários

Setembro Lilás: saiba mais sobre o Alzheimer

Na próxima quinta-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.Durante todo este mês, conhecido como Setembro Lilás, a doença é lembrada e debatida. O alzheimer afeta, mesmo que indiretamente, todas as pessoas que convivem com alguém que a tenha. O apoio psicológico dos familiriares tem que ser especial, pois não há cura.

A presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ), Maria Aparecida Guimarães, fala sobre o mês mundial de conscientização da doença.

De acordo com Maria, o preconceito em relação à doença ainda é muito grande.

"As pessoas não querem ouvir falar sobre a doença de alzheimer, porque é tão assustadora que as pessoas não querem nem saber. A população tem que entender a diferença entre pequenos esquecimentos e esquecimentos que atrapalham a vida das pessoas", declarou.

O esquecimento vem acompanhado de outros sintomas, como ansiedade, agitação e distúrbio do sono. O diagnóstico não é feito em apenas uma consulta.

Uma vez diagnosticada, a família precisa se preparar para enfrentar a doença e procurar uma associação que ofereça informações e apoio psicológico.

No próximo domingo (24), a APAZ fará a distribuição de material informativo sobre a doença, na Praia de Copacabana.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pelas rádios Nacional da AmazôniaNacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Continuar lendo
43 Acessos
0 comentários