FMI libera empréstimo de US$ 1,8 bilhão para a Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira a aprovação de um empréstimo-ponte de US$ 1,8 bilhão para a Grécia. Essa modalidade de empréstimo é feita a curto prazo, enquanto se negocia os termos de uma oferta de crédito a ser pago no longo prazo. A informação é da agência EFE

A aprovação do empréstimo por parte do Comitê Executivo do FMI foi anunciada após dois anos de especulações se o órgão participaria do programa de resgate grego, um dos requisitos que tinham sido impostos pelos sócios e credores europeus do país.

O empréstimo de contingência, que o FMI esclarece que responde a um "princípio de acordo", equivale a 1,3 bilhões em direitos especiais de saque (a moeda nominal do órgão, composta por uma cesta de moedas que inclui o dólar, o euro, a libra e o iene). Isso representa 55% da cota que a Grécia possui na instituição.

No comunicado, o FMI não especificou os requisitos que serão exigidos da Grécia para o desembolso do empréstimo. O FMI tem defendido que o programa de resgate ao país seja acompanhado de acordos para aliviar a dívida com os países credores de Atenas.

Volta ao mercado

As autoridades da Grécia expressaram a intenção de voltar a ter acesso ao mercado internacional em 2018.

Mais cedo, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, destacou os "importantes progressos" obtidos pela Grécia. Mas, diante da cautela expressada pelo governo do país, disse que é Atenas que deve decidir se volta ao mercado de capitais.

O BCE deixou de aceitar a dívida da Grécia como garantia nas suas operações de refinanciamento em meados de fevereiro. Desde então, os bancos gregos dependem de liquidez de emergência, que é mais cara.

O financiamento da dívida grega tem ficado cada vez mais complicado. Dada a magnitude dos valores, a avaliação é de que a Grécia não conseguirá quitar toda a dívida sem que os credores abram mão de parte do que têm para receber.

Continuar lendo
14 Acessos
0 comentários

Consumidores de energia elétrica avaliam positivamente serviços de prestadoras

Dados da pesquisa de satisfação dos consumidores residenciais de energia elétrica mostram que 76,8% avaliaram positivamente os serviços prestados pelas empresas de energia. Os números foram divulgados hoje (26) pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energias Elétrica (Abradee) e se referem a 2017. No total foram entrevistados 26.575 consumidores, em 871 municípios em todos os estados brasileiros. O percentual de satisfação apresenta um pequeno aumento em comparação com o registrado no ano passado, quando o índice de satisfação foi de 74,4%.

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários

Acidentes com mortes nas estradas caem 37% no feriado de Corpus Christi

A Polícia Rodoviária Federal registrou 230 acidentes graves durante o feriado de Corpus Christi nas rodovias federais de todo o país. O número de mortes chegou a 74 e foram anotados 1.150 feridos entre os dias 14 e 18 deste mês.

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Correios encerram serviço e-Sedex a partir desta segunda. O motivo, segundo a empresa, é a aprovação de sua nova política comercial. Serviço era voltado para encomendas feitas pela internet.

Os Correios descontinuaram a partir desta segunda-feira (19) o serviço de e-Sedex. O motivo, segundo a empresa, é a aprovação de sua nova política comercial. "Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC", disseram os Correios em nota.

O E-Sedex era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet. Já o PAC é o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria e o Sedex, de encomenda expressa de documentos e mercadorias.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Trump será processado por receber verbas do exterior em suas empresas

 

Os procuradores-gerais de Washington DC e Maryland processarão o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, nesta segunda-feira (12), alegando que ele violou as cláusulas anticorrupção da Constituição, ao aceitar milhões de dólares de governos estrangeiros em pagamentos para suas empresas, de acordo com matéria publicada nesse domingo (11) pelo jornal The Washington Post.

Continuar lendo
33 Acessos
0 comentários

Governo venezuelano inicia diálogo com oposição

O governo do presidente Nicolás Maduro iniciou diálogo com o líder de oposição Leopoldo López, preso há mais de três anos em uma unidade militar, informou nessa terça-feira (6) a chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez.

"Queremos informar que iniciamos um diálogo com o senhor Leopoldo López", disse a ministra, durante um ato com militares em Caracas, dois dias depois da divulgação de um encontro seu com o fundador do partido Vontade Popular (VP), na prisão militar onde cumpre pena. A informação é da Agência EFE.

Continuar lendo
12 Acessos
0 comentários

Estado Islâmico reivindica autoria do atentado em Londres

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado cometido no centro de Londres neste sábado (4), que deixou sete mortos e 48 feridos, informou a emissora britânica BBC.

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Oposição venezuelana contabiliza 257 feridos após protesto em Caracas

O líder opositor venezuelano Henrique Capriles afirmou que 257 pessoas sofreram ferimentos durante a manifestação de segunda-feira (29) contra o governo de Nicolás Maduro, em Caracas, que foi dispersada com bombas de gás lacrimogêneo lançadas por agentes das forças de segurança. As informações são da Agência EFE.

Continuar lendo
17 Acessos
0 comentários

Estação de trem Victoria de Manchester é reaberta após atentado

A estação de trem Victoria de Manchester, no Norte da Inglaterra, foi reaberta nesta terça-feira (30) após permanecer fechada durante uma semana, por conta do atentado ocorrido na parte externa da Manchester Arena, onde morreram 22 pessoas. As informações são da Agência EFE.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Comissão Europeia diz que os 27 devem decidir destino do bloco

A Comissão Europeia (CE) afirmou hoje (29) que a União Europeia deverá "decidir sobre seu destino", mas também permanecer aberta "ao mundo", após as palavras da chanceler alemã, Angela Merkel, de que a UE já não pode confiar tanto nos parceiros. A informação é da Agência EFE.

Continuar lendo
16 Acessos
0 comentários

Exército sul-coreano diz que Coreia do Norte fez novo lançamento de míssil

A Coreia do Norte fez, nesse domingo (28), um novo lançamento de míssil balístico a partir do Litoral Leste, informou o Exército sul-coreano.

Continuar lendo
17 Acessos
0 comentários

Trump afirma que “problema" com Coreia do Norte "será resolvido"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (26), ao início de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que o "grande problema" da ameaça nuclear e das provocações da Coreia do Norte "será resolvido",

Nessa reunião, que ocorreu antes da Cúpula do G7 da cidade siciliana de Taormina na qual ambos  participam, Trump e Abe abordaram a questã norte-coreana. "É um grande problema, um problema do mundo", disse Trump, acrescentando que o mesmo "será resolvido em algum momento".

Continuar lendo
19 Acessos
0 comentários

Guarda Costeira líbia recupera 77 imigrantes à deriva no Mediterrâneo

A Guarda Costeira líbia recuperou nesta sexta-feira (27)  77 pessoas que navegavam à deriva a bordo de um barco com a intenção de alcançar o litoral europeu, informou o porta-voz da Marinha líbia, coronel Qasem Ayub.

Segundo seu relato, a embarcação foi detectada pouco depois do amanhecer a 12 milhas ao Norte de Trípoli e nela viajavam imigrantes procedentes de Bangladesh, Marrocos e diversos países da África Subsaariana.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários

Chanceler diz que Argentina tem confiança nas instituições do Brasil

A chanceler da Argentina, Susana Malcorra, assegurou hoje (19) que o governo de Mauricio Macri acompanha a crise política no Brasil com muito interesse, confiança nas instituições do país e desejo que tudo se resolva com a "maior brevidade possível, pelo bem dos brasileiros". A informação é da agência EFE.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários

OMS: Acidente de trânsito é a principal causa da morte de jovens

A cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes dentre 10 e 19 anos por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (16) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os acidentes de trânsito (115.302), infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015, de acordo com a OMS.

Continuar lendo
20 Acessos
0 comentários

Visita do Papa Francisco aquece comércio em Fátima

Durante o dia e, à noite, após as cerimônias religiosas, quem não reservou com antecedência, não encontrou mesa para almoçar ou jantar. O santuário montou locais especiais para alimentação, com preço menor, e implantou numerosos banheiros químicos no entorno do Santuário, mas as filas eram imensas em todos os locais.

Apesar da chuva que não deu trégua, a cidade foi de festa durante toda a semana, com cafés, bares, restaurantes e lojas abertos, iluminados e repletos de clientes. O resultado foi um alto faturamento para os proprietários. Um dos produtos mais procurados pelos visitantes foi o rosário, em globo de vidro, feito por várias fábricas locais. Cada um custava cerca de 10 euros e esgotaram em pouco tempo. Com a procura, duplicaram de preço.

Continuar lendo
18 Acessos
0 comentários